Buscar

Educação: Papel do Professor e Planejamento

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
	1a Questão (Ref.: 201903284614)
	
	O professor solicitou marcou uma aula no zoológico e disse que cada grupo da turma se responsabilizaria por um animal. Diante disso, alunos perguntaram ao professor porque deveriam participar dessa atividade e ele respondeu que é porque está na ementa da disciplina e porque cairá na prova. Nesse sentido, podemos afirmar que o professor é:
		
	
	sujeito e não objeto do processo aprendizagem
	
	executor de tarefas
	
	planejador e autor de seu próprio aprendizado
	
	emancipado e fundamentado na práxis
	
	pesquisador e transformador
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201903754110)
	
	São características da abordagem Tradicional: I - A realidade é algo externo ao indivíduo. II - A compreensão do mundo físico e social é algo a ser transmitido ao indivíduo. III - O aluno deve receber informações como um receptor passivo. IV - Paulo Freire é um dos seus representantes. V - A função da educação é integrar o aluno à sociedade de forma crítica. Estão corretas:
		
	
	III, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201903226813)
	
	A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Nesse sentido, o currículo aponta aspectos como: a supervalorização do teórico sobre o prático; o predomínio dos conceitos sobre as experiências; a redução do que é científico aos seus formatos mais formais; a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, significa que o professor:
		
	
	Trabalha dialeticamente a ciência
	
	Parte de temas geradores
	
	Estabelece relações entre as ciências
	
	Contextualiza o ensino
	
	transmite o conhecimento como verdade absoluta
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201903226815)
	
	Em educação, é indiscutível a necessidade de se fazer o planejamento. Ao realizar um planejamento, se deve questionar o processo ensino-aprendizagem, procurando os meios e as possibilidades de solução a se alcançar ao final do processo. Planejar é pensar como deve ser; é prever como pode ser e como posso fazer para realizar a ação pretendida. É buscar definir objetivos e estabelecer metas. É criar possibilidades e estratégias de ação. É analisar os resultados, através da avaliação contínua, daquilo que deu ou não certo. Em nosso trabalho de promover o processo de ensino-aprendizagem universitário é fundamental criar a base para que os procedimentos, atividades e dinâmicas planejadas e realizadas em sala de aula sejam plurais e diversificados, para conciliarmos a diversidade cultural dos alunos com os objetivos e a especificidade dos conteúdos que serão objeto de estudo. Conceber, planejar e decidir sobre que procedimentos metodológicos utilizar é uma tarefa que faz parte das atribuições do professor universitário, mas é muito importante que isso aconteça como fruto de um trabalho crítico-reflexivo, coletivo e contextualizado. Nesse sentido, ao se propor uma aproximação em relação à realidade da instituição de ensino, planejar significa:
		
	
	propor uma relação de técnicas e meios educacionais.
	
	idealizar uma instituição de ensino perfeita.
	
	determinar um conjunto orgânico de ações.
	
	descobrir o currículo oculto da instituição de ensino.
	
	fazer uma sondagem da família dos alunos.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201903415348)
	
	Visando superar a prática pedagógica tradicional em que o professor é o detentor do saber que é passado como verdade absoluta, cabe ao professor reconhecer a instituição de ensino superior é marcada pela pluralidade cultural; logo, trata-se do professor romper com:
		
	
	o modelo linear de ensino
	
	o indeterminismo
	
	a construção do conhecimento
	
	a prática libertadora
	
	o método da dialética
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201903712453)
	
	Sobre o papel do professor pesquisador: Marque a INCORRETA.
		
	
	Cabe ao professor não dicotomizar universidade e sociedade.
	
	Cabe ao docente reproduzir modelos pedagógicos já renomados.
	
	Cabe ao professor tomar sua própria realidade escolar como objeto de estudos.
	
	Cabe ao professor agir refletir e agir dialeticamente.
	
	Cabe ao docente orientar-se pelo exercício da práxis.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201903415350)
	
	No que se refere às exigências normativas, o trabalho docente é um trabalho como muitos outros. Ele é regulamentado, remunerado, inserido em organizações e convenções, os profissionais possuem uma certificação para exercer a profissão etc. Para Tardif e Lessard (2005), longe de ser uma ocupação secundária ou periférica, o trabalho docente constitui uma das chaves para a compreensão das transformações sociais, exigindo competências tais como: MARQUE A INCORRETA:
		
	
	Ser emancipado socialmente
	
	Ser reflexivo e adotar uma prática fundamentada
	
	Ser reprodutor de conhecimentos
	
	Ser crítico frente ao determinismo
	
	Ser pesquisador e exercitar a práxis
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201903226816)
	
	Na perspectiva construtivista, progressista, crítica da educação, a avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira: O professor concentra sua atenção:
		
	
	na quantidade de informação assimilada pelo aluno.
	
	na classificação e aprovação do aluno.
	
	na formação integral do aluno.
	
	no rendimento e resultado do aluno.
	
	no domínio cognitivo do aluno
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201902881068)
	
	Tendo como pressupostos a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é incorreto afirmar que a avaliação:
		
	
	 é  caracterizada pelo espaço de mediação, aproximação e diálogo entre as formas de ensinar dos professores (as), exigindo preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos
	
	entatiza a autoavaliação,  é formativa e diagnóstica porque tem caráter de feedback / de retroalimentação, com a finalidade principal de ser mais um recurso para motivar e promover aprendizagens significativas.  Uma avaliação mais inclusiva, a serviço das aprendizagens do que excludente e apenas para classificar e/ou selecionar.
	
	significa adotar vários instrumentos aleatoriamente durante o período letivo,  independente da intencionalidade da avaliação.
	
	considera os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem, proporcionando ao discente e ao professor verificação dos objetivos e resultados alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
	
	é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, sendo um dos elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201902880824)
	
	Tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto, do professor e dos alunos, são comparadoscom os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias.
Assinale a opção correta:
		
	
	Portfólio
	
	Avaliação.
	
	Recursos didáticos.
	
	
Metodologia de ensino.
	
	Procedimentos de ensino.

Continue navegando

Outros materiais