Buscar

Resumo NP2 de PSI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo do conteúdo da NP2 de Psicologia Sócio-Interacionista
Estágios do desenvolvimento, por Wallon:
Impulsivo Emocional (0 a 1 ano)
Sensório Motor e Projetivo (1 a 3 anos)
Personalismo (3 a 6 anos)
Categorial (6 a 11 anos)
Puberdade e Adolescência (11 anos em diante)
Wallon, diferente de outros pensadores, não via o desenvolvimento como fases separadas do desenvolvimento, mas acreditava que o motor e o afetivo, como por exemplo, trabalhavam juntos no crescimento mútuo do indivíduo em cada fase. Acreditava também que a cultura e época eram determinantes para a passagem de estágios de sujeito.
Impulsivo Emocional (0 á 1 ano)
Divida em duas fases: Impulsiva e Emocional.
Impulsiva (0 á 3 meses): Exploração do prórpio corpo, movimentos bruscos. São selecionados movimentos que garantam a aproximação do outro.
Emocional (3 á 12 meses): Discriminação de emoções, já é possível perceber medo, alegria ou raiva, por exemplo, no indivíduo.
Sensório Motor e Projetivo (1 à 3 anos)
Caracterizada pela exploração do meio através do agarrar, sentar, andar, etc. Entra também a fala gestual na ajuda da comunicação e começa á diferenciação dos objetos.
Personalismo (3 á 6 anos)
Discrimina o eu e o outro, utiliza contantemente de termos como “eu”, “meu”, “não”, etc. Começa aqui a criação da subjetividade e, ao mesmo tempo em que expulsa o outro de si (oposição), o assimila (sedução).
Categorial (6 á 11 anos)
Graças á diferenciação de objetos da fase anterior, o indivíduo aqui consegue executar a categorização mental do mundo físico, classificando-o. Do 1 aon 9 anos, ainda possui o pensamento pré-categorial, sincretismo presente (ainda vê tudo e todos como uma coisa só). Á partir dos 9 anos, já organiza a realidade mentalmente. Essa fase é marcada pela Inteligência Discursiva, que é o pensamento questionador da criança. Nele, o sincretismo se rompe e ela passa á se auto-questionar.
Puberdade e Adolescência (11 anos em diante)
Marcada pela mudança do corpo devido aos hormônios, considerada a fase mais complicada para o indivíduo. Aqui ocorre a exploração de si, auto-afirmação e diferir-se da imagem dos adultos ao seu redor, buscando a apropriação do novo corpo modificado. O conflito eu outro é muito presente, o que se mostra na Fase do Espelho, onde o indivíduo se torna fixado pela própria imagem. Isso se dá devido á desorientação da fase, o que leva o sujeito á buscar checar suas mudanças em um espelho constantemente.
A característica principal da fase é a ambivalência de atitudes e sentimentos. Ocorre aqui também reflexões sobre o que ser ou não sei, vida e nada, amor e morte. Contudo, o sujeito tende á abadonar as atitudes infantis quando perceber que a forma como age não a levará à nada, se adaptando ao mundo dos adultos. Chamamos isso de Consciência Temporal de si. Ela ocorre, principalmente, quando o indivíduo ingressa no mercado de trabalho.
Leis Reguladoras
Wallon criou três leis que regulam a passagem de um estágio para o outro. São elas: Lei da Alternância Funcional, Lei da Sucessão de Predominância e Lei da Integração Funcional.
Lei da Alternância Funcional: Alternância de direções opostas entre os estágios. O sujeito retrocede ou avança, dependendo da sua dificuldade de aceitação da mudança entre as fases. O conhecimento pode ser interno (centrípeda) ou externo (centrífuga).
Lei da Sucessão de Predominância: Qual dimensão está mais predominante em cada fase do desenvolvimento, qual fica mais evidente (entre motor, cognitivo e afetivo).
Lei da Integração Funcional: Relação hierárquica aonde se integra as características e funcionalidades dos estágios. 
Wallon criticou a Educação Nova, dizendo que esta valorizava valores ideológicos. A educação, segundo ele, deveria investir em valor humanos (cultura). Se juntou ao físico Langevin e outros pensadores para, juntos, formularem o projeto Langevin-Wallon, uma proposta que visava a reforma completa do sistema educacional francês depois da Segunda Guerra Mundial.
As principais características desse projeto são:
Justiça: Todos merecem o mesmo ensino.
Disgnidade geral, em todos os trabalhos.
Orientação.
Cultura geral, pois é ela quem transforma o homem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais