Buscar

Atividade 1 de Estimulação de bebês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2019/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Santo Antônio da Patrulha
Acadêmico: Analice Oliveira Lorensi RGM: 053.17597
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1)Qual é influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (valor:2,0)
Os primeiros contatos afetivos da criança vão influenciar seu processo de aprendizagem, pois com base em informações retiradas do vídeo acima, ao nascer, o ser humano começa a ter suas primeiras relações com o mundo externo e o cérebro se prepara pra criar e ativar diversos tipos de conexões que ficarão permanentemente ou temporariamente ativas. Uma das mais importantes conexões do cérebro é a afetividade, qualquer falha que ocorra durante uma situação que envolva algum processo afetivo poderá comprometer todo o desenvolvimento dessa área no cérebro da criança, gerando assim, um certo tipo de bloqueio, por isso, está quando em desenvolvimento precisa ganhar bases solidas para que sinta-se confortável, segura e confiante para desenvolver-se. Uma criança que não tenha um desenvolvimento afetivo sadio, ou que foi negligenciada, não recebendo o afeto que precisava por parte de uma figura em especial, pode ter bloqueios quando chegar no nível de aprendizagem escolar e até mesmo apresentar problemas cognitivos e dificuldade para se relacionar com os demais, sentindo-se inibida para falar e demostrar sentimentos.
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (valor:2,0)
É de extrema importância que o bebê tenha alguém que seja o provedor do Apego seguro, já que este tipo de condição fará com que ele tenha um bom desenvolvimento das suas áreas emocionais e preserve as novas conexões que se formam no cérebro durante esta fase. Se faz necessário, que o bebê tenha uma figura de apego, sendo que está terá a responsabilidade de fornecer um ambiente seguro e ser uma fonte de proteção para que o bebê se desenvolva de uma forma saudável, sem interrupções. Através do vídeo acima, ficou claro que uma criança que passa por situações de negligência demasiadamente nos primeiros anos de vida e que passe por estados de stress prolongado, não tendo uma figura que a acalme e alivie esse sentimento, pode perder diversas conexões importantes do seu cérebro, o problema se agrava pois a ativação de respostas ao stress consecutivas fazem com que os sistemas em desenvolvimento sobrecarreguem, essa grande sobrecarga, afetará a área do raciocínio e da aprendizagem do bebê, fazendo com que algumas conexões destas áreas sejam mais fracas, dificilmente esses danos serão revertidos, e é bem provável que acompanhem a criança por toda a vida.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (valor:3,0)
A estimulação precoce é considerada uma ciência, que tem por objetivo anular qualquer patologia que a criança tenha ou possa desenvolver. Essa ciência se aplica a um grupo específico, que seriam crianças de 0 a 3 anos de idade, pois é nesta fase que uma boa parte do cérebro se forma, por isso a estimulação ocorre neste período. Nesta fase, dos 0 aos 3 anos de idade, as crianças tendem a aprender tudo com maior facilidade, do que em qualquer outra fase da vida, pois como já citado o cérebro está em formação, portanto, uma criança que apresente um retardo no seu desenvolvimento ou que possua alguma deficiência, poderá acelerar seu processo de desenvolvimento através da estimulação precoce, sendo que portadores de algumas síndromes tendem a ter um desenvolvimento mais lento do que o habitual. A estimulação precoce não envolve apenas a área motora, mas engloba o desenvolvimento total da criança. Tudo isso é possível, pois através de análises realizadas, pode-se observar que até os dezoito primeiros meses de vida, acontece uma “migração neuronal”, ou seja, antigos neurônios são substituídos por novos, por isso uma criança que tenha algum tipo de deficiência, pode muito bem, atingir um nível de inteligência maior do que o esperado.
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (valor:3,0)
	Nome da atividade
	Os cinco sentidos
	Objetivo da atividade 
	 Desenvolver e estimular os sentidos
	Enfoque de estimulação
	Estimulação multissensorial 
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	Ao trabalhar os sentidos, as crianças serão estimuladas de todas as formas, esse estímulo fará com que várias áreas do cérebro sejam ativadas, elas irão desenvolver melhor suas habilidades visuais, auditivas, táteis e sensoriai.
	Desenvolvimento da atividade
	A professora irá apresentar aos alunos uma enorme caixa colorida, dentro dela haverá diversos objetos, das mais variadas cores, formas, tamanhos, cheiros e etc. As crianças serão vendadas de uma a uma e irão retirar um dos objetos da caixa, e com os olhos ainda vendados terão de adivinhar o que tem na mão, os demais colegas poderão dar pequenas pistas, dizendo características do objeto. O aluno vendado poderá cheirar, tatear, balançar, mas não poderá utilizar a visão. Terá algumas chances para acertar, se o mesmo acertar dirá como reconheceu o objeto.

Continue navegando