Buscar

ATIVIDADE 1 DE FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A problemática da educação escolar está na ordem do dia e abarca diferentes dimensões: universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos político-pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, indisciplina violência escolares, processos de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras” (CANDAU; MOREIRA, 2008, p. 7).
O ambiente escolar é rico em diversidade. Nesse espaço, é fundamental ensinar a importância do respeito e a tolerância à diversidade. Disserte sobre as possibilidades que o(a) pedagogo(a) tem de trabalhar a diversidade no espaço escolar.
CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, e esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade.  
Se tratando da educação infantil, pode ser trabalhado com "cantinhos", dividindo a sala em grupo, cada grupo representando um canto de uma determinada região do Brasil: Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro -Oeste. Em cada canto, os alunos irão conhecer e ter contato com as diferentes características de cada região brasileira, principais costumes, danças, culinária, entre outros, promovendo assim, abrangência e diversidade cultural brasileira.

Outros materiais