Buscar

Trabalho - ONG - Finalizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Estruturada da Disciplina Princípios de Gestão
Alunos:
Luana Ribeiro
Letícia Oliveira
Luiza de Freitas Fernandes
Vanessa Gomes Pacheco
Daniel da Costa Silva
Adonis j. Dos Santos
Regina Celia Ferreira dos Santos
Antony Christian Barbosa
Clube do Paraplégico
Identificação:
Fundado desde 1964, o Clube dos paraplégicos, localizado no bairro de Piedade, foi o primeiro clube para deficientes a realizar atividades, treinamentos e moradia do Brasil.
É uma entidade sem fins lucrativos que abriga deficientes vindos de todas as partes do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Cardoso Quintão, 148 - Piedade, Rio de Janeiro - RJ, 
CEP: 21381-460
Telefone: (21) 2597-0249
Missão
O Clube dos Paraplégicos destina seus serviços sociais a pessoas com deficiência física. Oportuniza a inclusão, a busca da garantia de direitos. Proporcionando aos seus internos um âmbito familiar de forma acolhedora e independente.
Visão
Ser referência no acolhimento a pessoas com deficiência física. Buscando políticas inclusivas contando com o apoio da iniciativa privada e da comunidade em geral. 
Valores
Transparência nas ações realizadas. Tem ética profissional na relação com seus moradores e seus familiares, e tem como fator principal a inclusão, o respeito, a igualdade e diversidade como direitos absolutos.
Organograma
Foco na atuação
Amparo e atenção a jovens e adultos portadores de deficiência física, especificamente pessoas com baixo poder aquisitivo, e grandes necessidades a cuidados especiais.
Demanda de doações
O clube dos paraplégicos atua em função de ajudar e acolher pessoas portadoras de necessidades especiais, e contam com ajuda durante todo o ano de voluntários que contribuem com doações de alimentos não perecíveis, roupas, e em particularidade, de produtos de higiene, limpeza, cadeiras de rodas e muletas. 
A ONG não aceita doações em dinheiro, desta forma solicitam sempre a ajuda de vizinhos, igrejas, amigos e voluntários para que a demanda de adoções sejam sempre suficiente para atender a todos que ali vivem.
Planejamento:
Objetivos
 Integrar essas pessoas à vida em comunidade
Oferecer a essas pessoas com deficiência oportunidades para acesso à vida independente
Garantir aqueles que possuem limitações cuidados especiais e assistência médica
Oferecer amparo também às famílias
Meios
Auxiliar o desempenho das pessoas com deficiência física 
Fornecer mecanismos de atenção e cuidado para a vida, e dia a dia dessas pessoas, dando assim, melhor qualidade de vida.
Como se organizam:
A diretora da instituição tem papel fundamental no cuidado às pessoas com deficiência. É ela que fornece todos os suportes psicológicos e pessoais. Os encaminha ao SUS (Sistema Único de saúde) e clinicas da família, esta por sua vez, fornece os agentes comunitários para oferecer cuidados diretamente na instituição. A diretora também compra os remédios, os encaminham as escolas e atende individualmente as principais necessidades de cada um. 
Na instituição trabalham também os voluntários que ajudam a recolher e estocar as doações, os voluntários da limpeza e a cozinheira, que faz as quatro refeições diárias de todos.
Como dirige
Para que tenham um demanda de doações durante todo o ano, a ONG faz as solicitações diárias especialmente nas igrejas, através de ações beneficentes entre amigos, vizinhos. Estão sempre de portas abertas para voluntários em geral, seja para apenas visitas as pessoas portadoras de deficiência física, ou para entrega de doações. 
A instituição possui acordos decorrentes a atendimento da clinica da família, onde possuem os agentes comunitários que fazem o acompanhamento e fornecem todo amparar que é prestado pelo estado.
A ONG também promove eventos e reforça a importância do conhecimento na hora de auxiliar as pessoas que necessitam de cuidados especiais para sua locomoção. 
Controle:
A finalidade fundamental da instituição é acolher pessoas portadoras de deficiência física, tendo como parâmetro o apoio dos agentes comunitários da prefeitura do estado, dos voluntários, e dos que trabalham no local.  A ideia geral é dar um pouco de dignidade e qualidade de vida para essas pessoas, e o projeto tem como foco principal a valorização dessas pessoas enquanto seres humanos, ajudando essa a enfrentar seus desafios com dignidade e confiança.
Todo processo dentro da ONG é controlado e regido pela diretora e sua equipe que tem papel fundamental para o engajamento da vida social e em comunidade das pessoas portadores de deficiência física que ali residem.
Estratégias feitas pelo grupo para arrecadação:
O grupo buscou arrecadar as doações através de divulgação pelas redes sociais como: Facebook e instagram, e através da ajuda dos familiares e amigos de trabalho, vizinhos e conhecidos.
RELATÓRIO DE ENTREGA DAS DOAÇÕES FEITA PELO GRUPO
A entrega das doações foi feita no dia 03 de Novembro de 2019. O grupo se encontrou na porta da casa de apoio e alem de levarmos alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, fizemos um kit de presente que foi dado a cada um. 
No dia da entrega estiveram presentes os oito membros do grupo. A recepção foi maravilhosa e a ação nos fez muito feliz.
Chegando a instituição
Entrega das doações e presentes 
Todos juntos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando