Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Depois do golpe de Estado, em 1937, um aspecto que se destacou no governo de Vargas foi o clima de guerra e militarização permeando a população. Vargas utilizou-se do discurso de guerra para poder manipular e controlar as ações do povo. Essa militarização também envolveu a educação do país.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
A respeito desse assunto avalie as seguintes assertivas:
I. A juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça.
II. O jovem aluno/soldado, defensor da nação, seria preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
III. Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente, das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I e III.
Questão 2
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Em 1942 (governo Vargas), outras mudanças ocorreram a partir do ministério de Gustavo Capanema, que foi marcado pela ideologia do Estado Novo. A visão estava voltada para a formação de um “novo homem”, pois um Estado Novo, pautado no nacionalismo e paternalismo precisava de um novo cidadão e de novos profissionais para atender a esta sociedade emergente. A respeito desse assunto é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas no ensino primário.
b. As reformas propostas pelo ministério de Capanema não foram bem-sucedidas, além disso, não serviram para Getúlio Vargas.
c. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas nos níveis secundário e superior.
d. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas no ensino tradicional.
Questão 3
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Getulio Vargas, que assumiu a presidência do Brasil em 1930, tornou-se o líder supremo do país. Um ditador que reprimia com censura tudo e todos que se posicionassem contrários às suas ordens. Apesar de apoiar os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, ele era simpatizante das ideias fascistas e nazistas, vindas, respectivamente, da Itália e Alemanha. O momento histórico exigiu mudanças na sociedade e, consequentemente, na educação. Havia o interesse de romper com as antigas estruturas do ensino. A sociedade, predominantemente rural, passou a se tornar mais industrializada e necessitou de uma nova mão-de-obra.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse sentido avalie as seguintes assertivas:
I. O sistema educacional prosseguiu dando uma importância e valorização ao ensino superior em detrimento dos outros níveis.
II. Em 1931, foi realizada a reforma do Ensino Secundário, que pretendia preparar o aluno não só para a entrada na universidade, mas também a entrada em vários setores da sociedade.
III. No Governo Vargas foi criado o ensino supletivo para alfabetizar os trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar durante a infância e a juventude.
IV. Foram criados cursos rápidos e rapidíssimos para treinamento dos trabalhadores das diversas profissões emergentes.
V. Houve a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, em 1930, com a nomeação de Gustavo Capanema como seu responsável.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V.
b. I, II, III e IV.
c. II, III, IV.
d. I, II e III.
Questão 4
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
O cenário político, vivenciado no Brasil desde o fim da era Vargas influenciou as decisões em relação à educação brasileira, pois já no ano de 1948 o ministro Clemente Mariani havia enviado um projeto de lei educacional, projeto esse que foi regulamentado somente em1961. Após muitas discussões entre católicos e adeptos da Escola Nova, entre simpatizantes do centralismo e os contrários, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi aprovada.
A respeito da organização da educação, a partir da Lei n. 4.024/61, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. A educação organizava-se em: Educação do Campo; Educação Indígena;
b. A educação organizava-se em: Pré-primário, Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
c. A educação organizava-se em: Pré-primário, 1º Grau; 2º Grau e Ensino Superior.
d. A educação organizava-se em: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio e Ensino Superior.
Questão 5
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: o período de redemocratização. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse panorama, muitas mudanças ocorreram na educação brasileira. A respeito desse assunto, avalie as seguintes assertivas:
I. A Educação Infantil passa a ser reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica.
II. Assegurou-se às comunidades indígenas o aprendizado de sua língua materna.
III. O ensino fundamental passou a ser organizado de maneira que o aluno tenha direito a 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I e III.
Questão 6
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Art. 30. Parágrafo único – Constituem casos de isenção (da obrigatoriedade), além de outros previstos em lei: [...]
c. comprovado estado de pobreza do pai ou responsável;
d. insuficiência de escolas;”.
e. matrículas encerradas;
f. doença ou anomalia grave da criança.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 dez. 1961.
Ao observarmos o Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, citado acima, podemos compreender que:
Escolha uma:
a. a lei de 1961 praticamente reforçou a obrigatoriedade do ensino primário.
b. a educação estaria ao alcance de todos.
c. em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados.
d. em determinados aspectos, a lei foi um sucesso reforçando direitos já conquistados.
Questão 7
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição de 1988 refletia o desejo de romper com as amarras do militarismo e promover a plena cidadania, porém, os laços com o passado político conservador eram muito fortes. Com a tentativa de ser a mais democrática possível, a lei apresentou importantes aspectos no tocante à educação.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A permanência na escola e as condições para tal foram focos da Constituição de 1988.
b. A Constituição de 1988 trouxe, em sua redação, um avanço em relação às anteriores, pois, em seu texto, ela declarou o direito à educação.
c. A Constituição de 1988 não foi importante para o cenário educacional.
d. Questões como o Plano Nacional da Educação e a gestão democrática são assuntos esquecidos pela Constituição de 1988.
Questão 8
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
“A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, leva a crer que foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado assinala a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Neste contexto de
fim do Regime Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo no governo de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, intensificaram-se as privatizações de organizações estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com o texto acima, como era chamado o Estado neste contexto? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Estado de atuação globalizada.
b. Estado de atuação neoliberal.
c. Estado de atuação politizada.
d. Estado de atuação mínima.
Questão 9
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A concepção de educação proposta por esta educadora ajudou a mudar a maneira de pensar a criança e a escola e influenciou as mudanças da Escola Tradicional para a Escola Nova, no Brasil. Até hoje essas ideias influenciam o pensamento de muitos educadores, tendo no ano de 2.012, cinquenta e sete escolas filiadas a esta organização. Assinale a alternativa que apresenta corretamente, o nome desta educadora:
Escolha uma:
a. Emília Ferreiro.
b. Sara Paín.
c. Maria Montessori.
d. Ana Teberosky.
Questão 10
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
O século XIX marca, na Europa, a ascensão da burguesia ao poder. Esta classe conseguiu o status de privilegiada e começou a dominar a classe pobre. Neste contexto surgiram dois teóricos que passaram a analisar os pensamentos de Hegel, o passado histórico e sua evolução política e econômica, além das teorias utópicas. Quais teóricos são estes? Assinale a alternativa que apresenta corretamente seus nomes:
Escolha uma:
a. Engels e Rogers.
b. Marx e Engels.
c. Marx e Rogers.
d. Engels e Rousseau.
Prova 2 
Na República Velha houve um aumento significativo de mulheres procurando ser professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento”.
ALMEIDA, J. S. de. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar em Revista, Curitiba, n. 35, 2009.
Na perspectiva do texto acima, analise as seguintes asserções:
A função da mulher como professora era bem aceita pela sociedade.
PORQUE
A função de professora muito se assemelhava à de mãe. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Questão 2
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que o início da educação brasileira foi dirigido pelos padres jesuítas, posteriormente, com a tentativa de modernidade Marquês de Pombal, expulsa os jesuítas e dá início a uma série de reformas educacionais, período que ficou conhecido como a Era Pombalina. A educação no Brasil ainda passaria pela chegada da Família Real Portuguesa ao país, pelo Império e pela Primeira República. Nesse panorama, relacione as colunas de acordo com as especificidades da educação brasileira em cada um dos períodos citados acima:
(1 ) Educação jesuítica.
(2 ) Era pombalina.
(3) Chegada da Família Real.
(4) Império.
(5) Primeira República.
( ) Introdução das aulas régias – aulas isoladas que substituíram o curso secundário de humanidades.
( ) Fundação das escolas presbiterianas, metodistas e dos jardins de infância.
( ) Surgem os grupos escolares.
( ) Foco na formação humanista e literária.
( ) Criação das primeiras instituições de Ensino Superior e Técnico.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. 5, 4, 1, 2, 3.
b. 2, 4, 5, 1, 3.
c. 1, 2, 3, 4, 5.
d. 2, 3, 5, 1, 4.
Questão 3
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Francisco Filho (2004), o ensino, no período da Primeira República, era seriado, enciclopédico, obrigatório e gratuito. Novas disciplinas passaram a fazer parte do currículo: Política, Economia, Noções de Sociologia, Direito e Ciências. O ensino passava pela tendência de imitar a educação francesa. Nessa tentativa de modernizar o país e esquecer as antigas estruturas, o ensino seguia a linha:
Escolha uma:
a. Humanista.
b. Dogmática.
c. Positivista.
d. Ceticista.
Questão 4
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A racionalidade e a uniformidade perpassavam todos os aspectos da ordenação escolar, desde o agrupamento homogêneo das crianças (alunos) em turmas mediante a classificação pelo grau de conhecimento, consolidando a noção de classe e série, o estabelecimento de programas de ensino (distribuição ordenada de atividades e dos saberes escolares), a atribuição de cada classe a um professor, a adoção de uma estrutura burocrática hierarquizada – uma rede de poderes, de vigilância e de controle envolvendo professores, diretores, porteiros, serventes, inspetores, delegados e diretores de ensino. Perpassavam também a ordem disciplinar impingida aos alunos – asseio, ordem, obediência, prêmios e castigos
SOUZA, R. F; FARIA FILHO, L. M. A contribuição dos grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, D. G. (Org.) Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006.
O trecho citado acima se refere à forma de organização:
Escolha uma:
a. dos grupos escolares.
b. das escolas jesuítas.
c. das escolas elementares da era pombalina.
d. das escolas metodistas.
Questão 5
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que em 31 de março de 1964, os militares tomaram o poder e passaram a comandar o Brasil. Apesar do discurso de posse estar voltado para a promessa de defender a democracia do país, o governo militar foi marcado por medidas autoritárias. Com o auge da repressão, reforçou-se a ideia de nacionalismo e, como já havia acontecido durante o Estado Novo, houve a apropriação de algumas disciplinas escolares para tentar controlar a população e condicioná-la aos interesses do novo governo.
Nesse sentido, a respeito da educação no regime militar, analise as seguintes afirmativas:
I. A educação privilegiava as camadas marginalizadas da sociedade.
II. A educação era um bem de consumo, ou seja, seus valores estavam ligados ao caráter econômico.
III. Implementação das reformas educacionais de 1968 (Lei n. 5.540, que reformou a universidade), e a de 1971 (Lei n. 5.692, que estabeleceu o sistema nacional de 1º e 2º graus).
IV. O tecnicismo ganha força, pois, com o crescimento econômico, havia necessidade de um grande número de mão-de-obra especializada.
V. As disciplinas de História, Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e Educação Física colaboraram para a formação do cidadão almejado pelo governo ditatorial.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I, II, III, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, II e III.
Questão 6
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Na história da educação brasileira muitas foram as conquistas e os retrocessos. Desde a chegada dos jesuítas até a década de 1990 podemos verificar muitas ações que culminaram em transformações significativas em todo o processo educativo de nosso país. Dentre essas ações podemos destacar a promulgação de três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a Lei nº 4.024/61; a Lei nº 5.692/71 e a Lei nº 9.394/96. A respeito de cada uma dessas leis relacione as colunas:
(1) LDB 4.024/61.
(2) 5.692/71.
(3) 9.394/96.
( ) Carga horária de 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
( ) Incluiu na grade curricular as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde.
( ) Organizou o ensino em Pré-primário; Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. 1, 2, 3.
b. 2, 3, 1.
c. 2, 1, 3.
d. 3, 2, 1.
Questão 7
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Juntamente com as práticas neoliberais, passamos a conhecer um novo termo e conceito que influencia diretamente as sociedades a partir do final do século XX e ainda no século XXI, este termo retrata, entre outros aspectos, que vivemos um período em que o mundo está interligado, positiva ou negativamente, dependendo do ponto de vista de cada um. Que termo é este? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Internet.
b. Globalização.
c. Mundialização.
d. Inclusão digital.
Questão 8
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
De forma geral, a década de 1990 foi um período em que o Brasil foi “pressionado” a superar as altas taxas de analfabetismo, já que, naquele momento, ainda era um dos países com a maior taxa de cidadãos analfabetos. Foi nesta década, também, que o país estreitou seus laços com os interesses do Banco Mundial, retomando a teoria do capital humano e dando atenção às relações de custo/benefício.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: o período de redemocratização. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse cenário, compreendia-se que a educação:
Escolha uma:
a. deveria focar-se na educação religiosa e cultural, aumentando as chances de uma educação para a paz.
b. deveria diminuir a pobreza e, em contrapartida, aumentaria a produtividade, preparando trabalhadores.
c. deveria atender aos preceitos do regime militar.
d. deveria estar voltada aos interesses sociais, deixando as questões mercadológicas de lado.
Questão 9
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Maria Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. De acordo com a concepção Montessoriana, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Na concepção Montessoriana o aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer.
b. Maria Montessori defendia que a escola deveria oferecer uma “educação para a vida”, pois seu método respeitaria as etapas de desenvolvimento e das faixas etárias dos alunos.
c. Maria Montessori defendia uma educação mais introspectiva, pautada no eu.
d. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos.
Questão 10
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Em seus estudos, Jean Piaget enfatiza que o desenvolvimento humano engloba quatro etapas, considerando estas, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a uma das etapas classificadas pelo autor:
Escolha uma:
a. Etapa sociomotora.
b. Etapa operatório-concreta.
c. Etapa pré-operatória.
d. Etapa operatório final.
3 prova
Segundo Francisco Filho (2004), o ensino, no período da Primeira República, era seriado, enciclopédico, obrigatório e gratuito. Novas disciplinas passaram a fazer parte do currículo: Política, Economia, Noções de Sociologia, Direito e Ciências. O ensino passava pela tendência de imitar a educação francesa. Nessa tentativa de modernizar o país e esquecer as antigas estruturas, o ensino seguia a linha:
Escolha uma:
a. Ceticista.
b. Positivista.
c. Dogmática.
d. Humanista.
Questão 2
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Depois do golpe de Estado, em 1937, um aspecto que se destacou no governo de Vargas foi o clima de guerra e militarização permeando a população. Vargas utilizou-se do discurso de guerra para poder manipular e controlar as ações do povo. Essa militarização também envolveu a educação do país.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
A respeito desse assunto avalie as seguintes assertivas:
I. A juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça.
II. O jovem aluno/soldado, defensor da nação, seria preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
III. Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente, das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I e III.
c. II e III.
d. I e II.
Questão 3
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Na República Velha houve um aumento significativo de mulheres procurando ser professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento”.
ALMEIDA, J. S. de. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar em Revista, Curitiba, n. 35, 2009.
Na perspectiva do texto acima, analise as seguintes asserções:
A função da mulher como professora era bem aceita pela sociedade.
PORQUE
A função de professora muito se assemelhava à de mãe. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Questão 4
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Em 1942 (governo Vargas), outras mudanças ocorreram a partir do ministério de Gustavo Capanema, que foi marcado pela ideologia do Estado Novo. A visão estava voltada para a formação de um “novo homem”, pois um Estado Novo, pautado no nacionalismo e paternalismo precisava de um novo cidadão e de novos profissionais para atender a esta sociedade emergente. A respeito desse assunto é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As reformas propostas pelo ministério de Capanema não foram bem-sucedidas, além disso, não serviram para Getúlio Vargas.
b. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas nos níveis secundário e superior.
c. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas no ensino tradicional.
d. As reformas propostas pelo ministério de Capanema estavam focadas no ensino primário.
Questão 5
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Na história da educação brasileira muitas foram as conquistas e os retrocessos. Desde a chegada dos jesuítas até a década de 1990 podemos verificar muitas ações que culminaram em transformações significativas em todo o processo educativo de nosso país. Dentre essas ações podemos destacar a promulgação de três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a Lei nº 4.024/61; a Lei nº 5.692/71 e a Lei nº 9.394/96. A respeito de cada uma dessas leis relacione as colunas:
(1) LDB 4.024/61.
(2) 5.692/71.
(3) 9.394/96.
( ) Carga horária de 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
( ) Incluiu na grade curricular as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde.
( ) Organizou o ensino em Pré-primário;
Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. 2, 3, 1.
b. 1, 2, 3.
c. 2, 1, 3.
d. 3, 2, 1.
Questão 6
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição de 1988 refletia o desejo de romper com as amarras do militarismo e promover a plena cidadania, porém, os laços com o passado político conservador eram muito fortes. Com a tentativa de ser a mais democrática possível, a lei apresentou importantes aspectos no tocante à educação.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A permanência na escola e as condições para tal foram focos da Constituição de 1988.
b. Questões como o Plano Nacional da Educação e a gestão democrática são assuntos esquecidos pela Constituição de 1988.
c. A Constituição de 1988 trouxe, em sua redação, um avanço em relação às anteriores, pois, em seu texto, ela declarou o direito à educação.
d. A Constituição de 1988 não foi importante para o cenário educacional.
Questão 7
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Art. 30. Parágrafo único – Constituem casos de isenção (da obrigatoriedade), além de outros previstos em lei: [...]
c. comprovado estado de pobreza do pai ou responsável;
d. insuficiência de escolas;”.
e. matrículas encerradas;
f. doença ou anomalia grave da criança.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 dez. 1961.
Ao observarmos o Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, citado acima, podemos compreender que:
Escolha uma:
a. a lei de 1961 praticamente reforçou a obrigatoriedade do ensino primário.
b. a educação estaria ao alcance de todos.
c. em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados.
d. em determinados aspectos, a lei foi um sucesso reforçando direitos já conquistados.
Questão 8
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Na história da educação brasileira muitas foram as conquistas e os retrocessos. Desde a chegada dos jesuítas até a década de 1990 podemos verificar muitas ações que culminaram em transformações significativas em todo o processo educativo de nosso país. Dentre essas ações podemos destacar a promulgação de três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a Lei nº 4.024/61; a Lei nº 5.692/71 e a Lei nº 9.394/96. A respeito de cada uma dessas leis relacione as colunas:
(1) LDB 4.024/61.
(2) 5.692/71.
(3) 9.394/96.
( ) Carga horária de 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
( ) Incluiu na grade curricular as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde.
( ) Organizou o ensino em Pré-primário; Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. 1, 2, 3.
b. 2, 3, 1.
c. 2, 1, 3.
d. 3, 2, 1.
Questão 9
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
O século XIX marca, na Europa, a ascensão da burguesia ao poder. Esta classe conseguiu o status de privilegiada e começou a dominar a classe pobre. Neste contexto surgiram dois teóricos que passaram a analisar os pensamentos de Hegel, o passado histórico e sua evolução política e econômica, além das teorias utópicas. Quais teóricos são estes? Assinale a alternativa que apresenta corretamente seus nomes:
Escolha uma:
a. Marx e Rogers.
b. Engels e Rogers.
c. Engels e Rousseau.
d. Marx e Engels.
Questão 10
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Maria Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. De acordo com a concepção Montessoriana, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos.
b. Maria Montessori defendia que a escola deveria oferecer uma “educação para a vida”, pois seu método respeitaria as etapas de desenvolvimento e das faixas etárias dos alunos.
c. Na concepção Montessoriana o aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer.
d. Maria Montessori defendia uma educação mais introspectiva, pautada no eu.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando