Buscar

TRABALHO FINAL

Prévia do material em texto

A INCLUSÃAO QUE EXCLUI
A inclusão escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais, é um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior em debates e discussões que explicitam a necessidade de a escola atender às diferenças intrínsecas, à condição humana. É de extrema importância, as mediações entre o diretor/gestor das escolas regulares.
 De acordo com a nova política de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, os sistemas de ensino devem se organizar para oferecer às crianças (todas, não apenas os alunos com necessidades especiais), o acesso e a permanência na escola, mas também, os serviços educacionais que forem necessários para garantir a aprendizagem escolar.
 O diretor deve ser o principal revigorador do comportamento do professor que demonstra pensamentos e ações cooperativas a serviço da inclusão. É comum que os professores temam inovações e assumam riscos que sejam encarados de forma negativa e com desconfiança pelos pares que estão aferrados aos modelos tradicionais. O gestor, deve posicionar-se à frente, na superação dessas barreiras previsíveis e pode fazê-lo, através de palavras e ações adequadas que reforçam o apoio aos professores; é liderar com profissionalismo pedagógico. 
Nos questionamentos sobre a possibilidade de inclusão escolar dessa população, ainda habitam no imaginário social e individual dos profissionais da educação e dos familiares dessas crianças, desconhecimento e dúvidas que culminam em incertezas sobre os benefícios e as possibilidades da inclusão.
 É consenso que as pessoas com necessidades educacionais especiais, se beneficiam das interações sociais e da cultura na qual está inserida, sendo que, essas interações, se desenvolvidas de maneira adequada, serão propulsoras de mediações e conflitos necessários ao desenvolvimento pleno do indivíduo e à construção dos processos mentais superiores, afinal, em uma escola cada vez mais plural e democrática, não se pode supor que exista uma única forma de ensinar e aprender.
 No seu texto deve aparecer o ponto de vista do diretor e também dos professores. Acreditamos que em uma instituição complexa, como a escola, não basta apenas o gestor se interessar por uma causa. Para funcionar é preciso motivar e  contar com o apoio de todos. É nesse sentido que se faz importante analisar o ponto de vista também dos professores. 
FOI PEDIDO UM TEXTO DISSERTATIVO DE NO MÍNIMO 20 LINHAS...ESTÁ DEMAIS?
O trabalho é em grupo, mas a participação foi mínima e, mal posso contar com os comentários deixados na página do componente.
 Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto;
Fonte Times New Roman, tamanho 14 para o título, que deve ser negrito e centralizado;
O corpo do texto deve estar justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5 e recuo de parágrafo de 1,5cm!!!

Continue navegando