Buscar

Questões sobre Vigilância Sanitária

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		As toxinas são definidas como substâncias solúveis, usualmente de natureza proteica, que alteram o metabolismo normal da célula ou do tecido hospedeiro com efeitos deletérios nos mesmos. Qual a bactéria capaz de produzir toxina tanto no alimento quanto no intestino humano?
	
	
	
	
	Listeria monocytogenes.
	
	
	Staphylococcus aureus.
	
	
	Clostridium botulinum.
	
	
	Bacillus cereus.
	
	
	Shigella.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, no artigo 6º § 1º, define a Vigilância Sanitária como: Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do indivíduo e da coletividade, atuando em vários segmentos, especialmente no controle sanitário dos alimentos. Sobre esse controle realizado pela ANVISA é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	A Exigência do cumprimento da legislação sanitária é preferencialmente no âmbito estadual.
	
	
	Com exigência das Boas Práticas de Fabricação e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.
	
	
	Com Utilização da metodologia de auditoria.
	
	
	É Realizado através de Inspeções Sanitárias nos Estabelecimentos Produtores/Beneficiadores de Alimentos e do Monitoramento de sua qualidade sanitária.
	
	
	E utiliza legislação geral e especifica, além de registros fotográficos para fiscalizar estabelecimentos produtores de alimentação.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Conforme a Lei Federal 8.080/90, o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, são atribuições do seguinte órgão fiscalizador:
	
	
	
	
	Vigilância das doenças e agravos
	
	
	Vigilância Ambiental
	
	
	Vigilância Sanitária
	
	
	Vigilância Epidemiológica
	
	
	Serviço de Saúde do Trabalhador
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Na fiscalização sanitária, o Estado exercita seu poder para aceitar ou recusar produtos e serviços de saúde, verificando o cumprimento das normas estabelecidas. A esse respeito, é correto afirmar que, para cumprir a lei, a fiscalização: (Concurso ANVISA, 2013).
	
	
	
	
	apoia-se nos laboratórios estaduais de saúde pública, que verificam a conformidade dos produtos com normas, por meio de análises fiscais, de controle e prévias
	
	
	sanitária, além de possuir normas jurídicas próprias, trabalha em conjunto com a polícia, não necessitando de instrumentos de apoio como laboratórios.
	
	
	sanitária possui normas jurídicas próprias, que tornam desnecessários instrumentos de apoio, como os laboratórios, às ações de vigilância.
	
	
	sanitária, além de normas jurídicas próprias, conta com o Ministério da Agricultura e sua rede de laboratórios, portanto não necessita do apoio de laboratórios na rede de saúde pública.
	
	
	apoia-se exclusivamente no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), laboratório central de referência vinculado à Fundação Oswaldo Cruz
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Cabe a Vigilância Sanitária a fiscalização de todos os produtos no mercado, cabendo a ela notificar e/ou apreender quando apontarem não conformidades. Para a comercialização de produtos de origem animal, devem conter os seguintes registros de inspeção. Marque a resposta correta:
	
	
	
	
	IMA para a comercialização dentro de Minas Gerais
	
	
	SIE para a comercialização entre municípios do mesmo estado.
	
	
	SIM para a comercialização dentro do município
	
	
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	
	SIF para a comercialização entre estados e/ou para exportação

Continue navegando