Buscar

Estudo Dirigido AV1 anatomia patológica especial

Prévia do material em texto

Explique a importância e o porque do surgimento dos coágulos lardáceos em animais.
Coagulos lardaceos ocorrem naturalmente em cadáveres de aves e equídeos devido ao peso das hemaceas e a maior velocidade de sedimentação destas. Nas demais espécies a presença de coágulos brancos ocorre devido à anemia
.
Cite e explique três mecanismos compensatórios cardíacos.
Hipertrofia do miocárdio com o intuito de aumentar a força de contração, aumento da frequência cardíaca, com o objetivo de aumentar a pressão arterial e promover rápida oxigenação sanguínea e aumento da resistência periférica por vaso constricção. 
Explique a patogenia das sincopes cardíacas.
Sincopes são caracterizadas por perda da consciência devido a falta de fluxo sanguíneo ao cérebro, por uma falha repentina naturalmente reversível, do ritmo cardíaco.
Descreva toda a patogenia da insuficiência projetada.
A partir de um baixo debito cardíaco, devido a um coração doente, a pressão arterial cai e na arteríola aferente renal é ativado o sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA). Em primeiro lugar é liberada Renina pelo rim, que ativa no sangue o angiotensinogênio em angiotensina, produzido pelo fígado. Angiotensina I então é convertida no pulmão em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensinogênio (ECA). A angiotensina I causa vasocrontricção , polidipsia e no córtex da adrenal estimula a liberação de aldosterona que age nos rins diminuindo a diurese porem estimula a excreção de potássio, cloro e hidrogênio. Há também a liberação do hormônio antidiurético pela hipófise. Este sistema hormonal eleve a pressão arterial e ativa um segundo sistema hormonal produzido pelos barorreceptores aorticos e carotídeos, produzindo aldosterona, que antagoniza o SRAA, estimulando vaso dilatação e aumento da permeabilidade vascular, potencializando o edema. Desta forma a pressão arterial cai e novamente o SRAA é reativado e o compensamento cardíaco se torna cíclico. Ao mesmo tempo o excesso de liquido circulante dilui as hemácias e produz uma falsa anemia, pois a quantidade de hemaceas não diminui. Isto estimula a eritropoiese que resulta em aumento do volume de eritrócitos e maior carga ao coração.
Quais lesões são associadas à insuficiência retrógrada.
Congestão retrograda que resulta em edema e lesão por hipóxia cronicamente em orgaõs como fígado (fígado em nóz moscada) e rins.
Dê um exemplo de doença do coração direito e explique o perfil de hipertrofias e lesões associadas.
Dirofilariose resulta em hipertrofia excêntrica do ventrículo direito devido ao aumento da póscarga, produzida pelo acumulo de parasitos na artéria pulmonar predominantemente.
Explique duas lesões congênitas resultantes de persistência fetal
Persistência de ducto arterioso: resulta em desvio do fluxo sanguíneo da artéria aorta para a pulmonar em animais em vida extra uterina.
Persistencia de foramem oval causando desvio de sangue entre átrios direito e esquerdo.
Explique a tetralogia de Fallot
Trata-se de um conjunto de alterações congênitas cardíacas, caracaterizada por três lesões primárias: estenose de artéria pulmonar, defeito de fechamento septo ventricular e dextroposição da artéria aorta. Todas estas resultando no desvio de sangue do coração direito para o esquerdo. A quarta lesão, hipertrofia concêntrica secundária, ocorre devido a pré-carga sobre o ventrículo direito devido as demais lesões.
 Um pastor canadense de 9 meses veio a óbito de forma súbita durante uma corrida com o prop. À necropsia observou severa congestão e edema pulmonar.
Sugira um diagnóstico presuntivo cardíaco.
Estenose subaórtica resultando em edema pulmonar agudo
Descreva as lesões esperadas
A estenose é caracterizada por estreitamento da inserção da artéria aorta no coração pela formação de um anel fibroso nesta área, que pode ser completo ou incompleto. Surge um abaulamento da artéria aorta na seção superior acima do coração devido ao aumento da pressão nesta região, haverá congestão e edema pulmonar.
Um cão com severa hipoproteinemia devido à cirrose hepática morreu de choque cardiogênico, explique o mecanismo mais provável.
A hipoproteinemia resulta em edema em vários tecidos incluindo o pericérdio, hidropericárdio, que por sua vez, quando ocorre de forma súbita, pode resultar em tamponamento cardíaco e restrição à diástole cardíaca resultando em choque cardiogênico.
Um cavalo de corrida durante uma prova morreu por choque cardiogênico, explique o mecanismo mais provável. 
Em cavalos é descrito a ruptura de átrio ou da inserção da artéria aorta, resultando em hemopericárdio e tamponamento cardíaco.
Bovino jovem com sinais de pneumonia bacteriana morreu de choque cardiogênico. Explique o mecanismo mais provável.
A pneumonia pode ser porta de entrada para bacteremia e consequentemente pericardite fibrinosa. Esta por sua vez pode restringir os batimentos cardíacos resultando em choque.
Explique a diferença morfológica e de patogenia entre hipertrofia excêntrica e concêntrica do miocárdio.
A hipertrofia excêntrica ocorre devido ao aumento da pós carga, resultando em dilatação ventricular. A hipertrofia concêntrica ocorre pelo aumento na précarga, resultando em espessamento de parede com perda de luz.
Sobre a cardiomiopatia hipertrófica felina responda:
Qual é a epidemiologia?
Ocorre em gatos grandes e macho, com idade media a avançada
Quais são as consequências fatais?
Uma grande parcela destes animais morre de edema pulmonar agudopor congestão retrograda que piora em situações de estresse. Outra parcela sofre tromboembolismo em sela. Este ocorre devido a formação de um trombo no átrio esquerdo devido a estase sanguinea ocasionada pelo colabamento do ventrículo esquerdo em situações de taquicardia. Como as plaquetas de gatos tendem a rápida agregação plaquetária, o coagulo se forma e quando o coração relaxa novamente, o coagulo é sugado para a circulação sistêmica, pela artéria aorta selando a trifurcação das artérias ilíacas no final da aorta, causando necrose isquêmica do quadril. 
Explique a causa de morte por choque cardiogênico nas cardiomiuopatias hipertróficas dilatada e restritiva.
Ns cardiomiopatia dilatada, os ventrículos perdem força devido ao estiramento das fibras musculares chegando a um ponto de incapacidade de contração (lei de Frankling Starling). Na restritiva, ocorre perda de capacidade de distenção ventricular devido ao fibrosamento do endocárdio ventricular. 
Bovino criado na região do vale do paraíba (RJ) apresenta ICC. Cite e explique uma possível etiologia.
Deve se considerar a intoxicação por Tetrapterys sp. planta que resulta em necrose crônica do miocárdio.
Vários caprinos adultos morreram após comerem ração comercial, com sinais de choque cardiogênico. Explique uma possível etiologia.
Deve-se ser considerada a intoxicação por antibiótico ionoforo, que quando mal misturado na ração pode levar a necrose do miocárdio.
Filhote neonato de cão veio a óbito com toda a sua ninhada com sinais de choque cardiogênico. Explique uma possível etiologia.
Em animais neonatos o parvovirus pode resultar em miocardite linfocitária e necrose de musculo cardíaco, antes mesmo de causar diarreia hemorrágica. Isto ocorre porque o coração do neonato apresenta alto índice mitótico e o vírus tem tropismo com células em alta taxa mitótica.

Continue navegando