Buscar

POSTAGEM_2_PERefl

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)
ATIVIDADE 2: POSTAGEM 2
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPER VISIONADO
 SAMANTHA DAS GRAÇAS TORRES FIOR / 172697	
UNIP- CAMPO LARGO
2019
Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas no Ensino Fundamental. 	 Os alunos ao chegarem em sua sala de aula seguem o mapeamento escolar sentando em seus devidos lugares, todos os alunos vestem-se com o uniforme escolar. Ao iniciar as aulas, cada professor segue seu cronograma, com as turmas que irá dar aula. O processo de avaliação da escola é divido em blocos 1 e 2 no primeiro trimestre, 1 e 2 no segundo trimestre e 1 e 2 no terceiro trimestre, sendo que cada bloco vale: 1 bloco- 5,0 pontos 2 bloco-5,0 pontos e somando os dois 10,0 pontos. É obrigatório os professores realizarem uma avaliação trimestral de 3,0 pontos. O processo de recuperação é dividido, os alunos que tirarem menos de 3,0 pontos em cada bloco realizaram uma recuperação no valor de 5,0 pontos. A escola inteira adota esse processo que é obrigatório e são as normas da escola. Os instrumentos de avaliação da escola são: atividades escritas, dramatização, trabalho de pesquisa, avaliação oral ou exposição oral dos alunos, experimentação, desenho, maquete, produção textual, seminário, portfólios, álbuns, dança, teatro, música, entre outros. Os resultados obtidos na escola ficam no histórico do aluno. 
Os professores fazem um planejamento de aula contendo: objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação e objetivos sócio emocionais, as aulas são ministradas no tempo de 50 minutos cabendo exercer o conteúdo proposto no tempo adequado. A classe mostra bastante interesse nas aulas, participando com perguntas, procurando sempre participar e interagir com a turma. Os métodos utilizados pelos professores vão de acordo com o ano de cada turma, pois a metodologia deve ser adquirida a idade dos alunos para que possam aprender com facilidade, não tornando o conteúdo difícil, sem que possam intender a matéria. À uso de recursos na escola tecnológicos como: o celular, em determinados momentos é liberado para poder ajudar em pesquisas em sala de aula ou fazer vídeos para apresentações de trabalhos. A sala de informática: um recurso muito importante para ajudar os alunos a elaborarem trabalhos e realizarem pesquisas. A tecnologia contribui de forma satisfatória no processo de aprendizagem. O relacionamento de professor e aluno na escola é de total respeito, os alunos colaboram com o professor para que o mesmo possa exercer sua profissão. O relacionamento de aluno x aluno é de amizade e respeito, os alunos são bem orientados pela direção da escola que todos são iguais, que não existe aluno ruim que todos são alunos inteligentes, e tratados de maneira igual. 
A minha reflexão agora passa no sentido de como gerar um processo de aprendizagem no qual os conhecimentos tenham algum significado para os alunos, e que contribua para uma real compreensão e enfretamento da realidade. Merecem destaque algumas posturas que os educadores devem levar em conta ao propor atividades.

Outros materiais