Buscar

pim_8_gestao_financeira-09_06_2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

pim 8 gestao financeira
 de LuanaDonato0Gmai | trabalhosfeitos.com
 UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
PIM VIII
RIO CLARO – SP
2013
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
 Projeto Integrado Multidisciplinar VIII 
 Gestão Financeira
 Guilherme Henrique Santana de Paula
 RA: 1231351
 4º Semestre
Orientador: Fábio Santos
Rio Claro - SP
2013
Relatório PIM VIII 
CST: Gestão Financeira
Nome da Empresa:
De Paula Refrigeradores Portáteis
Orientador Fábio Santos
OBSERVAÇÃO 
A ferramenta jogos empresariais tem como objetivo avaliar a visão estratégica do aluno. O resultado não será avaliado por lucro ou prejuízo, mas sim pela visão que o aluno teve sobre a atividade, enxergando 
Os erros e percebendo alternativas para estes. 
O relatório pode ser feito individualmente, em dupla ou em grupo. Vocês têm a liberdade de escolher se ele será redigido pelo grupo ou por parte do grupo. Essa possibilidade permite filtrar alunos que nãoparticiparam do jogo. 
A nota do aluno será uma média entre resultado do jogo e visão, no relatório, sobre a aprendizagem no processo.
RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIM VIII
I) Fazer o relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial. 
Tais pontos devem conter:
a) Análise do negócio
O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender o processo de controle de custos sem perder qualidade, sem abrir mão de ser competitivo. Em um ambiente onde os custos são influenciados pelas estratégias de segmentação, pelo posicionamento e pela devida alocação de recursos, o planejamento financeiro é fundamental. Descreva como foi o planejamento 
Orçamentário feito pelo grupo na aplicação dos R$ 2.500,00. Aponte como foram investidos, como foram planejados os gastos e o que foi feito com as sobras de caixa.
No caso da empresa De Paula Refrigeradores Portáteis. foi feito um planejamento orçamentário, no qual foi proposto antes mesmo da implantação da empresa, o valor a ser gasto em qual período seria gasto, o retorno esperado e a margem de lucro desejado. Este cronograma financeiro foi feito minuciosamente da seguinte forma:
De acordo com a proposta da empresa. A méta foi sempre alcançar a capacidade máxima de produção, por isso ficaria difícil alcançar se não nos propuséssemos ausar recursos de terceiros. Buscando ajudar a sociedade podendo gerar o maximo de empregos possíveis e atender a necessidade de empresa. No primeiro momento, o dinheiro foi aplicado em fundos no Banco, mas com o grande investimento na própria empresa, nos outros períodos não foi possível fazer o mesmo investimento, todos os recursos foram voltados para empresa.
 Os gastos foram planejados com muita cautela. Aumentando de gradativamente até a fabrica chegar à capacidade total da produção, focando mais no faturamento do que mesmo nas margens de lucro não esquecendo da qualidade e propagandas que foram feitos gastos esporádicos a cada período fazendo assim que a empresa vende-se todo o estoque de produto acabado.
 No meu ponto de Vista a empresa chegou onde foi proposto no cronograma inicial, com dificuldades e tempestivas mudanças que eram trazidas pelo jogo.
b) Faça uma análise dos índices de liquidez da empresa, emita relatório com parecer. 
Tome como base o período “1” e o período “8”. Considere a liquidez imediata, a corrente e a seca. 
Considerando que no período 01 não existiam muitos gastos, a não serem com as instalações, os índices de liquidez são ótimos trazendo para empresa uma liquidez total e uma sobra do capital investido muito grande ainda.
Ademais, considerando-se os resultados obtidos ao final do 8º período no Fluxo de Caixa e no DRE, e, de acordo com as considerações acima,entendemos que o negócio fora parcialmente lucrativo, com possibilidades de crescimento caso houvesse recursos para melhor analisarmos o mercado fornecedor e consumidor. Não nos foi fornecido, por exemplo, informações a cerca das características climáticas de cada região, o que certamente influenciaria na escolha do local de instalação da planta da empresa.
II) Justifique sua estratégia de liderança
a) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, aumenta-se o número de decisões. Por que escolheram determinada região como prioridade? 
Justifique a sua resposta.
A decisão de escolher determinada região foi mais do que uma decisão estratégica, foi uma decisão humanitária. Se a região era a mais populosa e mais pobre, poderíamos ajudar gerando mais empregos e contribuindo com o meio ambiente, tendo em vista das outras teríamos menos gastos com qualidade, uma vez que o foco de vendas era para uma população pouco exigente.
 O foco da empresa foi mesmo antes do retorno, um grande faturamento, fomos à empresa que mais gerou emprego, que mais produziu e a que mais vendeu.
 De acordo com o jogo, mais importante do que ser a empresa mais bem sucedida é saber compreender o porquê dos nossos resultados, usei uma estratégia errônea para quem gostaria de se manter no topo com lucros exorbitantes e o sucesso profissional, mas meu objetivo sempre foi claro e consistente. Busquei desde o inicio que afabrica alcançasse a maior produção possível.
 Penso que fomos felizes em optar pela região 3, que era a que mais entrava no perfil da nossa finalidade de vendas. Sempre foram focadas as entregas, as propagandas, e os vendedores nesta região, penso que ao acompanhar as decisões tomadas fica explicito a vontade da empresa em vender e ajudar a região.
b) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, a adequação destes às necessidades e desejos dos clientes (pesquisa de desenvolvimento), a formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento, segmentação) e a administração do ciclo de vida do produto. Justifique a política de P&D que a empresa desenvolveu para atender às necessidades de cada região. Caso não tenha utilizada, justifique porque a empresa não escolheu como estratégia investir em P&D.
De acordo com as regras do jogo, deu a entender que era de suma importância que investíssemos em P&D, porém o que diferenciava era para qual região e empresa esperava vender mais, na região 1, percebe-se que como o publico alvo é um publico diferenciado, penso que não se incomodariam em pagar mais por um produto com uma qualidade diferenciada, na região 2 com um pouco menos de exigência, buscariam a oferecer um produto mediano de qualidade média, na região 3, a mais populosa e com menos poder aquisitivo, não se incomodariam em comprar umproduto mais em conta com uma qualidade inferior.
No Cronograma da empresa, sempre foram feitos investimentos esporádicos para o desenvolvimento de qualidade do produto, o foco sempre foi vender na região com menos poder de compra, por isso entraríamos no mercado com um preço diferenciado, esperando menos retorno, por isso investindo pouco na qualidade do produto, ainda assim o produto se encontra nas atuais circunstancias na qualidade de nível 02, que comparado
com os outros fornecedores é uma qualidade mediana, ou até mesmo acima da média para o publico alvo de vendas. Optamos então por investir em qualidade para atender outras regiões se algum período ocorresse uma crise na região do publico alvo.
c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação específica. 
O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade. Por exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja: se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. 
Descreva o cálculo que a empresa desenvolveu para precificar os produtos acabados nas três regiões. Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período).
Os preços foram aumentando gradativamente, de acordo com acapacidade de produção da empresa, a empresa não teve dificuldades com as vendas, os produtos acabados e colocados na prateleira via de regra eram vendidos antes do final do período. Com o sucesso das vendas os preços subiam relativamente a cada período, subindo também a comissão dos vendedores, e os gastos com propagandas, tentando seguir apenas algumas regras básicas, como vender com qualidade, com preço que fazia jus a cada região, buscando nunca passar da um limite proposto para que não houvesse uma rejeição de uma determinada região.
d) Faça uma análise horizontal da DRE da empresa, considere os dois últimos períodos. Emita parecer dos itens mais importantes, tais como: receita bruta de vendas; lucro/prejuízo bruto; armazenagem e transporte.
No nosso caso a Analise SWOT foi de suma importância nas tomadas de decisões da empresa. No decorrer do jogo foram ficando cada vez mais explicitas as forças, as fraquezas, oportunidades e as ameaças da empresa.
Forças
- Preço atraente no mercado.
- Poder de barganha como maior comprador de matéria prima.
- Fácil acesso a logística com foco para vendas na região instalada.
- Potencial e qualidade para atender clientes de qualquer região.
- Maior investidor em pessoal e marketing,
Fraquezas 
- Fornecedor oferece pouco poder de venda podendo às vezes furar o estoque.
- Ter foco em mais faturamento do que lucros, correndo maiores riscos.
- Ter poucofeeling de mercado.
Oportunidades
- Aumentar a notoriedade de empresa através do marketing
- Procurar maiores tendências e necessidade de cada região e período.
- Ser a única fabrica com produção na capacidade total de produtos.
- Perceber as necessidades de cada cliente de acordo com a região estabelecida.
Ameaças
- Nicho de Mercado com muita concorrência.
- Preço da concorrência muitas vezes menor.
- Fornecedor oferece pouca matéria prima e rateia com freqüência as compras.
Com freqüências eram comprados relatórios comparativos para tomada de decisões de determinada região ou de todas no geral, podendo assim atender com excelência os clientes suprindo todos os pedidos em praticamente todos os períodos, com o numero certo de vendedores e funcionares na produção.
III) Tomar uma decisão sempre requer seguir mais de um caminho. Neste caso, foi necessário decidir o tamanho da empresa, a localização, a política de compras dentro dos prazos estipulados, escolherem as estratégias (mercado que vai liderar), o público-alvo, o preço de venda por região, a quantidade de funcionários para a indústria e vendedores por região, a P&D, entre outras. Todas as decisões precisavam de ajustes, de acordo com as ocorrências do cenário informadas no periódico 
SDNews. 
a) Sendo assim, quais foram as decisões equivocadas que o grupo realizou em cada período? 
Justifique a sua resposta.
Em cada períodoacredito que foram tomadas inúmeras decisões, algumas certas, algumas erradas, difícil enumerar cada uma delas, em cada período disposto, porem penso que a decisão mais equivocada que foi tomada foi logo no inicio do jogo, onde ao ler o manual pensei que uma das metas era chegar na produção máxima que o jogo permitia, que isso também contaria pontos no final dos períodos, mais depois foi visto que as decisões certas eram aquelas que gerassem um percentual maior de lucro possível. As decisões equivocadas tomadas posteriormente como contratação de uma elevada equipe de vendas e de funcionários para produção foram levadas por esta, mais que também não deixaram de ter sido equivocadas, outras decisões equivocadas também foram tomadas mais a que mais se destaca são essas.
b) Foi necessário mudar o planejamento e as estratégias? Justifique a sua resposta.
O Planejamento foi mudado algumas vezes, no maximo 3, uma vez que pela compexibilidade do jogo, não nos deixa claro algumas coisas como, produção e estoque, no começo fica meio vago algumas coisas, pela inexperiência no jogo às vezes era colocado alguma decisão no inicio que seria imprescindível mudar a cada período. Também existiam mudanças de estratégias com freqüências, uma vez que uma vez o jogo nos trazia um desafio novo a ser contornado, como falta de rodovias prejudicando a mobilidade de logística ou ate mesmo a falta de matéria prima do principal fornecedor.Penso que com essas barreiras imprevisíveis e impossíveis um jogador não mudar nenhuma vez se quer o planejamento e a estratégia inicial.
Cada período deve ter seu planejamento e sua estratégia, no começo do jogo seriam apenas algumas suposições.
Esse modelo de jogos empresariais tem como objetivos: inserir o aluno em um cenário real, inserir o aluno em decisões em grupo, ter interação, fazer análise de mercado, traçar estratégias de ação 
Etc. Sendo assim, faça um comentário geral sobre sua aprendizagem empresarial no jogo.
Penso que o jogo foi uma forma interessante de avaliar um aluno, mais seria imprescindível levar em consideração que e um jogo muito complexo, e que demora um pouco para se familiarizar com ele. Alem do mais nada ocorre como o esperado, como na vida real a imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento.
A aprendizagem sem duvidas não deixou de existir, e uma desenvoltura para se administrar uma empresa foi crucial no decorrer do jogo, foram feitas muitas metas e estratégias de mercado, geralmente na realidade não são tantas estratégias levadas em conta ao constituir uma empresa, que agora tenho a consciência que deveriam ser levadas muitas delas em consideração. 
Agradeço a Unip por ter dado a oportunidade de estabelecer contato com o jogo, foi uma experiência muito relevante. Gostei muito, é como um jogo de Xadrez deve ser pensado nas decisões a ser tomadas e as suas conseqüências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando