Buscar

Painel Ensino F Parte 1 (1) Nota 10

Prévia do material em texto

PROJETO:ENSINAR E APRENDER, O CÉU É OLIMITE!!!
CRISTIANE STEFAN PEREIRA PERPETUO RA: 1737749JOSEFA TEIXEIRA DE LIMA FERREIRA RA: 1732926VIVIANE SOARES DAMACENA DODPOKA RA: 1744038
POLO SÃO MATEUS- SP 2018
TEMA: A ESCOLA INCLUSIVA NO SÉCULO XXI
Situação-problema:O atendimento a pessoas deficientes (crianças e/ou adolescentes)no ambiente escolar e a falta de conhecimento sobre as deficiências.Justificativa:Desenvolver a oportunidade para que todos possam vivenciarmomentos semelhantes aos que alunos deficientes passam naescola. Mostrar que as limitações existem, e que tem formas de lidarcom essas limitações, para não tratar ninguém com diferença e comisso possam torná-la seres humanos mais sensíveis, solidários ecidadãos perante a sociedade, valorizando e respeitando a diferençado outro.
Público-alvo: Alunos do 4ºAno de uma escola da redemunicipal da cidade de São Paulo de ensino fundamental, e todacomunidade escolar (funcionários, equipe docente, equipe gestora efamílias).Objetivos Geral: Favorecer aos alunos e toda comunidadeescolar conhecimento e compreensão sobre a diversidade,pluralidade e as diferenças de cada um.Objetivos Específicos:• Conhecer os principais tipos de deficiência, perceber as diferençaspessoais entre as pessoas.• Aprender com a deficiência do outro superar as barreirasexistentes e compreender a educação especial dentro da escolaregular.• Familiarizar a todos da comunidade escolar, sobretudo os alunosque apresentam necessidades educacionais especiais.
Percurso Metodológico:
1. Roda de conversa: através de diálogos, identificar o conhecimento préviodos educandos sobre o que é deficiência.2.Formação do Grupo: a classe será dividida em subgrupos de até 5participantes, que terão que realizar pesquisas sobre o assunto fazendo uso delivros e sites na internet;3.Apresentação: leitura das pesquisas realizadas;
4. Momento deleite: leitura de história em quadrinhos da Turma da Mônica:“Saiba Mais com a Turma da Mônica, sobre a Inclusão Social” e “Turma daMônica Viva as Diferenças”;
5. Atividades: elaboração de cartaz a partir das pesquisas realizadas paraexposição;6. Mostra Cultural: apresentação do painel com cartazes, dinâmicas em grupocom toda comunidade escolar para adaptação à realidade da escola.
Recursos: Será utilizado como recurso midiático o aparelho de som portátil,CDS, DVD, Retroprojetor, sala de multimídia, pátio da escola e cadeira de rodas.Repertorio de músicas com roda em libras. Brincadeiras, pinturas commateriais de fácil aquisição tais como: Folha de sulfite, papel cartão, Eva, colae lápis de cor, tinta guache, pincel fino e grosso, fita crepe, imagens, frutas,perfumes, tela para pintura, areia, folhagens, corda, bola, grãos diversos comoarroz, feijão, milho de pipoca, amendoim, entre outros.Cronograma:
O Projeto será realizado em 4 semanas, 45 min. Hora/Aula por dia.1ª semana: Roda de conversa e Pesquisa;2ª semana: Apresentação das pesquisas realizadas, junto com os alunos edocentes;3ª semana: Momento deleite: leitura de história em quadrinhos da Turma daMônica;4ªsemana: Preparação e Confecção da Mostra cultural, (Painel com cartazes daspesquisas realizadas, preparação do pátio da escola) E por último realização daMostra Cultural para toda a comunidade escolar
Produto final:Será realizada uma Mostra Cultural em um dia com toda comunidade escolar,onde haverá dinâmicas em grupo: Chute ao gol com uma perna só;Andar de cadeiras de roda sobre a escola;Testar os sentidos: Olfato, Tato, Paladar e Pular corda com os olhos vendados;Escrever com os pés, realizar pintura com a boca sem usar os braços;Entre outras atividades artísticas como a exploração do uso de tinta em altorelevo. Apresentação do painel realizado pelos alunos.
Avaliação:
Será avaliada a interação do grupo com as atividades propostas, a todomomento bem como o envolvimento o interesse de cada aluno considerando aaprendizagem, além da compreensão das atividades desenvolvidas durante oprojeto, podendo ser estendido para futuras ações pedagógicas.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Ainclusão escolar de alunos com necessidades educacionaisespeciais– DEFICIÊNCIA FÍSICA. Brasília – DF:2006.BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para aeducação especial na educação básica/ Secretaria da EducaçãoEspecial – MEC; SEESP, 2001. 79 p.BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobrenecessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1996.

Mais conteúdos dessa disciplina