Buscar

PIM I - Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
RAFAEL DIAS RAMOS
RA 1910797
PLÁSTICOS JUQUITIBA INDÚSTRIA E COMÉRCIO EIRELI
PIM I
TABOÃO DA SERRA
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
RAFAEL DIAS RAMOS
RA 1910797
PLÁSTICOS JUQUITIBA INDÚSTRIA E COMÉRCIO EIRELI
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de graduação em Gestão da Qualidade apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD
Orientador: Viviane dos Santos Felizola.
TABOÃO DA SERRA
2019
FIGURAS
	
SUMÁRIO
RESUMO
O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar I é identificar através do trabalho as técnicas utilizadas na organização das empresas atuais. Sendo investigados os Fundamentos da Administração, a Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática (modelo de administração, métodos de comunicação e tipos de técnicas informatizadas utilizadas). À Plásticos Juquitiba é uma industrializa embalagens plásticas, localizada na cidade de Juquitiba interior de São Paulo atua em diversos seguimentos como: cosmético, farmacêutico, alimentício, químico, agropecuário e domissanitário. 
1. INTRODUÇÃO
Neste Projeto integrado Multidisciplinar I, será descrita a correlação entre as disciplinas estudas como Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. 
O objetivo desta pesquisa é demonstrar através da análise da empresa Plásticos Juquitiba as sistemáticas adotadas e os objetivos a serem alcançados através das disciplinas descritas no projeto. 
Esta pesquisa é de suma importância para compreender o contexto de cada disciplina analisada, assim como os conhecimentos teóricos e as práticas gerenciais adotadas pela empresa e mercado global. 
Sendo utilizadas técnicas fundamentais para manter e criar novos negócios para a empresa priorizando sempre à organização e desempenho e qualidade como fatores principais para sustentação do empreendimento.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 Origem da organização
Desde 1.993 a Plásticos Juquitiba atua no mercado de embalagens plásticas desenvolvendo produtos em PEAD, PP e PET para os seguimentos: cosmético, farmacêutico, alimentício, químico, agropecuário e domissanitário. Investindo em design dos produtos com o objetivo de crescer e se tornar referência no mercado.
2.2 Razão social
Plásticos Juquitiba Indústria e Comércio Eireli.
2.3 Porte da empresa
Empresa de porte médio.
2.4 Ramo de atividade
Empresa atua na fabricação de embalagens plásticas.
2.5 Quadro de funcionários
Composta por 115 funcionários divididos em 80 operacionais, 20 administrativos e 5 técnicos e 10 representantes atuando na capital de São Paulo e em todo território nacional.
2.6 Estrutura organizacional
A estrutura da empresa baseia-se na teoria de Mintzberg (apud STONER, 1999), sugerindo alguns componentes para organização:
Núcleo técnico: Operadores de máquina operam na organização no setor fabril desempenhando a produção, responsável pela geração dos produtos por intermédio das matérias-primas PEAD, PP e PET. Subordinados ao Gerente de Produção.
Suporte teórico: O Diretor comercial administra a equipe de vendas. Analisa as tendências do mercado as inovações tecnológicas e as ameaças e oportunidades.
Suporte Administrativo: O Supervisor financeiro faz a gestão financeira, e o Gerente de Produção administra os recursos humanos e a gestão de serviços.
Administração: Organiza os objetivos da empresa as políticas, diretrizes e a estratégia organizacional.
2.7 Organograma geral
A estrutura do organograma é formada por Presidente, Diretoria, Gerente de Produção e 2 Staffs Tecnologia da Informação e Garantia da Qualidade.
Presidente (Proprietário da Empresa)
Diretores (Comercial e Industrial)
Gerente de Produção e Staffs da Diretoria T.I. e Garantia da Qualidade
Subordinados ao Gerente de Produção: P.C.P, Almoxarifado de materiais, Produção nos diversos setores: Pet, Injeção, Sopro, Rotulagem, Ferramentaria, Desenvolvimento, Manutenção e Retífica. O Controle de Qualidade está subordinado diretamente a Diretoria assim como os demais setores administrativos: Logística, Compras, Financeiro, Faturamento, Vendas e Recursos Humanos. A Expedição e Transporte está subordinada ao departamento de Logística.
Figura 1 – Organograma geral
Fonte: Organograma geral Plásticos Juquitiba, 2019, Software Quality.
2.8 Gestão ambiental
A matéria-prima utilizada é biodegradável sendo possível a reciclagem e utilização em outros segmentos de forma sustentável sem agredir o meio ambiente. Os produto possuem um Laudo de Análise que garante a validade até 2 anos se usado conforme temperatura, umidade e manuseio correto.
A matéria-prima utilizada no processo de industrialização é o PEAD (Polietileno de alta densidade), PP (Polipropileno), e PET (Polietileno tereftalato) do fornecedor Braskem, ambos visando o descarte no meio ambiente. Plásticos Juquitiba (POP 015 – Estoque e saída de materiais, p.09) É efetuado o monitoramento da umidade relativa UR e a temperatura medida em ºC. 
Figura 2 – Armazenamento de matéria-prima
 Fonte: POP 015 – Estoque e saída de materiais, 2019, Software Quality.
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
3.1 Comunicação interna
A comunicação interna na empresa Plásticos Juquitiba é integrada e fundamentada em um bom relacionamento entre os públicos internos sendo eles:
Funcionários;
Funcionários terceirizados;
Colaboradores.
A Gestão da Qualidade é responsável pela comunicação interna da empresa fazendo o uso de Software entre outra ferramentas para comunicar e divulgar as informações com todo o público interno.
Conforme a Apostila da Unip (pag. 92) – da disciplina Comunicação Empresarial destaca:
De acordo com Pimenta:
“Os funcionários devem ser motivados por meio da comunicação interna, meio pelo qual se desenvolvem valores e técnicas. Pimenta (2015,p.100) explica que valores como responsabilidade, compromisso, cooperação, solidariedade e dedicação são vitais para o trabalho em equipe. Já as técnicas são formas de comunicação que possibilitam às equipes operacionalizarem melhor seus procedimentos, por exemplo, por meio dos grupos de trabalho, reuniões estruturadas para criar, avaliar e controlar novos procedimentos e métodos de trabalho. (PIMENTA, 2015, p.100)
3.1.2 Intranet
A empresa Plásticos Juquitiba tem investido recentemente na comunicação empresarial através da migração de ERP para um novo Software que comunica e disponibiliza informações mais eficazes em vista das informações que continham no ERP antigo, ERP antigo Hitec-net, ERP atual TACTOR-sistemas. E na obtenção de um Software específico para gestão da qualidade gerenciando e administrando o sistema de gestão da qualidade monitorando as informações e gerenciando e disponibilizando os prazos on-line em um módulo por nome de “AGENDA” no Software Quality-SGQ.
3.1.3 E-mail
Ferramenta utilizada internamente e externamente nas dependências da empresa. Através desta ferramenta é possível se obter informações rápidas, efetuar agendamento de reuniões para organização, comunicação em todas as áreas e informações internas e recebimento de sugestões ou reclamações envio de feedback aos clientes.
3.1.4 Mural de avisos
Ferramenta utilizada para avisos e lembretes, exposição de campanhas e informações atualizadas sobre a organização e gestão de pessoas, informando sobre demonstrativos anuais e participação de lucros entre outros. 
3.1.5 Quadro de gestão à vista
Ferramenta utilizada para exposição de indicadores de processos identificando setores em destaque e setores que não obtiveram um desempenho desejado, estabelecendo metas a serem atingidas e feedback de cada meta.
3.1.6 Regulamento Interno
É um manual
utilizado para informar e disponibilizar as regras e deveres que deverão ser obedecidos dentro da organização.
3.2 Comunicação externa
A comunicação externa na Plásticos Juquitiba é direcionada por meios de anúncios via internet ex.: páginas do Google, redes sociais, marketing digital e visitas in-loco realizadas pelos representante com portfólio físico dos produtos.
3.2.1 Fluxo de comunicação externa
O fluxo da comunicação é diário como atualização das páginas na internet e redes sociais inserido conteúdos, lançamentos e informações do mercado plásticos diariamente.
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
A empresa Plásticos Juquitiba possuí um departamento de Tecnologia e Informação internamente gerenciando e dando o suporte necessário para todos os setores internos da empresa sem a necessidade de contratação de terceiros para solução de divergências na infraestrutura e queima, troca ou manutenção de equipamentos internos nos diversos setores da empresa.
4.1 Confidencialidade das informações
A confidencialidade das informações é estruturada em backups diárias efetuados pelo departamento de T.I. e criptografia e backup dos e-mails recebidos e enviados na rede interna da empresa e informações armazenadas em rede criptografada com sigilo absoluto.
4.2 Softwares operacionais
A empresa contém um ERP para administrar e gerir todo o sistema operacional da organização gerando relatórios e controlando saída e entrada de materiais e gerenciamento e controle de programação de produção. E Software específico para gerenciamento de indicadores, registros e documentação de procedimentos e controle, manutenção e retenção de documentos pertinentes ao sistema de gestão da qualidade, finalizando e apontado ações e tratativas de não conformidade a cliente e lançamento de manutenções preventivas e corretivas de máquinas e equipamento utilizados na produção e industrialização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este Projeto Integrado Multidisciplinar I, teve como objetivo apresentar e sistemática da empresa Plásticos Juquitiba Indústria e Comércio Eireli, baseando-se nas pesquisas obtidas e disciplinas estudadas tais como: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, evidenciando a postura e estrutura organizacional da empresa analisada, que se posicionou com responsabilidade social e ambiental. Caracterizando-se de um modelo bem estruturado de fundamentos hierárquicos e modelo estratégico, tático e operacional com organograma bem definido. De comunicação interna e externa focada em comprometimento, compromissos e técnicas operacionais para que os objetivos sejam atingidos e as estratégias sejam planejadas de forma clara trazendo ótimos resultados para a organização e feedbacks positivos.
A empresa investe na comunicação interna de forma com que as informações possam ser atualizadas e comunicadas rapidamente a todos os setores evidenciada conforme a troca de ERP e investimento em Software específico para divulgação de informações e gerenciamento de registros metas e indicadores do sistema de gestão da empresa.
A empresa possui estrutura para operação e funcionamento eficazes com departamento de T.I. interno de forma com que as divergências encontradas no dia-a-dia não dificultam o desenvolvimento do trabalho corrigidas rapidamente.
 
REFERÊNCIAS
Apostila da Unip (pag. 19) da disciplina Fundamentos da Administração.
Mintzberg (apud STONER, 1999)
Apostila da Unip (pag. 92) da disciplina Comunicação Empresarial.
(PIMENTA, 2015, p.100).
Plásticos Juquitiba (pop 015, pag. 09) do POP 015 – Estoque e saída de materiais.
(PLÁSTICOS JUQUITIBA, 2019, pop 015, p.09).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais