DISCURSIVA COMPOSTO MERCADOLÓGICO E ADM DE MARKETING
4 pág.

DISCURSIVA COMPOSTO MERCADOLÓGICO E ADM DE MARKETING


DisciplinaAdministração de Marketing e Composto Mercadologico206 materiais459 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/4 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
A família Pereira foi ao supermercado em um lindo sábado de sol. Ao chegar lá Joãozinho pede à mãe uma barra de chocolate ao leite. Sua mãe não consome açúcar, pois é diabética, mas cede ao desejo do filho e compra o chocolate. Chegando em casa, Joãozinho, todo feliz, se delicia com sua barra de chocolate. E é claro, comeu tudo sozinho, escondido da irmã!
http://2.bp.blogspot.com/-rjnOwcD0K80/UHrkg2lziNI/AAAAAAAAAiM/QUlmZfEot-c/s1600/cliente+7.jpg
Observa-se neste caso dois personagens distintos no processo de decisão de compra. No caso apresentado, qual o papel desempenhado por Joãozinho e qual papel desempenhado por sua mãe? Qual a importância para a empresa entender a diferença entre estes papeis?
Nota: 25.0
	Padrão de resposta
A mãe foi a compradora no processo, ou seja, a cliente.
Quem de fato foi o consumidor do chocolate foi o Joãozinho.
Há distinção nestes papeis e a importância disso se dá nas ações de marketing que a empresa terá que desempenhar para convencer o cliente a consumir o produto. Todas as questões relacionadas à comunicação da empresa serão distintas de acordo com o público alvo. Ou seja, a empresa deve falar a língua que o seu público consumidor entenda, as propagandas devem ser veiculadas em canais que estas crianças tenham acesso, em horários que elas assistam. 
Resposta: Custo direto: Aqueles que são diretamente incorporados ao produto. Ex: matéria prima Custo indireto: Aqueles que a organização incorre para estar no negócio. Ex: Aluguel
Questão 2/4 - Composto Mercadológico
Analise a tirinha a seguir, de Igor Chiesse.
Fonte: CHIESE, I. https://i.pinimg.com/originals/42/95/05/429505a899a602c804e89342f5762396.png Acesso em 13/01/2019
Com base na charge analisada, disserte por que antigamente as empresas ofertavam seus produtos sem levar em consideração as especificidades dos clientes (diferentes regiões, faixas etárias, estilo de vida, gênero)?
Nota: 25.0
	Com base na charge analisada, disserte por que antigamente as empresas ofertavam seus produtos sem levar em consideração as especificidades dos clientes (diferentes regiões, faixas etárias, estilo de vida, gênero)?
Resposta: Antigamente as empresas não levavam em consideração as especificidades dos clientes, devido a falta da tecnologia, pois hoje em dia compramos produtos sem nem sair de casa, antigamente as pessoas que iam até as lojas, hoje em dia as lojas ''vão até você'' através da tecnologia existente.
Questão 3/4 - Administração de Marketing
Quando uma empresa decide por segmentar seu mercado, ela o faz por ter consciência que assim pode atender de melhor forma o seu cliente e adequar a sua realidade a demanda de mercado, tornar eficiente sua distribuição e utilizar da melhor forma o conhecimento sobre os papéis de decisão de compra. Dessa forma, a empresa faz uma análise de como irá abordar o mercado, levando em conta as variáveis de segmentação de mercado, dentre elas a geográfica e a demográfica
Faça um texto discriminando, sucintamente, as variáveis geográficas e demográficas
Nota: 20.0
	De modo geral, espera-se que o aluno consiga ter o conhecimento das variáveis de segmentação. Desta forma, espera-se que os itens abaixo, constem na resposta.
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA: É a segmentação que divide o mercado em unidades geográficas como base do esforço diferenciado. É a forma mais básica e mais e mais simples de segmentação. Podemos dizer que naturalmente as empresas sempre segmentaram geograficamente seus mercados, quando diferenciam as diversas regiões onde operar e escolhem aquelas onde podem obter melhores frutos. Além disso, muitas vezes o próprio produto requer uma segmentação geográfica, dependendo de clima e hábitos de cada região.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA: É a segmentação baseada na diferenciação segundo variáveis como idade, sexo, faixa etária, etnia, estado civil, estágio do ciclo de vida, entre outras. São variáveis fáceis de reconhecer e muito utilizadas. Muitos produtos adaptam-se a este tipo de segmentação. Os segmentos podem ter tamanhos bastante diferenciados, e é simples obter-se o potencial de lucratividade de cada segmento.
Resposta: Segmentação Geográfica: É a segmentação que divide o mercado em unidades geográficas. Segmentação Demográfica: É a segmentação com base na diferenciação, por exemplo: sexo, idade, faixa etária.
Questão 4/4 - Administração de Marketing
Em pleno século XXI é impensável que ainda existam organizações alheias ao poder do marketing, e os valiosos resultados que esta magnífica ferramenta gerencial pode trazer. Uma organização, que queira perpetuar-se no mercado em que atua, além de ter toda atenção para o marketing, conquistando resultados qualitativos (satisfação de seus clientes) e consequentemente financeiros, não pode se dar ao luxo de menosprezar o que o marketing pode gerar de valor para ela. O mercado brasileiro vem se tornando cada vez mais competitivo, diante de inúmeros empreendimentos nacionais ou internacionais, extremamente preparados para seus propósitos. Diante da atual conjuntura, é necessário entender como participar deste cenário de hipercompetitividade e destacar-se frente aos demais.
 
CRUZ, P. T. O poder e a importância do Marketing nas Organizações. Linkedin Pulse, 2015. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/o-poder-e-import%C3%A2ncia-do-marketing-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es-thom%C3%A9-da-cruz>.
 
 
O Marketing vem ganhando, cada vez mais, destaque dentro das organizações, nesse sentido, cite e descreva os três níveis de atividades de marketing que as empresas praticam.
Nota: 20.0
	Na prática encontram-se organizações estruturadas em três níveis de atividades de marketing:
Operacional: relativo a ações operacionais do marketing, normalmente constituído por um departamento que executa atividades referentes à produção de materiais de vendas, promoções, e campanhas publicitárias. Não elabora estudos ou planos de mercado apenas executa. Tático: envolve-se com os negócios da empresa, com as decisões comerciais, com as políticas de venda e pós-venda e com o estabelecimento de preços, canais de distribuição e parcerias. Está efetivamente ligado às vendas, embora seja mais do que venda. Estratégico: estuda o mercado e propõe as linhas de ação que podem garantir a continuidade do negócio. Isso se realiza por meio da definição de táticas, da operacionalização das propostas e processos, do monitoramento da evolução do mercado e da elaboração de planos mais amplos que envolvem a organização como um todo. É a gestão de marketing (Capítulo 01, 31-32).
Resposta: Os três níveis de atividades de marketing que as empresas praticam são: Operacional: Relacionada as ações operacionais do marketing. Tático: Envolve-se com os negócios da empresa Estratégico: Estuda o mercado e propõem linhas de ação.