Buscar

Estudo Dirigido 1 - farmacologia

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 1
Explique o que é farmacocinética.
R. É o estudo quantitativo da cronologia dos processos de administração, absorção - passagem de um fármaco do seu local de administração ao plasma, distribuição – passagem da substancia da corrente sanguínea para os tecidos, biotransformação – as transformações químicas sofridas pelo fármaco ao passar pelo fígado e ser metabolizado, e eliminação das drogas – através da excreção, que elimina o fármaco intacto na forma ativa ou de seus metabólitos ativos e inativos. 
Explique a influência do pH do meio na absorção dos fármacos.
R. Dependendo do pH do meio em que o fármaco se encontra, ele pode ou não adquirir carga. Caso ele adquira carga, o fármaco se torna parcialmente ionizado, o que dificulta a sua absorção (transposição de barreiras/membranas). Fármacos ácidos se tornam ionizados em pH básico, dessa forma são melhor absorvidos em meios ácidos (estomago por exemplo). Já fármacos básicos se tornam ionizados em pH ácido, sendo melhor absorvidos em meios com pH básico (intestino e sangue).
Demonstre como a lipossolubilidade do fármaco pode determinar sua biodisponibilidade.
R. A lipossolubilidade e o tamanho da molécula são um dos principais fatores que podem influenciar na absorção de um fármaco já que este, para que exerça sua função, deve atravessar membranas citoplasmáticas. Dessa forma, para que as substâncias transponham membranas com facilidade estas não devem ser muito grandes e devem apresentar certa lipossolubilidade, já que fármacos lipossolúveis tendem a penetrar barreiras com mais facilidade.
Cite três fatores ligados ao organismo que influenciam na biodisponibilidade absoluta.
R. Tempo de transito intestinal, Metabolismo de primeira passagem, Idade, sexo.
Qual a diferença entre biodisponibilidade absoluta e biofásica?
R. Biodisponibilidade absoluta: define-se pela velocidade e extensão com que a molécula química da droga penetra no corpo ou é liberada em locais pré-absortivos para, em seguida, alcançar a circulação sistêmica.
Biodisponibilidade biofásica: indica a chegada da droga no seu local de ação.
Informe como as formas farmacêuticas e suas vias de administração de fármacos pode influenciar na concentração plasmática.
R. São vias pelas quais os medicamentos podem ser administrados, isso porque, estas vias interferem no início e na duração dos efeitos farmacológicos de um medicamento. A administração de medicamentos: eficiência, segurança e responsabilidade - terapêutica completo, melhora dos quadros clínicos.
Sobre a distribuição dos fármacos da corrente sanguínea para os tecidos, avalie esta distribuição em tecidos altamente profundos (compartimento central) e tecidos de perfusão menor (compartimento periférico).
R. Esse modelo de distribuição é o que mais se aproxima da realidade, no qual divide-se dois compartimentos: o central, onde estão o sangue e os órgãos altamente irrigados (coração, rins e fígado) e um final (tecidual/final), em que estão os tecidos menos irrigados (musculo, pele, tecido adiposo e ossos). Para uma administração intravenosa, o fármaco se distribui primeiro para o compartilhamento central e depois para os periféricos.
Nesse modelo, as moléculas do fármaco só podem entrar ou sair do compartimento tecidual por meio do compartimento central. 
Qual a influência da barreira hematoencefálica na distribuição de fármacos para o Sistema Nervoso Central.
R. A barreira hematoencefálica controla as substancias que chegam ao SNC, onde há homeostase muito fina e complexa, pois qualquer alteração vai afetar o centro regulador de todo o organismo. Tem a função de barrar qualquer substancia que altere o funcionamento do SNC. Essa barreira só permite a passagem de fármacos se tiver as zonas de oclusão rompidas em um processo inflamatório ou através da administração do fármaco no liquido cefalorraquidiano.
Parte dos fármacos é ligada a proteína plasmáticas. Certo ou errado? Justifique
Certo, pois os fármacos ao entrarem na circulação sanguínea, podem se ligar a porções de proteínas plasmáticas e a eficácia do fármaco é afetada pelo grau em que ela se liga a essas proteínas. Quanto mais ligante for o fármaco, mais eficiente ele pode traspor entre a membrana ou difundir.
Demonstre como ocorrem as reações de fase 1 e fase 2 durante o metabolismo de fármacos.
R. Fase 1: Reação de oxidação, ou seja, vai oxidar algum grupamento funcional do fármaco em questão. As principais enzimas metabolizadoras de fármacos de fase 1 pertencem a família do citocromo p450. 
Fase 2: Reação de conjugação são metabolizados para serem eliminados. As principais enzimas desta fase adicionaram grupamentos nos fármacos para torna-los hidrofílicos.

Continue navegando