Buscar

Protese BucoMaxiloFacial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O impacto da prótese buco maxilo facial na reabilitação do paciente
 Prótese Maxilo Facial (PMF) é uma especialidade da Odontologia que reabilita proteticamente, pacientes com perda de sustância na região de cabeça e pescoço. Os pacientes podem perder partes da face (olho, nariz, orelha, região orbital, lábio superior) ou parte da boca (dentes, palato duro, palato mole, língua, osso maxilar) tendendo a se esconder, ficando marginalizados devido à mutilação facial. (ALFENAS 2011)
 A perda de partes da face ou da boca ocorre em decorrência das cirurgias para remoção de tumores, acidentes e doenças congênitas. Quando o tratamento desses tumores é realizado com a associação de cirurgia e radioterapia, a cirurgia plástica fica prejudicada, pois o leito irradiado fica desnutrido e menos vascularizado. A área em que se processam os tempos cirúrgicos de reparação está alterada e impossibilita o uso de enxertos. Neste caso, surge como melhor escolha a PMF confeccionadas em resina acrílica e/ou em silicone. (ALFENAS 2011)
 Atualmente, as próteses faciais são confeccionadas em elastômeros não aquosos (silicones) que permitem a caracterização de pigmentos da pele de cada pessoa, resiliência e transparência. Os silicones têm que resistir a decomposição química, inclusive em condições adversas como, por exemplo, em contato com ácidos gástricos. Já as próteses obturadoras, utilizadas para as comunicações bucosinusais, podem ser utilizadas tanto para reabilitação provisória como definitiva. Os materiais normalmente utilizados são o metacrilato de polimetileno (PMMA) e titânio. 
 As próteses maxilo faciais podem ser retidas por intermédio de óculos, em alguns casos, por auxilio de adesivos especiais aplicados na parte posterior da prótese e colados na pele. O método mais seguro para retenção é a utilização de implantes, a ósseo-integração reforça a retenção de uma prótese maior e permite obter bons resultados.
 A reabilitação com PMF tem mostrado a diminuição das dificuldades em relação à mastigação e deglutição e foi mostrado um resultado significativo em relação a fala e inteligibilidade. Vários estudos demonstram que as próteses são importantes e influenciam na qualidade de vida geral do paciente. A função e aparência da região de cabeça e pescoço são importantes para a autoimagem e para a qualidade de vida. Vários aspectos são influenciados pela deformidade e pela disfunção causadas pelo câncer de cabeça e pescoço e seu tratamento como, por exemplo, o bem estar físico, social e psicológico.
 Após o tratamento cirúrgico os impactos mais relatados pelos paciente são: dificuldades de pronunciar palavras, pouca percepção do sabor dos alimentos, dor forte, incomodo para alimentar, desconforto psicológico, incapacidade social e dificuldades em realizar as tarefas diárias. 
 Os pacientes que fizeram utilização de Prótese Imediata relataram um pós operatório mais favorável, visto que esse procedimento permite que o paciente saia do centro cirúrgico já com a PMF instalada, permitindo uma melhor alimentação, deglutição e fonação. Porém, nem todos pacientes possui acesso a prótese imediata, fazendo o uso de tampão, que é extremamente desconfortável que além de causar incomodo, causa dor e constrangimento na hora da troca diária.
 Pode se concluir, que as proteses maxilo faciais, além de melhorarem a estética e a auto estima do paciente, também auxilia no tratamento funcional, principalmente na região oral, melhorando a fala e alimentação do paciente. Logo, é de estrema importancia dentistas especializados em Prótese Bucomaxilofacial inserido numa equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes com câncer de boca, para o planejamento da cirurgia e reabiltação com as proteses. 
Referências Bibliográficas: 
ALFENAS, Elizabeth Rodrigues et al. Reabilitação protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço. Odontol, Belo Horizonte, v. 47, n. 2, p.236-242, dez. 2011. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-09392011000600006&script=sci_arttext>. Acesso em: 13 ago. 2019.
OLIVEIRA, Beatriz Schafhauser de. Prótese Bucomaxilofacial na Reabilitação de Pacientes com Tumores de Boca: Análise de Casos e Impacto na Qualidade de Vida. 2016. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/163599/Final%20TCC%20Bea%2015-06%20CORRIGIDO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 ago. 2019.

Continue navegando