Buscar

Fichamento auditoria

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PÓS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso Gleidson Soares de Oliveira
Trabalho da disciplina Auditoria e Controle de Segurança e Classificação da Informação
 Tutor: Prof. Sheila de Goes Monteiro
Feira de Santana-BA 
2019
3
Estudo de Caso: 
AUDITORIA E CONTROLE DE SEG. E CLAS. DA INFORMAÇÃO 
Harvard Business School – Cisco Systems, Inc.: Implementação de ERP
REFERÊNCIA: ROBERT D. AUSTIN, RICHARD L. NOLAN, MARK J. COTTELEER - Harvard Business School - Secom: Gerindo Segurança da Informação em um Mundo Perigoso
A história da Cisco System Inc. começa em 1984, ano de sua fundação, criada por dois cientistas de computação de Stanford, tornou-se uma empresa de capital aberto em 1990 e daí por diante disparou em crescimento, com seu principal produto de comercialização, os Roteadores de redes.
Em apenas 14 anos de vida a Cisco chegava ao 3º lugar entre as empresas de tecnologia lucratividade, atrás apenas da Intel e da Microsoft.
Don Valentine sócio da Sequoia Capital e vice-presidente do Conselho de administração da Cisco, foi o primeiro a investir na Cisco. Ele assumiu o risco com essa jovem Empresa, quando outros investidores de risco foram mais cautelosos.Uma forma que Valentine adotou para proteger seu investimento foi se reservar o direito de trazer uma gestão profissional quando ele considerasse apropriado.
Em 1988 Valentina e contratou Morgridge como CEO, um executivo de experiência que acreditava que muitas empresas do Vale do Silício se descentralizavam rápido demais e não apreciava a habilidade comprovada da organização funcional crescer sem sacrificar o controle para Morgridge mantinha uma organização funcional centralizada enquanto Marketing de Produtos P&D eram descentralizados em três linhas de negócio.
Pete Solvik que ingressou na Cisco em janeiro de 1993 como se ou na época a cisco era uma empresa de 500 milhões que usava um pacote de software baseado em Unix para dar suporte ao seu principal processamento de transações. As áreas funcionais suportadas pelo pacote incluem os sistemas financeiro, de manufatura e de entrada de pedidos a cisco era de longe o maior cliente de fornecedor de software que dava suporte a aplicação a experiência de Solvik e as significativas perspectivas de crescimento da empresa convenceram-no de que a cisco precisava mudar.
A Cisco sabia que estaria em apuros se não fizesse alguma coisa para mudar o cenário atual. Finalmente em janeiro de 1994 o sistema existente da cisco falhou de forma tão dramática que as deficiências dos sistemas não puderam mais ser ignorados um método não autorizado para acessar o principal banco de dados da aplicação funcional de forma inadequada ocorrendo o banco de dados central da cisco.
Foi montado então uma equipe para fazer a uma seleção de alternativas a fim de substituir a aplicação existente, a equipe de direção da Cisco percebeu que implantação de um sistema que atendesse as necessidades dos negócios exigiria um grande envolvimento de todas as áreas da empresa.
Foi então que surgiu a oportunidade da Oracle
A seleção da Oracle foi baseada em diversos fatores, três principais pontos de decisão para seleção da Oracle foram: o projeto estava sendo conduzido muito fortemente pela área de manufatura e a Oracle tinha competência em sistemas de produção e manufatura melhor que o outro fornecedor, em segundo lugar eles faziam diversas promessas considerando o desenvolvimento em longo prazo da finalidade do pacote e a flexibilidade oferecida pela Oracle por estar localizada nas proximidades.
Após o desenvolvimento da aplicação pela Oracle era chegada a hora da implementação que teria que ser feita em tempo hábil para que a empresa não parasse seu funcionamento, no entanto ao fim da implementação aplicação não atendeu às necessidades pois a base de dados não suportava várias requisições simultâneas e acabava travando e deixando o sistema fora do ar diversas vezes ao dia. Felizmente os problemas técnicos da implementação da Oracle duraram pouco, apenas 3 meses seguintes após a sua instalação a Cisco e seus fornecedores trabalharam juntos, estabilizaram e adicionaram capacidade ao sistema solucionado assim o problema que vinha acontecendo.
Por fim apesar dos vários contratempos Solvik e toda a equipe da Oracle e da Cisco conseguiram implantar sistema ERP com sucesso.

Continue navegando