Buscar

Avaliação Final Discursiva - História Regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Regional (HIS13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O movimento social conhecido como Balaiada teve início no Maranhão, em 1838, estendendo-se para os estados do Ceará e do Piauí. Já era uma característica das revoltas do Brasil Imperial a luta das camadas inferiores contra o domínio dos governos clientelistas e autoritários formados pelas oligarquias locais que haviam ascendido politicamente, após a independência do Brasil. Nesse contexto, explique por que a Balaiada pode ser considerada um movimento multiclassista.
	Resposta Esperada:
A Balaiada pode ser considerada um movimento multiclassista por obter a participação de diversas camadas sociais. De um lado do conflito, pode-se encontrar, proprietários de terras e escravos, autoridades das províncias e comerciantes. No outro lado, encontram-se escravos, vaqueanos, artesãos, lavradores e pequenos fazendeiros, sendo estes de diversas etnias e origens, tendo como único ponto em comum a falta de acesso à cidadania e à propriedade da terra.
	2.
	A História Regional não tem um sentido único, fechado e acabado e também não se constitui como um método. Podemos conceber que se trata de uma nova forma de analisar o passado, a partir de um recorte temporal ou espacial menor. Ocorre que alguns estudiosos têm criticado este novo olhar do historiador sobre o passado, por considerar o seu enfoque limitado. Do mesmo modo, existe um debate intenso sobre a importância, a superioridade e as relações entre História Regional, a História Nacional e a Global. Diante desse contexto, descreva pelo menos duas conexões entre a História Regional, Nacional e Global.
	Resposta Esperada:
Ao se estudar temas da localidade, pode-se, quando possível, articular na esfera do particular a preocupação singular em conexão com o universal. O historiador que trabalha com o local não deve nunca abdicar de relacioná-lo com o regional. Lembre que a História Regional é um recorte maior que a Local.  Atualmente, existe uma preocupação entre historiadores e cientistas sociais em compreender e explicar as circunstâncias, as rupturas, os acontecimentos passados/presentes que se formam e modificam-se com a sociedade global. Essa sociedade que influencia as sociedades nacionais, regionais e, em muitos casos, as locais. É importante que o estudo da História Regional esteja relacionado com o nacional e o global, para não se perder em si mesmo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando