A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 6 de 16

por três palavras, no entanto cada uma tem sua característica específica. Estas características são baseadas em Lacombe e Heilborn (2003). Sobre elas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tarefa.
II- Função.
III- Cargo.
( III ) É a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa.
( I ) É a parcela mínima de esforço profissional, porém exige certa habilidade mental ou física.
( II ) Representa o conjunto de esforços, deveres e responsabilidades que requerem o empenho do indivíduo.
FONTE: LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
43-Dentro das empresas, a construção de carreiras é uma maneira de atender tanto às necessidades da empresa como também dos colaboradores, que através do encarreiramento se sentirão mais valorizados. Os autores Milkovich e Boudreau (2010) apresentam quatro sistemas de carreira que são os mais comumente utilizados dentro das organizações. Sobre esses tipos de carreira, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fortaleza.
II- Equipe esportiva.
III- Clube.
IV- Academia.
( IV ) Caracteriza-se como um sistema aberto para seleção externa e de alta competição entre os indivíduos.
( I ) Caracteriza-se como um sistema muito aberto e de pouca competição entre os indivíduos.
( III ) Caracteriza-se como um sistema aberto para seleção externa e de baixa competição entre os indivíduos.
( II ) Caracteriza-se como um sistema muito aberto e de muita competição entre os indivíduos.
FONTE: MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2010.
44-No modelo da Carreira Proteana, as pessoas eram conduzidas, na gestão de carreira, pelas necessidades pessoais, que estão acima dos propósitos da empresa. Este modelo de carreira é dinâmico, com mudanças profissionais frequentes, autonomia e autogerenciamento. Sobre as características da carreira proteana, pode-se afirmar que:
( ) A carreira proteana se caracteriza somente pelo autoaprendizado e não aceita mudanças.
( X ) A carreira é composta por conhecimentos adquiridos, aptidões, experiências e mudança de personalidade.
( ) A carreira é totalmente gerenciada pela empresa, que guia os indivíduos de acordo com sua necessidade.
( ) A organização não fornece relacionamentos construtivos, informação e recursos de desenvolvimento.
45-João é considerado pelos seus colegas de trabalho como um colaborador modelo. Não possui cargo de chefia, mas é dinâmico, busca automotivar-se a fim de desempenhar cada vez mais suas ações. Partindo desse exemplo, podemos identificar que João enquadra-se como um autolíder. Sobre o assunto, Charles Manz e Henry Sims (1993) relacionaram algumas estratégias comportamentais para que o indivíduo desenvolva a autoliderança. Sobre essas estratégias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Observar as falhas cometidas e logo corrigi-las.
( V ) Iniciar um padrão de pensamentos positivos e construtivos.
( V ) Estabelecer metas.
( F ) Evitar recompensas pessoais quando alcançar as metas, pois elas podem desfocar o objetivo final.
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
46-Michael Arthur e Denise Rousseau distinguem carreiras subjetivas e carreiras objetivas, duas visões diferentes a respeito de “como” o encarreiramento se apresenta. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
I- Compreensão subjetiva da carreira: entendimento pessoal a respeito da sua situação de carreira, envolvendo fatores subjetivos, como autoimagem, o sentimento de identidade, os princípios, as atitudes e a sua relação com o trabalho. CORRETA
II- A carreira objetiva inclui aspectos interiores, como emoção, autorrealização e sentimentos. ERRADA
III- Na carreira subjetiva, fatores como sentimentos de paixão e autorrealização são fatores motivacionais significativos. O sucesso, nas carreiras subjetivas, é avaliado em termos da satisfação e da realização pessoal. CORRETA
IV- Compreensão objetiva da carreira: é a representação pública da carreira, portanto o que ela simboliza para a sociedade. CORRETA
47-Num passado não muito distante, as organizações detinham total responsabilidade com relação ao futuro dos seus empregados, decidindo sobre sua vida profissional através de promoções que não consideravam tempo de casa e nem competências desenvolvidas. Com relação aos novos modelos de carreira e às características de cada um, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Carreiras sem fronteiras.
II- Carreira proteana.
III- Carreira caleidoscópica.
IV- Carreiras inteligentes.
( IV ) São constituídos por três competências com relação ao saber a respeito do: por que (knowing why), como (knowing how) e com quem (knowing whom).
( III ) Apresenta uma nova forma de entender a carreira, que é criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando os aspectos profissionais, pessoais e familiares.
( II ) Os propósitos pessoais estão acima das necessidades da empresa e neste padrão de carreira há mudanças profissionais, autonomia e autogerenciamento.
( I ) Constitui um amplo conjunto de trajetórias profissionais, adequadas pelo mercado de trabalho, permitindo que o indivíduo construa sua trajetória de maneira flexível, em que a remuneração é pela competência e inteligência, aplicando-se na resolução de problemas.
48-De acordo com o professor Tim Hall (2002), no modelo Proteano de carreira há uma clara ruptura com relação aos modelos mais tradicionais de encarreiramento. Sobre as características desse modelo de encarreirramento, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a carreira proteana:
FONTE: HALL, D. T. The study of careers. Careers in and out of organizations. Thousand Oaks:
Sage, 2002.
( ) Desenvolvimento é atender às expectativas da empresa; portanto, a empresa se torna a carreira.
( ) A carreira é gerenciada pela organização.
( ) A responsabilidade da gestão da carreira recai exclusivamente na área de RH da empresa, pois cabe a ela o desenvolvimento do plano de cargos e salários.
( X ) A carreira é formada pelo amadurecimento do indivíduo através de experiências, aquisição de novas habilidades e aprendizados ao longo da vida.
49-O modelo tradicional de encarreiramento surgiu no início do século XX e tinha como premissas básicas a organização dos cargos em uma estrutura formal. As qualificações mais requisitadas eram: educação formal (escolas e faculdades); experiência, que representa a capacidade de se realizar uma atividade, por conta da prática que a pessoa tem em executá-la; e o endosso. Sobre o endosso, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) O planejamento da carreira dos subordinados. 
( ) A confirmação das qualidades pessoais próprias através de cursos e treinamentos. 
( ) A busca por melhores salários. 
( X ) As referências pessoais que o indivíduo apresenta. 
 
50-Com o avanço da tecnologia e a evolução do trabalho e da era do conhecimento, as empresas buscaram integrar-se a métodos de programas diversificados para suprir as necessidades econômicas e sociais. Com as necessidades e desejos do homem, pode -se buscar a eficiência do trabalho do colaborador. Dentre esses métodos, integrou-se o 5S, programa que objetivou o aumento produtivo e a eliminação de desperdícios. Os sensos seguem uma determinada ordem. Sabendo disso, ordene os itens a seguir: 
I- SHITSUKE: define educação, harmonia. 
II- SEITON: arrumação, pôr as coisas em seu devido lugar. 
III- SEISOH: limpeza, manter o local de trabalho limpo. 
IV - SEIRI: saber o que ainda irá utilizar. 
V- SEIKETSU: no que diz respeito à saúde, asseio das pessoas. 
( ) II - I - V - IV - III. 
( X ) IV - II - III - V - I. 
( ) V - I - IV - III - II. 
( ) II - III - I - V - IV.
51-As sucessivas ondas de demissões causadas pelas ações de downsizing ocasionaram queda de entusiasmo das pessoas (desmotivação),