Buscar

CONTRATO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

CONTRATO DE TRABALHO
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Pela CLT, no art. 442, Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
Já o parágrafo único especifica que qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela. 
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Ainda no art. 442-A, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade. 
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Para a doutrina, o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de emprego. Já a relação de emprego é o vínculo obrigacional que une o empregador e o empregado, subordinando o segundo às ordens legítimas do primeiro. 
A relação de emprego corresponde ao resultado da celebração do contrato de trabalho.
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
A doutrina dominante entende que o contrato de trabalho tem natureza contratualista, possuindo as seguintes características: 
Bilateralidade; onerosidade; comutatividade; informalidade; adesividade; pessoalidade; execução continuada; subordinatividade e alteridade.
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Os elementos essenciais do contrato de trabalho são aqueles do direito comum, aplicáveis aos contratos em geral: agente capaz, objeto lícito e possível forma prescrita ou não defesa em lei (art. 104, do CC). 
Já os elementos fáticos são pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação jurídica (art. 3º, da CLT).
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Desse modo uma relação empregatícia somente está plenamente completa quando presentes os elementos fáticos (características) e os elementos essenciais. 
A falta de um ou alguns dos elementos essenciais fulmina o contrato na sua essência, podendo não ter qualquer repercussão na esfera jurídico-trabalhista, é dizer, não produzir efeitos. Ex. Avião no tráfego de drogas.
CONTRATO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO
Em alguns casos, embora reconhecida a nulidade do contrato de trabalho, ele pode produzir efeitos, ora amplos, oro limitados. 
Exs. Trabalhador menor de 14 anos.
A forma não é, em regra, elemento essencial aos contratos de trabalho, que podem ser celebrados de forma tácita ou expressa (art. 442, da CLT). Entretanto, nas contratações com o poder público, a forma deve ser expressa aquela expressa na Constituição Federal (Art. 37, II, da CF). 
Não observada essa exigência, o contrato é nulo, nos termos da súmula 363, do C. TST.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATO DE TRABALHO
Os contratos de trabalho podem ser classificados quanto à forma, à duração, à regulamentação e aos sujeitos da relação de emprego.
Quanto à forma os contratos podem tácitos ou expressos. 	
Os contratos expressos podem ser verbais ou escritos. A rega e que os contratos de trabalho sejam verbais. Os escritos somente são exigíveis para poucas situações previstas em lei. Exemplos de contratos escritos: Atleta profissional, artistas e aprendizes.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATO DE TRABALHO
Quanto ao prazo de duração os contratos podem ser: por prazo determinado ou por prazo indeterminado.
 
A forma presumível, em todos os ajustes é o contrato por prazo indeterminado. O contrato por prazo determinado é exceção, pois normalmente não beneficia o empregado.
 
Quanto à regulação jurídica os contratos de trabalho podem ser: Comuns ou especiais.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATO DE TRABALHO
São comuns aqueles regidos por normas genéricas da legislação trabalhista, enquadrando-se dentro das normas gerias em vigor, concernentes à legislação trabalhista. 
Os especiais são aqueles submetidos a um regime próprio de legislação, devido a aspectos peculiares do serviço prestado, que requerem a elaboração de normas específicas. São destinados a profissões especiais, como bancários, ferroviários, telefônicos etc.
O CONTRATO A PRAZO DETERMINADO NA CLT
Os contratos a prazo determinado são exceção. 
A própria lei os limita, não permitindo que a contratação se dê nessa modalidade em todos os casos. 
Descumpridas as formalidades legais, a consequência será a transmutação em contrato por prazo indeterminado, mais favorável ao empregado. 
O CONTRATO A PRAZO DETERMINADO NA CLT
Art. 443 - O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
§ 1º - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada. 
O CONTRATO A PRAZO DETERMINADO NA CLT
§ 2º - O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando:
a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo;
Ex1. Contratação de professor de espanhol para ministral aulas por 2 ou 3 meses, visando transmitir noções básicas dessa língua aos empregados de uma agência de turismo especializada em viagens para a América latina.
O CONTRATO A PRAZO DETERMINADO NA CLT
Ex2. Uma fábrica de peças que tivesse produção regular e num dado momento recebesse um grande pedido que fugisse à sua rotina e à sua capacidade normal de produção.
 
Ex3. Um empregado da construção civil contratado como pedreiro para a construção de uma determinada e específica obra.
O CONTRATO A PRAZO DETERMINADO NA CLT
b) de atividades empresariais de caráter transitório; 
Ex1. Uma empresa construída somente para a instalação da rede de fibra ótica ou para a construção de uma estrada.
 
c) de contrato de experiência. 
Destinado a permitir que o empregador, durante o prazo máximo de 90 dias, verifique as aptidões do empregado e decida sobre a conveniência de contratá-lo por prazo indeterminado. 
PRORROGAÇÃO DO CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO
Art. 445 - O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451.
 
Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. 
Súmula 188, do C. TST: O contrato de experiência pode ser prorrogado, respeitado o limite máximo de 90 (noventa) dias. 
 
PRORROGAÇÃO DO CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO
 
Art. 451 - O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
 
O termo final do contrato a prazo determinado pode ser fixado com base no elemento cronológico (número de dias, semanas ou duração até certo dia). Pode também estabelecer que o termo final do contrato seja o dia de conclusão de seu objeto, quando esse for serviço um serviço especificado (até o término de determinada obra).
PRORROGAÇÃO DO CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO
Pode também ser o advento de um acontecimento suscetível de previsão aproximada, em razão do qual o contrato tenha sido celebrado (o término da colheita ou término da temporada de inverno).
SUCESSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMNADO
A CLT não permite novo contrato a prazo determinado com o mesmo empregado senão após seis meses da conclusão do anterior, salvo a expiração do primeiro contrato houver sido por base a conclusão da prestação de serviço especializado ou realização de certos acontecimentos, sob pena de o novo ajuste vir a ser considerado contrato por prazo indeterminado (art. 452, da CLT).
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO
Chegado o termo previamente ajustado ou a realizado o objeto previsto no momento da contratação, o contrato de trabalho extingue-se. 
Nessa modalidade de contratação, o reclamante não faz jus ao aviso prévio nem tem direito à multa de 40% incidente sobre o saldo do FGTS.
 
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADOPorém a CLT, no art. 479, estipula que nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO
Igualmente, a CLT pelo art. 480, prescreve que havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem. 
No parágrafo único desse artigo está previsto que a indenização prevista, porém, não poderá exceder àquela a que teria direito o empregado em idênticas condições.
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO
Outro aspecto á considerar é que se o empregador não provar haver sofrido algum dano, não será devida a ele qualquer indenização.
Cabe observar que essas duas indenizações somente serão devidas nos rompimentos promovidos em contratos determinados que não possuam cláusulas de rompimento (art. 481, da CLT). 
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO
Ou seja, pelo art. 481, da CLT, aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.

Continue navegando