Buscar

Atividade UP 03 (21 10 19)

Prévia do material em texto

Curso
	Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (TCD0011_01 / D.2041_80)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 03
	Iniciado
	21/10/19 14:59
	Enviado
	21/10/19 15:10
	Data de vencimento
	21/10/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	10 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 5 e 6.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	A gestão da área de Recursos Humanos se preocupa e olha de maneira especial para o comportamento das pessoas em uma organização. Afinal, sabemos que os indivíduos são fundamentais, pois são eles que executam as atividades e realizam os objetivos organizacionais. Dessa forma, como encontramos pessoas em todas as áreas da organização, a atuação do RH também deve ser abrangente.
Vimos que o RH torna possível a operacionalização da estratégia da gestão de pessoas de maneira ampla em toda a organização. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Em qualquer organização, podemos encontrar setores que não apresentam aspectos relacionados à gestão de pessoas. Afinal, é raro existir um contexto de trabalho em equipe ou o respeito a uma hierarquia para a tomada de decisões.
Porque:
II. As práticas de recursos humanos, ou seja, suas políticas e normas, devem estar vinculadas à filosofia da empresa, como sua cultura e seus valores, sendo flexíveis para que possam se adaptar aos objetivos da organização.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	A execução do planejamento estratégico de RH conta com o auxílio de ferramentas para gerenciar o processo de dimensionamento de pessoas. A gestão por competências auxilia na parametrização dos comportamentos ou das entregas profissionais necessárias e consideradas importantes para o alinhamento com a estratégia da organização. Assim, as competências organizacionais se sustentam nas competências das pessoas.
Em nossos estudos, vimos que o RH pode fazer sua gestão de pessoas baseado nas competências individuais que são necessárias para a organização cumprir seus objetivos. De acordo com os conteúdos abordados no texto-base, analise as alternativas a seguir e identifique aquela que explica corretamente o conceito de competência pessoal:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
É a soma dos conhecimentos, habilidades e também das atitudes e valores que uma pessoa possui e que agrega valor a si e à organização.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Para realizar a gestão estratégica de pessoas, é necessário haver na organização processos interligados e que atuem de forma harmônica entre si. Ao agirem em conjunto e com o foco nos objetivos organizacionais, esses processos formam um sistema aberto que é influenciado pelo ambiente externo e interno. Dessa forma, a gestão de pessoas torna possível a operacionalização de seu planejamento estratégico, dando vida a suas políticas, procedimentos e normas.
Um dos processos de RH se constitui em agregar pessoas, sendo composto pelo recrutamento e seleção. Diante disso e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
 
I. Recrutar pessoas consiste em atrair qualquer pessoa disponível no mercado de trabalho por meio da comunicação e divulgação das oportunidades existentes na organização.
II. A seleção de pessoal pode melhorar o desempenho da empresa, pois escolhe o candidato que melhor se adequa ao perfil de cargo e às competências necessárias à organização.
III. Para identificar o perfil dos profissionais, é possível realizar a aplicação de técnicas de seleção, como testes e entrevistas.
IV. Contratar pessoas que se encaixem nos valores e na cultura da organização, e não só na qualidade exigida do currículo, pode reduzir o absenteísmo e a rotatividade.
V. O recrutamento de pessoas não pode ser feito internamente, ou seja, quando a gestão busca profissionais de dentro da organização.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
somente as afirmativas II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Uma organização de trabalho está inserida em um contexto representado por seu ambiente interno e externo. Ambos podem afetar o desempenho da organização. O ambiente externo é denominado macroambiente e é representado pelo ambiente geral e o ambiente de negociação, que está fora da empresa, envolvendo-a. Vimos que as mudanças que ocorrem no macroambiente também são objeto de estudo da gestão de pessoas, pois impactam os resultados. Considerando essas informações e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Para manter um RH estratégico, é necessário manter uma observação constante e saber, sobretudo, analisar e gerenciar o ambiente externo, que corresponde ao contexto do negócio (o ambiente em que a empresa está inserida, os atores envolvidos e sua dinâmica).
Porque:
II. O ambiente de negociação, mesmo estando distante, exerce certa influência (ainda que a organização tenha pouco poder de intervenção sobre ele). Já o ambiente geral está mais próximo da organização e oferece maior espaço para que a empresa atue sobre ele.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Leia com atenção o excerto a seguir:
“[...] O mercado acirrado pressiona as empresas que desejam se destacar a adquirir uma nova consciência em relação as suas práticas administrativas, principalmente as que são voltadas aos recursos humanos. Adotar uma postura diferente em relação aos colaboradores que são os responsáveis pelas ocorrências do absenteísmo e da rotatividade demonstra vantagem competitiva da empresa frente ao mercado de trabalho [...]”.
LARROYD, T. S. et al. Métodos Motivacionais e sua Contribuição para a Redução dos Índices de Absenteísmo e Rotatividade: caso de uma indústria de Caxias do Sul. São Paulo: Convibra, 2013. Disponível em: <convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_34_7584.pdf>. Acesso em: 15/08/2016.
 
Vimos que o RH constrói planos de ação para fatores de absenteísmo e rotatividade. De acordo com as informações apresentadas e os conteúdos abordados no texto-base, sobre o absenteísmo e a rotatividade podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
são dois fatores que afetam e impactam diretamente a produtividade da organização, envolvendo custos diretos e indiretos.

Continue navegando