Buscar

Gestão de Negócios na Internet prova online ESAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Negócios na Internet 
Questão 1 :
De acordo com o que estudamos na unidade 20, assinale a alternativa que apresenta corretamente os tipos de informações que uma gestão do conhecimento eficaz deve ser capaz de levantar para garantir lucratividade às organizações.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: A sondagem da concorrência, bem como a análise das variáveis internas e externas à organização são informações que a gestão do conhecimento deve se preocupar em averiguar para garantir a lucratividade.
	A
	
	Sondagem da concorrência e análise das variáveis internas e externas.
	B
	
	Tendências de varejo e sistema de cotas para colaboradores.
	C
	
	Sondagem interna, externa e análise perimetral.
	D
	
	Sucessão interna familiar e sondagem de mercado.
Questão 2 :
Quais das questões a seguir são recomendadas para se responder antes de abrir um negócio virtual?
 
I.Qual o negócio que representa a melhor oportunidade?
II.Quem é o cliente-alvo escolhido para o negócio?
III.Quais os diversos segmentos do mercado serão atendidos?
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Eleger um negócio preferencial, determinar o cliente-alvo e os diversos segmentos de mercado são análises recomendadas para se abrir qualquer negócio, inclusive um negócio virtual, conforme vimos na unidade 20.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 3 :
Na unidade 20, vimos um campo em grande expansão: a realização de negociações (compra, venda e troca) de produtos pela internet. Nesse contexto, o que são sites de metabusca de comércio eletrônico?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Os sites de metabusca concentram informações de vários sites de e-commerce, oferecendo uma visualização geral de um tipo de produto disponível em várias lojas virtuais. 
	A
	
	Sites de busca por palavras-chave ligadas a produtos.
	B
	
	Sites de busca por conceito de produtos.
	C
	
	Sites que concentram informações de várias lojas virtuais.
	D
	
	Sites que oferecem fanpages para clientes pesquisarem promoções.
Questão 4 :
As bolsas de valores e as transações comerciais ao redor do mundo passaram por muitas mudanças advindas da tecnologia. Sobre a bolsa de valores Nasdaq, é correto afirmar que:
 
I. Antes da Nasdaq, as bolsas de valores ainda operavam de modo físico, por telefone e por disputas corpo a corpo entre corretores. 
II. Com a automatização proporcionada pela Nasdaq, as operações financeiras perderam em praticidade e velocidade. 
III. A Nasdaq representa as principais empresas de tecnologia, sendo até hoje associada a empresas com grandes expectativas de crescimento futuro.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Como estudamos na unidade 21, a Nasdaq foi a primeira bolsa de valores a funcionar de forma totalmente automatizada, o que proporcionou maior praticidade e velocidade das transações. Atualmente, representa as maiores empresas de tecnologia do mundo.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 5 :
Uma das principais características dos sistemas de comércio eletrônico é a sua confiabilidade em relação a ataques virtuais. É indispensável que todo sistema de e-commerce possua dois recursos básicos. Assinale a opção correta que corresponde a quais são esses recursos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Como apresentado na unidade 18, a criptografia dos dados, por meio de ferramentas SSL (Security Socket Layer) e servidores certificadamente seguros, como os servidores de protocolo HTTPS, é considerada indispensável para garantir a segurança dos dados.
	A
	
	SSL e MySQL 
	B
	
	MySQL e PHP 
	C
	
	SSL e HTTPS 
	D
	
	HTML e CSS 
Questão 6 :
De acordo com a unidade 11, existem alguns aspectos a serem considerados para um correto planejamento de inteligência competitiva. Entre os aspectos listados a seguir, marque a opção que indica corretamente aqueles considerados fundamentais para o planejamento de inteligência competitiva.
I.    Analisar o mercado.
II.   Analisar as competências e fraquezas da organização.
III.  Propor novos modelos de negócio.
IV.  Conhecer melhor o público-alvo.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Todos os aspectos citados devem estar contemplados em um planejamento de inteligência competitiva, havendo, é claro, outros aspectos que não foram citados e que tornam o planejamento completo.
	A
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	B
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	C
	
	Somente a alternativa I está correta.
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 7 :
A gestão da informação é um tema amplamente discutido na atualidade. A respeito desse tema, leia as alternativas a seguir e marque a opção que apresenta corretamente a definição para gestão da informação.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 10, a gestão da informação lida com a forma com que os dados da empresa são captados, identificados, armazenados, recuperados, transmitidos e analisados.
	A
	
	Conjunto de regras para que a informação seja adequada em produtos e serviços, de forma a esclarecer detalhes do produto e, desse modo, aumentar as vendas.
	B
	
	Um grupo de gerentes que lidam com tabelas, gráficos e planilhas da organização, de modo a tornar a informação mais fácil de ser assimilada por todos os envolvidos com a organização.
	C
	
	Práticas que tornam pública a informação da organização, favorecendo a exposição na mídia, a publicidade e assessoria de imprensa, facilitando, dessa maneira, as transações comerciais.
	D
	
	Conjunto de conhecimentos e práticas organizacionais ligadas à captação, identificação, armazenamento, recuperação, transmissão e análise de dados.
Questão 8 :
Sabemos que a tecnologia desempenha um papel importante no tratamento da informação. Sobre a tecnologia a serviço da inteligência competitiva, analise as seguintes afirmativas.
 
I.  A tecnologia, por si só, se tornou um novo meio transacional pelo uso dos ambientes virtuais.
II.  A tecnologia criou ferramentas de análise do fluxo de informações, facilitando as tomadas de decisão.
III.  O computador é capaz de prever e antecipar problemas ou soluções, portanto, pode tomar decisões importantes sem a participação ou concordância do grupo diretor.
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: De acordo com o que vimos na unidade 9, por mais que o computador possa prever problemas ou antecipar soluções, cabe ao grupo diretor (fator humano) a tomada de decisão.
	A
	
	Somente a alternativa I está correta.
	B
	
	Somente a alternativa II está correta.
	C
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	D
	
	As alternativas II e III estão corretas.
Questão 9 :
A moeda virtual bitcoin representa uma mudança significativa nos negócios eletrônicos. Avalie as afirmativas a seguir e marque a que melhor define o que é bitcoin:
I.É uma rede ponto a ponto, em que se pode lucrar pela quantidade e capacidade de processamento.
II.Possui métricas ligadas à criptografia de dados para valorizar o poder de processamento da rede.
III.Moeda virtual que você obtém acumulando pontos em um sistema de fidelidade comercial.
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Como discutido na unidade
24, o bitcoin estrutura-se a partir de uma rede, em que o poder de processamento é o principal fator para se obter lucratividade. Esse fato está associado a métricas ligadas à criptografia de dados, e não possui relação com nenhum sistema de acumulação de pontos ou de fidelidade comercial.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 10 :
Em um processo de desenvolvimento de sistema de comércio eletrônico, é preciso contemplar várias áreas tecnológicas. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma dessas áreas.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Você viu na unidade 17 que entre as várias áreas tecnológicas envolvidas no processo de desenvolvimento de sistemas de comércio eletrônico, a estruturação de banco de dados é a única das alternativas que corresponde à atribuição do desenvolvimento tecnológico.
	A
	
	Estruturação de folha de pagamento.
	B
	
	Estruturação de inteligência projetual.
	C
	
	Estruturação de sistemas gráficos.
	D
	
	Estruturação de banco de dados.
Questão 1 :
Na unidade 2 nos dedicamos ao estudo do contexto histórico do mercado digital. Vimos que o comércio eletrônico acontece principalmente na internet. Em relação às modalidades de comércio eletrônico, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de webstore. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Um webstore é, literalmente, uma loja virtual. Por meio de um ambiente digital interativo, o cliente pode navegar por diferentes seções, departamentos e produtos, obtendo as informações que necessite. 
	A
	
	Uma loja presencial.
	B
	
	Uma revenda de sites.
	C
	
	Uma loja virtual.
	D
	
	Uma revenda presencial.
Questão 2 :
Na unidade 17 você viu que a definição do modelo de comércio eletrônico provém do planejamento, impactando diretamente no padrão de desenvolvimento do sistema. Entre as opções a seguir, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um modelo de comércio eletrônico.
 
I.    Loja virtual
II.  Compras coletivas
III. Homebanking
IV. Blog
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Dos tópicos apresentados, somente os blogs não representam um modelo de comércio eletrônico. Os demais (loja virtual, compras coletivas e homebanking) são considerados modelos de e-commerce.
	A
	
	I, II e IV estão corretas.
	B
	
	I, III e IV estão corretas.
	C
	
	I, II e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 3 :
A respeito das estratégias de negócios na internet, leia atentamente a sentença a seguir: Podemos entender o ________________ como uma poderosa ferramenta de comunicação e argumentação de venda, funcionando de acordo com as estratégias de e-business, e o e-commerce como uma estrutura de execução e viabilização de tais estratégias. Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O e-marketing trata do conjunto de ações de marketing que gerencia estratégias de comercialização, conforme visto na unidade 3. O e-marketing viabiliza as estratégias e objetivos gerais definidos pelo desenho do negócio digital, tendo como objetivo maior o incremento do número de transações. Possui também papel fundamental na visibilidade e no aumento da percepção da marca nos ambientes digitais.
	A
	
	e-marketing
	B
	
	comércio
	C
	
	negócio
	D
	
	canal
Questão 3 :
A unidade 9 abordou a tomada de decisões e estratégias de inteligência competitiva. Analise as alternativas a seguir e marque a opção que indica corretamente por que setores como logística, atendimento ao cliente, satisfação do consumidor, inovação tecnológica, inovação de produtos e serviços, entre outros, dependem de competência gerencial para gerar resultados.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: A competência gerencial é fundamental nas organizações, pois somente uma gerência competente irá fazer valer as metas e estratégias propostas, fazendo com que os setores citados atuem eficientemente.
	A
	
	Porque esses setores precisam ser gerenciados de forma eficaz para cumprir as metas e estratégias adotadas.
	B
	
	Porque o grupo diretor está focado em cobrar da gerência os resultados.
	C
	
	Porque sem essas áreas não há competência gerencial.
	D
	
	Porque a empresa disponibiliza recursos humanos para cada área.
Questão 4 :
Conforme estudamos, existem diversas formas de negócio que podem ser exploradas virtualmente. Qual a modalidade de negócio eletrônico que está sendo mais privilegiada com as redes sociais?
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Apesar de todas as modalidades estarem se beneficiando, a modalidade C2C – consumidor para consumidor – vem apresentando crescimento destacado nas redes sociais, como estudado na unidade 21. A facilidade de participar de comunidades voltadas aos negócios está aproximando, nesse caso, as pessoas que possuem interesses comuns a pessoas que buscam fazer negócios.
	A
	
	B2C – Business to Consumer.
	B
	
	C2C – Consumer to Consumer.
	C
	
	G2C – Government to Consumer.
	D
	
	B2B – Business to Business.
Questão 5 :
Conforme estudamos na unidade 1, vivemos uma época na qual estamos cada vez mais cercados por dispositivos tecnológicos, os quais nos permitem acessar conteúdos e serviços em uma quantidade infinita de possibilidades. Marque a opção que indica corretamente como se denomina a época atual.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Vivemos a Era da Informação. Segundo Limeira (2003), Tapscott afirma que o mundo está presenciando o nascimento de uma nova sociedade baseada na troca de informações, e a cultura de negócios pela internet é somente uma das facetas da Era da Informação.
	A
	
	Era da Mídia 
	B
	
	Era Sensacionalista 
	C
	
	Era da Informação 
	D
	
	Era da Economia 
Questão 6 :
A nova economia mudou drasticamente a forma como o fluxo de informação circula. Na unidade 1, vimos que na economia tradicional a circulação de informação se dava pelas pessoas (vendedores) ou por objetos (dinheiro, obras de arte, livros etc). Enquanto na nova economia, a informação circula por um novo canal, a internet. A respeito desse contexto, assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O trecho define a economia digital, que se diferencia da economia tradicional. Esta última pensa exclusivamente a partir de bens materiais, enquanto a economia digital trabalha com bens simbólicos. A velocidade com que as informações circulam pelo mundo é um dos principais aspectos da economia digital.
	A
	
	Está se falando da economia digital.
	B
	
	Está se falando da economia internacional.
	C
	
	Está se falando da economia de mercado.
	D
	
	Está se falando da economia macroeconômica.
Questão 7 :
O marketing digital é um elemento a ser considerado em uma estratégia de negócios digitais, como vimos na unidade 4. Leia a frase a seguir: O chamado ______________ representa a visão de negócios digitais em seu aspecto administrativo. Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D 
Comentário: O e-business possui grande complexidade, pois lida com a empresa, como um todo: logística, finanças, desenvolvimento de produtos, segurança de software. Pode-se dizer que o e-commerce é uma subárea do e-business, assim com as ações de e-marketing são definidas e aprovadas pelo desenho do negócio estabelecido pelo e-business.
	A
	
	comércio
	B
	
	negócio
	C
	
	e-marketing
D
	
	e-business
Questão 8 :
Sobre a inteligência competitiva, importante conceito abordado na unidade 7, analise as seguintes afirmativas.
I. A inteligência competitiva é um recurso estratégico nas organizações, que considera a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos.
II. Trata-se do modo como as informações são percebidas e estruturadas a favor da organização.
III. As informações circulantes na internet e nos portais corporativos devem ser analisadas, confrontadas e sobrepostas, visando a ampliar o entendimento das inúmeras variáveis que compõem a organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A inteligência competitiva é um recurso estratégico que lida com o fluxo de informações, levando em consideração a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos. Estruturar, analisar, confrontar e sobrepor as informações que circulam nos portais corporativos e na internet gera maior entendimento sobre a organização.
	A
	
	Somente a assertiva I está correta.
	B
	
	Somente a assertiva III está correta.
	C
	
	As assertivas I e II estão corretas.
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9 :
Ao estudarmos o contexto histórico do mercado digital, constatamos a ocorrência de diversos eventos tecnológicos marcantes em nossa época. Assinale a alternativa que apresenta um desses eventos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Estudamos na unidade 2 que nossa época viu florescer as chamadas redes sociais, que alteram a estrutura original da internet e nas quais empresas criavam seus próprios ambientes digitais para interagirem com clientes. Com as redes sociais, as pessoas podem compartilhar informações relevantes sobre produtos e empresas, o que levou estas a se reposicionarem.
	A
	
	Invenção dos computadores.
	B
	
	Invenção de processadores mais potentes.
	C
	
	Consolidação das redes móveis.
	D
	
	Consolidação das redes sociais.
Questão 10 :
De acordo com a unidade 12, todo processo de gerenciamento de atividades nas organizações passa por três "filtros”. Marque a opção que os indica corretamente.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: O gerenciamento nas organizações depende dos processos organizacionais, das pessoas envolvidas nesses processos e da tecnologia disponível para as atividades.
	A
	
	Diretoria, gerência e operacional.
	B
	
	Gerência, supervisão e coordenação.
	C
	
	Processos estratégicos, táticos e operacionais.
	D
	
	Processos organizacionais, pessoas e tecnologia.
Questão 1 :
Na unidade 17 você viu que a definição do modelo de comércio eletrônico provém do planejamento, impactando diretamente no padrão de desenvolvimento do sistema. Entre as opções a seguir, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um modelo de comércio eletrônico.
 
I.    Loja virtual
II.  Compras coletivas
III. Homebanking
IV. Blog
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Dos tópicos apresentados, somente os blogs não representam um modelo de comércio eletrônico. Os demais (loja virtual, compras coletivas e homebanking) são considerados modelos de e-commerce.
	A
	
	I, II e IV estão corretas.
	B
	
	I, III e IV estão corretas.
	C
	
	I, II e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 1 :
Na unidade 5 você conheceu seis modelos de e-commerce, com base em Limeira (2003). Considere a definição a seguir: São entidades que criam e conquistam credibilidade por meio de ambientes seguros e auditados. Como exemplo, podemos citar sites que oferecem recursos e certificações digitais e que, a partir das impressões e opiniões de consumidores, avaliam, ranqueiam e certificam lojas virtuais. Assinale a alternativa que especifica corretamente o modelo a que essa definição se refere.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Trata-se da definição do modelo de avalistas de confiança, pois são eles quem auditam e tornam o ambiente seguro. Seus relatórios e pesquisas no setor de comércio eletrônico tornam essas empresas referência de veracidade e qualidade, podendo atuar também sobre os aspectos de certificação e segurança de dados de uma loja virtual.
	A
	
	A definição trata dos avalistas de confiança.
	B
	
	A definição trata dos capacitadores de e-business.
	C
	
	A definição trata do mercado online.
	D
	
	A definição trata dos provedores de infraestrutura.
Questão 2 :
O planejamento de sistemas é uma área que envolve a divisão de atividades em etapas. Entre as opções, assinale aquela que corresponde às três primeiras etapas de um planejamento de sistema de comércio eletrônico.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: As três primeiras etapas envolvem pesquisa junto à organização, análise de requisitos e arquitetura da informação.
	A
	
	Pesquisa, análise de requisitos e estrutura de banco de dados.
	B
	
	Análise de requisitos, estrutura de banco de dados e estrutura de back-end.
	C
	
	Pesquisa, análise de requisitos e arquitetura da informação.
	D
	
	Análise de requisitos, arquitetura da informação e estrutura de banco de dados.
Questão 3 :
As bolsas de valores e as transações comerciais ao redor do mundo passaram por muitas mudanças advindas da tecnologia. Sobre a bolsa de valores Nasdaq, é correto afirmar que:
 
I. Antes da Nasdaq, as bolsas de valores ainda operavam de modo físico, por telefone e por disputas corpo a corpo entre corretores. 
II. Com a automatização proporcionada pela Nasdaq, as operações financeiras perderam em praticidade e velocidade. 
III. A Nasdaq representa as principais empresas de tecnologia, sendo até hoje associada a empresas com grandes expectativas de crescimento futuro.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Como estudamos na unidade 21, a Nasdaq foi a primeira bolsa de valores a funcionar de forma totalmente automatizada, o que proporcionou maior praticidade e velocidade das transações. Atualmente, representa as maiores empresas de tecnologia do mundo.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 4 :
Na unidade 17 você viu que a definição do modelo de comércio eletrônico provém do planejamento, impactando diretamente no padrão de desenvolvimento do sistema. Entre as opções a seguir, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um modelo de comércio eletrônico.
 
I.    Loja virtual
II.  Compras coletivas
III. Homebanking
IV. Blog
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Dos tópicos apresentados, somente os blogs não representam um modelo de comércio eletrônico. Os demais (loja virtual, compras coletivas e homebanking) são considerados modelos de e-commerce.
	A
	
	I, II e IV estão corretas.
	B
	
	I, III e IV estão corretas.
	C
	
	I, II e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 5 :
O marketing de busca é uma forma de atrair clientes com base no modo como eles procuram por produtos e serviços na internet. Sobre o marketing de busca, assinale a alternativa correta. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: O marketing de busca, assunto visto na unidade 3, utiliza o potencial de visitação de buscadores e a compra por palavras-chave para dar visibilidade a anúncios. A visibilidade ocorrerá com base na relevância das palavras-chave utilizadas. É um mercado fundamentado no que as pessoas estão procurando em termos de produtos e serviços nos buscadores e possui ferramentas de mensuração por região e por relevância
de buscas já realizadas.
	A
	
	É uma forma de marketing que utiliza softwares instalados em cada computador.
	B
	
	É uma forma de marketing que utiliza o potencial de buscadores e palavras-chave.
	C
	
	Trata-se do marketing que procura informações desaparecidas.
	D
	
	Trata-se de um dos elementos do composto de marketing.
Questão 6 :
Na unidade 3 você estudou os quatro espaços do marketing digital. Sobre mail-marketing, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Trata-se do envio (autorizado) de ofertas, campanhas publicitárias e promoções por meio de e-mails. O mail-marketing ainda é uma ferramenta eficaz para divulgar ações e informações pontuais sobre produtos e serviços, porém sua utilização precisa de estratégias coerentes para que não seja invasivo demais aos consumidores.
	A
	
	Trata-se do envio de e-mails com notícias.
	B
	
	Trata-se do recebimento de marketing pelo correio.
	C
	
	Trata-se do envio de campanhas e promoções por e-mail.
	D
	
	Trata-se de ferramenta de análise de fluxo de dados.
Questão 7 :
A gestão da informação é um tema amplamente discutido na atualidade. A respeito desse tema, leia as alternativas a seguir e marque a opção que apresenta corretamente a definição para gestão da informação.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 10, a gestão da informação lida com a forma com que os dados da empresa são captados, identificados, armazenados, recuperados, transmitidos e analisados.
	A
	
	Conjunto de regras para que a informação seja adequada em produtos e serviços, de forma a esclarecer detalhes do produto e, desse modo, aumentar as vendas.
	B
	
	Um grupo de gerentes que lidam com tabelas, gráficos e planilhas da organização, de modo a tornar a informação mais fácil de ser assimilada por todos os envolvidos com a organização.
	C
	
	Práticas que tornam pública a informação da organização, favorecendo a exposição na mídia, a publicidade e assessoria de imprensa, facilitando, dessa maneira, as transações comerciais.
	D
	
	Conjunto de conhecimentos e práticas organizacionais ligadas à captação, identificação, armazenamento, recuperação, transmissão e análise de dados.
Questão 8 :
Os sistemas proprietários são desenvolvidos visando a uma série de fatores que podem ser indispensáveis, de acordo com o porte e as demandas da organização. Conforme o que foi estudado sobre esse assunto na unidade 14, analise as sentenças a seguir. 
 
I.    É possível definir que uma empresa precisa de um sistema proprietário caso os produtos e/ ou serviços exigirem um desenho específico de negócio.
II.  A integração com os demais sistemas de informação já existentes na organização geralmente requer a adoção de ferramentas open source.
III. Outra possibilidade que deflagra a necessidade de se desenvolver um sistema proprietário é a organização de seus diferentes subsistemas.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Geralmente, quando é necessária a integração de um sistema de comércio eletrônico com os sistemas de informação já existentes, é necessário um sistema desenvolvido para esse fim, nesse caso um sistema proprietário.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 9 :
Estudamos na unidade 1 que a nova economia afetou várias áreas da economia. Entre as áreas listadas a seguir, quais foram as que mais sofreram mudanças na economia digital?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: As áreas ligadas ao marketing foram uma das mais afetadas pela instauração da chamada nova economia, porque a nova estrutura modificou profundamente a forma de se relacionar com os clientes, a forma como os produtos e serviços podem ser distribuídos, bem como apresenta novos paradigmas relativos à intermediação que os dispositivos tecnológicos passam a ter.
	A
	
	Áreas ligadas à saúde.
	B
	
	Áreas ligadas à sustentabilidade.
	C
	
	Áreas ligadas aos governos.
	D
	
	Áreas ligadas ao marketing.
Questão 10 :
Quais das questões a seguir são recomendadas para se responder antes de abrir um negócio virtual?
 
I.Qual o negócio que representa a melhor oportunidade?
II.Quem é o cliente-alvo escolhido para o negócio?
III.Quais os diversos segmentos do mercado serão atendidos?
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Eleger um negócio preferencial, determinar o cliente-alvo e os diversos segmentos de mercado são análises recomendadas para se abrir qualquer negócio, inclusive um negócio virtual, conforme vimos na unidade 20.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 2 :
Sobre economia do conhecimento, que estudamos na unidade 21, analise as seguintes afirmativas:
 
I.     A economia do conhecimento surge como consequência natural do movimento de valorização da informação e do conhecimento advindos da Era da Informação. 
II.   À medida que passamos a valorizar a qualidade da produção, a economia deve refletir sua dependência a bens e serviços.
III.  A economia do conhecimento tem por meta o desenvolvimento de parâmetros que proporcionem o uso racional do conhecimento, de modo que este seja um bem disponível para todos.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: A economia do conhecimento advém da valorização da informação (e não da produção) e do conhecimento como um ativo primordial nas organizações. Não se trata de racionalizar seu uso, e sim de expandi-lo, gerando inteligência competitiva para as organizações.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	Somente I está correta.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 3 :
Os sistemas proprietários são desenvolvidos visando a uma série de fatores que podem ser indispensáveis, de acordo com o porte e as demandas da organização. Conforme o que foi estudado sobre esse assunto na unidade 14, analise as sentenças a seguir. 
 
I.    É possível definir que uma empresa precisa de um sistema proprietário caso os produtos e/ ou serviços exigirem um desenho específico de negócio.
II.  A integração com os demais sistemas de informação já existentes na organização geralmente requer a adoção de ferramentas open source.
III. Outra possibilidade que deflagra a necessidade de se desenvolver um sistema proprietário é a organização de seus diferentes subsistemas.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Geralmente, quando é necessária a integração de um sistema de comércio eletrônico com os sistemas de informação já existentes, é necessário um sistema desenvolvido para esse fim, nesse caso um sistema proprietário.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 4 :
Na unidade 15 você estudou sobre a GPL (General Public License) e viu que é a designação de um software livre. Quais das liberdades a seguir corresponde a uma das quatro liberdades defendidas pelos sistemas GPL?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Somente a opção C está correta. As quatro liberdades defendidas para sistemas GPL são: executar o programa para qualquer finalidade; estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; redistribuir cópias, aperfeiçoar o programa e fornecer esses recursos, de modo que toda a comunidade de desenvolvedores
se beneficie.
	A
	
	Executar o programa sem a finalidade comercial.
	B
	
	Utilizar o programa de forma original, sem adaptá-lo às suas necessidades.
	C
	
	Redistribuir cópias.
	D
	
	Utilizar o software somente para benefício de pessoas e não de organizações.
Questão 5 :
Uma das principais características dos sistemas de comércio eletrônico é a sua confiabilidade em relação a ataques virtuais. É indispensável que todo sistema de e-commerce possua dois recursos básicos. Assinale a opção correta que corresponde a quais são esses recursos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Como apresentado na unidade 18, a criptografia dos dados, por meio de ferramentas SSL (Security Socket Layer) e servidores certificadamente seguros, como os servidores de protocolo HTTPS, é considerada indispensável para garantir a segurança dos dados.
	A
	
	SSL e MySQL 
	B
	
	MySQL e PHP 
	C
	
	SSL e HTTPS 
	D
	
	HTML e CSS 
Questão 6 :
A moeda virtual bitcoin representa uma mudança significativa nos negócios eletrônicos. Avalie as afirmativas a seguir e marque a que melhor define o que é bitcoin:
I.É uma rede ponto a ponto, em que se pode lucrar pela quantidade e capacidade de processamento.
II.Possui métricas ligadas à criptografia de dados para valorizar o poder de processamento da rede.
III.Moeda virtual que você obtém acumulando pontos em um sistema de fidelidade comercial.
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Como discutido na unidade 24, o bitcoin estrutura-se a partir de uma rede, em que o poder de processamento é o principal fator para se obter lucratividade. Esse fato está associado a métricas ligadas à criptografia de dados, e não possui relação com nenhum sistema de acumulação de pontos ou de fidelidade comercial.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 7 :
A arquitetura da informação é um dos itens essenciais ao planejamento de sistemas de comércio eletrônico, como vimos na unidade 16. Ela diz respeito a duas realizações distintas. A respeito dessas realizações, leia as sentenças a seguir. 
 
I.   Arquitetura de software, que abrange as tecnologias utilizadas, a modelagem de dados, as estruturas de banco de dados e de servidor.
II.  Disposição e ordenação das informações para os usuários. Essa ótica envolve a qualidade da navegação e a facilidade em operar o sistema.
III. Engenharia de sistema, envolvendo a disposição das informações nos produtos para facilitar a localização nos estoques.
 
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Podemos considerar o termo arquitetura da informação como sinônimo para arquitetura de software, além de sua função como elemento de projeto que ordena as informações para usuários ela leva em conta a qualidade da navegação e facilidade de uso do sistema.
 
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	I e III estão corretas.
	C
	
	II e III estão corretas.
	D
	
	Somente a I está correta.
Questão 8 :
Estamos vivendo a chamada Era da Informação, um período em que a tecnologia tem alterado drasticamente a importância do conhecimento para as organizações, como estudamos na unidade 19. Sobre isso, avalie as seguintes afirmativas:
 
I.     Nas organizações, o conhecimento passa a ter cada vez mais importância capital, pois gera vantagens competitivas em relação à concorrência e aos mercados.
II.   Hoje, presenciamos um momento de redescoberta da capacidade e potencial humanos, diferente de tempos passados, em que o investimento era mais concentrado nos processos e nos produtos.
III.  Por mais que os computadores e softwares atinjam níveis de excelência, o fator humano, que sintetiza a informação em conhecimento, tornou-se indispensável em meio a tanta tecnologia.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: De fato, o conhecimento tem tido cada vez mais importância nas organizações por gerar vantagens competitivas, o que orientou as organizações a valorizar mais o conhecimento do que os processos e produtos. A tecnologia potencializou o fator humano e seu capital intelectual.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	Somente I está correta.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 9 :
Os portais corporativos representam a empresa nos ambientes virtuais. Sobre o portal corporativo, analise as seguintes afirmativas.
I. É um ambiente físico especialmente projetado para o acesso de informações, serviços, transações, relacionamento e outras atividades ligadas a uma organização específica.
II. É um conceito que evoluiu dos portais públicos e dos portais de informação.
III. Centraliza e organiza o fluxo de informações dos diferentes públicos envolvidos com os ambientes internos e externos de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 7, o portal corporativo é um ambiente virtual, e não físico. Evoluiu dos primeiros portais de notícias e de informação, bem como dos portais públicos, e organiza diferentes atividades dos públicos da organização.
	A
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	B
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	C
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	D
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 10 :
Conhecemos alguns agentes que integram o processo de desenvolvimento de sistema de comércio eletrônico. Avalie as sentenças a seguir sobre os agentes envolvidos nesse processo e suas funções.
 
 
I.Analistas de sistemas e o time de desenvolvedores irão estruturar o sistema de acordo com a análise de requisitos e modelagem de dados propostas no projeto.
II.Os gestores de mudança organizacional precisam coordenar os diversos agentes, cobrando eficiência e verificando o cumprimento das etapas e do cronograma.
III.Os gerentes do projeto têm funções importantes, ao estruturar as regras de negócio e preparar a empresa para absorver o novo sistema.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Como você pôde acompanhar na unidade 17, os analistas de negócios e gestores de mudança organizacional precisam estruturar as regras de negócio e preparar a empresa para as mudanças que o novo sistema irá propor, enquanto que os gerentes de projeto precisam coordenar os diversos agentes, cobrando eficiência e verificando o cumprimento das etapas e do cronograma.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	Somente I está correta.
	C
	
	Somente II está correta.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 1 :
A mudança tecnológica causou um impacto considerável no universo dos negócios, gerando novas experiências e conhecimentos. Leia atentamente as afirmações a seguir.
 
	Primeira fase (1994-1997) – foi caracterizada pela preocupação com a presença na internet. Embora muitas empresas ainda não soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.
	Segunda fase (1997-2000) – teve como foco a realização de transações de compra e venda no meio digital e começou a despontar como uma solução viável pela internet.
	Terceira fase (2000-?) – apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de e-business e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios (KALAKOTA; ROBINSON apud COSTA, 2007, p. 59).
Assinale a opção correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Como visto na
unidade 4, o e-business é uma fusão complexa de processos comerciais, aplicações empresariais e estrutura organizacional, necessária para criar um modelo de negócios de alto desempenho. Atravessou diferentes épocas de maturação e consolidação, regidas pelas mudanças tecnológicas e pelo seu processo de aculturação.
	A
	
	Trata-se do processo de consolidação do comércio tradicional.
	B
	
	Trata-se do processo de consolidação do marketing tradicional.
	C
	
	Trata-se do processo de consolidação da internet.
	D
	
	Trata-se do processo de consolidação do e-business.
Questão 2 :
Na unidade 15 você estudou sobre a GPL (General Public License) e viu que é a designação de um software livre. Quais das liberdades a seguir corresponde a uma das quatro liberdades defendidas pelos sistemas GPL?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Somente a opção C está correta. As quatro liberdades defendidas para sistemas GPL são: executar o programa para qualquer finalidade; estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; redistribuir cópias, aperfeiçoar o programa e fornecer esses recursos, de modo que toda a comunidade de desenvolvedores se beneficie.
	A
	
	Executar o programa sem a finalidade comercial.
	B
	
	Utilizar o programa de forma original, sem adaptá-lo às suas necessidades.
	C
	
	Redistribuir cópias.
	D
	
	Utilizar o software somente para benefício de pessoas e não de organizações.
Questão 3 :
A análise de mercado representa um passo importante na criação e no desenvolvimento de novos modelos de negócios. Entre os questionamentos a seguir, assinale a alternativa que indica aqueles que representam uma variável importante na análise de mercado.
 
I. Qual o cliente-alvo e qual necessidade dele será atendida?
II. Qual negócio representa a melhor oportunidade?
III. Qual é o volume de investimento necessário?
IV. Que segmentos do mercado serão atendidos?
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 11, todos os quatro questionamentos citados são válidos na análise de mercado, havendo, é claro, outros questionamentos que tornam a análise mais completa.
	A
	
	Os questionamentos I e II.
	B
	
	Os questionamentos II e III.
	C
	
	Os questionamentos I e IV.
	D
	
	Todos os questionamentos citados.
Questão 4 :
As ferramentas de análise de dados na internet são importantes para a correta leitura do comportamento dos clientes. Sobre elas, associe a coluna da direita (objetivos) à coluna da esquerda (ferramentas).
	1.     BI
2.    CRM
3.    Análise de E-commerce
4.    Análise de Mídias Sociais
 
	(  ) Ferramenta que otimiza a qualidade das lojas virtuais.
(  ) Ferramenta especializada em sobrepor dados em um grau de complexidade considerável.
(  ) Ferramenta que propõe um diálogo e relacionamento propositivo com os clientes.
(  ) Ferramenta responsável pela gestão do comportamento e da satisfação dos clientes de uma organização.
 
Assinale a ordem correta de preenchimento.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 8, existem vários tipos de ferramentas de análise de dados na internet. O BI lida com a inteligência de negócios e o CRM com a gestão do cliente; as ferramentas de E-commerce proporcionam melhor qualidade para as lojas virtuais e a análise de mídias sociais propõe um relacionamento mais propositivo com os clientes.
	A
	
	3 – 1 – 4 – 2
	B
	
	3 – 2 – 1 – 4
	C
	
	2 – 4 – 1 – 3
	D
	
	2 – 1 – 4 – 3
Questão 5 :
Vimos na unidade 13 que ao longo do tempo, as práticas ligadas ao desenvolvimento de sistemas de e-commerce foram se tornando mais acessíveis às organizações. Considerando isso, assinale a opção que corresponde corretamente ao por que os sistemas open source contribuíram para essa acessibilidade.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De fato, ao longo da década de 2000 os sistemas open source (de código aberto) tornaram o comércio eletrônico uma atividade mais acessível às organizações que não dispunham de recursos financeiros e tecnológicos para criar sistemas proprietários.
	A
	
	Antes era necessário desenvolver um sistema a partir do zero, e com os sistemas open source ficou mais fácil e barato implementar uma loja virtual.
	B
	
	As organizações criaram os códigos open source com o intuito de se beneficiar da massificação das lojas virtuais.
	C
	
	Os sistemas open source tornam desnecessários os desenvolvedores. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter uma loja virtual.
	D
	
	Os sistemas open source não foram responsáveis por tornar o comércio eletrônico mais acessível no Brasil.
Questão 6 :
Leia atentamente o conceito a seguir: “[...] realização de negócios por meio da internet, incluindo a venda de produtos e serviços físicos, entregues off-line, e de produtos que podem ser digitalizados e entregues online, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental” (LIMEIRA, 2003, p. 38). Assinale a alternativa que indica corretamente a que se refere esse conceito.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Trata-se do conceito de e-commerce, uma estratégia que trata da venda virtual de bens e serviços, como exposto na unidade 5. O e-commerce lida com as questões inerentes à comercialização propriamente dita, estando sujeito ao desenho do negócio proposto pelo e-business e pelas campanhas e ações de e-marketing estipuladas para incrementar as transações digitais.
	A
	
	À definição de e-marketing.
	B
	
	À definição de e-business.
	C
	
	À definição de e-commerce.
	D
	
	À definição de mídias sociais.
Questão 7 :
As novas tecnologias da informação e comunicação proporcionaram uma mudança dos mercados. Assinale a opção que apresenta corretamente o que essa mudança passou a exigir das organizações.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 11, a inteligência competitiva, isoladamente, não produz novos mercados, nem extingue concorrência, muito menos procura competir com o comércio eletrônico. A nova realidade exigiu, na verdade, que as empresas considerassem a adoção de recursos inteligentes para ampliar sua competitividade.
	A
	
	Que a inteligência competitiva desenvolvesse estratégias contra a concorrência, com o propósito de extingui-la.
	B
	
	Que a inteligência competitiva fosse considerada no processo de análise do fluxo de informações.
	C
	
	Que a inteligência competitiva trouxesse novos clientes em vez de querer manter mercados em extinção.
	D
	
	Que a inteligência competitiva aumentasse o número de pontos de venda e filiais para competir com o comércio eletrônico.
Questão 8 :
Sabemos que a tecnologia desempenha um papel importante no tratamento da informação. Sobre a tecnologia a serviço da inteligência competitiva, analise as seguintes afirmativas.
 
I.  A tecnologia, por si só, se tornou um novo meio transacional pelo uso dos ambientes virtuais.
II.  A tecnologia criou ferramentas de análise do fluxo de informações, facilitando as tomadas de decisão.
III.  O computador é capaz de prever e antecipar problemas ou soluções, portanto, pode tomar decisões importantes sem a participação ou concordância do grupo diretor.
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: De acordo com o que vimos na unidade 9, por mais que o computador possa prever problemas ou antecipar soluções, cabe ao grupo diretor (fator humano) a tomada de decisão.
	A
	
	Somente a alternativa I está correta.
	B
	
	Somente a alternativa II está correta.
	C
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	D
	
	As alternativas II e
III estão corretas.
Questão 9 :
Na unidade 20, vimos um campo em grande expansão: a realização de negociações (compra, venda e troca) de produtos pela internet. Nesse contexto, o que são sites de metabusca de comércio eletrônico?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Os sites de metabusca concentram informações de vários sites de e-commerce, oferecendo uma visualização geral de um tipo de produto disponível em várias lojas virtuais. 
	A
	
	Sites de busca por palavras-chave ligadas a produtos.
	B
	
	Sites de busca por conceito de produtos.
	C
	
	Sites que concentram informações de várias lojas virtuais.
	D
	
	Sites que oferecem fanpages para clientes pesquisarem promoções.
Questão 10 :
Com o uso das novas tecnologias, algumas áreas do conhecimento ligadas às organizações estão em profunda mudança. De acordo com a unidade 8, quais são essas áreas?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A publicidade, as relações públicas e os recursos humanos vêm sofrendo mudanças profundas em suas atividades devido à influência das novas tecnologias.
	A
	
	Matemática financeira, almoxarifado e logística.
	B
	
	Recursos humanos, contabilidade e gerência.
	C
	
	Publicidade, logística e contabilidade.
	D
	
	Recursos humanos, publicidade e relações públicas.
Questão 1 :
Com o uso das novas tecnologias, algumas áreas do conhecimento ligadas às organizações estão em profunda mudança. De acordo com a unidade 8, quais são essas áreas?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A publicidade, as relações públicas e os recursos humanos vêm sofrendo mudanças profundas em suas atividades devido à influência das novas tecnologias.
	A
	
	Matemática financeira, almoxarifado e logística.
	B
	
	Recursos humanos, contabilidade e gerência.
	C
	
	Publicidade, logística e contabilidade.
	D
	
	Recursos humanos, publicidade e relações públicas.
Questão 2 :
Como vimos na unidade 22, existem alguns caminhos para um processo de estruturação da gestão do conhecimento. Quais dos elementos listados a seguir correspondem aos melhores caminhos para sua realização?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: De fato, os principais elementos de estruturação de uma gestão do conhecimento são: as competências da empresa, seu capital intelectual, a aprendizagem organizacional e a educação corporativa.
	A
	
	Informação, conhecimento, aprendizagem, inteligência emocional e motivação pessoal.
	B
	
	Competências, capital intelectual, aprendizagem organizacional, educação corporativa. 
	C
	
	Dados, informação, conhecimento, educação organizacional, inteligência competitiva.
	D
	
	Formação, instrução, domínio, inteligência organizacional e raciocínio lógico.
Questão 3 :
A respeito das estratégias de negócios na internet, leia atentamente a sentença a seguir: Podemos entender o ________________ como uma poderosa ferramenta de comunicação e argumentação de venda, funcionando de acordo com as estratégias de e-business, e o e-commerce como uma estrutura de execução e viabilização de tais estratégias. Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O e-marketing trata do conjunto de ações de marketing que gerencia estratégias de comercialização, conforme visto na unidade 3. O e-marketing viabiliza as estratégias e objetivos gerais definidos pelo desenho do negócio digital, tendo como objetivo maior o incremento do número de transações. Possui também papel fundamental na visibilidade e no aumento da percepção da marca nos ambientes digitais.
	A
	
	e-marketing
	B
	
	comércio
	C
	
	negócio
	D
	
	canal
Questão 5 :
As ferramentas de análise de dados na internet são importantes para a correta leitura do comportamento dos clientes. Sobre elas, associe a coluna da direita (objetivos) à coluna da esquerda (ferramentas).
	1.     BI
2.    CRM
3.    Análise de E-commerce
4.    Análise de Mídias Sociais
 
	(  ) Ferramenta que otimiza a qualidade das lojas virtuais.
(  ) Ferramenta especializada em sobrepor dados em um grau de complexidade considerável.
(  ) Ferramenta que propõe um diálogo e relacionamento propositivo com os clientes.
(  ) Ferramenta responsável pela gestão do comportamento e da satisfação dos clientes de uma organização.
 
Assinale a ordem correta de preenchimento.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 8, existem vários tipos de ferramentas de análise de dados na internet. O BI lida com a inteligência de negócios e o CRM com a gestão do cliente; as ferramentas de E-commerce proporcionam melhor qualidade para as lojas virtuais e a análise de mídias sociais propõe um relacionamento mais propositivo com os clientes.
	A
	
	3 – 1 – 4 – 2
	B
	
	3 – 2 – 1 – 4
	C
	
	2 – 4 – 1 – 3
	D
	
	2 – 1 – 4 – 3
Questão 6 :
Os sistemas proprietários são desenvolvidos visando a uma série de fatores que podem ser indispensáveis, de acordo com o porte e as demandas da organização. Conforme o que foi estudado sobre esse assunto na unidade 14, analise as sentenças a seguir. 
 
I.    É possível definir que uma empresa precisa de um sistema proprietário caso os produtos e/ ou serviços exigirem um desenho específico de negócio.
II.  A integração com os demais sistemas de informação já existentes na organização geralmente requer a adoção de ferramentas open source.
III. Outra possibilidade que deflagra a necessidade de se desenvolver um sistema proprietário é a organização de seus diferentes subsistemas.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Geralmente, quando é necessária a integração de um sistema de comércio eletrônico com os sistemas de informação já existentes, é necessário um sistema desenvolvido para esse fim, nesse caso um sistema proprietário.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 7 :
Sabemos que a tecnologia desempenha um papel importante no tratamento da informação. Sobre a tecnologia a serviço da inteligência competitiva, analise as seguintes afirmativas.
 
I.  A tecnologia, por si só, se tornou um novo meio transacional pelo uso dos ambientes virtuais.
II.  A tecnologia criou ferramentas de análise do fluxo de informações, facilitando as tomadas de decisão.
III.  O computador é capaz de prever e antecipar problemas ou soluções, portanto, pode tomar decisões importantes sem a participação ou concordância do grupo diretor.
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: De acordo com o que vimos na unidade 9, por mais que o computador possa prever problemas ou antecipar soluções, cabe ao grupo diretor (fator humano) a tomada de decisão.
	A
	
	Somente a alternativa I está correta.
	B
	
	Somente a alternativa II está correta.
	C
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	D
	
	As alternativas II e III estão corretas.
Questão 8 :
Sobre a inteligência competitiva, importante conceito abordado na unidade 7, analise as seguintes afirmativas.
I. A inteligência competitiva é um recurso estratégico nas organizações, que considera a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos.
II. Trata-se do modo como as informações são percebidas e estruturadas a favor da organização.
III. As informações circulantes na internet e nos portais corporativos devem ser analisadas, confrontadas e sobrepostas, visando a ampliar o entendimento das inúmeras variáveis que compõem a organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A inteligência competitiva é um recurso estratégico que lida com o fluxo de informações, levando em consideração a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos. Estruturar, analisar, confrontar e sobrepor as informações que circulam nos portais corporativos e na internet gera maior entendimento sobre a organização.
	A
	
	Somente a assertiva I está correta.
	B
	
	Somente a assertiva III está correta.
	C
	
	As assertivas I e II estão corretas.
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9 :
Na unidade 17 você viu que a definição do modelo de comércio eletrônico provém do planejamento, impactando diretamente no padrão de desenvolvimento do sistema. Entre as opções a seguir, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um modelo de comércio eletrônico.
 
I.    Loja virtual
II.  Compras coletivas
III. Homebanking
IV. Blog
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Dos tópicos apresentados, somente os blogs não representam um modelo de comércio eletrônico. Os demais (loja virtual, compras coletivas e homebanking) são considerados modelos de e-commerce.
	A
	
	I, II e IV estão corretas.
	B
	
	I, III e IV estão corretas.
	C
	
	I, II e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 10 :
A moeda virtual bitcoin representa uma mudança significativa nos negócios eletrônicos. Avalie as afirmativas a seguir e marque a que melhor define o que é bitcoin:
I.É uma rede ponto a ponto, em que se pode lucrar pela quantidade e capacidade de processamento.
II.Possui métricas ligadas à criptografia de dados para valorizar o poder de processamento da rede.
III.Moeda virtual que você obtém acumulando pontos em um sistema de fidelidade comercial.
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Como discutido na unidade 24, o bitcoin estrutura-se a partir de uma rede, em que o poder de processamento é o principal fator para se obter lucratividade. Esse fato está associado a métricas ligadas à criptografia de dados, e não possui relação com nenhum sistema de acumulação de pontos ou de fidelidade comercial.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 1 :
Os portais corporativos representam a empresa nos ambientes virtuais. Sobre o portal corporativo, analise as seguintes afirmativas.
I. É um ambiente físico especialmente projetado para o acesso de informações, serviços, transações, relacionamento e outras atividades ligadas a uma organização específica.
II. É um conceito que evoluiu dos portais públicos e dos portais de informação.
III. Centraliza e organiza o fluxo de informações dos diferentes públicos envolvidos com os ambientes internos e externos de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 7, o portal corporativo é um ambiente virtual, e não físico. Evoluiu dos primeiros portais de notícias e de informação, bem como dos portais públicos, e organiza diferentes atividades dos públicos da organização.
	A
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	B
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	C
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	D
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2 :
As ferramentas de análise de dados na internet são importantes para a correta leitura do comportamento dos clientes. Sobre elas, associe a coluna da direita (objetivos) à coluna da esquerda (ferramentas).
	1.     BI
2.    CRM
3.    Análise de E-commerce
4.    Análise de Mídias Sociais
 
	(  ) Ferramenta que otimiza a qualidade das lojas virtuais.
(  ) Ferramenta especializada em sobrepor dados em um grau de complexidade considerável.
(  ) Ferramenta que propõe um diálogo e relacionamento propositivo com os clientes.
(  ) Ferramenta responsável pela gestão do comportamento e da satisfação dos clientes de uma organização.
 
Assinale a ordem correta de preenchimento.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 8, existem vários tipos de ferramentas de análise de dados na internet. O BI lida com a inteligência de negócios e o CRM com a gestão do cliente; as ferramentas de E-commerce proporcionam melhor qualidade para as lojas virtuais e a análise de mídias sociais propõe um relacionamento mais propositivo com os clientes.
	A
	
	3 – 1 – 4 – 2
	B
	
	3 – 2 – 1 – 4
	C
	
	2 – 4 – 1 – 3
	D
	
	2 – 1 – 4 – 3
Questão 3 :
Sobre economia do conhecimento, que estudamos na unidade 21, analise as seguintes afirmativas:
 
I.     A economia do conhecimento surge como consequência natural do movimento de valorização da informação e do conhecimento advindos da Era da Informação. 
II.   À medida que passamos a valorizar a qualidade da produção, a economia deve refletir sua dependência a bens e serviços.
III.  A economia do conhecimento tem por meta o desenvolvimento de parâmetros que proporcionem o uso racional do conhecimento, de modo que este seja um bem disponível para todos.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: A economia do conhecimento advém da valorização da informação (e não da produção) e do conhecimento como um ativo primordial nas organizações. Não se trata de racionalizar seu uso, e sim de expandi-lo, gerando inteligência competitiva para as organizações.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	Somente I está correta.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 4 :
Sobre sistemas open source de e-commerce, associe o tipo de subsistema (coluna da esquerda) à sua descrição (coluna da direita).
 
	a)    Magento
	1. Lançado em 2007, foi desenvolvido em linguagem PHP e MySQL. Trata-se de um e-commerce que está em crescimento.
	b)    Prestashop
	2. Um dos mais antigos sistemas open source de e-commerce surgido em 2000.
	c)    Oscommerce
	3. Lançado em 2008, é uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo.
	d)    Opencart
	4. Surgido em 2010, foi desenvolvido em PHP e possui um sistema administrativo simplificado e de fácil utilização.
Assinale a opção correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Conforme visto na unidade 15, Magento, Prestashop, Oscommerce e Opencart são os principais modelos open source de e-commerce, que possuem as características correspondentes:
 
• magento: lançado em 2007, foi desenvolvido em linguagem PHP e MySQL. Trata-se de um e-commerce que está em crescimento;
• prestashop: lançado em 2008, é uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo;
• oscommerce: um dos mais antigos sistemas open source de e-commerce, surgiu em 2000;
• opencart: surgido em 2010, foi desenvolvido em PHP e possui um sistema administrativo simplificado e de fácil utilização.
	A
	
	A-3, B-2, C-1, D-4
	B
	
	A-3, B-1, C-2, D-4
	C
	
	A-4, B-1, C-2, D-3
	D
	
	A-1, B-3, C-2, D-4
 
Questão 5 :
Ao estudarmos o contexto histórico do mercado digital, constatamos a ocorrência de diversos eventos tecnológicos marcantes em nossa época. Assinale a alternativa que apresenta um desses eventos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Estudamos na unidade 2 que nossa época viu florescer as chamadas redes sociais, que alteram a estrutura original da internet e nas quais empresas criavam seus próprios ambientes digitais para interagirem com clientes. Com as redes sociais, as pessoas podem compartilhar informações relevantes sobre produtos e empresas, o que levou estas a se
reposicionarem.
	A
	
	Invenção dos computadores.
	B
	
	Invenção de processadores mais potentes.
	C
	
	Consolidação das redes móveis.
	D
	
	Consolidação das redes sociais.
Questão 6 :
Estudamos na unidade 1 que a nova economia afetou várias áreas da economia. Entre as áreas listadas a seguir, quais foram as que mais sofreram mudanças na economia digital?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: As áreas ligadas ao marketing foram uma das mais afetadas pela instauração da chamada nova economia, porque a nova estrutura modificou profundamente a forma de se relacionar com os clientes, a forma como os produtos e serviços podem ser distribuídos, bem como apresenta novos paradigmas relativos à intermediação que os dispositivos tecnológicos passam a ter.
	A
	
	Áreas ligadas à saúde.
	B
	
	Áreas ligadas à sustentabilidade.
	C
	
	Áreas ligadas aos governos.
	D
	
	Áreas ligadas ao marketing.
Questão 7 :
A nova economia mudou drasticamente a forma como o fluxo de informação circula. Na unidade 1, vimos que na economia tradicional a circulação de informação se dava pelas pessoas (vendedores) ou por objetos (dinheiro, obras de arte, livros etc). Enquanto na nova economia, a informação circula por um novo canal, a internet. A respeito desse contexto, assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O trecho define a economia digital, que se diferencia da economia tradicional. Esta última pensa exclusivamente a partir de bens materiais, enquanto a economia digital trabalha com bens simbólicos. A velocidade com que as informações circulam pelo mundo é um dos principais aspectos da economia digital.
	A
	
	Está se falando da economia digital.
	B
	
	Está se falando da economia internacional.
	C
	
	Está se falando da economia de mercado.
	D
	
	Está se falando da economia macroeconômica.
Questão 8 :
O marketing de busca é uma forma de atrair clientes com base no modo como eles procuram por produtos e serviços na internet. Sobre o marketing de busca, assinale a alternativa correta. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: O marketing de busca, assunto visto na unidade 3, utiliza o potencial de visitação de buscadores e a compra por palavras-chave para dar visibilidade a anúncios. A visibilidade ocorrerá com base na relevância das palavras-chave utilizadas. É um mercado fundamentado no que as pessoas estão procurando em termos de produtos e serviços nos buscadores e possui ferramentas de mensuração por região e por relevância de buscas já realizadas.
	A
	
	É uma forma de marketing que utiliza softwares instalados em cada computador.
	B
	
	É uma forma de marketing que utiliza o potencial de buscadores e palavras-chave.
	C
	
	Trata-se do marketing que procura informações desaparecidas.
	D
	
	Trata-se de um dos elementos do composto de marketing.
Questão 9 :
A arquitetura da informação é um dos itens essenciais ao planejamento de sistemas de comércio eletrônico, como vimos na unidade 16. Ela diz respeito a duas realizações distintas. A respeito dessas realizações, leia as sentenças a seguir. 
 
I.   Arquitetura de software, que abrange as tecnologias utilizadas, a modelagem de dados, as estruturas de banco de dados e de servidor.
II.  Disposição e ordenação das informações para os usuários. Essa ótica envolve a qualidade da navegação e a facilidade em operar o sistema.
III. Engenharia de sistema, envolvendo a disposição das informações nos produtos para facilitar a localização nos estoques.
 
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Podemos considerar o termo arquitetura da informação como sinônimo para arquitetura de software, além de sua função como elemento de projeto que ordena as informações para usuários ela leva em conta a qualidade da navegação e facilidade de uso do sistema.
 
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	I e III estão corretas.
	C
	
	II e III estão corretas.
	D
	
	Somente a I está correta.
Questão 10 :
Gamification é uma tendência nas redes sociais e nas organizações. Qual a melhor definição de gamification?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De fato, gamification é uma tendência que utiliza estrutura de reconhecimento, status e níveis de qualidade, como métrica de relacionamento e valorização de clientes de uma organização, sendo bastante utilizada no marketing e agora na educação, como apresentado na unidade 24.
 
	A
	
	Aplicação de métricas de jogos como fator de relacionamento em diversas áreas do conhecimento, como o marketing e a educação.
	B
	
	Uso de jogos empresariais para otimizar a gestão do conhecimento.
	C
	
	Aplicação de metáforas de jogo para treinar mão de obra qualificada.
	D
	
	Adaptação de jogos digitais para o aprendizado organizacional.
Questão 1 :
Ao estudarmos o contexto histórico do mercado digital, constatamos a ocorrência de diversos eventos tecnológicos marcantes em nossa época. Assinale a alternativa que apresenta um desses eventos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Estudamos na unidade 2 que nossa época viu florescer as chamadas redes sociais, que alteram a estrutura original da internet e nas quais empresas criavam seus próprios ambientes digitais para interagirem com clientes. Com as redes sociais, as pessoas podem compartilhar informações relevantes sobre produtos e empresas, o que levou estas a se reposicionarem.
	A
	
	Invenção dos computadores.
	B
	
	Invenção de processadores mais potentes.
	C
	
	Consolidação das redes móveis.
	D
	
	Consolidação das redes sociais.
Questão 2 :
Conforme estudamos, existem diversas formas de negócio que podem ser exploradas virtualmente. Qual a modalidade de negócio eletrônico que está sendo mais privilegiada com as redes sociais?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Apesar de todas as modalidades estarem se beneficiando, a modalidade C2C – consumidor para consumidor – vem apresentando crescimento destacado nas redes sociais, como estudado na unidade 21. A facilidade de participar de comunidades voltadas aos negócios está aproximando, nesse caso, as pessoas que possuem interesses comuns a pessoas que buscam fazer negócios.
	A
	
	B2C – Business to Consumer.
	B
	
	C2C – Consumer to Consumer.
	C
	
	G2C – Government to Consumer.
	D
	
	B2B – Business to Business.
Questão 3 :
Conhecemos as funcionalidades do gerenciamento de inteligência competitiva. Marque a opção que traduz corretamente a importância das constantes avaliações de posicionamento e de estratégias na inteligência competitiva.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 12, as constantes avaliações de posicionamento e de estratégia não servem somente para reduzir uma possível cultura departamentalista, nem para reduzir o número de funcionários, muito menos para apontar culpados. É necessária uma visão que se antecipe aos problemas tecnológicos e que descubra oportunidades. 
	A
	
	A inteligência competitiva deve antever o risco de obsolescência tecnológica, bem com propor novos desenhos de negócios ou de reposicionamento estratégico.
	B
	
	A inteligência competitiva deve reduzir o número de departamentos de uma empresa para propor novos modelos de negócios.
	C
	
	A tecnologia precisa ser de ponta para reduzir custos com recursos humanos e, dessa forma, reduzir o número de avaliações de posicionamento e de estratégias.
	D
	
	As avaliações apontam os culpados por possíveis insucessos na organização, além de apontar qual novidade tecnológica precisa ser adotada.
Questão 4 :
Um recurso
interessante nas lojas virtuais e ligado à arquitetura de informação é a lista de desejos. Escolha a opção que corresponde corretamente ao funcionamento dessa lista.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Como você acompanhou na unidade 16, a lista de desejos é um recurso que serve para favoritar determinados produtos que você pretende comprar futuramente. Dessa forma, fica mais fácil acessar essa lista do que voltar a procurar o produto na loja virtual.
	A
	
	Funciona como uma lista em que a empresa pode dar brindes aos usuários que a utilizarem, enviando gratuitamente algum produto que é do interesse do usuário.
	B
	
	Essa lista funciona como uma lista de produtos favoritos, que você pensa em adquirir, mas não no presente momento.
	C
	
	Você pode escolher produtos que outros usuários desejam e, assim, mostrar que você pode ser desejado por aquele usuário.
	D
	
	As lojas virtuais indicam produtos de seu desejo, ordenando-os em uma lista, o que facilita o acesso aos produtos que você mais gosta.
Questão 5 :
Na unidade 24, vimos que os dispositivos móveis passaram a fazer parte de nossas vidas, influenciando o modo como nos comunicamos e compartilhamos informações. Sobre dispositivos móveis, avalie as seguintes afirmativas:
	Vivemos muito mais tempo conectados à internet por meio dos dispositivos móveis.
	Pouca coisa mudou desde o surgimento dos desktops, utilizados em casa, e dos notebooks. A única diferença é o tamanho reduzido dos dispositivos móveis.
	Uma nova economia, baseada na aquisição ou licença de uso de aplicativos, está em crescimento.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Os dispositivos móveis permitem que estejamos 24 horas conectados, o que representa uma mudança significativa para os desktops e notebooks. A oferta de aplicativos fez surgir uma nova economia, baseada na comercialização desses sistemas.
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	II e III estão corretas.
	C
	
	I e III estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 6 :
Leia atentamente o conceito a seguir: “[...] realização de negócios por meio da internet, incluindo a venda de produtos e serviços físicos, entregues off-line, e de produtos que podem ser digitalizados e entregues online, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental” (LIMEIRA, 2003, p. 38). Assinale a alternativa que indica corretamente a que se refere esse conceito.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Trata-se do conceito de e-commerce, uma estratégia que trata da venda virtual de bens e serviços, como exposto na unidade 5. O e-commerce lida com as questões inerentes à comercialização propriamente dita, estando sujeito ao desenho do negócio proposto pelo e-business e pelas campanhas e ações de e-marketing estipuladas para incrementar as transações digitais.
	A
	
	À definição de e-marketing.
	B
	
	À definição de e-business.
	C
	
	À definição de e-commerce.
	D
	
	À definição de mídias sociais.
Questão 7 :
As novas tecnologias da informação e comunicação proporcionaram uma mudança dos mercados. Assinale a opção que apresenta corretamente o que essa mudança passou a exigir das organizações.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: De acordo com o que estudamos na unidade 11, a inteligência competitiva, isoladamente, não produz novos mercados, nem extingue concorrência, muito menos procura competir com o comércio eletrônico. A nova realidade exigiu, na verdade, que as empresas considerassem a adoção de recursos inteligentes para ampliar sua competitividade.
	A
	
	Que a inteligência competitiva desenvolvesse estratégias contra a concorrência, com o propósito de extingui-la.
	B
	
	Que a inteligência competitiva fosse considerada no processo de análise do fluxo de informações.
	C
	
	Que a inteligência competitiva trouxesse novos clientes em vez de querer manter mercados em extinção.
	D
	
	Que a inteligência competitiva aumentasse o número de pontos de venda e filiais para competir com o comércio eletrônico.
Questão 8 :
Gamification é uma tendência nas redes sociais e nas organizações. Qual a melhor definição de gamification?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: De fato, gamification é uma tendência que utiliza estrutura de reconhecimento, status e níveis de qualidade, como métrica de relacionamento e valorização de clientes de uma organização, sendo bastante utilizada no marketing e agora na educação, como apresentado na unidade 24.
 
	A
	
	Aplicação de métricas de jogos como fator de relacionamento em diversas áreas do conhecimento, como o marketing e a educação.
	B
	
	Uso de jogos empresariais para otimizar a gestão do conhecimento.
	C
	
	Aplicação de metáforas de jogo para treinar mão de obra qualificada.
	D
	
	Adaptação de jogos digitais para o aprendizado organizacional.
Questão 9 :
O marketing de busca é uma forma de atrair clientes com base no modo como eles procuram por produtos e serviços na internet. Sobre o marketing de busca, assinale a alternativa correta. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: O marketing de busca, assunto visto na unidade 3, utiliza o potencial de visitação de buscadores e a compra por palavras-chave para dar visibilidade a anúncios. A visibilidade ocorrerá com base na relevância das palavras-chave utilizadas. É um mercado fundamentado no que as pessoas estão procurando em termos de produtos e serviços nos buscadores e possui ferramentas de mensuração por região e por relevância de buscas já realizadas.
	A
	
	É uma forma de marketing que utiliza softwares instalados em cada computador.
	B
	
	É uma forma de marketing que utiliza o potencial de buscadores e palavras-chave.
	C
	
	Trata-se do marketing que procura informações desaparecidas.
	D
	
	Trata-se de um dos elementos do composto de marketing.
Questão 10 :
Sobre a inteligência competitiva, importante conceito abordado na unidade 7, analise as seguintes afirmativas.
I. A inteligência competitiva é um recurso estratégico nas organizações, que considera a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos.
II. Trata-se do modo como as informações são percebidas e estruturadas a favor da organização.
III. As informações circulantes na internet e nos portais corporativos devem ser analisadas, confrontadas e sobrepostas, visando a ampliar o entendimento das inúmeras variáveis que compõem a organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A inteligência competitiva é um recurso estratégico que lida com o fluxo de informações, levando em consideração a concorrência, os clientes e os ambientes externos e internos. Estruturar, analisar, confrontar e sobrepor as informações que circulam nos portais corporativos e na internet gera maior entendimento sobre a organização.
	A
	
	Somente a assertiva I está correta.
	B
	
	Somente a assertiva III está correta.
	C
	
	As assertivas I e II estão corretas.
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 1 :
Sobre economia do conhecimento, que estudamos na unidade 21, analise as seguintes afirmativas:
 
I.     A economia do conhecimento surge como consequência natural do movimento de valorização da informação e do conhecimento advindos da Era da Informação. 
II.   À medida que passamos a valorizar a qualidade da produção, a economia deve refletir sua dependência a bens e serviços.
III.  A economia do conhecimento tem por meta o desenvolvimento de parâmetros que proporcionem o uso racional do conhecimento, de modo que este seja um bem disponível para todos.
 
Assinale a alternativa correta:
Acertou!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais