Buscar

gestão da qualidade de processos und4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	Essa ferramenta tem sua utilidade focada na resolução de problemas por meio da reportagem de resultados indesejáveis e solução certeira por meio do uso de metodologias como PDCA e MASP. Assim, comumente essa ferramenta é utilizada como plano de ação.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta descrita.
 
Resposta Selecionada: 	
Correta Relatório das Três Gerações.
Resposta Correta: 	
Correta Relatório das Três Gerações.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Relatório das Três Gerações é uma ferramenta de excelente utilização como plano de ação. Pode lançar mão de metodologias como o PDCA e o MASP para identificar não conformidades ou problemas a serem resolvidos e solucioná-los de forma certeira e eficiente.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	Ao longo dos anos, os conceitos de qualidade foram se alterando e os conceitos e formas de garantir a qualidade evoluíram. No final do século XX, houve a criação das normas ISO, que são baseadas em um conceito que até hoje predomina e é amplamente difundido: a melhoria contínua. Assim, a respeito da melhoria contínua e metodologias que a asseguram, assinale a alternativa correta.
 
Resposta Selecionada: 	
Correta A melhoria contínua pode ser considerada uma forma de assegurar às organizações eficiência na produção e sua sobrevivência.
Resposta Correta: 	
Correta A melhoria contínua pode ser considerada uma forma de assegurar às organizações eficiência na produção e sua sobrevivência.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a melhoria contínua é a base para que seja assegurada eficiência e eficácia nos processos produtivos e prestações de serviço das organizações. Dessa forma, pode-se garantir a sobrevivência de diversas organizações, dado o caráter de inovação e evolução contínuos.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	Essa ferramenta deve ser utilizada para que se planeje e acompanhe ações executadas no solucionamento de problemas. Deve conter metas estabelecidas pela alta direção para cada item de controle e pode apresentar diversos projetos e contemplar metas opcionais, que são estabelecidas pelos líderes.
 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta descrita anteriormente.
Resposta Selecionada: 	
Correta Plano de Ação.
Resposta Correta: 	
Correta Plano de Ação.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Plano de Ação é uma das principais ferramentas para o planejamento e acompanhamento de ações que devem ser executadas para que ocorra o solucionamento de problemas com base nas metas estipuladas pela alta direção.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	A auditoria de sistemas de gestão tem tamanha importância e relevância que é contemplada em todas as normas ISO que possuem certificação, visto que as auditorias são a forma de monitorar ou verificar o funcionamento e eficácia dos sistemas de gestão. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir sobre as características das auditorias.
 
I. A realização das auditorias são limitadas aos processos produtivos e de inspeção de produtos ou serviços.
II. O departamento de Administração da Qualidade fica responsável pela condução das auditorias dos processos.
III. As auditorias internas podem ser realizadas tanto por colaboradores da organização habilitados quanto por contratação e empresas especializadas em auditorias.
IV. O principal objetivo das auditorias é garantir a qualidade, sejam dos processos produtivos, sejam dos serviços ofertados.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada: 	
Correta II, III e IV.
Resposta Correta: 	
Correta II, III e IV.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois toda a organização deve ser auditada para que seja garantida a qualidade dos seus produtos ou serviços com garantia da satisfação total do cliente. Além disso, a auditoria de processos deve ser conduzida pelo departamento de Administração da Qualidade e pode ser realizada pelos próprios colaboradores ou empresa terceirizada especializada.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	Leia excerto a seguir:
“O ambiente empresarial, tanto em nível mundial quanto em nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com as tecnologias de informação (TI)”.
 
ALBERTIN, A. L. O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, out./dez. 2000, p. 95.
 
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A utilização de sistemas informatizados se tornou essencial no gerenciamento de processos.
POIS
II. Atualmente, as informações relacionadas aos processos produtivos e de prestação de serviços apresentam grande volume e complexidade.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
Resposta Selecionada: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa adequada da I, visto que o grande volume de informações e o grau de complexidade delas impulsionaram a busca das organizações pela utilização de sistemas informatizados de comunicação e processamento de dados.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	Pode ser definido como um conceito que tem sua estrutura organizada com orientação para serviços, conectando recursos que estão sob demanda, o que possibilita a interoperação de serviços de negócios e integração de diversos sistemas.
 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta adequadamente o apresentado acima.
 
Resposta Selecionada: 	
Correta SOA.
Resposta Correta: 	
Correta SOA.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Service Oriented Architecture (SOA) é um conceito criado em TI orientado para serviços. Assim, é possível identificar a interação entre usuários, negócios e dados, e há a possibilidade de criação de serviços interoperáveis e integração de diversos sistemas.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	O método de gerenciamento de processos de negócios (BPM) é uma abordagem cíclica de extrema importância no gerenciamento por processos e pode ser constituído de seis fases, que incluem: modelagem, análise, desenho, gerenciamento de desempenho e transformação dos processos. Assim, avalie as afirmativas a seguir que apresentam etapas para a implementação adequada do ciclo BPM.
 
I. Durante o processo de planejamento do BPM, ocorre o selecionamento dos processos críticos, que são alinhados à estratégia.
II. A modelagem e otimização dos processos é a segunda etapa, que contempla estatísticas e sistemas de controle que, como resposta, apresentam relatórios gerenciais.
III. Na etapa de execução dos processos, ocorre efetivamente a modelagem dos processos e aplicação dos conceitos de reengenharia.
IV. O controle e análise dos processos é a etapa que contempla o controle de conjuntos de instâncias do projeto. Como resultado, são gerados dados que serão utilizados para estratégia.
 
 Está correto apenas o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada: 	
Correta I e IV.
Resposta Correta: 	
Correta I e IV.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as etapas para implementação do BPM são planejamento, modelagem e otimização dos processos, a execução dos processos e o controle e análise de dados. A etapa de modelagem e otimização dos processos engloba a modelagem, análise dos processos e melhoria. Já a etapa de execução é a fase na qual novos projetos são implementados e processos existentes são executados.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	O ciclo BPM é um método
utilizado para auxiliar o gerenciamento de processos de negócios nas organizações, e sua primeira fase é o planejamento do BPM, no qual ocorre o selecionamento dos processos críticos, sendo esses processos alinhados às estratégias da organização. Assim, considerando esse ciclo, considerando os elementos de entrada para a realização do planejamento do BPM, assinale as alternativas que apresentam esses elementos.
Resposta Selecionada: 	
Correta Planejamento estratégico, responsabilidade social, ameaças e oportunidades.
Resposta Correta: 	
Correta Planejamento estratégico, responsabilidade social, ameaças e oportunidades.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, no planejamento do BPM, devem ser considerados os fatores externos, o planejamento estratégico, os marcos regulatórios, a responsabilidade social, as ameaças e as oportunidades.
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	O processo de auditoria é considerado essencial para que seja assegurada a melhoria contínua nos processos para que, dessa forma, seja assegurada a qualidade tanto na produção de bens como prestação de serviços. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir sobre a estrutura das auditorias.
 
I. A programação das auditorias deve ser restrita à alta direção.
II. O primeiro passo no processo de auditoria é a definição das datas e escopo.
III. O treinamento e seleção de auditores, sejam internos ou externos, é essencial para auditorias eficazes.
IV. No relatório final da auditoria, o nome dos auditores deve ficar oculto para garantir o sigilo.
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
Resposta Selecionada: 	
Correta II e III.
Resposta Correta: 	
Correta II e III.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois primeiramente devem ser definidas as datas e escopo da auditoria, com programação a ser divulgada para toda a organização. O treinamento e a seleção de auditores internos e externos são essenciais para o bom andamento da auditoria e é necessário que sejam apresentados data e nome dos auditores, dentre outras informações.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	Existem diversas estratégias que possibilitam a melhoria contínua nas organizações. Dependendo das especificidades, essas ferramentas ou metodologias podem ser adaptadas para que as organizações sejam melhor beneficiadas. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A melhoria revolucionária, mesmo com a ruptura de padrões anteriores, pode ser considerada melhoria contínua.
PORQUE
II. Em termos de produtividade e sobrevivência, a melhoria revolucionária promove a continuidade da melhoria.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa adequada da I, visto que a melhoria revolucionária envolve toda a organização e promove a continuidade da melhoria dos processos em relação à produção e sobrevivência da organização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando