Buscar

Biossegurança com interesse à Cirurgia BMF trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hamilton Carlos Ferreira Cezar T105 Int Trabalho M7
BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA 
 Introdução com o aparecimento e posterior aumento de doenças infectocontagiosas, os conceitos de biossegurança cresceram em importância. Os pacientes já não aceitam serem atendidos sem os devidos cuidados. 
 Os materiais manuseados são, quase sempre, fontes de contaminação. Devemos sempre ter cuidados para não haver contaminação cruzada, não contaminar o pessoal de trabalho, da limpeza, o meio ambiente e cuidados com o descarte. 
 Definição Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. (Manual de Biossegurança da UNESP, 2000) Terra, G. 
 Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de perigo e possa afetar sua integridade, bem estar físico e moral. Exemplos: equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc. 
 Riscos ergonômicos. Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador causando desconforto ou afetando sua saúde. Exemplos: Ritmo excessivo de trabalho, a monotonia, a repetitividade, a responsabilidade excessiva, a postura inadequada, etc.
 Riscos físicos. Formas de energia, tais como: ruído, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, materiais perfuro-cortantes, etc. 
 Riscos químicos. Substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo por via respiratória. Ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão. 
 Riscos biológicos. Consideram-se agentes de risco biológico as bactérias, fungos, parasitos, vírus, entre outros. 
 Equipamento de proteção individual – EPI. São empregados para proteger o pessoal da área de saúde do contato com agentes infecciosos, tóxicos ou corrosivos, e outros perigos. Composto de Luvas, Jaleco, Máscara, Touca e Óculos. (Manual de Biossegurança da UNESP, 2000) .
 Luvas - As luvas são usadas como barreira de proteção prevenindo contra contaminação do profissional e do paciente. O uso de luvas não substitui a necessidade da LAVAGEM DAS MÃOS, pois elas podem ter defeitos de fabricação ou danificar-se durante o procedimento. Descartar sempre após o uso. 
 Jaleco - Previnem a contaminação das roupas do pessoal, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado. Devem sempre ser de mangas longas, confeccionados em algodão ou fibra sintética. 
 Óculos de Proteção - Protege os olhos contra salpicos, borrifos, gotas, aerosóis, impacto de objetos e fragmento.
 Máscara - Protege contra infecções por aspiração de aerosóis e contato com boca e nariz dos fluídos corporais.
 NORMAS PARA O ATENDIMENTO CLÍNICO. 
 Antes do procedimento - Desinfetar as superfícies com álcool 70° ou spray desinfetante.Esterilizar ou ao menos desinfetar as peças de mão. Proteger toda a área de trabalho e equipamentos com filme PVC. 
 Durante o procedimento - As luvas não deverão tocar artigos não estéreis e/ou desprotegidos. Caso ocorra, utilizar sobre luvas. 
 Após o procedimento. Liberar o paciente e descartar as luvas de procedimento. Calçar luvas grossas para limpeza, remover as barreiras, e descartar o material descartável que foi utilizado. Imergir o instrumental contaminado em recipientes contendo solução de glutaraldeído a 2%, por um mínimo de 10 minutos.
 Após o procedimento. Artigos pérfuro-cortantes, como agulhas utilizadas para anestesia, lâminas de bisturi e agulhas para sutura, deverão ser dispensados em caixas de papelão tipos Descarpack.. 
 JAMAIS DESCARTAR AGULHAS E LÂMINAS CONTAMINADAS NAS LIXEIRAS CONVENCIONAIS, POIS OS SERVIDORES DA LIMPEZA PODERÃO SE FERIR E ASSIM SEREM CONTAMINADOS! 
 Após o procedimento. Após desinfecção em solução de glutaraldeído a 2% ou ácido peracético, lavar e secar o instrumental, utilizando luvas grossas para limpeza doméstica. Após secagem os artigos deverão ser embalados para proceder a esterilização. 
 Desinfecção de materiais de moldagem. As moldeiras deverão ser devidamente lavadas, desinfectadas e esterilizadas. Todas as moldagens deverão ser lavadas cuidadosamente sob água corrente, para remover excesso de saliva e sangue. 
 Desinfecção de materiais de moldagem. Moldagens de alginato deverão ser borrifadas com solução de hipoclorito de sódio, lavadas cuidadosamente sob água corrente e vazadas imediatamente. Moldagens de silicone, polissulfeto, pasta zinco-enólica, poliéter e registros de cera deverão ser borrifadas com solução de hipoclorito de sódio, lavadas cuidadosamente sob água corrente e vazadas de acordo com a recomendação do fabricante. 
 Sedação com Óxido Nitroso
Sedação com óxido Nitroso
A sedação com óxido nitroso é um recurso odontológico utilizado há bastante tempo pelos dentistas nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, seu uso está permitido, mas é ainda pouco divulgado, e por isso há certa desinformação a respeito desta ferramenta tão importante e útil na odontologia. 
Ele proporciona um intenso relaxamento, sedação consciente, analgesia e consequente controle do medo, “stress” e da ansiedade. Este gás é responsável pela liberação de endorfina, que é um hormônio endógeno, semelhante a morfina, que tem um efeito analgésico potente.
Quando é indicada a sedação com óxido nitroso?
O emprego do óxido nitroso é extremamente útil e indicado para tratar pacientes que necessitem de atenção redobrada, como portadores de necessidades especiais; doença de Alzheimer; doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares, hepáticas, convulsivas e epilepsias; alergias; grávidas; diabéticos; pacientes com ânsias de vômito; em crianças ou mesmo para aqueles pacientes que tem fobia e quadros de ansiedade no momento do tratamento dental.
A sedação com óxido nitroso dispensa o uso de anestésicos locais?
Não. Trata-se de uma sedação usualmente leve, que não dispensa o uso de anestésicos locais nos procedimentos odontológicos. Entretanto, o ato de dispensar a anestesia local fica mais facilitado, uma vez que o paciente tolera melhor a infiltração dos tecidos.
A sedação com óxido nitroso é igual a uma anestesia geral?
Não. A sedação com óxido nitroso e oxigênio é um método que adequadamente utilizado produz sonolência leve, diminuição da sensação dolorosa e diminuição da ansiedade, mas mantém o paciente acordado, cooperativo, respirando espontaneamente e com todos os seus reflexos de proteção íntegros.
Quais são as principais aplicações da sedação com óxido nitroso?
Ele é aplicável em TODOS os procedimentos incluindo odonto-pediatria, procedimentos complexos (implantes, extração de terceiros molares) e em pacientes odonto-fóbicos.
Após a retirada da máscara, quanto tempo o paciente continua sedado?
A recuperação é muito rápida e é uma das principais vantagens da técnica. O tempo de recuperação médio é de cerca de dez minutos. O efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento.
Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerada um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.

Outros materiais