Buscar

AVA2_IanaOliveiraMuniz_CompOrganizacional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
IANA OLIVEIRA MUNIZ
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENTREVISTA COM UM GESTOR ORGANIZACIONAL
CABO FRIO
2019
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
IANA OLIVEIRA MUNIZ
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENTREVISTA COM UM GESTOR ORGANIZACIONAL
Trabalho da disciplina Comportamento Organizacional apresentado como 
requisito avaliativo para obtenção da conclusão da disciplina.
CABO FRIO
2019
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENTREVISTA COM UM GESTOR ORGANIZACIONAL
IANA OLIVEIRA MUNIZ[1: iana.muniz@hotmail.com]
RESUMO- 
PALAVRAS-CHAVE: 
1 INTRODUÇÃO
A compreensão do comportamento organizacional facilita o desempenho individual, as relações interpessoais, a dinâmica da organização e descreve o sistema organizacional, sua estrutura, cultura, clima, política e ética.  Ciente da importância da valorização das pessoas como forma de obtenção de diferenciais competitivos em cenários empresariais cada vez mais incertos, a gestão de pessoas, a motivação e a comunicação organizacional ganham centralidade. Sendo assim, este texto discursivo tem como base uma entrevista com o Gestor Fernando Daniel da Silva Lima, fundador da empresa F D S Lima Assessoria Contábil, empresa de pequeno porte, com atuação no ramo contábil; desde 1992 vem prestando serviços de legalização de empresas, escrituração fiscal, departamento de pessoal e contabilidade propriamente dita, na Região dos Lagos/ RJ. 
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa possuí cinco funcionários, cada um representando e executando as funções referente ao seu setor. Os principais clientes da empresa F D S Lima Assessoria Contábil são empresas de médio e pequeno porte, onde a maioria é optante pelo regime de tributação do Simples Nacional. Os principais concorrentes são outros escritórios contábeis que tem uma política de preços mais acessível ao cliente.
A empresa tem como missão, oferecer serviços contábeis de qualidade, com informação precisa e exata aos clientes, permitindo que estes atendam às exigências fiscais, como também, assessorá-las em seus objetivos empresariais. Segundo Chiavenato (2005) “a missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional”.
A visão da empresa é ser referência na prestação de serviços contábeis na Região dos Lagos, e expandir os serviços para a Região Serrana do Rio de Janeiro até 2025. Os valores são: ética, transparência, responsabilidade e confiabilidade.
O Fundador e gestor da empresa F D S Lima Assessoria Contábil, Sr Fernando Daniel da Silva Lima é técnico em contabilidade, e atualmente é estudante do curso de Gestão Pública. Na empresa exerce atividades de gestão e relações com clientes. Tem 26 anos de experiência em atividades contábeis.
Em entrevista com o Sr Fernando Daniel, quando perguntado sobre o que ele entende, entre a relação de gestão de pessoas e a excelência organizacional. Foi dito, que a gestão de pessoas deve ser bem conduzida, pois é vital para a existência da empresa; pois é necessário que os colaboradores estejam em pleno acordo com a missão e valores da empresa, que se identifiquem a ponto de estarem aptos a compreenderem e superarem todos os desafios que o mercado oferece ao ambiente empresarial. Entende que o treinamento é essencial a ponto de trabalhar o colaborador de acordo à necessidade da empresa. Que desenvolver um plano de cargos e salários para motivar a equipe, também contribui para a excelência organizacional.
Para o Sr Fernando Daniel, os objetivos organizacionais devem ser claros e de fácil entendimento para todos os stakeholders, de modo específico para os colaboradores, estes objetivos servem para nortear suas ações e engajá-los na “causa da empresa”, isso favorece o clima organizacional, visto que todos estarão envolvidos e motivados para que a empresa atinja o sucesso de que almeja, ciente de que com isso eles também terão sucesso em suas vidas profissionais. A utilização de ferramentas da gestão de Recursos Humanos aliadas à gestão estratégica busca o envolvimento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais e ao mesmo tempo, no de seus próprios (DUTRA, 2006).
Ainda de acordo ao gestor da empresa F D S Lima Assessoria Contábil, a comunicação é um instrumento estratégico, ao passo que permite uma sinergia entre todos os departamentos da empresa, permite um ambiente mais fluído entre os processos que devem ser conduzidos desde o momento da chegada do cliente na empresa com suas respectivas necessidades até a entrega do serviço adequado para cada caso. Uma boa comunicação evita falsas informações e boatos, o que é um fator muito positivo por si só. Nesse Sentido Francisco Gomes de Matos (2003) diz que, “a conseqüência natural de uma comunicação deficiente ou ausente é o boato. Quando a administração não oferece respostas, os funcionários as inventam.”
3 CONCLUSÃO
Com o decorrer da entrevista e respostas de nosso entrevistado foi possível perceber que o Sr Fernando Daniel está bastante ciente das ferramentas de gestão de pessoas em sua empresa, e da importância que cada uma representa para o bom desempenho de sua atividade. Mesmo que a empresa seja de pequeno porte, ele procurar implementar estas ferramentas no seu dia a dia, o que deixa os colaboradores mais cativados ao estarem fazendo parte da equipe F D S Assessoria Contábil.
4 REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I., Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 528p
MATOS, Francisco Gomes., Negociação e Conflito. Editora Reichmann Affonso, 2003.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.

Continue navegando