Buscar

Titulação ácido-base para determinação do teor de ácido acetilsalicílico em comprimidos de aspirina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), mais conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais utilizados, tendo sido comercializado pela primeira vez em 1898¹. Suas funções variam desde tratamento e prevenção de doenças graves a dores, nesta pratica usaremos a titulação ácido-base para calcular o teor do ácido acetilsalicílico no comprimido de aspirina.
O objetivo de urma titulação, por exemplo, uma solução alcalina com uma solução padrão de ácido é a determinação da quantidade de ácido que é exatamente equivalente quimicamente a quantidade de base presente. O ponto em que isto é atingido é o ponto de equivalência, ponto estequiométrico ou ponto final teórico; o resultado é uma solução aquosa do sal correspondente. Se tanto o ácido como a base forem eletrólitos fortes, a solução resultante ficará neutra e terá pH de 7 mas nos casos em que o ácido ou base é um eletrólito fraco, o sal hidrolisa em certa extensão e, consequentemente, no ponto de equivalência a solução se apresenta te alcalina ou ligeiramente ácida. O pH exato da solução no ponto de equivalência pode ser facilmente calculado a partir da constante de ionização do acido fraco ou da base fraca e a concentração da solução. Em qualquer titulação real,ponto final correto ser´caracterizado por um valor bem definido da concentração de íon de hidrogênio da solução, cujo o valor depende d natureza do ácido e da base da concentração da solução.
Existe um grande número de substância s disponíveis, chamadas indicadores de neutralização ou de ácido base, quais possuem cores diferentes de acordo com a concentração de íon hidrogênio da solução. A principal característica destes indicadores é que sua mudança predominante ácida para uma predominantemente alcalina não é súbita e abrupta, ms sim num pequeno intervalo de pH chamado de intervalo de mudança de cor do indicador. A posição do intervalo de mudança de cor do indicador de mudança na escala de pH varia largamente para diferentes indicadores. Para maioria das titulações ácidos base podemos, então, selecionar um indicador que exiba uma mudança de cor distinta num pH próximo aquele em que se obtém o ponto de equivalência. 
Objetivo.
Determinação do teor do ácido acetilsalicílico no comprimido de aspirina 
Resultados e Discussões.
Pesou-se o comprimido do analgésico e colocou-se no erlenmeyer em seguida adicionou-se 20,0 mL de água e então agitou-se até completar a dissolução do comprimido, foi observado que ele não dissolveu por completo, por fim acrescentou-se 20,0 mL de etanol ao erlenmeyer, neste momento perceber-se que o comprimido dissolveu melhor, segundo a literatura o ácido acetilsalicilático não é totalmente solúvel em água acrescentou-se 3 gotas de fenolftaleína para a realização da Titulação de NaOH 0,1 M. O experimento foi feito em triplicata. 
Os dados obtidos durante o experimento estão representados na tabela1 em seguida. Foram mesurados três comprimidos de aproximadamente 600 mg de ácido cada.
Tabela 1 dados obtidos no experimento.
	Titulação
	Massa pesada da aspirina 
	Volume de NaOH gasto na titulação
	Amostra (1)
	601 mg
	34,1 mL
	Amostra (2)
	612 mg
	34,5 mL
	Amostra (3)
	626 mg
	35,8 mL
-Concentração de NaOH = 0,1 M
-Massa molar do acetilsalicilico.= 180,0 g/ mol.
Tabela 2 Calculo da quantidade de matéria de NaOH usada na titulação.
	Titulação
	Volume de NaOH gasto na titulação
	-Concentração de NaOH
	Número de mol de NaOH.
	Amostra (1)
	34,1 mL
	0,1 mol / L
	3,41x10-3
	Amostra (2)
	34,5 mL
	0,1 mol / L
	3,45x10-3
	Amostra (3)
	35,8 mL
	0,1 mol / L
	3,58x10-3
Tabela 3 – Da proporção estequiometria de 1:1 entre aspirina e NaOH, temos que, o número de mols da aspirina é igual ao número de mols de NaOH.
	Titulação
	Número de mols de NaOH.
	O número de mols da aspirina.
	Amostra (1)
	3,41x10-3
	3,41x10-3
	Amostra (2)
	3,45x10-3
	3,45x10-3
	Amostra (3)
	3,58x10-3
	3,58x10-3
A partir da massa molar do ácido acetilsalicilático (180 g.mol-1) encontra-se a massa do ASS (M= m/n)
Tabela 4 Cálculos das massas acetilsalicilático.
	Titulação
	Massa do ácido acetilsalicilico.
	Amostra (1)
	0,613 g
	Amostra (2)
	0,624 g
	Amostra (3)
	0,644 g
Tabela 5- Calculo do Teor de ácido acetilsalicilático nos comprimidos em relação a massa inicial. ( Teor ácido acetilsalicilico.= Massa pesada 100 / massa teórica.)
	Titulaçãoa
	Massa ASS teórica
	Massa ASS pesada
	Teor
	Amostra (1)
	0,613 g
	601 mg
	98,04 %
	Amostra (2)
	0,624 g
	612 mg
	98,07 %
	Amostra (3)
	0,644 g
	626 mg
	97,20 %
Logo o teor médio é de 98%. Aproximadamente um comprimido de 500mg apresenta 490mg de ácido acetilsalicilico.
Conclusão
A prática atingiu o objetivo principal que era calcular o teor de ASS no comprimido de aspirina, com este procedimento podemos saber de determinado fabricante de remedios est realmente vendendo o que diz na posologia d medicação.
Referencias Bibliográficas:
·www.inf oescola.com/quimica/ti tulacao-acido-base acesso em 13/09/2019 as 19:30 min
1- Qual reação ocorre entre o ácido acetilsalicílico e o ácido acético?
Reação de síntese, originando um outro produto
2)Por que utiliza como indicador a fenolftaleína e não vermelho de metila, por exemplo? Justifique sua resposta.
A escolha do indicador depende da exatidão desejada, neste caso a faixa melhor foi da Fenolftaleína que fica mais próximo possível do ponto de equivalência, o vermelho de metila não iria mudar de cor porque ele reage em meio ácido
3) O que é o ponto de equivalência de uma titulação?
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual à quantidade de substância a ser titulada. Onde o indicdor sofre mudança de coloração.
4 Qual a finalidade do Etanol?
Neste pratica o Etanol ajudou na dissolução do ácido acetilsalicilático que não é totalmente solúvel em água
5) Calcular o teor em massa do ácido acetilsalicílico no comprimido.
O teor médio é de 98%. De acordo com a embalagem um comprimido tem 500mg , fazendo a conversação apresenta de 98% de 500mg = 490mg de ácido acetilsalicilico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais