Buscar

Casos clínicos HIPOFESE

Prévia do material em texto

Casos clínicos: Hipotálamo e Hipófise 
1- Um homem de 53 anos procura o médico devido a ocorrência de cefaleias que estão se tornando mais intensas e mais frequentes, a ponto de apresentar cefaléia na maior parte do tempo. O médico observa que as mãos, os pés, o nariz e a mandíbula do homem estão grandes e que sua voz está rouca. Ao entrevista-lo, o médico constata que o homem precisou adquirir uma aliança maior e calçados de numero maior várias vezes nos últimos 7 anos. Numa fotografia tirada 10 anos atrás, o nariz e a mandíbula não eram grandes. O médico suspeita de um distúrbio endócrino.
Qual possível distúrbio esse paciente apresenta? Justifique 
R:
b) Esse distúrbio está relacionado com a produção de qual hormônio? 
c) Quais os possíveis tratamentos desse distúrbio? 
2- Maria levou Lucas ao pediatra para consulta de rotina. Lucas, com 3 anos de idade, apresenta altura de 58cm e peso de 13Kg. Ao revisar sua tabela de crescimento, o pediatra constata que Lucas demonstrou peso e crescimento ao nascer normais, porém com queda progressiva após os 7 meses de idade. O exame físico revela baixa estatura. 
Qual exame laboratorial o pediatra pode solicitar para Lucas? Baseado no caso clínico, descreva o resultado deste exame.
R: Dosagem do hormônio GH. O exame compreende dosagens seriadas de hormônio de crescimento GH. Fase uma coleta de amostra de sangue do paciente em jejum de 8 horas. Posteriormente devesse administrar Clonidina via oral 0,1 mg/m2 e coletar novamente amostras de soro nos tempos 30, 60, 90 e 120 minutos. Dosar HGH em todas as amostras.
Qual o tratamento indicado neste caso? c) Como este hormônio em questão estimula o crescimento em crianças? 
R: O tratamento mais indicado e a reposição hormonal.
3- Tais, 32 anos, casada há 5 anos procurou seu ginecologista relatando dificuldade de engravidar. Está a dois anos tentando e não obteve sucesso. Além disso, relatou irregularidade menstrual, perda de libido e cefaleias recorrentes. Seu médico solicitou alguns exames hormonais, dentre eles, dosagem de prolactina, que apresentou resultado de 200 ng/ml. 
Baseado no caso acima, qual distúrbio endócrino Tais apresenta? Justifique 
R: Anovulação ou Ciclo anovulatório é quando os ovários não liberam um óvulo durante um ciclo menstrual (28 dias). Sem ovulação não ocorre a menstruação.
Qual o tratamento recomendado? 
R: Quando o problema é hormonal, o tratamento pode ser voltado para corrigir a causa do desequilíbrio. Longos tratamentos hormonais podem ser necessários. Mulheres em tratamento de fertilidade geralmente recebem injeções diárias de hormônio folículo estimulante (FSH) para aumentar o número de óvulos liberados a cada mês
 
4- Uma paciente com endometriose que está sendo tratada com leuprolida apresenta ondas de calor e ressecamento da pele e vagina. 
Justifique o uso da Leuprolida.
R: Leuprorelina é uma hormona libertadora de gonadotropina (GnRH) análogo actua como um agonista no pituitária receptores de GnRH . O agonismo dos receptores de GnRH resulta inicialmente na estimulação da secreção do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH) pela hipófise anterior , levando a um aumento dos níveis séricos de estradiol e testosterona através da fisiologia normal do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal(Eixo HPG); no entanto, como a propagação do eixo HPG é responsável pela secreção pulsátil de GnRH hipotalâmico, os receptores hipofisários de GnRH ficam dessensibilizados após várias semanas de terapia contínua com leuprorelina. Essa prolongada regulação negativa da atividade do receptor de GnRH é o objetivo da terapia com leuprorelina e, em última análise, resulta em diminuição da secreção de LH e FSH, levando ao hipogonadismo e, portanto, uma redução drástica nos níveis de estradiol e testosterona, independentemente do sexo
 b) Que tipo de tratamento adicional pode aliviar esses efeitos desagradáveis?

Continue navegando