Buscar

Relatório de estagio Plano Gestor

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS
Licenciatura em Pedagogia
ELAINE CRISTINA GALLES DE SOUZA
R.A. 8010623
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
PLANO GESTOR
Relatório apresentado para a disciplina de Estágio Supervisionado, como requisito avaliativo 
para o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 
sob orientação da tutora presencial 
Profa. Eliane Aparecida Piza.
OSASCO
2016
Relatório de estágio do Plano Gestor escolar
Curso: Licenciatura em Pedagogia.
Coordenação de estágio: Eliane Aparecida Piza.
Supervisor de estágio: Maria Estela Almeida - Diretora
Nome do aluno: Elaine Cristina Galles de Souza
Polo: Osasco Ano: 2016
O relatório do Plano Gestor e administrativo é referente ao estágio supervisionado na escola CEMEB Papa João Paulo II, localizada na Rua dos Crisântemos, n.172, Jardim Okkaido CEP: 06654-745 em Itapevi – SP. O telefone desta unidade escolar é 011-4143-0214 e o CNPJ 57387078-000128.
O CEMEB Papa João Paulo II funciona de segunda a sexta-feira, das 06:00h ás 18:00h, a organização da escola é regida pela diretora, que abre a escola ás 06:00h e a coordenadora pedagógica, encerra as atividades as 18:00h. Existe o período integral para os alunos do berçário (6 meses a 2 anos) e período matutino e vespertino para os maternais (3 a 4 anos) e pré-escola I (4 anos).
O Centro Municipal de Educação Básica (CEMEB) Papa João Paulo II foi inaugurado em 13 de setembro de 2013, atende crianças da educação infantil, sendo berçário, maternal e pré-escola. Existem neste CEMEB normas e comunicados de convivência escolar para docentes e funcionários, onde se presa à boa vivência na escola, definiu-se como bem maior dentro da escola “as crianças” com sua realidade de vida e seus direitos de cidadãos, bem como a interação da escola com as famílias e das famílias com a escola.
O regimento também conta com normas de cuidados na higiene e alimentação das crianças, cuidados com epidemias de doenças infantis, cuidados com o tipo de linguagem usada nas dependências da escola, cuidados em nunca deixar as crianças sozinhas, evitando acidentes e constrangimentos, cuidar da limpeza da escola, atentar-se na disciplina das crianças em horas de formar filas, falar baixo próximo aos berçários, cuidados nos registros das agendas das crianças, informações precisas e pertinentes sobre o que ocorreu no dia, seguir rigorosamente os horários estipulados para cada coisa da rotina ou extra da escola, assinatura diária do livro de ponto, diário de classe deverá estar sempre atualizado, bem registrado o dia a dia com clareza e deve permanecer na escola, entre outras normas que regem a convivência e o desempenho da unidade escolar, garantindo sempre o melhor atendimento para as crianças.
A grade curricular da educação infantil é composta por Linguagem oral e escrita, Conhecimento matemático, Natureza e sociedade, Linguagem musical, Movimento, Artes visuais, Identidade e autonomia, para todas as crianças, mudando apenas as expectativas para os berçários, maternais e pré, porem trabalha-se toda a grade curricular aumentando os conceitos desde o berçário até a pré-escola, visando sempre garantir o direito da cidadania infantil. As práticas pedagógicas têm como eixo norteador as interações e as brincadeiras, garantindo a criança apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens das diferentes linguagens, assim como direito à proteção, à saúde, à dignidade, ao respeito, à brincadeiras, entre outros direitos, fazendo da interação e da convivência a forma de desenvolvimento das crianças . 
O calendário escolar é composto por no mínimo de 200 dias letivos, fundamentado pela LDB 9394/96 e os eventos da escola são todos programados no ano anterior, como férias, planejamento, conselho de ano/ciclo, recesso, início e término de bimestres, ponto facultativo, reunião de pais, feriados, festas comemorativas e qualquer outro evento já está apontado no calendário escolar do ano letivo, inclusive passeios e outros eventos fora da escola também podem ser considerados como atividades pedagógicas e contam como horas letivas, pois tem objetivo pedagógico específico. O calendário do ano letivo escolar é definido pela secretaria da educação juntamente com as escolas, mudanças de datas podem ocorrer e devem ser comunicadas com a maior antecedência possível. 
O Projeto político pedagógico da escola foi redigido seguindo o que diz a LDB 9394/96, que garante:
Diversos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão;
Elaborar e executar proposta pedagógica própria;
Tarefa de informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o aproveitamento do aluno;
Os professores devem participar da proposta pedagógica da escola;
O PPP deverá ser a expressão da cultura, valores, crenças, propósitos, expectativas e exigências sociais;
Garantir um momento de construção, organização, decisão e autonomia;
O PPP do CEMEB Papa João Paulo II visa orientar a prática de produzir uma realidade.
A escola CEMEB Papa João Paulo II trabalha com uma proposta de projetos com personagens infantis para desenvolver a imaginação infantil e colaborar para uma forma mais simples da aprendizagem, todos os turnos (manhã, tarde e integral) desta escola trabalham o mesmo projeto, como também os alunos que são de inclusão, todos falam a mesma linguagem. Os projetos de 2016 são: Fantasiando: Do sonho nasce a ação; Jogos Olímpicos: Somos todos ouro; Eu sou a Maricota: Alimentação; Primavera (Lola) Verão(Zeca): As Flores e o Sol. 
 O primeiro bimestre: Projeto Fantasiando, visava à importância do fantasiar, das fábulas, da imaginação, das cantigas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, de uma maneira lúdica e criativa.
O segundo bimestre: Projeto Jogos Olímpicos, trabalhar os conceitos dos jogos e de competição, onde nem todos ganham o primeiro lugar e com isso procurou-se mudar certos conceitos estabelecido da necessidade de ganhar competições, também trabalhou-se a sociabilidade com as crianças.
O terceiro bimestre: Projeto Eu sou a Maricota, bem estar e saúde, visando trabalhar com as crianças a importância da alimentação saudável como também da higiene pessoal e do coletivo, mostrando que o lugar de todos fazerem as refeições precisa estar limpinho e bem cuidado, isso proporciona um bem estar coletivo, bem como a importância dos alimentos, nesse período as crianças fizeram uma horta coletiva na escola e todos comiam as hortaliças por eles colhidas. Focou-se o desenvolvimento pessoal e social.
 O quarto bimestre: Projeto Primavera e Verão, A Lola e o Zeca, visa trabalhar a criança como sujeito do meio, interações das crianças com a comunidade, cuidados individuais e com o meio ambiente, brincadeiras mais livres, mostrar que com a primavera chegam as flores e tudo fica mais colorido, e com o verão chega o calor, o sol, enfim trabalhar o contexto de interação e sociabilidade.
As propostas pedagógicas desta escola no quarto bimestre se dará em volta destas personagens, cada professora é livre para trabalhar o currículo da educação infantil, abordando esses personagens, pois eles ganham vida na escola, cada sala tem a sua Lola e o seu Zeca, feito e colado nas paredes pelas professoras, o tempo inteiro as crianças aprendem com o Zeca e com a Lola.
Existem expectativas definidas no currículo da educação infantil, cada nível tem suas expectativas próprias, o nível das expectativas do berçário é diferente do maternal que também é diferente do pré, cada proposta pedagógica é pensada e desenvolvida para atender as expectativas de cada nível de desenvolvimento da criança, respeitando sua idade própria e seu nível de maturação.
O Plano de Gestão da escola pretende unir suas propostas pedagógicas, projetos estabelecidos, a comunidade e a administração, para que tal plano se desenvolva, ele é realizado com a participação de todos, proporcionando a oportunidade de modificar e adicionar resultados ao proposto.
A Organização Técnico-Administrativa se dá da seguinte forma:Direção: 01 diretor: Sra Maria Estela Almeida.
Técnico-pedagógico: 01 Coordenadora: Valéria Aparecida Cardoso e 
 01 Supervisor: Ana Paula Cardoso.
Administrativo: 01 Secretária de administração: Doralice Stechhahn Lacchia.
Operacional: Na escola não existem inspetores de alunos, serventes, vigias ou zeladores. A equipe da limpeza é composta por 4 mulheres que são de empresa terceirizada, contratada pela prefeitura.
Corpo Docente: 8 professoras.
Corpo Discente: 204 alunos.
A filosofia da escola é construtivista, se dá através de projetos para a definição de sua identidade, valores, propostas educacionais e sociais, seu lema é: 
Construir e reconstruir a comunidade é função da escola e das famílias do entorno.
O CEMEB Papa João Paulo II está inserida na realidade de uma escola localizada em uma região de classe média baixa, alguns pais possuem renda satisfatória, porém a grande maioria passa por dificuldades financeiras. Com isso a maioria dos pais precisam da escola para deixar seus filhos enquanto trabalham, reconhecem a importância da escola, porem precisam da escola para que possam desempenhar suas atividades para o sustento da família, quando convocados participam, mas não por iniciativa própria.
O CEMEB Papa João Paulo II quer uma escola que seja consciente das dificuldades que existem no entorno, para tal visa promover ações sociais e campanhas educativas, realizando palestras, oficinas etc. Realizando ações preventivas e corretivas pontuais, convocações das famílias para ações sociais e socioambientais, como a questão do lixo, desperdício da água, energia elétrica, cuidados com a saúde e higiene corporal, entre outros assuntos pertinentes.
Dentro de cada projeto, a escola promove uma ação social que envolve a comunidade, buscando sempre formar cidadãos com direitos, mas também com deveres, querendo formar cidadãos autônomos e pensantes em si e no próximo.
As formas de ingresso no CEMEB Papa João Paulo II se dá através de cadastro no site da prefeitura ou feito direto na escola, onde a prefeitura distribui as crianças de acordo com o local onde reside, isto é, para a escola mais próxima da sua residência, então cada escola municipal de Itapevi atende seus bairros vizinhos.
A frequência dos alunos na escola é obrigatório, tendo em vista que no ano temos 200 dias letivos no mínimo, o aluno deve ter no máximo 50 ausências sem justificativas, caso o aluno tenha 51 faltas sem justificar sua ausência, o mesmo perde a vaga e é classificado como evasão escolar. As faltas justificadas são através de atestados ou mesmo aviso dos pais ou responsáveis, com isso, a ausência justificada é anotada no diário de classe e no caderno de intercorrências, não ficando ao aluno o risco de perder a sua vaga.
O processo de avaliação dos alunos se dá de forma contínua, gradativa e frequente, através da observação da professora, os alunos são estimulados na tentativa da escrita, conhecimento de letras e números, desenhos livres, consciência fonológica, atividades motoras e de artes, porém todas as atividades direcionadas estão sendo avaliadas e se tratando de educação infantil, a escola não possui recuperação, reforço ou classes de aceleração, pois a educação infantil visa o desenvolvimento social, cognitivo, motor e físico e afetivo das crianças, isto é, visa o desenvolvimento integral da criança e esta é a proposta desta escola, desenvolver o aluno integralmente.
O CEMEB João Paulo II não possui verbas financeiras por parte da prefeitura, a gestão financeira da escola é mínima e conta apenas com doações e com o dinheiro da festa junina, realizada pela escola e com auxílio dos pais dos alunos e da comunidade.
O papel do diretor é definir ações a serem realizadas no ano, estimular seus docentes, atenção efetiva nos alunos e sua frequência, coordenar e acompanhar a proposta pedagógica da escola, assegurar o cumprimento dos dias letivos e a frequência de toda equipe escolar, ser responsável pelo processo da elaboração e avaliação do plano escolar, zelar pela merenda escolar quanto ao controle, preparo e distribuição, zelar pelo bom andamento dos trabalhos da escola no geral e desenvolver um bom relacionamento com todos os segmentos envolvidos na escola para o sucesso do trabalho.
O programa de desenvolvimento do trabalho do diretor se faz com a gestão de pessoas, compromisso e parceria de todos, com o projeto pedagógico incentivando a participação e o desenvolvimento de equipes e lideranças, valorizando as pessoas e a formação continuada de seu desempenho.
Trabalhar e dirigir a educação infantil é garantir a concepção de educação infantil como a primeira etapa da educação básica e segundo a LDB 9394/96 a faixa etária de 0 a 3 anos como creche e de 4 a 6 anos como pré-escola, mantém para ambos, funções idênticas de cuidados e educação.
As condições de trabalho são algumas vezes impróprias ao desenvolvimento das propostas pedagógicas, seja na parte física, material, social econômica e até mesmo institucional, existem faltas de instrumentos de trabalho pedagógico como livros e materiais diversos, falta de estrutura física adequada, falta da brinquedoteca, que para esta faixa etária de educação infantil seria de grande valia.
A sala do diretor é pequena, mas aconchegante, assim como outros espaços da escola, porem o diretor não consegue receber pessoas em sua sala, devido ao tamanho, só cabem a mesa, a cadeira e um armário, as reuniões ou recepções são feitas na sala dos professores.
A proposta do diretor para uma escola democrática e que o espaço escolar seja um espaço crítico desde o início da vida escolar destas crianças, a escola precisa estar voltada para a transformação da prática social, para formar cidadãos, pois a educação é um ato político, ela não é neutra. A diretora propõe um clima favorável para tal, ela é aberta a diálogos com sua equipe escolar e com a comunidade, propõe um planejamento participativo, existe amizade, convivência, e afetividade na escola para com as crianças e professores e entre os membros da gestão escolar. 
O CEMEB Papa João Paulo II possui em sua estrutura e instalações:
06 salas de aulas
01 sala de professores
01 pátio descoberto
01 pátio coberto para merenda
01 recepção
01 sala administrativa
01 sala da diretora
Não existem ainda: Biblioteca, sala de TV e vídeo, sala de reuniões, sala ambiente ou pátio coberto para atividades físicas.
O CEMEB tem como objetivo geral desenvolver integralmente as crianças que por aqui passam, facilitando seu aprendizado e alfabetização no ensino fundamental. O objetivo específico é formar cidadãos de direitos e deveres, isso envolve os alunos ainda crianças, seus pais e responsáveis e a comunidade onde a escola está inserida.
Existem atividades extraclasses para os professores, são as HTPIs (individual) uma hora por dia e HTPCs (coletivo) duas horas por semana, toda segunda e terça-feira.
O tema da semana na qual participei foi: Relação através da linguagem entre a educadora e as crianças do grupo, abordado o trato do professor com o aluno, como que ele fala com seu aluno e o que isso gera para a criança, toda tratativa com o aluno gera uma resposta do mesmo para a aula proposta e para a sua vida pessoal.
As reuniões de pais e mestres são feitas após o conselho de classe, onde as professoras apresentam suas avaliações do desenvolvimento da criança naquela etapa, são feitas as reuniões de pais e mestres no final de cada bimestre. É uma reunião muito importante para saber sobre a criança e também para conhecer e participar do interior da escola é um momento de interação entre a família e a escola.
A organização da escola e secretaria é estabelecida com a direção, a coordenação, supervisão, secretária, professores e monitores.
A função da secretaria é de auxiliar a supervisão da gestão escolar, a diretora e coordenadora, realizar matrículas, organizar pastas de alunos, ajudar nos serviços gerais e rotinas administrativas, como folhas de pagamento, documentos diversos e relatórios, fazer o atendimento telefônicoe receptivo com quem chega à escola obtendo sempre a ajuda de uma monitora readaptada para a função administrativa.
Existem nesta escola monitores que auxiliam os professores com os alunos em sala de aula, os monitores que são próprios para o desenvolvimento infantil, são os únicos que trocam fraldas e fazem a parte da higiene, pois foram capacitados para isso e um monitor readaptado para trabalhar na secretaria, este monitor específico e readaptado está suspenso por atestado médico até então, de trabalhar direto em sala de aula com as crianças, por isso ajuda na rotina administrativa da secretaria.
Considerações finais.
A permanência no CEMEB Papa João Paulo II neste período de estágio supervisionado foi de grande valia em minha formação profissional.
Consegui acompanhar a rotina da gestão da escola, ler e questionar sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, conversar com a diretora, com a coordenadora, com professores sobre a rotina desta escola de educação infantil, eu pude perceber o grande compromisso que esta escola tem com as crianças e com a sociedade.
Para minha vida profissional, vou sempre lembrar o carinho com que fui recebida no CEMEB Papa João Paulo II, eu me senti incluída dentro daquela realidade escolar, não fiquei a parte em um único momento, com isso participei de HTPIs e HTPCs das professoras com a coordenação, participei do conselho de classe e reuniões da gestão escolar, tudo pra mim foi muito produtivo e de grande aprendizado.
Em uma escola democrática existe todo um cuidado em garantir que se cumpram os direitos dessas crianças, pois são cidadãos de direito como qualquer outra pessoa brasileira, e devem tê-lo preservado e garantido no ambiente escolar como em qualquer outro ambiente.
 Vou levar para minha carreira profissional a forma participativa da gestão do CEMEB Papa João Paulo II, o envolvimento e o comprometimento com as famílias e com a comunidade local. A forma que as coisas são geridas e definidas dentro da escola, com muito diálogo, reuniões e participação daqueles que fazem a escola e que fazem da escola um ambiente favorável às aprendizagens e favorável á democracia.

Continue navegando

Outros materiais