Buscar

Avaliando 2 - Adaptadas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502069148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao processo de inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I, considere: I - A compatibilidade da atividade com o nível de interesse e necessidade de desenvolvimento do aluno. II - O receio de participação e exposição do aluno ao ridículo nas atividades e exercícios desenvolvidos nas aulas. III - A desmotivação do aluno para executar as atividades propostas pelo professor. São fatores de enfrentamento cotidiano no ambiente escolar pelo professor:
		
	 
	I e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	 
	Somente III.
	 
	II e III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501613112)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As deficiências auditivas em relação a sua origem temporal podem ser classificadas como pré-natais, perinatais e pós-natais. Diante desta assertiva considera as classificações das deficiências auditivas relacionadas abaixo e as causas apresentadas a seguir: A. pré-natal B. perinatal C. pós-natal 1. Anormalidades cromossômicas 2. Rubéola materna 3. Anóxia neonatal 4. Herpes contraída no canal vaginal 5. Sarampo infantil 6. Meningite A sequência correta de associações entre a classificação e a causa de deficiência auditiva é:
		
	
	A1, B2, C3, B4, C5, A6
	 
	A1, A2, B3, B4, C5,C6
	
	B1, A2, C3, A4, B5, C6
	
	B1, C2, C3, A4, B5, C6
	
	C1, C2, A3, B4, A5, B6
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501584207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmativas e responda:
(A) Existem pessoas e até mesmo profissionais de Educação que argumentam que incluir alunos com deficiências mais graves no ensino regular poderia acarretar, pela maior necessidade de um acompanhamento específico e diferenciado, prejuízos para os demais alunos sem deficiência.
(B) Existem pessoas e profissionais de Educação que argumentam que o processo de inclusão como parte das políticas públicas de educação, trabalho, saúde, lazer e esporte... beneficiaria a TODOS aqueles envolvidos nesses processos.
(C) Ainda hoje persiste a ideia de que a escola é lugar de excelência e que nenhum fator deve atrapalhar esse processo de aquisição do conhecimento pelos alunos. Nessa concepção o aluno com deficiência não é priviliegiado por não estar adequado a ideia de excelência, podendo portanto comprometer o desenvolvimento dos demais.
(D) Há defensores da perspectiva educacional favorável à posição de que o aluno com deficiência tem, SIM, muito o que aprender e contribuir para esse processo de aquisição do saber formal, além dessa participação compartilhada solidificar os princípios da solidariedade, compreensão e convívio social das diferenças.
		
	 
	As opções B e D são complementares entre si e legitimam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	As opções A e C são complementares entre si e legitimam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	As opções A e C são contraditórias entre si e mas reforçam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	As opções A, B, C, D são complementares entre si e contrariam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	As opções B e D são complementares entre si e contrariam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501612460)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma família oriunda de classe socioeconomicamente desfavorecida procurou um projeto social com foco na Inclusão no qual são oferecidas várias atividades esportivas, culturais e artísticas, com o propósito de matricular sua filha Isabella, em função de seu interesse absoluto pela prática da dança na modalidade ballet clássico. Isabella tem 10 anos e tem Síndrome de Down. Lá chegando os pais foram recebidos pelo Coordenador do projeto e pelo Professor Rubens, ambos Profissionais de Educação Física, para quem expuseram suas expectativas em relação à matrícula da filha e os possíveis resultados esperados em relação ao seu desenvolvimento psicomotor, já que ouviram da Pediatra que acompanha a menina desde o seu nascimento, a recomendação da prática esportiva como forma de melhorar a qualidade de sua vida. Os profissionais procurados foram unânimes em concordar que a prática da dança realmente traria melhorias à vida de Isabella e comprometeram-se a inseri-la imediatamente na turma Iniciante, embora esta turma seja composta por meninas sem qualquer deficiência.
Baseado nesse Case assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa uma assertiva alinhada com o princípio da Inclusão.
		
	
	A atitude dos profissionais foi incorreta, PORQUE Isabella demanda uma atenção diferenciada, o que é impossível de proporcionar em uma turma mista (meninas com e sem deficiência).
	
	A atitude dos profissionais foi correta, PORQUE criaram a possibilidade de formação de um talento artístico, conferindo visibilidade ao projeto no qual atuam.
	
	A atitude dos profissionais foi incorreta, PORQUE a inserção de Isabella na turma seria prejudicial ao desenvolvimento tanto das crianças sem deficiência como também dela.
	
	A atitude dos profissionais foi correta, PORQUE assumindo a responsabilidade de criar uma turma somente composta de meninas com deficiência estaria praticando a segregação e não a inclusão.
	 
	A atitude dos profissionais foi correta, PORQUE a inserção da menina na turma composta por outras sem deficiências cria condições para o desenvolvimento de todas segundo suas capacidades.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502061118)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você está participando de um processo seletivo, numa prova ORAL, para ser admitido em um CIDI - Centro de Iniciação Desportiva Inclusiva, um projeto social que oferece diferentes tipos de atividades educacionais, esportivas e recreativas voltadas para PcD´s em suas diferentes possibilidades. Os clientes do projeto estão situados na faixa etária entre 06 e 15 anos com diferentes graus de desenvolvimento intelectual e características psicomotoras. No seu caso específico você foi arguido em relação as crianças com deficiência visual (cegas) e lhe foi apresentada a seguinte situação hipotética:   "Em um Conselho de Classe a coordenação pedagógica e as professoras da classe de alfabetização e letramento arguiram o professor de Educação física sobre as possíveis contribuições das aulas de Educação Física para crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos no sentido de contribuírem para a aquisição de habilidades motoras capazes de auxiliar no processo de alfabetização e desenvolvimento da escrita. Seus questionamentos eram função de não perceberem importância na manutenção dessas aulas já que, segundo elas, era muito cedo ainda para desenvolver habilidades esportivas e as atividades recreativas poderiam ficar por conta delas mesmas." Diante desta situação, qual deveria ser a ÚNICA resposta certa que este professor deveria oferecer e que, certamente, demonstraria a imprescindibilidade das atividades específicas da Educação Física nessa faixa etária?
		
	
	Desenvolvimento da percepção das noções do corpo como forma de aumentar o autoconhecimento e sua relação com os espaços físicos.
	
	Desenvolvimento da capacidade de equilibração com forma de facilitar sua locomoção nos ambientes escolares e nas atividades da vida diária.
	
	Desenvolvimento da praxia global como forma de propiciar a aquisição de habilidades motoras mais refinadas futuramente além de permitir a realização de atividades com uso dos MMSS e MMII.
	
	Desenvolvimento da acuidade auditiva como forma de potencializar outras formas de percepção espacial e comunicação com pessoas e situações do dia-a-dia.
	 
	Desenvolvimento da praxia fina como forma de facilitar a aquisição de habilidades que auxiliarão no desempenho eficiente da atividade de manipulação, práticas esportivas e atividades de lazer.