Buscar

Revisão av1 Psicologia organizacional e do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão av1 Psicologia organizacional e do trabalho
Qual a função do psicólogo organizacional – Mediação, orientação, recrutamento e seleção, desenvolvimento e treinamento e etc.
O que se espera do psicólogo em geral – Se espera que o psicólogo faça um levantamento de hipóteses como instrumentos científicos, por exemplo por meio de entrevista 
Qual o perfil de profissionais procurados pela organização?
Buscam profissionais que tenham um conhecimento geral e um profundo conhecimento especifico, que possuam um perfil flexível, que saibam trabalhar em equipe. Motivados e com potencialidade. 
Quais são as modalidades de uma entrevista?
aberta ou fechada, não dirigida ou dirigida
Atividades mais frequentes entre os psicólogos organizacionais?
Mais de 40% dos psicólogos organizacionais – seleção de pessoal, aplicação de testes, recrutamento.
Entre 30 a 40% dos psicólogos organizacionais – Acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, analise de função/ocupação.
Entre 20 e 30 % dos psicólogos organizacionais – Planejamento e execução de projetos, desenvolvimento organizacional, triagem, cargo administrativo. Assessoria.
Menos de 20% dos psicólogos organizacionais – Analise de cargos e salários, aconselhamento psicológico, diagnostico situacional, supervisão de estágios acadêmicos, orientação e treinamento para profissionais, psicodiagnóstico, consultoria.
 O Fordismo – É um modelo de produção e gestão calcado em um sistema de inovações técnicas e organizacionais, levando em conta a época, com o objetivo de elevar a produção e o consumo em massa. Assenta-se no distanciamento entre a concepção e a execução, no trabalho simplificado e fragmentado, em ciclos operatórios curtos, com pouca formação e treinamento de trabalhadores.
O Toyotismo – Passou a explorar as contribuições cognitvas do trabalhador, em busca de maior competitividade da empresa. Deu inicio a produção vinculada a demanda, ao trabalho operário em equipe e em numero mínimo, ao aproveitamento máximo de tempo de produção, aos estoques mínimos, a horizontalização do processo produtivo, a terceirização e ao controle e gestão da qualidade total.

Continue navegando