Buscar

Exercício de Fixação 01 - Psicologia e Cultura Organizacional tentativa 03

Prévia do material em texto

Psicologia e Cultura Organizacional
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 5 Set 2019, 23:37
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 5 Set 2019, 23:51
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Comportamentalismo buscou colocar o comportamento como o ponto central dos estudos e pesquisas na Psicologia, deixando a mente em um plano de menor importância. O pioneiro da psicologia comportamentalista foi o americano John Broadus Watson. Embora ele ainda reconheça que a mente seja determinante no comportamento, o comportamento é, segundo Watson, a manifestação prática dos impulsos mais importantes da mente, ou seja, o comportamento é como uma espécie de janela para observar a mente. Nessa abordagem, o comportamento é derivado de:
Escolha uma:
a. estímulos pessoais em paralelo com os desejos humanos.
b. estímulos familiares em paralelo com os desejos individuais.
c. estímulos profissionais em paralelo com o ambiente.
d. estímulos do ambiente em paralelo com a satisfação das necessidades.
estímulos do ambiente em paralelo com a satisfação das necessidades– página 35.
e. estímulos individuais em paralelo com as demandas da sociedade.
Feedback
A resposta correta é: estímulos do ambiente em paralelo com a satisfação das necessidades..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Entre os conceitos apresentados no Comportamentalismo, destaca-se o da motivação humana, que, relacionada à atividade produtiva, é uma preocupação da Administração desde o seu aparecimento como ciência, ainda no início do século XX. Porém, os incentivos motivacionais abordados pela corrente funcionalista trabalhavam com:
Escolha uma:
a. princípios de fundo racionalista e tecnológico, como a automação industrial.
b. princípios de fundo social e humanos, como as relações de trabalho.
c. princípios de fundo legal e trabalhista, como a melhoria das condições de trabalho.
d. princípios de fundo racional e intelectual, como o desenvolvimento pessoal.
e. princípios de fundo econômico e material, como aumentos de salários.
princípios de fundo econômico e material, como aumentos de salários. – página 49.
Feedback
A resposta correta é: princípios de fundo econômico e material, como aumentos de salários..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para explicar a importância da motivação por meio de critérios psicológicos e sociais, Maslow desenvolveu um esquema explicativo sobre as necessidades humanas, que apresenta também os fatores motivacionais do comportamento humano. Com isso, descreveu os motivos que levam as pessoas à ação. Esse esquema é formado por cinco tipos de necessidades, hierarquizadas e divididas em dois grupos, o das necessidades primárias, e o das necessidades secundárias. O atendimento dessas necessidades tem, de acordo com Maslow, a capacidade de impulsionar as pessoas no cumprimento de suas tarefas dentro da organização. Assim, organiza as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas. São elas:
Escolha uma:
a. fisiológicas, afetivo-familiares, sociais, laborais e de relacionamento.
b. biológicas, afetivas, sociais, econômicas e laborais.
c. fisiológicas, afetivo-sociais, familiares, de autorrealização e laborais.
d. biológicas, econômicas, afetivo-sociais, familiares e de autorrealização.
e. fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autorrealização.
Gabarito comentado: De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, são essas as cinco categorias de necessidades humanas, capazes de impulsionar as pessoas para a ação. As demais alternativas são incorretas sob esta perspectiva, visto que não contemplam este conjunto de necessidades. (Página 49 a 51 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Comportamentalismo na Administração - Motivação) cap.1
Feedback
A resposta correta é: fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autorrealização..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Wilhelm Maximilian Wundt definiu a Psicologia como uma ciência, e a mente era seu objeto. Analisou a consciência, conectando o que havia sido desenvolvido pela Filosofia com seus estudos de fisiologia sensorial. Conforme seu entendimento, a consciência é diretamente ligada aos sentidos. A porções da consciência mais próximas dos sentidos e as porções mais atreladas ao aspecto transcendental da mente são responsáveis respectivamente: 
Escolha uma:
a. pela irracionalidade, pela razão e pelas paixões
b. pela lógica, pela razão e pelas sensações
c. pelas sensações, pelos sentimentos e pela razão
pelas sensações, pelos sentimentos e pela razão. – página 17.
d. pelas paixões, pelas sensações e pelos sentimentos
e. pela lógica, pela razão e pelos sentimentos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: pelas sensações, pelos sentimentos e pela razão.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Psicologia é ciência que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive. A Psicologia estuda o homem desde o nascimento até a idade adulta, buscando os princípios que expliquem suas características no campo mental, comportamental e emocional e que permitem o estudo do homem em sua complexidade. A Psicologia tem como objeto de estudo:
Escolha uma:
a. A capacidade de aprender e gerar conhecimento
b. Cultura e sociedade
c. A mente e o comportamento humano
Gabarito comentado: De acordo com o livro da disciplina, a produção teórica de uma ciência está relacionada com a noção de conceito. O objetivo de um conceito é fornecer explicações acerca de um objeto de estudo. Como o objeto de estudo da Psicologia é a mente e o comportamento, os conceitos apresentados por ela buscam explicar questões relacionadas a esses fatores. As demais alternativas podem apresentar alguns aspectos envolvidos nos estudos da Psicologia, mas que não se constituem no objeto central de seu campo de estudo. (Página 21 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Conceitos da Psicologia aplicados à cultura organizacional) cap.1
d. Interações humanas e sociais
e. Mente e consciência humana
Feedback
A resposta correta é: A mente e o comportamento humano.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao longo da história, o comportamento humano foi uma das principais esferas de interesse dos filósofos. Os primeiros passos da Psicologia como campo científico se deram quando se uniu o entendimento filosófico sobre a mente e o comportamento com teorias ligadas à Fisiologia sensorial, investigando principalmente os processos de percepção humana sobre as sensações recebidas do meio. O que faltou aos filósofos para abordar o comportamento e a mente humana da forma como é feita na Psicologia foi a ligação direta desta com a medicina. Estes estudos ocorreram em:
Escolha uma:
a. durante o Renascimento, quando a visão teocêntrica do mundo deu lugar ao antropocentrismo.
b. na segunda metade do século XIX, com o livro “A Filosofia do Inconsciente” de Hartmann, que influenciou diretamente o conceito de inconsciente apresentado décadas mais tarde, por Freud.
c. na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes.
d. na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wilhelm Wundt.
Gabarito comentado: A resposta correta é A, quando Wundt definiu a Psicologia como uma ciência, e a mente era seu objeto. As demais alternativas mencionam estudos anteriores, vinculados à filosofia. (Páginas 16 e 17 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Surge a Psicologia) cap.1
e. na segunda metade do século XIX, com a obra “A Crítica da Razão Pura” de Kant, com o objetivo compreender os pontos mais elementares da mente humana.
Feedback
A resposta correta é: na primeirametade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wilhelm Wundt..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O mundo globalizado, vem impondo às organizações grandes desafios, o que, por outro lado, impulsiona seu contínuo desenvolvimento. A ciência, de modo geral, vem trazendo ao longo dos anos, grandes contribuições ao desenvolvimento das organizações. Entre as áreas do conhecimento científico que mais contribuíram com o desenvolvimento das organizações, podem ser citadas:
I. Economia, Sociologia e Ciência Política
II. Ciência Jurídica, Administração e Psicologia
III. Sociologia, Psicologia e Ergonomia
IV. Economia, Sociologia e Estatística
Com relação às contribuições das áreas do conhecimento está correto o que consta em:
Escolha uma:
a. II e IV, apenas
b. I e III, apenas
c. I, II e III, apenas
d. I e II, apenas
Gabarito comentado: As sentenças I e II, incluem as áreas de conhecimento que mais contribuem para o desenvolvimento das organizações. As afirmativas III e IV são falsas, por incluir as áreas de ergonomia e estatística que não são representativas nos processos desenvolvimento organizacional. (Páginas 09 e 10 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Psicologia nas Organizações) cap.1
e. II e III, apenas
Feedback
A resposta correta é: I e II, apenas.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os sentidos são mecanismos através dos quais os animais recebem os estímulos do mundo à sua volta.
I. Dentro de uma estrutura organizacional, a preocupação com os sentidos está ligada às questões do ambiente de trabalho, por exemplo. A iluminação de uma sala, o ruído das máquinas no pátio de produção ou o odor de produtos químicos em ambientes de pesquisa são fatores que influenciam no humor e na disposição dos trabalhadores (CHIAVENATO, 2011).
PORQUE:
II. Os sentidos proporcionam aos seres humanos, por terem um sistema nervoso muito desenvolvido, experiências que não podem ser vividas por outros animais. Os filósofos da antiguidade já concordavam com a existência de cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato. À junção dos sentidos com o sistema nervoso dá-se o nome de sistema sensorial. Por meio do sistema sensorial, experimentamos o ambiente onde estamos inseridos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Gabarito comentado: As duas proposições são verdadeiras, e existe uma relação entre elas, ou seja, a estrutura organizacional e o ambiente físico de trabalho, interferem no humor e na disposição dos trabalhadores, o que se justifica pelo sistema sensorial, que torna o ser humano suscetível às influências do ambiente onde está inserido. (Página 24 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Inconsciente coletivo- Sentidos) cap.1
c. A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. As afirmativas I e II são proposições falsas.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem que buscou colocar o comportamento como o ponto central dos estudos e pesquisas na Psicologia, e que considera que o homem tem um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las, é denominada:
Escolha uma:
a. Comportamentalismo
Gabarito comentado: De acordo com o Comportamentalismo, o ser humano possui um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las. Desse dualismo entre as necessidades do homem e as condições do ambiente, surgem as diferentes formas de comportamento. As demais respostas são falsas, visto que o funcionalismo aborda as funções desempenhadas numa sociedade e a neuropsicologia é um ramo da psicologia dedicado ao estudo das atividades e reações cerebrais ligadas ao comportamento humano. As demais alternativas não correspondem a uma abordagem relacionada ao comportamento. (Página 34 e 35 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Escolas, teorias e metodologias da Psicologia- Comportamentalismo) cap.1
b. Neuropsicologia
c. Funcionalismo
d. Psicologia ambiental
e. Psicologia nas Organizações
Feedback
A resposta correta é: Comportamentalismo.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Gestalt é um ramo da Psicologia dedicado ao estudo de formas, conjuntos e conjunturas. A Gestalt tem como base teórica e método a Fenomenologia. Para a Fenomenologia é mais importante descrever o processo do fenômeno do que tentar interpretá-lo. A Gestalt apresenta ainda o conceito de transponibilidade, que seria a capacidade de um elemento transferir para as todas suas características.
I. No seminário realizado a 20 de junho de 2012 no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais sobre o tema "Pós-Capitalismo – Sociedade do Conhecimento", o doutor Amândio Silva transmite a ideia de que as empresas são mais do que uma simples adição dos seus diferentes setores. Importa, ao gestor, ser capaz de olhar, avaliar e gerir de acordo com os padrões e configurações que detecta. A visão do todo, da forma que sobressai, é o elemento chave para a condução de uma gestão empresarial de sucesso, pois só assim é possível identificar a completa dimensão física, cultural e emocional da organização.
PORQUE
II. Segundo a Gestalt, o fenômeno é uma totalidade, não se constituindo pela soma das suas partes, mas sim também pelas relações que se estabelecem entre as partes. Não é possível compreender um fenômeno se analisarmos separadamente as suas partes, tendo como Premissa Básica: O todo é mais do que a soma das suas partes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Gabarito comentado: As duas proposições são verdadeiras, e existe uma relação entre elas, ou seja, os processos organizacionais podem ser explicados pela abordagem fenomenológica, considerando-se ainda o conceito da transponibilidade e a premissa básica da Gestalt, ou seja, o todo e maior do que a soma de suas partes. (Páginas 31 e 32 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Escolas, teorias e metodologias da Psicologia-Gestalt) cap.1
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Feedback
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I..
Parte inferior do formulário

Continue navegando