Buscar

ad1 portugues 1 pronta

Prévia do material em texto

Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ - Polo Nova Friburgo
Disciplina: Português I Aluna: Monique Araujo Malva – Matrícula: 16213120088 - AD1 - 2016/2 
O trecho proposto, expressa que a língua não é uma cópia ou um padrão do que realmente está acontecendo em dado momento. Antes, ela está mais para um reflexo da forma como interpretamos os acontecimentos, histórias, sejam eles reais ou não, do tempo presente ou não. Ao contar ou escrever uma história, por exemplo, o autor consegue conduzir o leitor à lugares que nunca conheceu, à acontecimentos e diálogos que não são de sua época, sejam eles do passado ou até mesmo futuros. Pode-se ainda imaginar seres inanimados ou até mesmo animais falantes neles. A língua transcende a realidade presente, torna possível nossa relação no mundo em que vivemos através da comunicação com nossos semelhantes.
A- O pronome “dela”, formado a partir de preposição “de” + pronome “ela”, faz referência ao termo anteriormente citado: “linguagem”.
B- O pronome “o”, retoma o termo anterior “o homem”.
C- O pronome “deles”, formado a partir de preposição “de” + pronome “eles”, retoma o substantivo “símbolos”.
A- “A língua não é uma fotografia da realidade, pois ela organiza o mundo como uma estrutura dotada de significado”. É estabelecida uma relação de explicação entre os dois enunciados em contato, através do acréscimo do conector “pois”.
B- O homem utiliza-se da linguagem, logo, o homem representa o mundo por meio da linguagem. É estabelecida uma relação de conclusão entre os dois enunciados em contato, através do acréscimo do conector “logo”.
No texto, o item que retoma “Phelps”, estabelecendo a coesão lexical e favorecendo a progressão textual, é o verbo “quero”, usado para a fala de Phelps: “Quero os quatro ouros”, que está conjugado na primeira pessoa do singular, do presente do indicativo.
Um dos fatores existentes na construção da textualidade é a intertextualidade (relação de um texto com outros). Basicamente, como se fosse um texto dentro de outro. Para uma fácil identificação deste fator, será necessário um conhecimento amplo de texto e mundo por base do leitor. No caso dos quadrinhos propostos, o primeiro já apresenta uma analogia com o poema “No Meio do Caminho” de Carlos Drummond de Andrade: “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho(...)”, quando o passarinho diz:” uma pedra no meio do caminho!” E, ao observarmos também o desenho desta tira, percebemos o desenho de uma pedra. Na terceira tira, o passarinho continua: “se eu tivesse talento, faria um belo poema”. O que retoma ao poema de Drummond.

Continue navegando