Buscar

Pratica de Ensino _ Gestão _ Postagem 2

Prévia do material em texto

Prática de Ensino Em Educação Infantil
	
	
	
	
Qual é o papel do diretor nos dias atuais?
O diretor cumpre uma função primordial na escola. Antigamente, ele era visto como o “chefe” da escola, autoritário, não gostava de ouvir sugestões, e nem de mudar o seu modo de pensar. Atualmente a visão sobre o papel do diretor mudou drasticamente, hoje, ele cumpre uma função que vai além dos processos burocráticos. 
Na atualidade, o diretor é conhecido como gestor democrático, que participa ativamente das decisões e envolve os professores, funcionários e toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões, através do projeto político-pedagógico, que é um documento criado por todos da comunidade escolar a fim de planejar e ser um guia nas tomadas de decisões. Este documento precisa ser atualizado sempre que necessário, e durante as tomadas de decisões importantes, deve ser consultado, e se preciso modificado, e para isto é necessário a colaboração de todos que participam da vida escolar.
Como afirma Paro (2008. pg 130):
O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários.
	O curta metragem: “A Ponte” retrata a história de quatro animais que tentam atravessar uma ponte. No início, um urso e um alce se encontram no meio da ponte, e disputam para ver quem irá passar primeiro para o outro lado. Não há espaço para os dois passarem, mas nenhum deles cede o lugar. Este trecho do curta exemplifica as disputas que ocorrem no trabalho, o diretor tentando impor suas ideias, e os professores/coordenadores/funcionários/pais as suas. Nenhum lado ganha.
	Continuando a narração do curta, após a desavença, surgem outros dois animais tentando atravessar a ponte. O urso e o alce expulsam-os. Indignados, os animais se unem e roem a corda que segura um dos lados da ponte, e então o urso e o alce caem no rio. Nesta parte da história, podemos observar que a união fez a força. Os dois animais que foram ignorados/maltratados se uniram, pensaram e criaram uma estratégia para resolver o problema.
	O último trecho do curta mostra o momento em que os dois animais ficaram sozinhos, e se encontraram no centro da ponte. Um se inclina e deixa o outro passar por cima, e assim, os dois animais chegam ao seus propósitos que é o de atravessar a ponte. Essa parte do filme mostra que não basta apenas se unir na dificuldade, para continuar a jornada um precisa do outro. Um profissional precisa do outro para prosseguir.
	Essa história exemplifica os momentos de dificuldades, obstáculos, concorrência e os possíveis resultados do orgulho que podem estar presentes no trabalho. 
	Ao assistir este curta metragem, pude concluir que na escola, o gestor precisa da ajuda de todos, para que o trabalho no ambiente escolar decorra da melhor maneira possível. A palavra chave é integração. É preciso aproximar toda a comunidade escolar das tomadas de decisões, e assim o gestor e todos os envolvidos neste processo obterão sucesso.
Referências
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15 ed. São Paulo Cortez, 2008.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2004.
SUL, Cruzeiro do. Prática de Ensino em Gestão Educacional. Disponível em: <https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br>. Acesso em: 18 out. 2019.

Continue navegando