Buscar

Apol 2 Religiões do Mundo Antigo


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Religiões do Mundo Antigo
Leia a citação abaixo: 
“Mas o paganismo não pereceu da noite para o dia. Grande parte dele tornou-se clandestina, como ainda permanece. Grande parte do que parecia irrepreensível, demasiado bom para ser abandonado, foi mantido, tomando matizes cristãos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BALSDON, J. P. V. D (org.). O mundo romano. Trad. Victor M. de Morais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. p. 197. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base As religiões que o mundo esqueceu sobre o paganismo e seu legado, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Uma festividade derivada do paganismo, em que havia banquete e troca de presentes, é a Saturnália, equivalente ao Natal que festejamos nos dias atuais.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “muitas datas de festividades cristãs estão intimamente relacionadas ao paganismo. Talvez o exemplo mais pujante seja a celebração do natal e do Ano Novo. A época do Natal está relacionada ao solstício de inverno a chamada Saturnália e, embora a nomenclatura tenha sido esquecida, o espírito da troca de presentes e comida permaneceu. Por outro lado, o Ano Novo foi estabelecido pelo calendário cristão no período das festas das Calendas de Janeiro, ponto de início da vida cívica e social de cada ano romano” (livro-base, p. 63).
	
	B
	Originada no paganismo, a Saturnália corresponde ao Ano Novo como o conhecemos atualmente, porque é feito um banquete para celebrar o início do novo ano civil.
	
	C
	Assim como a celebração pagã chamada Saturnália, o Carnaval atual também apresenta a inversão da ordem social em suas festividades.
	
	D
	A Saturnália romana e a Folia de Reis apresentam pontos em comum como a realização de uma procissão de fé cujo propósito é cantar e dançar.
	
	E
	A festividade oriunda do paganismo conhecida como Saturnália guarda semelhança com a celebração do Dia de Finados, pois ocorre a visita aos mortos e seu coroamento com flores.
Questão 2/5 - Religiões do Mundo Antigo
Leia o fragmento de texto: 
“Visto que os atos públicos do Estado dependiam da aprovação dos deuses, tornava-se necessário certificar-se do seu consentimento, antes que uma assembleia do povo (os Comitia) iniciasse as suas atividades, bem como no campo de batalha, antes de empenhar-se em luta contra o inimigo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BALSDON, J. P. V. D (org.). O mundo romano. Trad. Victor M. de Morais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. p. 184. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base As religiões que o mundo esqueceu sobre os primórdios da religião romana, assinale a alternativa correta:0
	
	A
	A relação individual com os deuses é o princípio que caracteriza a religião romana desde os seus primórdios, ou seja, desde sua origem rural.
	
	B
	Em sua origem, a religião romana configurou-se por meio de práticas e crenças urbanas como a arte da adivinhação.
	
	C
	As práticas que deram origem à religião romana eram marcadas pela crença dos camponeses de que os demônios possuíam os seres humanos.
	
	D
	O combate de gladiadores como forma de sacrifício humano foi uma das práticas conservadas desde a origem da religião romana no âmbito urbano.
	
	E
	A origem rural da prática religiosa apresentava a ideia do equilíbrio entres os poderes divinos e as ações humanas e foi preservada ao longo da história romana.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “Os pagani (camponeses, daí o nome paganismo) acreditavam em um equilíbrio entre os poderes divinos, por um lado, e os dos homens e mulheres, por outro. A chamada pax deorum é um dos princípios que permanecem entre os romanos atravessando os séculos, pois a ideia de que a benevolência balanceava a natureza divina e humana, gerando harmonia, acompanhou as crenças e práticas romanas por diferentes momentos de sua história” (livro-base, p. 56).
Questão 3/5 - Religiões do Mundo Antigo
Considere o texto:
O grego era fatalista, acreditava que todas as coisas eram determinadas pelo destino, isto é, pelas Moiras. O herói da tragédia apresentava uma espécie de orgulho moral que o fazia achar que possuía condições de desafiar os deuses.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base As religiões que o mundo esqueceu sobre o mito de Édipo, assinale a alternativa correta:0.0
	
	A
	Édipo é punido por desobedecer ao oráculo de Delfos.
	
	B
	A ruína de Édipo é causada porque ele desafia o rei Polibo e as leis de Tebas.
	
	C
	Édipo é castigado por ser pretencioso e não reconhecer as próprias limitações.
Esta é a resposta correta porque o mito de Édipo “mostra como as relações de poder estavam no cerne da religiosidade grega. Aparecem a incerteza (moira) e o acaso (tykhe) – ambos forças mágicas –, mas o tema central é o poder ilimitado e sua punição. O que causa a punição de Édipo é sua pretensão” (livro-base, p. 49). Édipo é um exemplo de como a soberba (hybris) provoca a ruína do mortal que não reconhece suas limitações e pretende se igualar ao divino (livro-base, p. 48).
	
	D
	A punição de Édipo se deve ao fato de ele ignorar o acaso (tykhe).
	
	E
	Ter desafiado as Moiras é a causa do castigo sofrido por Édipo.
Questão 4/5 - Religiões do Mundo Antigo
Considere o excerto de texto: 
“Por isso, trata das modalidades do gnosticismo típico, mais ou menos afins ao cristianismo, ao zoroastrismo, a alguma interpretação do platonismo, pesadamente dualistas e pessimistas; e também do hermetismo, de um lado, e do maniqueísmo, de outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILLER, Claudio. Há poetas gnósticos? Algumas observações sobre modernidade e misticismo; rebelião e pensamento arcaico. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, p. 01-12, 2015. p. 04. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base As religiões que o mundo esqueceu sobre as trajetórias do gnosticismo, assinale a alternativa correta que apresenta uma hipótese plausível a respeito do surgimento do gnosticismo:
Nota: 20.0
	
	A
	O gnosticismo é fruto da transição do helenismo grego para o helenismo romano.
	
	B
	O Egito é o berço do gnosticismo por fundamentar a vivência religiosa no pós-morte.
	
	C
	O gnosticismo é originado das práticas religiosas do cristianismo.
	
	D
	Os sincretismos orientais impulsionados pelo contato entre as culturas pérsia e grega foram responsáveis pelo início do gnosticismo.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “O gnosticismo é fruto dos processos de sincretismo que se deram no Oriente, principalmente nos contatos entre a Pérsia e o mundo grego, e como fruto deste contato maior entre os povos do antigo Oriente e o mundo helenista. A religião de Zoroastro, com sua visão de mundo dualista [...] influenciou os povos vizinhos e gerou diferentes formas de dualismo” (livro-base, p. 69). Observação: É importante ter em vista que não há indicações exatas a respeito do surgimento do gnosticismo, por esse motivo, a origem do gnosticismo é abordada a partir da identificação de algumas trajetórias.
	
	E
	As origens do gnosticismo são identificadas na formação da Mesopotâmia suméria.
Questão 5/5 - Religiões do Mundo Antigo
Leia o fragmento de texto: 
“Diversos estudiosos entendem gnosticismo como dissidência e, consequentemente, heresia da doutrina cristã. Ou, até mesmo, como expressão de um cristianismo primitivo; como tal, mais fiel ao ensinamento de Jesus Cristo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILLER, Claudio. Há poetas gnósticos? Algumas observações sobre modernidade e misticismo; rebelião e pensamento arcaico. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, p. 01-12, 2015. p. 01. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base As religiõesque o mundo esqueceu sobre as características do gnosticismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A linguagem mítica dos gnósticos trata de questões concretas.
	
	B
	O gnosticismo é conhecido pela diversidade de textos que impossibilita delimitar as características de sua linguagem.
	
	C
	A linguagem dos gnósticos é configurada pelas doutrinas e práticas da Igreja antiga.
	
	D
	O gnosticismo apresenta questões concretas por meio de uma linguagem isenta de ambiguidades.
	
	E
	Os gnósticos são conhecidos pelo uso da linguagem simbólica que apresenta sistemas míticos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “os gnósticos não escreviam sobre questões concretas, ocultando-as atrás de uma densa linguagem simbólica e mítica” (livro-base, p. 68). Além da explicitação do mito de retorno da alma e dos seres divinos intermediários da criação, outro traço que caracteriza o gnosticismo é o dualismo (livro-base, p. 73).