Buscar

Prévia do material em texto

ROSE CAROLINE SOUZA DE SOUSA – R.A. 8090812
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
	A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica. 
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Psicologia da Educação.
MACAPÁ – AP.
2019
Projeto de Prática/Atividade de Portfólio
Título do Projeto: A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica.
Situação natural: andar de bicicleta
Dentro do campo de situação natural proposto, posso descrever aspectos progressivos do envolvimento da minha sobrinha, que tem 5 anos, nas situações naturais e iniciais de andar de bicicleta.
Há alguns meses atrás, sua mãe tinha lhe prometido que ensinaria a andar de bicicleta, era uma das nossas diversas brincadeiras do cotidiano. Logo no início o equilíbrio ainda era inconclusivo, mas com o passar dos dias se percebia a melhoria, passamos a ensinar a ela alguns movimentos instintivamente, para se manter equilibrada em cima da bicicleta.
Depois de algumas semanas, ela começou a perceber que conseguia se equilibrar sozinha em cima da bicicleta sem mesmo ter alguém ali para lhe segurar. Então, não demorou muito que para ela pudesse se movimentar sozinha, e não mais precisar de ajuda. Sendo assim, eu e minha irmã começamos a analisar a cada dia o seu desempenho.
No mês de abril de 2019, fomos até a praça da cidade levar minha sobrinha para poder ter mais liberdade de espaço para desenvolver suas técnicas de aprendizagem ao andar de bicicleta. No decorrer da tarde, algumas quedas foram frequentes, mais fazem parte do processo.
Sendo assim, começamos a frequentar cada vez mais a praça e as ruas próximas de casa, ajudando então no processo de aprendizagem da minha sobrinha ao andar de bicicleta sozinha. Logo ela pegou a prática e agora já sobe na bicicleta e anda sozinha na rua e na praça.
Os níveis dos desenvolvimentos real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal na situação natural descrita
1º O primeiro nível de desenvolvimento real aparece quando ela começa a andar de bicicleta, simplesmente tomando a atitude de subir na mesma. O primeiro nível de desenvolvimento potencial acontece quando minha irmã passa a ensinar a ela alguns formas de equilíbrio. A zona de desenvolvimento proximal está entre o momento em que ela começa a subir na bicicleta sozinha e o segundo momento, quando ela precisou da ajuda para se equilibrar em cima da mesma, ainda que, sem a técnica propriamente dita.
2º O segundo nível de desenvolvimento real inicia-se quando ela aprende a dominar o equilíbrio na bicicleta. E, o segundo nível de desenvolvimento potencial surge quando ela começa a aprender novos meios de se manter em cima da bicicleta. Neste nível, a zona de desenvolvimento proximal está no momento em que ela já conseguia sozinha se manter em cima da bicicleta dando as primeiras pedaladas, e o momento em que ela aprende os novos movimentos.
3º O terceiro nível de desenvolvimento real começa quando ela já tem o domínio das técnicas aprendidas no di-a-dia. E, o terceiro nível do desenvolvimento potencial aparece quando ela começa a se manter na bicicleta sozinha andando pela rua. Aqui, a zona de desenvolvimento proximal está entre o período em que ela já dominava as os movimentos na bicicleta, e o período em que ela aprende a não ter mais auxilio de ninguém para segurá-la em cima da bicicleta.
Este trabalho me auxilia na formação acadêmica por apresentar um conceito de extrema relevância e aplicação nas práticas educacionais atuais, que é o estudo da zona de desenvolvimento proximal, do psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky. E, também, por incentivar uma descrição prática cotidiana para ilustração do conceito teórico.
A possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido em minha prática profissional é total, pois é fundamental que o professor acompanhe o desenvolvimento dos seus alunos para então, proporcionar-lhes um novo ciclo de conteúdo de aprendizagem.
REFERÊNCIA
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2018/06/13/zona-de-desenvolvimento-proximal-um-conceito-fundamental-para-a-pratica-pedagogica/
PAGANOTTI, Ivan, Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, Nova Escola, 2011, disponível em: https:// novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal, acesso em: 16/05/2019.