Buscar

DIDÁTICA - Avaliaçoes parciais APS GABARITOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIDÁTICA - Avaliaçoes parciais APS GABARITOS
1a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
Saviani constatou que ao longo da história da Educação Brasileira, algumas ideias ficaram mais evidentes. Identificou duas tendências básicas, as que denominou
	progressivista e progressista.
	pragmática e revolucionária.
 Certo	liberal e progressista.
	liberal e emancipadora.
	libertadora e emancipadora.
2a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
A teoria sociológica de Pierre Bourdieu demonstra como as desigualdades educacionais estão intrínsecas às desigualdades econômicas e sociais. O sociólogo francês problematiza que a escola enquanto instituição social foi destinada a atender as classes sociais dominantes. Por essa lógica Bourdieu compreendeu que o acesso à escola somente se efetiva por meio da apropriação do "capital cultural" ficando evidente que uma escola democrática, para todos, deve se levar em conta:
	os saberes da classe dominante;
 Certo	a pluralidade cultural
	exclusivamente as tecnologias de cada época;
	os recursos disponibilizados pela escola;
	o conhecimento científico;
3a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
A partir dos anos de 1990, os debates acerca da docência voltam-se para as questões sobre o processo em que o futuro docente deverá contribuir para a formação crítica e emancipada das novas gerações, sem perder de vista também a formação para o trabalho. Isso significa:
	adquirir uma formação cada vez mais pautada aos interesses da economia neoliberal;
	promover um ensino capaz de contribuir com conhecimentos eurocêntricos.
	voltar-se às formações de discentes capazes de inserir-se na sociedade de acordo com interesses do mercado de trabalho;
	elevar a escola ao patamar dos debates mais atualizados nas ciências exatas;
 Certo	ter consciência e práticas nas diversas instâncias em que a cidadania se materializa democrática, social, solidária, igualitária, intercultural e ambiental;
4a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador;
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
	F V F F
	V F V F
	F V V F
 Certo	V F F F
	F V V V
5a Questão Acerto: 0,0 / 1,0
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
	Considerar a educação um processo interno, de interiorização de conceitos e que parte das necessidades e dos interesses individuais.
 Certo	Acentuar o caráter da transmissão de conhecimentos acumulados passados de geração para geração, através do qual o aluno deve assimilar ouvindo seu professor dissertar.
 Errado	Subordinar a educação à sociedade, tendo como função preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
	Foca no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que propriamente o resultado final.
	Valoriza a autoeducação, a experiência direita sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
6a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)" (p. 24). Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características:
	Tendência liberal renovada progressivista
 Certo	Tendência liberal tradicional
	Tendência progressista libertária
	Tendência progressista crítico-social dos conteúdos
	Tendência progressista libertadora
7a Questão Acerto: 1,0 / 1,0
Numa perspectiva progressista, Freire (1996) defende que o primeiro saber necessário à formação docente é:
	O conhecimento que deverá ser gradativamente construído somente pelo professor.
 Certo	O ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
	A criação de um clima de amizade e deixar os alunos escolherem seus conteúdos de ensino.
	Ouvir os alunos mais velhos, para possibilitar a construção adequada dos conteúdos planejados anualmente.
	A organização dos recursos didáticos para que possa fazer a letura do conteúdo nos livros e nos slides projetados em sala de aula.
8a Questão (Ref.:201908330667)	Acerto: 1,0 / 1,0
É a educação que mata o poder criador não só do educando, mas também do educador, na medida em que se transforma em alguém que impõe, ou, na melhor das hipóteses, num doador de 'fórmulas' e 'comunicados', recebidos passivamente pelos seus alunos (Freire, 1981: 69). No trecho citado acima, Paulo Freire:
	Explica a ideia de "educação bancária" que está associada à verificação na pática da teoria.
	Demonstra que a "educação bancária" é uma teoria que está fortemente atrelada à de construção do conhecimento.
	Defende a prática conhecida como "Educação Bancária", em que o educador é sujeito que conduz à memorização mecânica do conteúdo;
	Aponta para a "educação bancária" como princípio filosófico transformador da prática pedagógica que facilita a aprendizagem de 'fórmulas' e 'comunicados' pelo educando.
 Certo	Explica a ideia de "educação bancária", que está associada ao modelo de educação tradicional, pois reforça a passividade do aluno, impedindo-o de ser sujeito do seu próprio processo de conhecimento.
9a Questão (Ref.:201908920415)	Acerto: 1,0 / 1,0
"A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, assim como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições" (VEIGA, 2004, p.64). Marque V para as afirmativas verdadeiras F para as afirmativas falsas, de acordo com a discussão levantada no fragmento em questão, o planejamento do processo de ensino/aprendizagem deve ser: I- ( ) Assumido pelo professor como uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna, numa ação dialética. II- ( ) Organizado por etapas, entendidas como partes distintas e compartimentadas de uma ação que se apresenta específica, legitimando sua ação técnica e política. III- ( ) Direcionado também pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados predominantemente para a re-elaboração e a produção do conhecimento. IV- ( ) Participativo, implicando a convivência de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas coletivamente. V- ( ) Fundamentado pela interação entre a escola e o contexto social e objetivado pela educação como prática individual. A sequência CORRETA é:
	F, F, V, F, V.
	F, V, V, F, F.
	V, V, F, V, F.
 Certo	V, F, V, V, F.
	F, F, V, F, V.
10a Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
O planejamento do processo educativo, segundo a análise de Menengola e Sant¿Anna (2002), se volta para a participação; em outras palavras, planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple a diversidade de vozes. Nesse sentido, se tornam fundamentais alguns propósitos, EXCETO:
	Reflexão sobre a prática, sobre o sentido da mesma e sentido do aprendizado.
	Reconhecer que se trata do exercício da práxis e que a prática se faz ao caminhar, porém não um caminhar qualquer e sim fundamentado e consciente sobre o que se está fazendo e porque.
	Análise e construção do saber coletivo.
	Previsão e tomadas de decisões no sentido de contribuir para a formação de pessoas autônomas
 Certo	Interesses individuais focados no mercado de trabalho e na seleção dos mais aptos.
=======================
1a Questão (Ref.:201908911115)	Acerto: 1,0 / 1,0
Coloque F (falso) e V (verdadeiro) para as afirmativas sobre tendências pedagógicas e depois assinale a alternativa CORRETA.
( ) Na Pedagogia Tecnicista, o papel da escola é preparar indivíduos para o mercado de trabalho.
 ( ) Na Pedagogia Tradicional, a escola, além de dar ênfase ao não-formal, é crítica, pois questiona as relações do homem com o seu meio.
( ) Na Pedagogia Libertadora, o foco do ensino-aprendizagem é fazer da opressão e suas causas os objetivos de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem por sua libertação.
A alternativa que preenche os parênteses, na ordem dada, é:
	F - V - F
	F - F - V
	F - V - V
	V - V - F
 Certo	V - F - V
2a Questão (Ref.:201908369004)	Acerto: 0,0 / 1,0
Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Nesse sentido, quando a função da escola é acumulação da cultura passada de geração para geração, podemos afirmar que a prática pedagógica terá um caráter:
	crítico
	dialético
 Certo	conservador
	autônomo
	transformador
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201909288317)	Acerto: 1,0 / 1,0
Alguns pontos são assinalados por Libâneo (1994, p. 39) em relação ao trabalho docente em um contexto de desigualdade social. Analise as afirmações que se seguem, e, em seguida, assinale a alternativa que indique as afirmações correta.
I. O trabalho pedagógico na escola requer a sua adequação às condições sociais de origem, às características individuais e socioculturais e ao nível de rendimento escolar dos alunos.
II. A democratização do ensino supõe o princípio da igualdade, mas, junto com seu complemento indispensável, o princípio da diversidade.
III. Para que a igualdade seja real e não apenas formal, o ensino básico deve atender à diversificação da clientela, tanto social quanto individual.
IV. Para que a igualdade seja real a escola deve interagir continuamente com as condições de vida da população para adaptar-se às suas estratégias de sobrevivência, visando a impedir a exclusão e o fracasso escolar.
	I, II.
	II, III.
 Certo	I, II, III, IV.
	III, IV.
	I, III, IV.
4a Questão (Ref.:201909314056)	Acerto: 0,0 / 1,0
A partir dos anos de 1990, os debates acerca da docência voltam-se para as questões sobre o processo em que o futuro docente deverá contribuir para a formação crítica e emancipada das novas gerações, sem perder de vista também a formação para o trabalho. Isso significa:
 Certo	ter consciência e práticas nas diversas instâncias em que a cidadania se materializa democrática, social, solidária, igualitária, intercultural e ambiental;
	promover um ensino capaz de contribuir com conhecimentos eurocêntricos.
 Errado	voltar-se às formações de discentes capazes de inserir-se na sociedade de acordo com interesses do mercado de trabalho;
	adquirir uma formação cada vez mais pautada aos interesses da economia neoliberal;
	elevar a escola ao patamar dos debates mais atualizados nas ciências exatas;
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201909175877)	Acerto: 1,0 / 1,0
O professor que não considera em sala de aula, os saberes historicamente acumulados pelos alunos, suas realidades, se pauta, predominantemente, em uma concepção de ensino _________________ .
	Crítico Social dos Conteúdos
 Certo	Tradicional
	Libertária
	Multidimensional
	Progressista
6a Questão (Ref.:201909337190)	Acerto: 1,0 / 1,0
Segundo Libâneo (1994), a pedagogia tradicional é:
I- Uma proposta de educação que apresenta um conjunto de princípios e de regras para o funcionamento do ensino e a função da escola é a transmissão dos conhecimentos, visando à preparação intelectual e moral dos alunos, para cumprirem seu papel na sociedade.
II - É uma concepção que inclui várias correntes que, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Escola Ativa ou Escola Nova.
III - Fundamenta-se na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
Esta correta a afirmativa em que:
	Todas estão incorretas
 Certo	I está correta
	I e III estão corretas
	I e II estão corretas
	II e III estão corretas
Respondido em 26/10/2019 17:37:02
Código de referência da questão.	7a Questão (Ref.:201908891102)	Acerto: 1,0 / 1,0
Em relação aos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire diz que:
( ) Ensinar exige domínio dos conteúdos e estudo permanente.
( ) Ensinar exige coerência entre discurso e prática.
( ) Ensinar exige querer bem aos seus alunos.
( ) Ensinar exige disponibilidade para o diálogo.
( ) Ensinar exige rigidez, controle e autoritarismo.
 
 Certo	
V - V - V - V - F
	V - V - F - F - F
	
F - V - V - F - F
	
F - F - F - F - V
	
 
V - V - V - F - F
Código de referência da questão.	8a 	Acerto: 1,0 / 1,0
O papel da Didática é primordial à ação do professor e à aprendizagem do estudante. Diante da afirmação podemos afirmar que o papel da didática referendada na pedagogia progressista é:
	 a compreensão crítica do processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos conhecimentos).
	é estabelecer regras de aprendizagem que profissionalizam as ações dos estudantes.
	 o planejamento da ação didática de acordo com o que a realidade dos professores e da direção.
	 a rigidez da função do professor, estruturada de forma inflexível.
 Certo	 a percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas no seu contexto histórico e social.
Respondido em 26/10/2019 18:13:30
Código de referência da questão.	9a Questão (Ref.:201908998778)	Acerto: 1,0 / 1,0
A escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização do poder; a luta da escola deve ser em prol de um planejamento participativo, a favor da cidadania e emancipação social. Nesse sentido, a luta da escola deve ser em busca:
	de índices estatísticos
	da ordem e do progresso
	da competitividade e lucratividade
 Certo	de sua identidade e autonomia
	da reprodução de modelos de excelência
Respondido em 26/10/2019 18:16:21
Código de referência da questão.	10a Questão (Ref.:201908998092)	Acerto: 0,0 / 1,0
"Quando intervimos em nossas aulas, quando programamos nossas unidades didáticas, quando avaliamos ou simplesmente nos dirigimos aos nossos alunos, nunca podemos perder de vista que diante de nós, antes de um indivíduo que se submete a ritos e normas, temos uma pessoa que sente que vibra e, sobretudo, que está em processo de crescimento e que, portanto, demanda de nós, de forma explícita ou implícita, a satisfação de um conjunto de necessidades".
(Juan Miguel Batalloso Navas: Didática Desconstrutiva e Complexidade: Alguns princípios. Apud Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente, de Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso Navas.(Orgs) Wak Editora)
Face ao exposto, assinale a alternativa em que todas as propostas
devem obrigatoriamente compor o conjunto de práticas necessárias para o trabalho docente, além das expressas pelo autor:
( 1 )Fins a serem atingidos, claramente expressos
( 2 ) Fundamentação teórico-metodológica sólida e ampla
( 3 ) Conhecimento da realidade geo-socio-histórico cultural da comunidade em que atua
( 4 ) Consideração do aluno como pessoa em suas múltiplas dimensões;
(5 ) Domínio pleno de todas as tecnologias de transmissão do conhecimento.
(6) Prática didática contextualizada
 
	1,4,5,6
	2,3,4,5
 	1,2,4,5,6
	1,3,4,5
 Certo	1,2,3,4,6
=========================
1a Questão (Ref.:201909400152)	Acerto: 1,0 / 1,0
Saviani constatou que ao longo da história da Educação Brasileira, algumas ideias ficaram mais evidentes. Identificou duas tendências básicas, as que denominou
	progressivista e progressista.
	pragmática e revolucionária.
 Certo	liberal e progressista.
	liberal e emancipadora.
	libertadora e emancipadora.
Respondido em 04/11/2019 14:27:52
Código de referência da questão.	2a Questão (Ref.:201909313985)	Acerto: 1,0 / 1,0
A teoria sociológica de Pierre Bourdieu demonstra como as desigualdades educacionais estão intrínsecas às desigualdades econômicas e sociais. O sociólogo francês problematiza que a escola enquanto instituição social foi destinada a atender as classes sociais dominantes. Por essa lógica Bourdieu compreendeu que o acesso à escola somente se efetiva por meio da apropriação do "capital cultural" ficando evidente que uma escola democrática, para todos, deve se levar em conta:
	os saberes da classe dominante;
 Certo	a pluralidade cultural
	exclusivamente as tecnologias de cada época;
	os recursos disponibilizados pela escola;
	o conhecimento científico;
Respondido em 04/11/2019 18:45:26
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201909314056)	Acerto: 1,0 / 1,0
A partir dos anos de 1990, os debates acerca da docência voltam-se para as questões sobre o processo em que o futuro docente deverá contribuir para a formação crítica e emancipada das novas gerações, sem perder de vista também a formação para o trabalho. Isso significa:
	adquirir uma formação cada vez mais pautada aos interesses da economia neoliberal;
	promover um ensino capaz de contribuir com conhecimentos eurocêntricos.
	voltar-se às formações de discentes capazes de inserir-se na sociedade de acordo com interesses do mercado de trabalho;
	elevar a escola ao patamar dos debates mais atualizados nas ciências exatas;
 Certo	ter consciência e práticas nas diversas instâncias em que a cidadania se materializa democrática, social, solidária, igualitária, intercultural e ambiental;
Respondido em 04/11/2019 18:46:26
Código de referência da questão.	4a Questão (Ref.:201909278387)	Acerto: 1,0 / 1,0
Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador;
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
	F V F F
	V F V F
	F V V F
 Certo	V F F F
	F V V V
Respondido em 04/11/2019 19:03:05
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201909302955)	Acerto: 0,0 / 1,0
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
	Considerar a educação um processo interno, de interiorização de conceitos e que parte das necessidades e dos interesses individuais.
 Certo	Acentuar o caráter da transmissão de conhecimentos acumulados passados de geração para geração, através do qual o aluno deve assimilar ouvindo seu professor dissertar.
 Errado	Subordinar a educação à sociedade, tendo como função preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
	Foca no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que propriamente o resultado final.
	Valoriza a autoeducação, a experiência direita sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
Respondido em 04/11/2019 18:55:28
Código de referência da questão.	6a Questão (Ref.:201909077717)	Acerto: 1,0 / 1,0
É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)" (p. 24). Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características:
	Tendência liberal renovada progressivista
 Certo	Tendência liberal tradicional
	Tendência progressista libertária
	Tendência progressista crítico-social dos conteúdos
	Tendência progressista libertadora
Respondido em 04/11/2019 19:07:51
Código de referência da questão.	7a Questão (Ref.:201909081020)	Acerto: 1,0 / 1,0
Numa perspectiva progressista, Freire (1996) defende que o primeiro saber necessário à formação docente é:
	O conhecimento que deverá ser gradativamente construído somente pelo professor.
 Certo	O ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
	A criação de um clima de amizade e deixar os alunos escolherem seus conteúdos de ensino.
	Ouvir os alunos mais velhos, para possibilitar a construção adequada dos conteúdos planejados anualmente.
	A organização dos recursos didáticos para que possa fazer a letura do conteúdo nos livros e nos slides projetados em sala de aula.
Respondido em 04/11/2019 18:52:58
Código de referência da questão.	8a Questão (Ref.:201908330667)	Acerto: 1,0 / 1,0
É a educação que mata o poder criador não só do educando, mas também do educador, na medida em que se transforma em alguém que impõe, ou, na melhor das hipóteses, num doador de 'fórmulas' e 'comunicados', recebidos passivamente pelos seus alunos (Freire, 1981: 69). No trecho citado acima, Paulo Freire:
	Explica a ideia de "educação bancária" que está associada à verificação na pática da teoria.
	Demonstra que a "educação bancária" é uma teoria que está fortemente atrelada à de construção do conhecimento.
	Defende a prática conhecida como "Educação Bancária", em que o educador é sujeito que conduz à memorização mecânica do conteúdo;
	Aponta para a "educação bancária" como princípio filosófico transformador da prática pedagógica que facilita a aprendizagem de 'fórmulas' e 'comunicados' pelo educando.
 Certo	Explica a ideia de "educação bancária", que está associada ao modelo de educação tradicional, pois reforça a passividade do aluno, impedindo-o de ser sujeito do seu próprio processo de conhecimento.
Respondido em 04/11/2019 18:43:45
Código de referência da questão.	9a Questão (Ref.:201908920415)	Acerto: 1,0 / 1,0
"A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, assim como as finalidades da educação,
os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições" (VEIGA, 2004, p.64). Marque V para as afirmativas verdadeiras F para as afirmativas falsas, de acordo com a discussão levantada no fragmento em questão, o planejamento do processo de ensino/aprendizagem deve ser: I- ( ) Assumido pelo professor como uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna, numa ação dialética. II- ( ) Organizado por etapas, entendidas como partes distintas e compartimentadas de uma ação que se apresenta específica, legitimando sua ação técnica e política. III- ( ) Direcionado também pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados predominantemente para a re-elaboração e a produção do conhecimento. IV- ( ) Participativo, implicando a convivência de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas coletivamente. V- ( ) Fundamentado pela interação entre a escola e o contexto social e objetivado pela educação como prática individual. A sequência CORRETA é:
	F, F, V, F, V.
	F, V, V, F, F.
	V, V, F, V, F.
 Certo	V, F, V, V, F.
	F, F, V, F, V.
Respondido em 04/11/2019 14:25:20
Código de referência da questão.	10a Questão (Ref.:201909335212)	Acerto: 1,0 / 1,0
O planejamento do processo educativo, segundo a análise de Menengola e Sant¿Anna (2002), se volta para a participação; em outras palavras, planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple a diversidade de vozes. Nesse sentido, se tornam fundamentais alguns propósitos, EXCETO:
	Reflexão sobre a prática, sobre o sentido da mesma e sentido do aprendizado.
	Reconhecer que se trata do exercício da práxis e que a prática se faz ao caminhar, porém não um caminhar qualquer e sim fundamentado e consciente sobre o que se está fazendo e porque.
	Análise e construção do saber coletivo.
	Previsão e tomadas de decisões no sentido de contribuir para a formação de pessoas autônomas
 Certo	Interesses individuais focados no mercado de trabalho e na seleção dos mais aptos.
==================

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando