Buscar

TCC- Psicomotricidade na Educação Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8° SEMESTRE
ROSANA DA SILVA PEREIRA
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO – A IMPORTâNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Várzea Grande - MT
Agosto 2019
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8° SEMESTRE
ROSANA DA SILVA PEREIRA
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO : A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Várzea Grande - MT
Agosto 2019
Ficha Catalográfica
PEREIRA, Rosana da Silva
Projeto de Ensino em Educação: A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
Várzea Grande-MT, 2019
31 p.
BORDA, Suze
Unopar – Universidade Norte do Paraná
Trabalho de Conclusão do Curso Superior Licenciatura de Pedagogia.
ROSANA DA SILVA PEREIRA
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO : A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão do Curso Superior Licenciatura de Pedagogia apresentado ao Departamento de Pedagogia da Universidade Norte de Paraná, como requisito para a obtenção do título de Pedagoga. 
Orientadora: Prof.ª Suze Borda.
.
Várzea Grande – MT
Agosto 2019
ROSANA DA SILVA PEREIRA
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Pedagogia, submetido à Banca Examinadora composta pelos professores do Departamento da área de Pedagogia da Universidade Norte de Paraná, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Pedagoga.
Aprovado em:______________________
_____________________________________
Prof.ª Suze Borda (Orientador)
____________________________________________
Prof. NOME DO OUTRO PROFESSOR (Membro da Banca)
______________________________________
Prof. NOME DO OUTRO PROF2 (Membro da Banca)
Várzea Grande – MT
Agosto 2019
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus pais, irmãos e meu namorado que contribuíram direto no desenvolvimento do projeto com suas sugestões e auxílio.
AGRADECIMENTOS
Agradecer é algo difícil, pois nem sempre expressamos tudo o que queremos realmente. Mas é muito bom poder sempre contar com as pessoas que de certa forma nos ajudaram a construir nosso caminho.
 Agradeço a Deus pela oportunidade de viver, por me guiar e me proteger derramando sempre suas bênçãos sobre mim. Agradeço também a inestimável professora: Suze Borda e Lindamir Richetti pela sua dedicação ao orientar este trabalho, pois sem ela a realização do mesmo não seria possível. 
Aos meus pais Vanize Matias e Francisco Patrício, Lenilso Moraes, fiel companheiro, e ao meu irmão Vinícius Patrício que sempre me incentivaram no decorrer deste trabalho. E a minha família e amigos, que me apoiaram em todos os momentos.
RESUMO
Este trabalho tem a ser de natureza bibliográfica onde estuda a importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Demostra a importância do movimento para o desenvolvimento do avenço na escola e ajuda no processo alfabetização de crianças frequentam a escola infantil expõe como a educação Psicomotora e Reeducação Psicomotora funcionam quando trata de melhorar o rendimento escolar e infantil, e define também especificamente o desenvolvimento psicomotor das crianças de 0 a 5 anos. O objetivo deste trabalho é conhecer um pouco mais sobre tema Psicomotricidade e enfatizar sua importância para a educação, posto que a aquisição de habilidades motoras seja necessária para um bom desempenho da aprendizagem.
Palavras Chaves: Criança, Psicomotricidade, Educação, Escola. 
ABSTRACT
This work has to be of bibliographic nature where it studies the importance of psychomotricity in Early Childhood Education. It demonstrates the importance of movement for the development of advancement in school and helps in the literacy process of children attending kindergarten exposes how Psychomotor education and Psychomotor Reeducation work when it comes to improving school and child performance, and also specifically defines the psychomotor development of children. children from 0 to 5 years. The aim of this paper is to know a little more about Psychomotricity and emphasize its importance for education, since the acquisition of motor skills is necessary for a good learning performance.
Keywords: Child, Psychomotricity, Education, School.
LISTA DE FIGURAS
	Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
	Psicomotricidade 
Imagem Perceptomotores Corporal 
Imagem Perceptomotores Corporal 
Destreza de Concentração 
Desenvolvimento da Lateralidade 
Desenvolvimento da Lateralidade 
Definição de Estruturação Espacial entre Direita e Esquerda 
	16
23
25
35
36
41
47
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O ser humano começa a desenvolver e crescer antes de nascer dentro do ventre ele já tem sinais de desenvolvimento e amadurecimento de varias parte do corpo, após o nascimento começa a receber estímulos para o desenvolvimento e quando mais estímulos a possibilidade de amadurecimento.
 O ensino da Psicomotricidade tem a finalidade de proporcionar aos educandos oportunidades de conhecer o ensino de educação física dentro do ambiente escolar, nas concepções atuais, o educador pode estruturar uma aula, abordando os conteúdos que fazem parte de ementas dessa disciplina.
 Na Psicomotricidade as principais intervenção é a busca o desenvolvimento global do aluno com práticas de movimentos estruturados podendo auxiliar no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, o trabalho é possibilitar o atendimento do processo histórico da educação física , e oportunizar o conhecimento sobre a psicomotricidade , suas praticas educativas e reeducativas, é na escola que os profissionais iram buscar atividades, brincadeiras e estratégicas para focar o desenvolvimento do educando. Umas das necessidades é o período de aprendizagem motora, suporte para realização de manuseios e ações cotidianas.
É importante o educador observa todos os estímulos, ao invés de isolares os desenvolvimentos motor e trabalhar cada função e especialidades criando conexões entre o afetivo e o cognitivo para um auxilio ao outro, relacionando e observando todo o comportamento da criança para poder desenvolver por completo o aprendiz. A psicomotricidade na escola, na psicologia, sociologia na educação física; mesmo assim ela permanece mal conhecida apesar de falada constante pouco se sabe da importância no desenvolvimento da criança no processo de alfabetizar, há necessidade de se aprofundar neste tema para verificação da aprendizagem escolar.
Existem alunos que apesar de ter uma inteligência norma possui dificuldade com seu esquema corporal, possui movimentos lentos e pesados e tem dificuldade de participação na sala de aula no caso a alunos como não consegue pegar no lápis direito tendo assim a dificuldade onde o educador deve propor uma atenção pois ele entendo o conteúdo mas se excluir por seus movimentos não esta se igualando aos demais colegas, claro sempre baseando que cada aluno tem seu processo de aprendizagem. 
Considerando-se que há muito que pesquisar e conhecer em relação à psicomotricidade, este trabalho pretende mostrar qual a importância da psicomotricidade na Educação Infantil. O nosso objetivo é verificar em que medida a psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento do aluno, se pode auxiliar no desempenho escolar e como ela pode ser estimulada.
JUSTIFICATIVA
Sabendo-se que á Psicomotricidade é de grande relevância na Educação Infantil já que estuda os movimentos do individuo, e contribui para reeducação de movimentos mal elaborados ao decorrer do percurso, neste trabalho pontuo a razões de seu desenvolvimento
na fase de educação infantil mostrando a importância de ser trabalhada desde muito cedo, a fim de findar as necessidades de conhecer o desenvolvimento humano delimitando os seus fatores de ligação da criança com os meios, observando suas primeiras percepções e expressando suas emoções e sentimentos se passando a conhecer melhor.
capítulo
ORIGEM E DEFINIÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE
Ao iniciar o estudo da psicomotricidade importante ressaltar alguns aspectos do referencial histórico.
Portanto os movimentos humanos são resultados de um processo histórico na qual devemos reconhecer nos dias de hoje, as raízes de um presente na sociedade atual, principalmente sobre a nação de corpo e de práticas de atividades e exercícios físicos, o movimento historicamente e produzido e se manifestar de formas distintas, como o artísticos, o esportivo, ou uma simples caminhada com a intenção de realizar uma atividade física ou lazer , enfim as mais diversas manifestações corporais, como a dança, as lutas, os jogos e as brincadeiras que dentro de um processo pedagógicos acabam se tornando conteúdos escolares, no primeiro olhar parece algo natural e inerente ao ser humano, são na verdade produtor e produtores de cultura.
Oliveira (1983 p. 13), afirma sobre a sobrevivência e o desenvolvimento do homem:
No reino animal deveu-se, no plano psicomotor, ao 
domínio de um gesto que lhe era próprio: foi capaz
de atirar objetos. Provavelmente por ser o único 
que possuía o polegar, desenvolveu a preensão, 
por oposição daquele dedo aos demais.
Seguindo o avanço e o desenvolvimento da civilização, a antiguidade oriental um grande avanço em relação ao homem primitivo quando tomamos os movimentos enquanto produção cultural como os significados dos movimentos humanos sofrendo assim um grande salto. Na era da civilização oriental os movimentos humanos era praticar com objetivo de preparação para a vida, no Japão, Índia, China, Pérsia e outros povos essas atividade corporal tem finalidades ritualistas e como meio de preparação para a vida, onde as principais contribuições da civilização oriental e as artes márcias, natação e o remo.
Atualmente no mundo civilizado, apresenta as atividades de modo mais elaborado, e a escrita aparece de uma forma significativa de registro cultural e, consequentemente como uma possibilidade de passar as manifestações de geração futuras, assim o caráter educacional surge como importante finalidade do movimento humano. Oliveira (1983) apresenta uma relevante classificação de suas finalidades: a guerreira, a terapêutica, a esportiva e a educacional. Como o avanço do processo civilizado, o movimento humano foi ganhando novos significados, objetos e finalidades. Segundo Barreto (2000 p. 32), “o desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação de tones, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. Para Maine de Biran (1766-1824), o movimento é um componente essencial na estruturação psicológica do eu, a ação torna-se importantíssima na consciência que o indivíduo tem de si e do mundo exterior, definindo a concepção que o homem tem de seu corpo, a história da psicomotricidade está relacionada à história do corpo, nascem juntas, sendo na sua trajetória marcada por cortes revolucionários e reformulações decisivas, que vieram culminar nas concepções que existem atualmente, permitindo assim a sua compreensão (COSTE, 1992; MELLO, 1987). Coste (1978) expõe que:
Psicomotricidade é resultante de um longo processo, pois nasce com a história do corpo, processo este muitas vezes marcada por cortes revolucionários e reformulação decisiva, mas que culminam em concepções modernas, que nos permitem compreendê-las (COSTE; 1978, p. 7).
Para Negrine (1987), a coordenação psicomotora, estrutura-se em duas funções, ou da maturação neurológica progressista (onde os órgãos sensoriais desempenham um papel importante) e a maturação ligada ás experiências corporais vividas pelo individuo. Filho e Sá (2001, p. 36), definem psicomotricidade como a “relação entre o pensamento e a ação envolvendo a emoção”. Para os autores, não existe corpo sem pensamento e vice-versa, bem como, é preciso não só o corpo, mas corpo dotado de pensamentos, atitudes e movimentos. Para se ter o movimento é necessário um certo domínio mental . A psicomotricidade, como ciência, corresponde apresenta um objetivo que determina sua área de estudo, que é o corpo e sua expressão da ação das forças que produzem e modificam esses movimentos. Conforme Alves (2003) a psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo.
Ao definir a educação psicomotora Barreto, por sua vez, ressalta que é preciso levar em conta o movimento do próprio corpo da criança:
O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca. (apud GOMES, 1998, p. 15).
Na fase de alfabetização é importante iniciar na educação infantil onde deve se trabalhada a psicomotricidade, atualmente escolas e professores possui a concepção de que aulas de Educação Física são responsáveis pelo desenvolvimento das áreas psicomotoras (coordenação motora, esquema corporal, lateralidade). Talvez o professor de determinada disciplina é bem mas preparado para propor este tipo de atividades não degrenindo que o professor de educação infantil não possa estimular a psicomotricidade, já que a alfabetização é importante e com os estímulos psicomotores poderá ser alcança os melhor êxito. 
A PSICOMOTRICIDAADENA EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste capitulo a definição de educação infantil e de que maneira a psicomotricidade ajuda nessa fase escolar, como é importante o professor no desenvolvimento psicomotor.
Considera-se educação infantil a fase escolar de criança de 0 á 05 anos , onde Vieira relata no artigos 29 e 30 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): 
Regida pelos princípios e fins da educação nacional, a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Sem possuir caráter obrigatório, complementa a ação da família e da comunidade, sendo oferecida em creches ou instituições equivalentes (para crianças de 0 a 3 anos de idade); e em pré-escolas (para crianças de 4 e 5 anos de idade). (1999, p.31)
 Na educação infantil as criança esta sendo estimuladas com as atividades lúdicas e jogos e brincadeiras, para exercitando sua capacidade motora fazendo nova descobertas, e iniciando seu processo de letramento. Segundo Piaget (1990), as atividades sensório-motoras são de suma importância para o desenvolvimento da inteligência, assim, desde a Educação Infantil, deve-se dar ênfase à atividade motora global, sendo o movimento fundamental para desenvolver ou fazer surgir inúmeras habilidades motrizes, grossas e finas, pois há um rápido aperfeiçoamento dos movimentos adquiridos nas fases anteriores, instigando desse momento em diante a combinação entre os movimentos e uma melhor qualidade dos mesmos.
 A fase escolar na educação infantil é de grande importância a participação da família para exercício de atividade e a criatividade da criança onde vem a racionalidade, os objetos eles internaliza e faz manuseios através da razão. A criança na educação infantil é aos outros níveis existentes, é caracterizada
funcionamento de sua mente e diverso do adulto que é expandida a medida de suas relações sociais, afetivas e culturais com outras crianças, com adultos e o ambiente que vive.
 Nesta fase de educação o educador deve planejar a partir de que as crianças já conhece, para a aprendizagens ocorre tranquila e prazerosa , pois o sujeito esta a serie de processos de criação e atribuição de significados , os quais permearão seus referenciais de analise ou realidade e suas própria auto-imagem, assim como a forma singular demostra a capacidade de esforço para compreender o mundo em que vive e suas relações e conflitos e a aprendizagem não constitui em uma cópia sem a elaboração e reflexão, nos primeiros anos de escolaridade e principalmente na educação infantil e ensino fundamental a atividade é importante no estabelecimento de relações entre ser humano e seu desenvolvimento e o ambiente que o rodeia.
 Portanto resgatar a motricidade humana parece ser o primeiro passo para a (re) integração do corpo na escola, pois não se passa da atividade simbólica (representações mentais) do mundo concreto, com o qual o sujeito se relaciona sem a atividade corporal que é o elo de ligações. 
 De acordo com Feil:
A criança por natureza é inquieta. Sente necessidade de correr, pular, jogar... Ela tendo espaço, naturalmente executa movimentos amplos. Cabe a escola oferecer espaço para continuar esse processo de maneira que a criança possa executar exercícios de movimentação e locomoção. Antes de exigir que a criança tenha controle sobre as mãos para executar a escrita, ela deverá antes ter domínio sobre o corpo todo. (1983, p. 45).
 Do ponto de vista psicomotor, de acordo com Sisto (1994), existem pré-requisitos para uma criança aprender a ler e escrever. É necessário que possua um bom domínio, gesto e do instrumento, boa lateralização, boa estrutura espacial, boa percepção temporal e boa discriminação auditiva e visual. Portanto o objetivo da psicomotricidade é desenvolver o aspecto comunicativos ao corpo, dar o individuo, a possibilidade de dominar seu equilíbrio.
 Portanto os professores de educação infantil sabe-se que a criança atua no mundo por meio de seus movimentos e as experiências precoces são de grande importância, pois é a base do individuo desenvolver a independência e autonomia corporal e a sua maturidade sócio-emocional, experimentar diferentes situações, outro ou com espaço e o objeto trocando suas experiências com outros. A psicomotricidade é definida pela criança que estuda o amadurecimento de desenvolvimento da psico-física do homem, com objetivo principal, fazer o individuo descobrir seu próprio corpo, com seu mundo interno e externo.
 FUNÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Segundo Mello (1989) a psicomotricidade pode ser classificada em dez funções psicomotoras: esquema corporal; tônus da postura; coordenações globais; motricidade fina; organização espacial e temporal; ritmo; lateralidade; equilíbrio; e relaxamento total, diferencial e segmentar. Será descrita logo abaixo a finalidade de cada uma:
Esquema Corporal: - é a consciência do corpo como o meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. Segundo Wallon (1972 p. 9) destaca que: 
“É a representação relativamente global, cientifica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo” Wallon ( 1972 p. 9).
O esquema corporal desempenha papel fundamental no aprendizado da leitura e escrita. “Dificuldades de como trocas de letras e sílabas nas palavras, apresenta-se desajeitada ou descoordenada, lento e com letra feia ou podendo apresenta problemas de comportamento”.
O esquema corporal é divida e duas etapas:
Corpo Vivido (ate 03 anos de idade): corresponde a fase de inteligência sensório motora de Piaget, o bebe sente o meio ambiente fazendo parte dele mesmo do seu sistema nervoso vai ampliando suas experiências e passa pouco a pouco a diferenciar seu meio ambiente, neste a enriquecimento da sua experiência objetiva do seu corpo e ampliação da sua experiência motora.
Corpo percebido ou Descoberto (3 a 7 anos): dar-se a maturação da função de interiorização é definida a possibilidade de deslocar sua atenção do meio para seu próprio corpo a fim a tomada de consciência.
Tônus da Postura: 
É uma “tensão dos músculos, pela qual as posições relativas das diversas partes do corpo são corretamente mantidas e que se opõe às modificações passivas dessas posições”. Coste (apud MELLO, 1989, p. 38) O tônus está ligado com as funções, do equilíbrio e regulações mais complexas do ato motor, assim, segundo Silva (2004) assegura a repartição harmoniosa das influências facilitadoras ou inibidoras do movimento.
Coordenação Globais: são atividades de grandes grupos musculares com a capacidade de execução de diferentes movimentos de diversos segmentos corporais o mesmo tempo (dissociação) como uma boa coordenação motora global: engatinhar, correr, saltar, rolar, escalar. Onde são trabalhadas de membros inferiores e superiores e do tronco é o conjunto de habilidades, amplos, como receber e arremessar uma bola por exemplo.
Motricidade Fina: - é a capacidade de executar movimentos de precisão com controlo e destreza de precisão como a utilização de tesoura, lápis, de forma eficiente. Já refere-se aos movimentos precisos das mãos e dos dedos, evidente a reprogramação de ações, a medida de informações tátil perceptivas se juntam as informações visuais e sinestésicas. Pode-se afirmar que motricidade fina resume-se a movimentação de pequenos músculos.
 
Segundo Mello (1989, p.38):
 “é o trabalho de forma ordenada dos pequenos músculos. Englobam principalmente a atividade manual e digital, ocular, labial e lingual”.
Organização Espacial e Temporal: - é a capacidade que o individuo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, as pessoas e ao próprio corpo em determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. 
“É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo curto” (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96).
 A organização espacial é a capacidade de situar-se, orientar-se e movimentar-se em um espaço, tendo sempre como referência a própria pessoa, enfatiza Tolkmitt (1996).
Ritmo: - está relacionado a noção de ordem. Sucessão de duração e alternância. É um fenômeno individual, pois cada pessoa possui seu ritmo. O ritmo é organizado de forma lenta e processual no desenvolvimento psicomotor das crianças, por meio de vivencias, explorando diversas possibilidades, atividades como danças, bater palmas, e criar sons com próprio corpo, ajudam até mesmo na formação da personalidade. 
 Meinel e Schabel relatam que:
Segundo Meinel e Schabel ( apud Mello 1989, p.38) tratando-se de movimento, o ritmo é a “ordenação específica, característica e temporal de um ato motor”. Esta ordenação temporal refere-se a processos parciais interligados no ato motor, há ainda, uma ligação entre ritmo e organização espacial e temporal.
Lateralidade: - refere-se ao espaço interno do individuo que determina o uso de uma lado do corpo com maior desembaraço e mais destreza. A lateralidade materializa-se como o uso do lado dominante do corpo para a realização das atividades. 
Segundo Tolkmitt (1996, p.22) diz que: 
 Tolkmitt lateralidade “é a manifestação de um lado preferencial na ação, vinculado a um hemisfério cerebral; é necessário que não se discrimine a esquerda e a direita”. A autora complementa que ambos os braços, pernas, mãos, pés, olhos, ouvidos devem ser desenvolvidos, para que se possibilite ao aluno uma habilidade maior no seu lado preferencial Tolkmitt (1996, p. 22). 
Equilíbrio: é a capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal contra a força da gravidade, ou seja manter a estabilidade corporal durante os movimentos e também quando se está imóvel pode ser estático, em postura imóvel ou dinâmica, em movimento.
 Segundo Campos (2001) define:
Os
exercícios de equilíbrio têm a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.
 De acordo com Raso ( apud GALLARDO, 2004, p. 37) “um mau equilíbrio motor afeta a construção do esquema corporal, porque traz como consequência a perda da consciência de algumas partes do corpo.
Relaxamento: - resultante na tensão musculatura esquelética dividida em relaxamento total, diferencial e segmentar, onde envolve todo o corpo vinculado a processos psicológicos, a decontração de grupos musculares que não é necessário a execução. O relaxamento diferencial responde pela descontração de grupos musculares que não são necessários à execução de determinado ato motor específico. 
Conforme Mello (1989, p. 39) relata: 
E o relaxamento segmentar é alcançado em partes do corpo de acordo com Mello (1989, p.39) O desenvolvimento psicomotor acontece num processo conjunto de todos os aspectos (motor, intelectual, emocional e expressivo).
Dividindo-se em duas fases: 
Primeira infância (0 a 3 anos) 
Segunda infância( 3 a 7 anos).
Considerando as afirmações acima a psicomotricidade é fundamental no aprendizado escolar, já que configura num suporte para alcançar apreender elaborados planos cognitivos ou processo de alfabetização, onde o conhecimento capacita o educando a melhor assimilação das aprendizagens escolares. A psicomotricidade é de natureza interdisciplinar, possui campo escolar formal, um lugar importante para o desenvolvimento da criança, tem objetivo a formação da totalidade do individuo, em seus aspectos motores, afetivos e sociais, encontra, na psicomotricidade e na Educação Física, objetivos que vão ao encontro da educação escolarizada tornando importante ferramenta pedagógica para a prática pedagógica na educação física.
 A educação proposta por Le Boulch é uma das teorias mais utilizadas na formação pedagógica de professores que vão trabalhar com a educação física, assim a psicomotricidade no campo educação psicomotora estão na base de todo o desenvolvimento do aluno, de forma integrada, favorecendo os processos de aprendizados em todos os aspectos nesse contexto educacional, a educação motora se torna fundamental para o desenvolvimento em toda sua vida escolar. 
CAPITULO 
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
As atividades psicomotoras a ser trabalhada na educação são: tonicidade, equilíbrio, memoria corporal, lateralidade, noção de corpo, e estruturação espaço, portanto o individuo é como um todo, a procurar auxiliar a ser um problema está no corpo na área da inteligência ou na afetividade.
 A educação infantil são umas das preocupações da formação das crianças, antes que atinja a idade de frequenta o ensino fundamental, dentre outros então tudo que acontece nesta fase é marcado para o desenvolvimento da criança, nesta mostra a importância da psicomotricidade tendo base d estudos de vários autores o educador deve deter o domínio de suas experiências e compreensão teóricos das mesmas tendo em vista o exercícios, adequado na prática psicomotora na educação infantil seguindo as metodologias de estudo, sendo uma função primordial do professor não é funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal.
 Segundo Mello (2002, p 37), existe três formas de utilização destas abordagens entre a psicomotricidade é a Educação Física que podem apresenta bastantes semelhanças. Nesta abordagem não há como diminuir o impacto entre a psicomotricidade e a Educação Física, pois a ligação de modo próprio.
 De acordo com o (RCNEI) Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil foi desenvolvido a servir como guias de reflexão sobre conteúdos, objetivos e orientações didáticas escolares, visando na melhoria da educação para crianças e ainda contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação de seus educadores. Nos objetivos da (RCNEI) não há referencias que dizem respeito ao “corpo” e “movimentos”.
 As referências são descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades, limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde, bem-estar, o brincar, expressando suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades usar diferentes linguagens (corporal musical, plástica, oral e escrita).
 A psicomotricidade a um crescente relacionamento no desenvolvimento infantil na pré-escola, Vitor da Fonseca (1988, p. 22) comenta que a “psicomotricidade” é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança o meio.
 Na educação infantil o educando busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, a exploração de ambiente criança passa a ter experiências concretas, indispensável no desenvolvimento intelectual, tomando consciência de si mesmo, e do mundo que a cerca. Ao ser trabalhada a educação psicomotora necessária utilizar funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras.
 Neste as atividades recreativas favorece consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhor aptidão física, a socialização da criatividade; visando na formação da sua personalidade, salientar os movimentos nas primeiras manifestações na vida do ser humano é importante pois o corpo vão se estruturando e exercendo enormes influencias no comportamento. Segundo Le Bouch (1984, p.36),” a educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primaria”. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência do seu corpo, há dominar seu tempo, a adquirir habilidade a coordenação de seus gestos e movimentos.
 Afirma-se então que a recreação e atividades afetivas e psicomotoras constitui-se o fator de equilíbrio na vida das pessoas na interação do seu corpo, a afetividade e a energia, o individuo e o grupo promovendo a totalidade do ser humano. Essa prática no contexto escolar considere o psicomotor como um riquíssimo que auxilia a promover atividade de aprendizagem, expressando que sentimos nosso inconsciente, para as crianças seus aspectos psicológicos, psicomotores, emocionais, cognitivos e sociais é preciso ser um corpo organizado. De maneira onde o educador precisa auxiliar atenção em s mesmo para maior interação com seu corpo.
 Os estudos e benefícios da psicomotricidade na educação infantil proporcionava imensa importância, onde os profissionais da área precisa de novas atuação, como o conhecer o individuo em desenvolvimento atendendo suas necessidades, respeitando suas limitações e individualidade. Com o brincar a criança perde seus pavores, desperas angustias e impasses, brincando ela entra em novo mundo de aprendizagem, onde ela entra cria desenvolve e estimula sua curiosidade, seu conhecimento e habilidade, desenvolve seu pensamento, concentração e sua atenção.
 O brincar é melhor método de desenvolvimento e suas potencialidades e caminhar novas descobertas cria respostas de soluções e aprende cada variadas e experiências com os demais, ao descobri a criança aguça a expressão ( brincadeiras, desenhos, moldagens e musicas)são suas bases de personalidades e andamento e adaptações cheias de objetivos e o seu desenvolvimento motor, quanto no mental ou psicomotor em si visa demostrar o quanto importante desenvolve da criança, os seus aspectos de vida no seu comportamento se relacionando a criança com seu próprio corpo.
REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA E PROPOSTAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
 Nesta proposta de reeducação psicomotora relatara quais são as perturbações no desenvolvimento e como as atividades e os exercícios práticos pode minimizar atrasos no desenvolvimento e beneficiar os alunos. Portanto a proposta de exercícios mais adequado para cada tipo de perturbação e como eles podem ser organizados e compreendendo a importância das práticas de movimentos na aulas de educação física para alunos com deficiência e como pode beneficiar desses
momentos.
 Para cada tipo de perturbação entenderá que se trata de uma disfunção, as quais são as causas e sintomas, a reeducação psicomotora deve começar mais cedo possível a criança deve iniciar a intervenção, mais rápido é processo e consequentemente se torna mais fácil de desenvolver as estruturas motoras ou cognitivas na criança. No entanto se a criança já assimilou esquemas errados, o reeducador terá desafios faze-lo esquecer o esquemas aprendidos anteriormente para educa-lo de forma correta.
 A reeducação e mais importante quando é referida a ordem afetiva, se a criança desenvolve com esse tipo distúrbio, pode bloquear para algumas relações a se tornar mais angustiada nisso a reeducação ajudará a adotar novos tipos de comportamento para melhores relações, as algumas recomendações como: a reeducação pode começar entre 18 a 24 meses, para as crianças que apresenta atraso motor ou bloqueio afetivo, as crianças de aproximadamente, 05 anos participem de intervenções com reeducação psicomotora voltadas aos problema do esquema corporal de estruturação espacial, aos 06 anos de idade é mais comum para reeducação pois o professor consegue perceber com mais segurança as dificuldades da criança, sua lentidão para as atividades ou falta de concentração , essa proposta ideias para inicio , no entanto, crianças mais velhas e até adolescentes podem receber práticas reeducativas.
ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES DE REEDUCAÇÃO
As sessões são de maneira individual, devido á importância de aspectos relacional, todavia com a evolução da criança as práticas de grupo podendo ser indicada, pois o trabalho em grupo pode auxiliar relacionamento interpessoais, como aprender a partilhar e expor sua personalidade junto aos colegas, os espaço deve ser amplo o suficiente para os exercícios motoras, as mesas e cadeiras adaptadas ao tamanho das crianças pois são importante para realização das atividades sentadas é primordial tapetes para as atividades sensório-motoras no chão. O local deve ser exclusivo para a reeducação psicomotora, os trabalhos e as atividades das crianças podem ser afixados nas paredes para alegrar o lugar.
 As sessões tem duração de 35 a 45 minutos e pode ser realizadas duas vezes na semana, pois o ritmo proporciona bom relacionamento entre criança e o educador e evita as crianças se esqueça das atividades de uma aula para outra, se a casos a criança apresenta dificuldades com memória, os exercícios deve ser repetidos todos os dias por alguns minutos. As sessões deve variar entre crianças, algumas recuperam o atraso de alguns meses, enquanto outros precisam de um ou dois anos, dependendo nas naturezas do problemas, de suas origens, da idade da criança e da experiência vivida.
 As organização interna da sessões deve direcionar o aluno ao momento feliz onde a liberdade de realizar as atividades , o esforço é a parte integrante, onde deve ser orientado para resultados positivos, devendo ser dosado pelo reeducador, os exercícios variados, sem intervalos, porem o ritmo não deve ser acelerado, evitando que a crianças se cansa.
 As sessões deve ter inicio e finalização com exercícios, cujo resultado positivo já conhecido pelo educador, d forma que a criança senta confiança e as sessões se torna mais estáveis, reeducação psicomotora ajuda a criança a assumir suas dificuldades e o depois de “reeducador tornar relativas certas reações muitos vivas ou negativas da criança”.
Sintomas: a criança não consegue andar para trás, subir uma escada. 
Causas: pode ser déficit intelectual, que sempre reflete em atrasos motores na criança, ou ainda, problema de ordem psicológica. Algumas crianças, em determinados momentos, o nascimento de outro irmão ele não tem mais vontade de crescer, a uma regressão, nessa situação é normal porem se ultrapassar certo grau é necessária á reeducação.
Reeducação psicomotora: neste caso objetivo da reeducação é estimular a criança a entrar em contato com os objetos e as pessoas ao seu redor, para sentir-se mais viva e agitada. Os meios para atingir esse objetivo devem ser, inicialmente, exercícios motores e sensório-motores, que estimulem apenas o movimentos, sem outras exigências, o reeducador deve se envolver nos jogos propostos( jogos de bola, jogos de destreza, etc.) conforme o decorrer vai melhorando, o educador se torna mais exigente quanto a qualidade dos gestos e á percepção do esquema corporal.
Grandes Déficits Motores
Sintomas: hemiplegia.
Causas: as origens, na maior parte das vezes, remontam ao nascimento.
Reeducação Psicomotora: as práticas de reeducação nesse contexto as crianças com déficits motores, terá objetivos fazer que adquira atividade motora tão próxima quanto possível da normal, os objetivos pensados as quatro aspectos.
Aspecto motor: a criança faz individualmente ou em grupos com maior possível de exercícios de destreza e coordenação.
Aspecto do esquema corporal: a criança executará atividades que possibilita o reconhecimento dos segmentos corporais, primeiro, colocando-a em frente a um espelho. Nisso a criança fara exercícios perceptomotores que possibilitam que ela unifique as partes do seu corpo.
Aspecto da lateralidade: proposta de desenvolver a noção do eixo corporal e ter conhecimento de direita e esquerda , compreender o lado dominante.
Aspecto da estruturação espacial: os jogos de estruturação espacial serão importantes para as crianças que há um lado do corpo paralisado (hemiplegia ou hemiparesia).
Perturbações do equilíbrio
Sintomas: o educando sofre quedas com certa regularidade, se choca contra seus companheiros, caminha com os pés afastados e corre com o tronco para frente.
Causas: as principais causas motoras relaciona a falta de equilíbrio pode ter origem no aparelho vestibular ou no cerebelo, e reflete na coordenação e dificuldades na propriocepção.
Reeducação psicomotora: objetivo das ações reeducativas é fazer com que a criança perceba a falta de equilíbrio , nesses momentos ensina-lo como restabelece-lo, deve ter exercícios de reconhecimento proprioceptivo e de equilíbrio deve ser orientados.
Perturbações na Coordenação
Sintomas: nessa a criança não manifesta movimentos hormônicos, é desajeitada com talheres de alimentar, dificuldades em habilidades manuais, como recortar e escrever, e leva mais tempo para se vestir. 
Causas: perturbações na coordenação tem origens estruturais no aparelho vestibular e cerebelo, ou psicológicas, como inseguranças, ansiedade ou dificuldades de concentração por parte da criança.
Reeducação psicomotora: objetivo aqui esta associado a proporciona sentimento de segurança e confiança para a criança em suas possibilidades motoras, associa exercício de motricidade ampla, exercícios de coordenação dinâmica e motricidade fina.
Perturbações Intelectuais – o atraso intelectual
Sintomas: essa modalidade apresenta graus leves, moderados ou profundos, manifestam atitudes comportamentos e movimentos de uma idade interior a idade real. 
Causas: atrasos intelectuais podem ser congênita relacionados aos fatores genético, como Síndrome do Down.
Reeducação psicomotora: nesta fase a criança deve ser estímulos específicos as suas necessidades de forma geral, maioria exercícios motores e de memoria de reconhecimento sensorial (auditivo, tátil etc.)
 
Portanto a reeducação objetivo é normalizar o comportamento geral da criança, facilitando os aspectos da formação integral da criança na aprendizagem. Segundo os autores A. De Muer e L. Staes (1991, p.7), afirmam que “A educação psicomotora é uma técnica.” Que devemos utilizá-la levando-a “... pelos mesmos caminhos, etapa por etapa, dos da aprendizagem natural.” Ou seja mesmo ela relata mesmo que natural a psicomotricidade precisa de técnica para ser trabalha para desenvolver a criança.
 Ao longo deste texto que a criança apresenta aspectos no desenvolvimento que impede de efetuar algumas aprendizagem ou não há acompanhamento o ritmo dos processos. Na visão de Daniel Vieira da Silva (2009), a reeducação psicomotora: 
“É a ação
desenvolvida em indivíduos com perturbações e distúrbios psicomotores. A reeducação psicomotora tem como objetivo retomar as vivências anteriores com falhas ou as fases de educação ultrapassadas inadequadamente. Em termos gerais, reeducar significa educar o que o indivíduo não assimilou adequadamente em etapas anteriores. Deve começar em tempo hábil em razão da instalação das condutas psicomotoras, diagnosticando as dificuldades a fim de traçar o programa de reeducação. (p.11).
 A reeducação deve ser um processo de inicialização mas rápida e diagnosticada e trabalhada pois será mais fácil descontruir e construir novas condutas motoras. E por fim, A. De Muer e L. Staes (1991, p. 24) afirmam que, “... nenhuma técnica, por mais apropriada que seja, resolverá um problema, mesmo puramente intelectual, na criança.” Ou seja, por mais que a educação psicomotora seja eficaz, ela não resolverá todos os problemas adquiridos por uma criança. Por isso é que devemos como pedagogos nos integrar dessa habilidade, para poder de forma eficaz trabalhar no processo de desenvolvimento da criança.
De Fontaine (1980) diz:
A reeducação embasa sua eficácia no fato de que se remonta ás origens, aos mecanismos de base que estão na origem da vida mental, controle gestual e do pensamento, controle das reações tônico-emocionais, equilíbrio, fixação na atenção, justa preensão do tempo e do espaço. (apud BUENO, 1998, p. 85).
 
CAPITULO
EXERCÍCIOS E PROPOSTAS DE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Figura 1 – Psicomotricidade
Fonte: https://solarcolegios.org.br/a-importancia-da-psicomotricidade-no-processo-da-aprendizagem/
Logo acima podemos perceber o texto relata sobre as perturbações do desenvolvimento psicomotor da criança, vimos suas funções motoras, como equilíbrio e a coordenação, onde possui relação com componentes afetivos e cognitivo, dando que a ideia é que são organismo de um sistema integrado, relatando a psicomotricidade global e sua importância no desenvolvimento das crianças.
Acima são citadas as principais perturbações e foi relatado sua reeducação psicomotora, agora será proposta exercícios a ser trabalhado para diferente objetivos como intervenções de reeducação psicomotora sendo mais palpável e pratico para melhor compreender.
EXERCICIOS PERCEPTOMOTORES
Os exercícios são importantes para melhor obtenção de resultados, neste o educador irá fornecer imagem como na figura 07 solicitando que o aluno, mostra ás partes do corpo indicando como se chama cada membro e depois monte às partes segmentadas.
Figura 2 – Imagem Perceptomotores Corporal
Fonte: https://images.app.goo.gl/7puDrWk3EQdNq36w5
Figura 3 – Imagem Perceptomotores Corporal
Fonte: https://images.app.goo.gl/T6Bfq4FiUjfK2amq7
 EXERCÍCIOS SENSÓRIO MOTORES
Neste a criança sempre reproduz uma posição, é a construção da noção do “eu” diferencia o modo externo, aqui será feito os trabalhar do membro como pernas estendidas, pé com os braços, levantados e sentados com as mãos na cabeça em quadro apoios, de pé com as mãos nos ombros, sentada com nariz nos joelhos, e assim por diante.
EXERCÍCIOS DE DESTREZA
Jogos são de acerta alvos esse o professor deve optar por exercícios mais complexos colocando maior o alvo e diminuindo o alvo ou diminuindo onde o aluno deve acerta o alvo, neste caso o jogo de bola também é um bom exercício, como basquete, ou boliche etc.
Figura 4 – Destreza de Concentração
Fonte: https://images.app.goo.gl/G7kV16nPs1qn95dWA
EXERCICIOS DE LATERALIDADE
Senso de grande importância para as crianças descubra o lado dominante devendo ser de forma simétrica onde trabalha seu outro lado não dominante para que haja equilíbrio de força entre os dois lados; as atividades aqui podendo ser, amarelinha e demais.
Figura 5 – Desenvolvimento da Lateralidade
Fonte: https://images.app.goo.gl/SdrUwApZz16FnPTY6
Figura 6 – Desenvolvimento da Lateralidade
Fonte: https://images.app.goo.gl/7dooiSJx7LejK9aGA
JOGOS DE RECONHECIMENTO DE DIREITA E ESQUERDA
Abrange a lateralizada onde ensina a distinguir esquerda e direita; este é um complemento de do trabalho de lateralidade, onde a criança aprende a diferença. Podendo ser trabalhada com musicas de brincadeiras como trabalha a modalidade.
EXERCICIOS DE ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
A criança precisa saber os termos e significados como em cima embaixo, ao lado mais longe, mais perto, dentro e fora onde ela conheça o espaço e movimentar sem esbarrar em obstáculos.
Podendo fazer brincadeiras de armário onde o educador arruma as crianças de um em um onde propõe que os alunos entre para dentro e fora, fazer filas e pedir que passa pela cabeça e depois debaixo entres as pernas.
Figura 7 - Definição de Estruturação Espacial entre Direita e Esquerda
Fonte: https://images.app.goo.gl/oWT8xc8ZRFtnmBiu7
 EXERCÍCIOS DE DISCRIMINAÇÃO VISUAL
Importante á criança de desenvolver a estruturação espacial, reconhecimento de direita e esquerda e aplicar conjuntos de trabalhos e direção de gráfica, neste ela irá receber série de imagens e saber diferencia entre elas.
Os relatos dos exercícios aqui propostos são para definir o que foi falado na reeducação psicomotora, ás imagens ilustrativas, podendo ser tralhado no dia para melhor desenvolvimento psicomotor, de modo auxiliar as crianças para melhorar os movimentos e seus conhecimentos sobre o meio que convive.
CONCLUSÃO	
 Ao finalizamos este trabalho os nosso foco que nos fez investigar o referido tema “Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil” a posicionar de forma clara e objetiva para melhor expor.
 Diante das investigações a psicomotricidade na educação infantil tem foco no movimento, principalmente suas varias manifestações motoras para que se amplie o desenvolvimento dos aspectos próprios da motricidade das crianças.
 A escola como facilitadora deve garantir o apoio, promovendo a aprendizagem de caráter lúdico e emocional, para o sucesso de aprendizagem e o todo conhecimento cultural, as principais dificuldades de aprendizagem escolares, respeitar as diversidades saberes de cada individuo.
 . Neste trabalho mostra a importância da educação psicomotora é indispensável como formação de base, no desenvolvimento motor e afetivo, psicológico, onde a circunstância favorável a realizar do seu autoconhecimento.
 O psicomotor proporciona a capacidade de pensar, perceber, raciocinar, e a consciência do próprio corpo, domínio de seus movimentos, sendo indispensável a qualquer ser humano ao desenvolvimento do seu intelecto.
 É percebido no estudo o bom desenvolvimento motor ao decorrer tempo trabalhado no cotidiano da criança, com objetivos concretos, afim beneficiar o individuo as suas necessidades reais.
 A escola na Educação Infantil é proporcionada a descoberta corporais e de conscientização da criança, sendo as principais preocupações dos educadores as dificuldades na aprendizagem motora, podendo ao levar ao fracasso escolar sendo prejudicial o bom desenvolvimento psicomotor.
 Por fim este trabalho tem finalidades de alertas profissionais da educação importância da psicomotricidade nas escolas e oferecer bases específicos de autores para o estudo na bases do psicomotor, principalmente aos profissionais da Educação Física, já que trabalham diretamente a corporeidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FONSECA V. A. Psicomotricidade: psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes,1988.
LE BOULCH, J. A educação pelo movimento. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.
ALVES, F. Psicomotricidade: Corpo e Emoção. Rio de Janeiro: Wark,2004.
OLIVEIRA, G C. Psicomotricidade, Educação e Reeducação num Enfoque Psicopedagógico. Petrópolis: Vozes,2000.
VIEIRA, J. L. BATISTA, M. I. B; LAPIERRE, A. Psicomotricidade Relacional: a teoria de uma prática. Curitiba: Filosofia Editora, 2005.
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. 2 ed. Porto
Alegre: Artmed, 1987.
SILVA, Daniel Vieira da. Ludicidade e psicomotricidade. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009. Disponível em http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/16309.pdf acessado em 23/09/2019.
Psicomotricidade, Educação e Reeducação: níveis maternais e infantis. Ana Maria Izique Galuban e Setsuko Ono (trad.). São Paulo: Manoel, 1989
Psicomotricidade: Educação e Reeducação. São Paulo: Manole, 1991.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.
A Educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
O Desenvolvimento Psicomotor: do Nascimento aos 6 anos. 6. ed: Artes São Paulo, Médicas.1988.
NEGRINE, Airton. A coordenação psicomotora e suas aplicações. Porto Alegre, 1987.
GOMES, J.D.G.. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. (1998)
LAGRANGE, G. Manual de psicomotricidade. Lisboa: Editorial Estampa Ltda, 1972
LAPIERRE, A. e AUCOUTURIER, B. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais