Buscar

Comportamento, Clima e Cultura Organizacional Objetiva Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Comportamento, Clima e Cultura Organizacional (RHU19)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:454809) ( peso.:3,00)
	
	Prova:
	12469047
	
	
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	Os testes de personalidade são utilizados por muitas organizações para auxiliar na análise do perfil dos candidatos, auxiliando na escolha daquele que melhor se adapte ao tipo de trabalho que a vaga oferece. Um exemplo de teste de personalidade é o Big Five, no qual os avaliados são classificados em cinco dimensões da personalidade. Sobre esse teste, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Extroversão.
II- Afabilidade (simpatia).
III- Senso de responsabilidade.
IV- Interesse.
(    ) Imaginativo, criativo e aberto
(    ) Sociável, decidido e falante.
(    ) Cordial, tolerante e confiante.
(    ) Íntegro, organizado e perseverante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	IV - I - III - II.
	2.
	Nas organizações, de um modo geral, são encontrados dois tipos de grupos. Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela, desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. No que se refere aos grupos informais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O líder do grupo informal é designado pela organização.
	 b)
	Os grupos informais podem ser manipulados para um benefício pessoal, atraindo negativamente a organização.
	 c)
	Os grupos informais são prejudiciais à empresa, pois não possuem o propósito com a organização.
	 d)
	Os grupos informais têm como objetivo a satisfação das necessidades idênticas de seus integrantes ou necessidades totalmente diferentes.
	3.
	Ter inteligência emocional faz parte das competências comportamentais. Ser inteligente emocionalmente é saber administrar o que se sente, de forma que nossas emoções não dificultem nossos relacionamentos. Essa competência vem tornando-se mais importante nas organizações, principalmente em cargos de lideranças. Sobre o desenvolvimento da inteligência emocional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional.
(    ) Deve-se aprender a lidar com fracasso e decepções de forma positiva.
(    ) A repreensão de emoções é um forma de praticar a da inteligência emocional.
(    ) Não deixe que os seus sentimentos te dominem, controle-os.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Fazer parte de um grupo, seja ele formal ou informal, é importante para todo e qualquer indivíduo, pois faz com que se sinta aceito e importante para a sociedade. Toda pessoa que é integrante de um grupo tem um papel dentro dele. Ao longo da nossa vida, tanto pessoal como profissional, assumimos diversos papéis. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As pessoas não conseguem desempenhar múltiplos papéis de forma eficaz.
(    ) As pessoas têm capacidade para mudar de papéis a partir de estímulos a seu redor.
(    ) As pessoas experimentam conflitos de papéis quando o cumprimento da exigência de um determinado papel é incompatível com outro.
(    ) Conhecer os diversos papéis que as pessoas exercem não é relevante para prever como será seu comportamento na vida organizacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A proposta de um questionário é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, assim como identificar suas necessidades, satisfações e insatisfações, buscando tornar a organização um melhor lugar para se trabalhar. Para isso, devem seguir algumas orientações. Sobre essas orientações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Responda o questionário sendo o mais verdadeiro possível.
(    ) A participação em uma pesquisa não é voluntária, ou seja, todos são obrigados a participarem.
(    ) Considerando a importância do sigilo, você não deve registrar seu nome em nenhuma folha da pesquisa.
(    ) Use o campo de comentário somente se realmente for necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Na década de 1960, David McClelland apresentou uma teoria para explicar as motivações do comportamento humano. Essa teoria é um modelo motivacional que pode ser utilizado para compreender como essas necessidades interferem nas ações das pessoas no ambiente organizacional. Sobre esta teoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A necessidade de realização reflete a vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio. 
(    ) A necessidade de afiliação refere-se ao desejo de estabelecer relações pessoais próximas.
(    ) A necessidade de poder consiste na vontade de controlar, influenciar e ser responsável pelas outras pessoas.
(    ) A necessidade de status reflete a necessidade de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	As pessoas podem estar diante de um mesmo fato e interpretá-lo de formas distintas, ou seja, as pessoas têm percepções diferentes do que acontecem em sua vida. De acordo com Soto (2011, p. 65), "a percepção se refere ao processo ativo de perceber a realidade e organizá-la em interpretações ou visões sensatas". Sobre os fatores que influenciam a percepção, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
	 a)
	A pessoa em si, o alvo e a situação.
	 b)
	A habilidade quantitativa, a capacidade de raciocínio e a visualização espacial.
	 c)
	As aptidões físicas, as aptidões cognitivas e os traços de personalidade.
	 d)
	A atitude, as experiências e as expectativas.
	8.
	No Google, pesquisas de clima organizacional são assunto levado a sério e são realizadas periodicamente com os funcionários. As pesquisas resultam em ações efetivas de melhora do clima. A partir delas, há o desdobramento de uma série de iniciativas que vão ao encontro desse objetivo: aprimoramento de gestores, do ambiente de trabalho, de processos, de iniciativas de bem-estar e desenvolvimento de carreira etc. Sobre a pesquisa de clima, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se separar as perguntas por temas em blocos, isso facilita ao respondente a assimilação do assunto abordado naquele momento.
II- A maioria das perguntas devem ser de múltipla escolha, mas deve-se abrir uma pesquisa para que o colaborador possa inserir comentários.
III- Perguntas com alternativas "sim" ou "não" são suficientes para obter uma análise aprofundada do clima dentro da empresa.
IV- A pesquisa deve ser sempre realizada por meio de fomulários on-lines, pois é a única forma de realmente garantir o anonimato de quem respondeu a pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <https://exame.abril.com.br/carreira/o-que-google-itau-e-o-governo-tem-em-comum-sao-empregadores-dos-sonhos/>. Acesso em: 24 out. 2018.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Existe um tipo de personalidade que corresponde a ser mestre da manipulação.
Pessoas com este tipo de personalidade têm desejo excessivo de vencer e grande poder de persuasão. Para Gable e Dangelo (1994), indivíduos com essa personalidade são capazes de sacrificar a ética, segundo seus interesses. Sobre a denominação de pessoas com essa personalidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GABLE, M.; DANGELO, F. Locus of control, machiavellianism, and managerial job performance. The Journal of Psychology, 1994, v. 128, p. 599-608.
	 a)
	Pragmáticos.
	 b)
	Maquiavélicas.
	 c)
	Narcisistas.
	 d)
	Racionais.
	10.
	Uma cultura organizacional surge, geralmente, com um fundador ou um líder que implanta ideias conforme sua visão particular. Desta forma, quando estas obtêm sucesso comercial, ela se institucionaliza e passa a ser a cultura adotada pela empresa. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As crenças são percepções em que a empresa passa a acreditar e a valorizar, com clientes e fornecedores.
II- Uma empresa possui uma cultura fraca quando todos os valores são intensamente assumidos e compartilhados pelos membros da organização. 
III- A cultura geralmente é forte, porque seus colaboradores não estão comprometidos ou não a assumiram; sendo assim, fica fácil mudá-la.
IV- Seja qual for a cultura organizacional presente na empresa, é preciso que haja ética gerencial, que é moldada pelos valores pessoais das lideranças da empresa. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	11.
	(ENADE, 2015) Uma empresa de porte médio, com 20 anos de atuação, fabricante de produtos de prestígio em seu segmento de mercado, passa por graves problemas financeiros, oriundos de gestões mal-sucedidas, principalmente no tocante à qualidade e à produtividade de sua área industrial. Um dos problemas que geraram essa crise foi o conflito entre o gestor da unidade de produção e o da unidade de manutenção fabril. As divergências entre os dois foram tantas que uma unidade atrapalhava as atividades da outra. O diretor-geral da fábrica identificou que se tratava de conflito de relacionamento e resolveu, então, atuar como mediador do conflito, visto que estavam em jogo os resultados da empresa. Preocupou-se principalmente com as pessoas envolvidas e a produção de resultados. Analisou, então, cada estilo de abordagem de conflito antes de conduzir a reunião com os dois gestores.
Considerando a situação descrita, que estilo de gestão de conflito deverá ser adotado pelo diretor- geral, para reduzir os efeitos negativos do conflito de relacionamento e atender aos objetivos da empresa?
	 a)
	Estilo colaboração, valorizando tanto os resultados quanto os relacionamentos e, assim, evidenciando os interesses em comum.
	 b)
	Estilo competição, compatível com a imposição de uma solução ou decisão em curto prazo, tendo em vista o caráter emergencial da situação e a legitimidade do diretor.
	 c)
	Estilo concessão, cedendo aos interesses de cada uma das partes, para se obter resultado satisfatório.
	 d)
	Estilo acomodação, optando por perder em resultado para manter ou ganhar em relacionamento, considerando este aspecto mais importante.
	12.
	(ENADE, 2012) O papel da cultura organizacional na influência do comportamento dos empregados parece ganhar uma importância cada vez maior no ambiente de trabalho. À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, achataram a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, e os valores compartilhados, decorrentes de uma cultura organizacional forte, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção. Considerando a existência de uma relação direta entre cultura e comportamento organizacional, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é positiva para os empregados, pois ela indica como as coisas devem ser feitas e o que é importante, isto é, contribui para a formação do comportamento organizacional.
II- As empresas desenvolvem um conjunto básico de premissas, convicções e regras que dirigem o comportamento organizacional.
III- O sincronismo da cultura organizacional com o comportamento organizacional resulta em clima favorável à efetivação dos objetivos da organização e dos próprios empregados.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	III, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais