Buscar

Relatório Estagio Pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4
	
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PEDAGOGIA 
 
ALEFE RODRIGUES JACOB
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO.
2019
ALEFE RODRIGUES JACOB
RA: 2354853109
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO.
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da Anhanguera, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório.
Orientador: N/A
Tutor Eletrônico: N/A
Tutor de Sala: BEATRIZ MARIA RODRIGUES PINTO
**NÃO HOUVE SUPORTE DO POLO.
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................................4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.........................................6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...........................7
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO...................................................9
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA E OS PLANOS DE AULA...16
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.......................................................21
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................36
REFERÊNCIAS ............................................................................................38
ANEXOS.......................................................................................................39
 
INTRODUÇÃO
O estágio é um dos momentos mais decisivos para a formação acadêmica e profissional de um professor, pois é nesse momento em que se coloca na prática as teorias aprendidas durante a faculdade, então e nesse momento que a reflexão sobre os métodos de ensinar e aprender, e que devem ser levando em consideração a realidade que vivem os alunos.
Analisando todo este contexto as atividades elaboradas foram organizadas e selecionas para seguir o projeto sobre “Gêneros Textuais mais utilizados no dia a dia”, que estavam sendo trabalhados constantemente no dia a dia de sala de aula, visto que quando os alunos não interpretam e entendem bem os diferentes tipos textuais o seu nível de aprendizagem e prejudicado e também observando que no mês de abril se trabalha a semana do livro infantil, o tema e mesmo muito pertinente a necessidade dos alunos da Escola Municipal Professora Edna Leite Lima em Suzano/SP. O projeto em questão busca relacionar de uma forma lúdicas, didáticas e através de interferências pedagógicas os diferentes gêneros textuais utilizado no dia a dia dos alunos o que serve de grande valia para interpretação de mundo e textual, criticidade das crianças, melhorando o jeito com que interagem os diferentes tipos de texto e consequentemente seu nível de aprendizagem, como também a ortografia e leitura de diferentes tipos de texto. 
As atividades serão aplicadas com o tema: “Gêneros Textuais mais utilizados no dia a dia” e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela leitura de diferentes tipos de textos, identificar as principais características de boa parte dos gêneros textuais mais utilizados no dia a dia da criança, aprendendo de forma lúdica e direcionada e também por meio de intervenções pedagógicas a elaborar os diferentes gêneros de texto, o que vai facilitar e muito no aprendizagem da leitura e escrita, favorecendo as aprendizagens de todas as disciplinas curriculares dos alunos. de Tudo isso utilizando diferentes recursos como música, teatro, culinária, elaboração de cartaz, faz de conta, artes entre outros podendo assim despertar o interesse das crianças para aprender a utilizar e conhecer os diferentes tipos de texto, resgatando também valores e costumes muitas vezes deixados de lado em um mundo tão globalizado como: leitura de revistas, jornais, contagem de lendas, contação de fábulas, produção de cartas e vários outros.
Levar as crianças a um contato maior com a própria cultura social, deixando que eles viagem muitas vezes em mundo passa despercebido diante de tanta informação que temos acesso hoje em dia, como por exemplo a elaboração de cartas e bilhetes de forma correta e funcional e ao mesmo tempo em que se trabalha fatos atuais, o imaginário infantil, as crenças populares também se respeita as diferenças de utilização dos diferentes gêneros textuais no dia a dia das pessoas.
Obteve êxito na implementação do que foi proposto nos planos de aula, visto que os alunos tiveram ótimos feedbacks por parte dos alunos e dos professores da sala de aula em que ele foi realizado e as atividades foram bem criativas e nada cansativas de serem realizadas no dia a dia de sala de aula apenar de parecer um pouco extensa considera-se que e bem completa e conseguiu alcançar os objetivos propostos.
 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola tem funcionamento nos horários matutino e vespertino, realizei este estágio no período matutino, no qual as aulas se iniciam as 07h00, porém os alunos podem entrar na escola a partir das 06h15min. São muitas vezes levados pelos pais ou cuidadores ou outros parentes, ou até mesmo vão sozinhos ou em grupos além de alguns que vão de transporte público ou particular, após entrarem na escola eles ficam sobre os cuidados das serventes, que os auxiliam no que for preciso, cuidando do bem estar dos alunos.
Às 07h00 eles fazem fila no pátio da escola de acordo com a turma deles, onde em dias especiais, cantam o hino nacional, fazem apresentações e orações, para os alunos e professores, é um momento de acolhida e favorece a socialização entre toda a escola, faz parte da rotina semanal da instituição. Após esse momento o diretor encaminha sala por sala para poderem ir para a sala em fila e em ordem. E nós demais dias encaminham organizadamente para sala de aula, quando se abrem o segundo as 07h00.O momento do intervalo também chamado de recreio deixa as crianças com a opção de merendarem o lanche trago de casa ou o oferecido na cantina e conta com espaço para realizar atividades da preferência dos alunos e também a quadra para realizar a prática esportiva. O intervalo, tem início às 09h30min e término às 09h45min onde os alunos que serve para a alimentação e recreação das crianças com o auxílio das professoras de apoio, serventes e coordenador e diretor, monitores de sala previamente escolhidos de acordo com regras pré-estabelecidas e monitorado evitando situações de brigas e discussões por exemplo. Então e no período do intervalo que os alunos têm o momento do lanche e também para brincarem, conversarem com os colegas, irem ao banheiro e beber água, logo após são feitas as filas na porta das salas e eles são encaminhados de volta a sala para darem continuidade as atividades.
O término da aula ocorre às 11h15min, os alunos são levados para se encaminham para entrada onde esperam seus responsáveis para irem embora ou vão embora sozinhos, nesse período eles ficam sobre os cuidados das serventes que os auxiliam até o momento da saída.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola é composta por uma grande estrutura, que contém um andar, onde pode-se encontrar: 2 portões,1 jardim cercado com bancos, 1 sala de coordenação/sala professores,1 biblioteca, 1 sala multimidia, 1 diretoria, 1 secretária, 1 almoxarifado,1 refeitório, 2 bebedouros, 6 banheiros, 11 salas, 1 quadra de esportes fechada, 1 palco junto com o refeitório onde são realizados a maioria dos eventos da escola, 1 pia do lado de fora das salas, 1 cozinha, 1 sala de xerox ,divisões e corredores entre as ala de escola onde os alunos brincam no intervalo entre as aulas no início e no fim das aulas também,1 dispensa perto da diretoria.
A escola tem por objetivo maior educação com total dedicação, contribuindo para a formação integral dos indivíduos e para a vida. Sua clientela é heterogenia. Os alunos matriculados e atendidos pela escola são em sua grande maioria moradores das regiões periféricas a escola, pertencentes a classe média baixa, e em uma proporção menor alunos
de classe média. São satisfatórios em grande maioria. Ficando uma porcentagem mínima, porém pertinente, alunos com baixo desempenho.
Quando aos professores todos tem formação acadêmica de graduação completa e alguns pós-graduados em áreas da educação. Podemos afirmar que 80% dos professores e demais funcionários tem vínculo de mais de 5 anos com a escola e os outro 20% são de designação temporária.
Um dos pontos fortes da escola está firmada no empenho dos professores em si comprometerem com o bom desempenho dos alunos tornando se flexíveis em suas metodologias e práticas pedagógicas buscando aprimorar e/ou modificar suas posturas diante as necessidades surgidas no decorrer do processo de aprendizagem dos alunos e, ainda o próprio resultado da escola na avaliação de desempenho dos alunos.
Precisamos melhorar ainda no atendimento aos alunos com baixo desempenho escolar, organizar com melhor efetividade o acompanhamento escola oferecido a esses alunos para que ampliemos suas possibilidades de aquisição da alfabetização e do letramento.
A escola tem um espaço físico grande, porém, os prédios e instalações necessitam de melhorias para melhor acomodação dos alunos.
Necessitamos de ampliação do espaço físico para reativarmos o laboratório de informática a fim de favorecer o atendimento as novas aprendizagens aos alunos.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	
Diário de Observação Da Escola em Geral nº 1
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 28/10/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Coordenadora: 
	
	Nível/Ano: Observação Geral da Escola
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	No dia em questão a estagiaria cumprimentou os funcionários e os alunos que encontravam pelo caminho, logo após observou-se a salas da coordenação/professores que se encontrava dividida por armários logo na entrada da escola bem organizada com computadores que são utilizados pelos professores, logo após encontrava-se a biblioteca com diversos armários organizados por gêneros textuais literários onde segue uma escala de funcionamento, uma sala de informática/multimidia onde os alunos tem acesso para assistirem a aulas diferenciadas. Existia também um jardim bem cuidado cercados com corda com bancos, uma diretoria e secretaria, com banheiro próximos bem organizados e que controlam o acesso de entrada na escola; logo após o pátio onde os alunos merendam com ótimos 2 bancos e um palco para apresentações como dia do Hino Nacional, um mural de recados próximos, uma cozinha e uma sala de xerox bem separados e organizados, também uma quadra fechada cercada e até bem nova, onde faze educação física . Logo após salas de aulas onde se encontram 11 salas de 1 ao 5 ano divididos em horário matutino e vespertino onde existem salas do 1 ao 3 ano no vespertino e salas do 3 ao 5 separados por 2 pavimentos e 1 outro separado com banheiro feminino e masculino e uma sala de aula tudo com telhados e portas relativamente novas tudo isso num único andar o que facilita acesso de alunos com deficiência e também diversas salas existem professoras de apoio para alunos com necessidades especiais bem acompanhados através de laudos e relatórios períodos com encontro com parceria com psicólogos. Com todos esses detalhes pode-se notar que a escola possui um quadro de funcionário bem completo e estruturado e uma infraestrutura com espaço adequado para atividades ao ar livre e para prática de atividade física e para brincar no intervalo entre as aulas. Os funcionários tratam os alunos de forma bem afetuosa selando sempre pelo bem-estar deles.
	
Diário de Observação nº 2
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 29/10/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Professor (a) regente: Beatriz Maria Rodrigues Pinto
	
	
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	Os alunos da professora Beatriz chegam na escola e vão direto para a sala. Na sala da professora Beatriz os alunos se sentam um na frente do outro em filas, e um aluno se senta no fundo com a professora de apoio. Logo após ela pedi para que eles entreguem o caderno de dever de casa para que ela corrija e escreve no quadro a data, a cidade e o nome da escola como cabeçalho para a atividade proposta em seguida e depois disso a professora escreve no quadro uma atividade no caderno de português de substituir um substantivo comum grifado por um próprio, dá um exemplo visto que os alunos tem dificuldade de entender a atividade. Então a professora um a um caderno de dever de casa, e quando terminar a atividade ela pele para que escrevam as letras cursivas maiúsculas no caderno visto que eles têm dificuldade na grafia de algumas letras. 
Em seguida corri a atividade do substantivo no quadro tomando a leitura dos alunos das questões passada e corri as respostas com eles, demoraram a terminar a atividade visto que perdem a atenção com facilidade, logo em seguida o diretor Junior pedi para que os alunos com tinta pintem as mãos na fachada da escola para trabalhar a semana do autismo que junto com uma frase que resume bem o tema e completa bem a proposta do tema autismo.
A professora Beatriz em paralelo pede para que os alunos terminem a atividade de matemática que consistia de colorir a quantidade de alunos que gostavam de cada tipo de fruta relacionada no gráfico do bloco tratamento da informação e corrigi caderno por caderno dando visto em cada um. E por fim o professor de educação física propõe uma atividade sobre jogos de origem africana para ser feito em casa no caderno de educação física e por fim ensina na quadra um jogo de origem africana. 
	
Diário de Observação nº 3
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 30/10/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Professor (a) regente: Beatriz
	
	
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	Os alunos da professora Beatriz chegam na escola e se encaminha para a sala, onde se sentam se em duplas os que tem mais disciplina e sozinhos os que não são tão disciplinados. A professora Beatriz pedi então que no caderno de português os alunos façam atividades de circular as palavras com ditongos, tritongos e hiatos nas frases e copiar e acentuas as palavras e por fim completar palavras com lh e li. Os alunos fizeram com facilidade a atividade com a orientação da professora Beatriz como proceder com certa disciplina e logo em seguida entregou o livro de português e orientou os alunos a lerem um página com sugestões de leitura e explicou como era cada história de cada livro das sugestões de forma bem objetiva e resumida e pediu também para que eles pudessem ler a introdução de um novo capitulo o que já colocou a sala em certa desordem o que foi difícil de ser controlado. Depois leu de forma a que cada aluno lesse um parágrafo todo o conteúdo proposto a ser lido anteriormente. Para os alunos que não conseguem ler de forma fluente a professora Beatriz entregou textos diferenciados para leitura. Em seguida pediu os alunos para copiarem e responderem 5 perguntas sobre o texto trabalhado.
Após o recreio pediu a professora para que os alunos terminassem uma atividade de para casa do bloco números e sistemas de numeração de fatores e produtos da multiplicação e corrigiu com os alunos no quadro cada uma das alternativas e depois no caderno de matemática proposto que eles poderem armar e efetuar contas de multiplicação. Em seguida pediu para que copiassem uma atividade de fatores no caderno de dever de casa. E então o professor de educação física passou a atividade no caderno de educação física sobre jogos de origem africana e pediu aos alunos em fila que fossem para a quadra onde propôs um jogo de origem africana. A aula foi muito complicada de ser ministrada uma vez que os alunos não respeitavam a autoridade da professora, ela chamou
diversas vezes a atenção das crianças que atrapalham o andamento da aula com conversas paralelas. E os alunos demostravam desinteresse em estudar o que e muito triste de ser acompanhado.
	
Diário de Observação nº 4
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 31/10/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Professor (a) regente: Beatriz
	
	
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	As alunos da professora Beatriz chegam na escola se encaminham para sala onde sentam um atrás do outro em filas e dois deles sentam com a professora de apoio que fazem os dois as mesmas atividades apesar de terem nível de desenvolvimento bem diferentes entre si e sentam num canto no início da sala. Quando se inicia a aula a professora pedi para que os alunos no caderno de matemática escrevam uma série de números que ela escreve no quadro de forma crescente e decrescente do bloco de conteúdo números e sistemas de numeração. Logo em seguida a professora de apoio Cátia vem dar uma aula de intervenção pedagógica onde pedi que os alunos cantem a música do “Pato Pateta”, pedi também para que leiam a música e identifiquem palavras que estão na música onde os alunos têm boa participação. Depois contam quantas palavras tem um trecho da música, identificam a primeira e a última palavra do trecho identificando a primeira, a última sílaba e a sílaba do meio de cada palavra que identificaram. Acharam também as palavras trissílabas do trecho da música e acharam o espaço entre uma palavra e outra no trecho. E por fim com folha de xerox montaram no caderno as palavras do trecho da música na ordem correta. Depois leram o trecho montado e identificaram palavras no mesmo, cantaram novamente a música e fizeram uma cruzadinha de folha de xerox com palavras identificadas no trecho trabalhado.
Terminando a matéria de matemática a professora corrigiu a atividade de antecessor e sucessor e escreveu números por extenso e corrigiu de caderno em caderno, tudo isso e matéria do bloco números e sistemas de numeração.
Após o intervalo a professora falou sobre sentimentos bons na matéria de ensino religiosa e pediu para que marcassem x em sentimentos bom e também para colorir a atividade da folha de xerox e colar no caderno. E por fim a professora Beatriz como não teve tempo de trocar o livro da biblioteca pediu para que os alunos pudessem ler o livro da biblioteca ou que ela entregou para esquecerem.
A turma em questão tem dificuldade de aprendizagem e a maioria tem leitura em que está numa fase de separar as silabam e com dificuldade de entender sílabas complexas o que ainda tem que ser bem trabalhado.
	
Diário de Observação nº 5
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 01/11/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Professor (a) regente: Beatriz
	
	
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	A turma da professora Beatriz chega e se assentam um atrás do outro em filas. No início da aula a professora Beatriz pediu para que os alunos no caderno de geografia respondessem e copiassem uma atividade de duas páginas sobre a matéria “Relação entre a cidade e campo”. A professora então entrega o livro de português e em seguida copiaram um quadro do livro com explicava sobre encontro consonantal, depois pediu para que os alunos respondessem atividade relativas ao tema trabalhado e entre elas tinha um casa palavras com palavras que possuíam encontro consonantal que deveriam circular no livro e logo em seguida copiar embaixo e as demais atividades foi respondido e copiado no caderno e também copiaram, separam sílabas e classificaram quanto ao número de sílabas, das palavras de uma folha de xerox no caderno.
Após o recreio a professora Beatriz corrigiu as atividades do livro e também a atividade de separar e classificar as palavras de acordo com as sílabas. Logo em seguida os alunos apresentação trabalho sobre formas de prevenção e outros dados sobre a dengue. Depois perguntou a professora perguntou aos alunos qual trabalho cada aluno mais gostou e o porquê. Ela depois deu um caça palavras xerocado sobre sintomas da dengue, pediu para que os alunos circulassem as palavras proposta na folhinha e colorissem o desenho.
Na matéria de matemática ela pediu para que identificassem que dia da semana estávamos, que mês do ano e quantos meses faltavam para terminar o ano. Depois pediu para os alunos copiassem do quadro a nomenclatura dos termos da adição e da subtração e resolvessem as contam do exemplo e depois corrigiu, matéria do bloco de conteúdos números e sistema de numeração e logo após do bloco tratamento da informação pediu aos alunos que fizessem umas atividade de interpretar uma atividade de quantidade de distância percorrida por hora em uma hora. Consegui observar que a professora tem um jeito bem dinâmico de ensinar uma vez que os alunos tinham facilidade de entender a explicação da mesma, que mesmo cobrando a atenção obtinha êxito no termino das atividades.
	
Diário de Observação nº 6
	Instituição: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima
	
	Data: 02/11/2019
	
	Local: Suzano
	
	Hora de início/término da aula: 7:00/11:00
	
	Professor (a) regente: Beatriz
	
	
	
	Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
	Os alunos da professora Beatriz chegam a escola se assentam um atrás do outro em filas. Logo no início da aula a professora faz uma explicação no quadro sobre rosa dos ventos e os alunos copiam no caderno. Depois da uma folha de xerox que fala sobre orientação com e sem a rosa dos vento e deixa os alunos colocarem a direção no desenhos de ambos os casos e corrigi no quadro e deixa as crianças colorir a atividade. Em seguida os alunos são instruídos a responder uma folha de xerox de revisão sobre a matéria de geografia toda dada desde o início do ano. Já na matéria de português a professora da uma atividade de interpretação sobre com uma tirinha sobre desmatamento e com uma pequena revisão do que foi aprendido com a atividade em questão. Depois foram instruídos a fazer uma folha de xerox sobre reflorestamento com um resumo sobre o que foi aprendido na atividade no fim da atividade, elas foram corrigidas com os alunos que tem ótimo comportamento e participação na atividade.
Após o intervalo a professora Beatriz explicou sobre as estratégias da multiplicação (decompor em fatores os números, de formas diferentes de armar as contas e em forma de expressão),matéria do bloco de conteúdo números e sistemas de numeração e a próxima atividade do bloco de conteúdo espaço e formas sobre achar perímetro de imagem do livro, e outra atividade no livro de matemática sobre multiplicação substitutiva o que foi explicado no quadro como fazer e resolvido o livro e corrigido no quadro. Logo após resolveram contas de multiplicação do livro de matemática. De dever de casa foi passado uma matéria do bloco de conteúdo tratamento da informação sobre tabelas e gráficos através de folha de xerox.
Os alunos foram bem participativos, respeitando a professora e seus comandos. Foi uma aula muito legal, e me trouxe vários conhecimentos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA
INTRODUÇÃO:
O tema escolhido para a elaboração das aulas foi “Gêneros textuais mais utilizados no dia a dia dos alunos” a turma em questão tem muita dificuldade no desenvolvimento da leitura. Considerando também que abril e o mês que se situa a semana do livro infantil, nada mais justo que abordar esse tema tão importante de ser ensinado em todos os anos escolares e o PPP da escola traz como obrigatório o seu estudo através de projetos com boa fundamentação teórica. É sempre muito importante buscar métodos de desenvolver nós alunos a paixão pela leitura, o que está cada dia mais complicado com o advindo da informática o que deixa os alunos cada vez mais desentesados em
estudar e interessados em entrar nas redes socias e jogos digitais, deixando quase sempre de lado principalmente os livros, jornais e revistas que são tão importantes de serem utilizados em toda a vida escolar dos alunos.Com tantos gêneros textuais resolvi focar nós mais utilizados no dia a dia dos alunos como poesia,cartas,bilhetes,lendas,fábulas,convites,cartazes,história em quadrinhos onde serão trabalhados diversos temas gramaticais básicos visto que os alunos tem dificuldade em identifica-los com êxito no dia a dia de sala de aula, então será de grande valia na diferencia dos mesmo dos gêneros textuais em questão o que para os alunos e a estagiaria será de grande valia.
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
A Escola Municipal Professora Edna Leite Lima atende cerca de mais de 550 alunos entre a faixa etária de 6 ano aos 11 anos, e possui turmas de ensino fundamental I de 1 ao 5 ano, contando com uma carga horária anual de 800 horas/aula (200 dias letivos). 
RESPONSÁVEL EM APLICAR O PROJETO:
Torna-se responsavél por aplicar este projeto a estagiário Alefe Rodrigues Jacob.
CONTEÚDO:
Este projeto tem como objetivos reconhecer e identificar os diferentes gêneros textuais e aprender a utiliza-los de forma adequada o que muito importante para boa vivência em sociedade que a contextualização feita de forma correta de um texto o torna compreensível pelo leitores do mesmo quanto é escrito ou pelos seus interlocutores quando e falado no contexto correto, abordando situação vivenciadas atualmente ou fictícias quando necessário, busca desenvolver e promover nos alunos a ampliação de seus conhecimentos e horizontes, trabalhando ao mesmo tempo realidade e o lúdico, o passado e o presente, dessa forma pretende-se: 
Aprender de forma lúdica e diferenciada a importância de reconhecer os diferentes tipos textuais e o contexto que os mesmos podem ser utilizados;
Compreender a diferença de complexidade da elaboração dos diferentes tipos textuais;
Desenvolver conceitos gramaticais básicos presentes nós diferentes tipos textuais;
Aprender novas palavras e aprender a consultar seus significados no;
Aguçar a criatividades dos alunos e interesse pela leitura na hora de elaboração dos diferentes tipos textuais;
OBJETIVO GERAL:
Conseguir dar condições aos alunos para construir seu conhecimento linguístico, através das aproximações sucessivas do modo que os mesmos organizam levantam hipóteses observando como os alunos utilizam os gêneros textuais no dia a dia e de como devem ser utilizados os diferentes gêneros textuais e como devem ser elaborados, utilizando diferentes instrumentos para que os alunos obtenham informações, defendendo os seus ponto de vista, compartilhar suas ideias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos, para que os mesmos obtenham o gosto pela leitura e pela utilização correta dos gêneros textuais. 
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Poder compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto das mensagens:
Trabalhar maneiras de reconhecer e identificar os diferentes gêneros textuais e como reconhecer diferenças entre eles através das suas características principais;
Conscientizar quanto a necessidade de conhecer os diferentes gêneros textuais e como existe a irregularidade na escrita e o modo correto como consultar no dicionário para acabar com as dúvidas;
Aprender a ler, interpretar e produzir textos diversificados com boa coerência e coesão, trabalhando a linguagem oral e escrita e o trabalho em equipe;
Trabalhar o raciocínio interpretativo fazendo os alunos distinguirem os fatos principais e secundários em diferentes tipos textuais podendo também identificar as características dos personagens;
Aumentar o repertório vocabular e as formas de se entender a realidade da infinidade de gêneros textuais existentes na língua portuguesa e que e utilizado no dia a dia;
Desenvolver a coordenação motora através da escrita ensina a utilizar as letras de forma correta nas palavras dentro de um texto ou frase, linguagens oral e escrita, e o viver em sociedade.
Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o gênero textual escolhido para ser trabalhado em cada plano de aula;
METODOLOGIA:
Os temas serão trabalhados através de músicas, dinâmicas, histórias, brincadeiras, confecção de uma carta coletiva, colagens, conversa que visam conhece a opinião dos alunos, despertando nas crianças o interesse pelo que será apresentado através do lúdico e pedagógico fazendo com que elas aprendam de forma divertida e prazerosa.
RECURSOS:
Receita culinária, histórias em quadrinhos, músicas, cartaz, folha de xerox, livros de com diferentes gêneros textuais, atividades para colorir, circular e marcar com “x”, cola, tesoura, internet, jogos direcionados e brincadeiras, caderno, lápis de cor e de escrever, borracha.
AVALIAÇÃO:
Será feita de forma contínua durante toda realização do projeto, a partir da avaliação do envolvimento e participação de cada um nas atividades propostas nas aulas.
REFERENCIAL TEÓRICO
O modo de ensinar e da aprender estão diretamente ligados as interações sociais e suas como os indivíduos se relacionam, e tudo que aprendemos está ligado a nossa cultura e vivência no dia a dia, no contato com diferentes tipos textuais, o que se relaciona-se de forma profunda com o saber. Por essa razão existe uma real necessidade de se trabalhar os diferentes gêneros textuais, a gramática utilizada nós mesmos e a utilização adequada da ortografia para um correto entendimento dos diferentes gêneros de texto é isso deve gera uma chama de vontade de se aprofundar no conhecimento do tema abordado por parte dos alunos, que significa que os mesmo saberão futuramente com mais aprofundamento utilizar adequadamente os diferentes gêneros textuais no dia a dia na sua vivência em sociedade.
Pois é a partir de tais ensinamentos que as crianças que atualmente vivem em um mundo cercado de tecnologias e informações, aprendam através dos gêneros textuais diversificados fatos reais, histórias, receitas, músicas, poesias entre tantas outros tipos de textos que são utilizados no cotidiano de todos os seres humanos e também o intuito do porquê foram feitas e servem para desenvolver a conciência de como o conhecimento do tema é importante na vida em sociedade , e que é graças as conhecimento adquiridos com a nossa cultura e as regras de utiliza os textos que se obtém êxito na interpretação e elaboração de textos orais e escritos de forma correta.
Dessa forma se busca com o estudo dos diferentes tipos de texto que podem desenvolvem nos alunos a valorização da cultura e regras sociais na elaboração e utilização deles, que ao mesmo tempo se relacionam com a realidade vivida pelas crianças. Com esse tema interessante, pode-se trabalhar de maneira criativa e divertida, o que proporciona assim o envolvimento e a participação das crianças. Além de ter como objetivo a criação do pensamento crítico e reflexivo, a partir dos assuntos abordados.
PLANOS DE AULA DE REGÊNCIA:
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente : Beatriz Maria Rodrigues Pinto
Número de alunos: 27 alunos
Data: 29/10/2019
Tema da aula: Gêneros textuais – Receita Culinária;
OBJETIVOS:
Conhecer o gênero textual da receita culinária e suas características;
Explorar como se pode utilizar a mesma e sequência das ações e atenção;
Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.
CONTEÚDO 
Texto de xerox de uma receita culinária de brigadeiro;
Ensinar o modo de preparo para os alunos de forma prática e com a participação deles;
Pergunta sobre o tema e a receita de brigadeiro;
Perguntas de interpretação sobre a receita;
Cruzadinha com nome dos ingredientes e separação de silábica e formação de frases com eles.
 METODOLOGIA
Primeiramente apresento a receita culinária de brigadeiro em um cartaz, pergunto aos alunos o que e o conteúdo do cartaz, leio o que está escrito com eles;
Em seguida pergunto quantos ingredientes e quais eu utilizei na receita, pedindo a eles que identifiquem os mesmos no modo de preparo e também na mesa onde se encontram os ingredientes;
Logo após faço a receita com ajuda dos alunos mostrando qual e o resultado depois de cada etapa, quando termino entrego a eles para comerem;
Depois pergunto se gostaram, se conheciam a receita e que receitas eles sabem fazer ou já tinham feito;
Após isso entrego a folha de xerox com a receita, pedindo a eles que circulem as palavras com três sílabas, pedindo que copiem e separem sílabas delas.
Por fim oriento eles a desenhar o que entenderam da atividade e colorir a mesma e também entrego uma folha que contém nome de receitas onde devem colorir na cruzadinha, copiar no caderno após colar a folha, separar sílabas das mesmas e escrevendo frases com as mesmas, corrigindo todas as atividades de caderno em caderno.
RECURSOS:
Folha de xerox, cartaz com a receita culinária, caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, tigelas, ingredientes para receita, colheres, copos, lápis de cor, quadro de giz, fita larga.
AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
Observar e avaliar a participação e o desenvolvimento dos alunos durante a atividade, procurando ver seu desempenho e comportamento durante as atividades propostas.
REFERÊNCIAS
 Receita de brigadeiro - www.tudogostoso.com.br
Caça palavras com nome de receitas culinárias - http://www.muitogostoso.com.br
PLANO DE AULA 2
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente: Beatriz Maria Rodrigues Pinto
Número de alunos: 27 alunos
Data: 30/10/2019
Tema da aula: Gêneros textuais – Poesia;
OBJETIVOS:
Conhecer o gênero textual da poesia e suas características;
Explorar e desenvolver a musicalização através da poesia do Caderno;
Trabalhar a produção de texto poesia e interpretação de texto.
CONTEÚDO 
Texto de xerox com a poesia o Caderno;
Cantar a música e identificar as partes do poema;
Pergunta sobre o tema e se conheciam a música;
Perguntas de interpretação sobre o poema;
Identificação das imagens do cartaz no texto;
Elaboração de um poema com tema a critério do aluno e um desenho sobre qual objeto, animal de estimação, brinquedo ou jogo mais gostam e texto porque gostam do mesmo.
 METODOLOGIA
Primeiramente apresento a música poema cantando e lendo o mesmo com os alunos. Em seguida pergunto quantos estrofes e versos tem o poema e se sabem o que e estrofe e verso. Pedindo a eles para identificarem o primeiro e o último verso e estrofe. 
Logo após identifico com eles as imagens do cartaz no poema que e pedido a eles que copiem no caderno e que e escrito no quadro, separando as silabas da mesma e identificando a quantidade de sílabas.
Depois escreve-se no quadro e no caderno de português as atividades de interpretação e gramática previamente separadas de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos. Em seguida corrijo com eles a atividade com a participação ativa dos alunos.
Em seguida oriento os alunos a escrever uma poesia de estrutura similar ao poema o caderno com o tema da preferência dos alunos e depois e pedido a alunos que quiserem ler na frente o poema. E corrigido cada atividade de forma individual.
Por fim oriento eles a desenhar o objeto, animal, flor, brinquedo ou jogo mais gostam e o porquê gostam em folha separada e monto uma exposição na sala de aula.
RECURSOS:
Folha de xerox, caixinha de música, gravuras dos elementos da natureza da música em um cartaz, caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, lápis de cor, quadro de giz, fita larga, varal e pregador personalizado para expor atividade de desenho, folha avulsa.
AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
A avaliação será feita de forma contínua e formativa, observando o comportamento e desenvolvimento das crianças durante toda aula.
REFERÊNCIAS
 Poema e atividades (O caderno) - chaodeestrelascassilandia.blogspot.com
PLANO DE AULA 3 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente : Beatriz Maria Rodrigues Pinto
Número de alunos: 27 alunos
Data: 31/10/2019
Tema da aula: Gêneros textuais – Billhetes e Carta;
OBJETIVOS:
Conhecer o gênero textual da carta e do bilhete e suas características;
Explorar e desenvolver a habilidade de produção conjunta de bilhetes através da utilização de imagem como norte;
Trabalhar a produção de texto de bilhetes e cartas e interpretação de texto.
CONTEÚDO 
Texto de xerox com a carta e bilhete a ser trabalhados com identificação das partes e personagens dos mesmos e o contexto;
Explicação de como se proceder para elaborar um bilhete coletivo utilizando as figuras que ficaram na mesa do professor, o mesmo será exposto na sala de aula;
Copiar no Caderno de português a atividade de interpretação sobre o bilhete proposto na folha de xerox, o mesmo e lido com toda turma onde e identificado a primeira e a última palavras bem como separam-se a silaba das mesmas, identificação de qual é o primeiro e último parágrafo;
Leitura coletiva da carta, identificação das palavras polissílabas e separação de sílabas da mesma e a identificação da sílaba tônica das mesmas, identificação do primeiro e último parágrafo;
Atividade de interpretação da carta;
Elaboração de uma carta para relatar a um amigo como foi suas férias a mesma será ensina a endereçar e selar, após a correção individual de cada carta que futuramente será entregue ao destino.
 
METODOLOGIA
Primeiramente apresento aos alunos um bilhete onde e identificado a parte da mesma e lido coletivamente com a turma e da mesma forma ocorre com uma carta que são apresentadas através de folha de xerox.
Logo após são apresentadas as imagens e as regras para elaboração de um bilhete coletivo e o mesmo e confeccionado com a ajuda de todos os alunos da sala e fica exposto na sala.
Depois escreve-se no quadro e no caderno de português as atividades de interpretação do bilhete que e novamente lido coletivamente e logo em seguida e identificado a primeira e a última palavras e também a separam-se a sílaba das palavras, identificação de qual e o primeiro e último parágrafo. Em seguida corrijo com eles as atividades com a participação ativa dos alunos.
Em seguida fazemos a leitura coletiva da carta e após e pedido da identificar as palavras polissílabas e a separação de sílabas das mesma e a identificação da sílaba tônica delas e e feito a identificação do primeiro e último parágrafo da carta;
Depois e feito no quadro e no caderno de português atividades de interpretação da carta proposta anteriormente, e corrido com os alunos todas as atividades que foram pedidas.
Por fim e orientado a elaboração de uma carta serve para relatar a um amigo como foi suas férias e a mesma também será ensinado a endereçar e selar e após a correção individual de cada carta será no futuro entregue ao seu destino.
RECURSOS:
Folha de xerox, gravuras dos elementos que serviram de base para produção de um cartaz contendo um bilhete, caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, lápis de cor, quadro de giz, fita larga, papel de carta e selos.
 AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
Avaliar o envolvimento dos alunos e sua participação em todas as etapas das atividades.
REFERÊNCIAS
 Bilhete e atividade do bilhete - misturadealegria.blogspot.com
Carta e atividade da carta - www.espacoeducar.net
PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente : Beatriz Maria Rodrigues Pinto
Número de alunos: 27 alunos
Data: 01/11/2019
Tema da aula: Gêneros textuais – Lenda;
OBJETIVOS:
Conhecer
o gênero textual da lenda e suas características;
Desenvolver o gosto dos alunos pelo teatro e da fantasia através da encenação de uma lenda;
Trabalhar a produção de texto e criatividade na releitura de uma lenda e interpretação de texto .
CONTEÚDO 
Primeiramente com adereços como jaleco de leitura e microfone, contar a história do saci, perguntar aos alunos se conhecem a lenda, ou até mesmo outra lenda contata de geração em geração conversa coletiva;
Em seguida propor aos alunos que escolham que representar cada papel e através de um teatro reproduzam a lenda do saci, tudo isso com fantasias; 
Logo após ler o texto novamente com os alunos identificando o primeiro e o último parágrafo, contam quantos parágrafos tem a lenda, identificar a primeira e última palavra do texto e separar silabas. Identificar os personagens e o tempo que se passa a lenda; 
Depois copiar do quadro as atividades de interpretação da lenda e corrigi com os alunos;
Logo após desenhar o saci com a ajuda dos alunos com a silhueta de um aluno pequeno e mostrando a diferença entre a perna do saci e do aluno, ensinado os alunos a respeitarem os deficientes, pintando o saci, colocando rosto e colando o short e goro de feltro nele;
Por fim orienta-se os alunos a desenharem e escreverem uma lenda inventada ou que já tinham conhecimento em folha separada e os que quiserem podem ler sua lenda e então expor as atividades no canto da sala.
 METODOLOGIA
Primeiramente leio de forma bem diferenciada com adereços a lenda do saci;
Logo após proponho os alunos a fazer um teatro com roupa de tnt e eva das formas que eles acharem melhor e gravasse para posterior divulgação com para os alunos; 
Depois leio a lenda novamente com os alunos de modo a identificar o primeiro e o último parágrafo, contando também quantos parágrafos tem o a lenda, identificando qual é a primeira e a última palavra do texto e separar silabas das mesmas. Identificar os personagens e o tempo que se passa a lenda em questão; 
Em seguida oriento os alunos a copiar do quadro a atividade de interpretação da lenda e entrego o xerox da lenda para que consigam responder a atividade e logo após corrijo o mesmo com os alunos;
Depois proponho aos alunos a desenharem através da silhueta de um deles o saci, mostrando a diferença entre o saci e o aluno ensinado eles a respeitarem as diferenças, após isso pintamos o saci com tinta preta e fazemos o rosto com lápis de cor e tinta vermelha e colando o short de feltro e o goro do saci e fazendo um cachimbo com papelão e cola com água para grudar e pintando com tinta preta e depois colando na boca do saci;
Por fim e orientado a elaboração com os alunos de um desenho e uma lenda inventada ou que já tinham conhecimento em folha separada e os que quiserem podem ler sua lenda e então expor as atividades no canto da sala.
RECURSOS:
Fantasias de tnt e eva com tema lenda do Saci, adereços para contar e história, xerox do texto do saci, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, cartolina para desenhar o saci, tesoura, cola, tinta preta e vermelha colorir o saci, chapéu e calção de feltro para o saci, papelão para o cachimbo, água, vasilhas para mistura(cola com água/proporções iguais), varal e pregador personalizado e celular para gravar o teatro.
 AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
Avaliar o nível alfabético das crianças e sua aprendizagem e interação durante a atividade.
REFERÊNCIAS:
Atividade de interpretação do saci - www.acessaber.com.br
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente : Beatriz Maria Rodrigues Pinto
 Nível: Ensino Fundamental I
Data: 02/11/2019
Tema da aula: Gêneros Textuais - Fábula
OBJETIVOS:
Conhecer o gênero textual da fábula e suas características;
Desenvolver o modo correto de pesquisa através da tecnologia da informação de atividades propostas em sala de aula;
Trabalhar a produção de texto e desenvolver coordenação motora através de desenhos;
CONTEÚDO 
Primeiramente ler a fabula com os alunos e identificar o que a moral da fábula, trabalhar o primeiro e último parágrafo, primeira e última palavra do texto, separação de sílabas das palavras e identificação de sílaba tônica das palavras, dos personagens do texto;
Em seguida levar os alunos na sala de vídeo para ver a reprodução da animação que ilustrava o texto e mostrar ele como achar o mesmo na internet através de um computador; 
Logo após entregar a folha de xerox com o texto e pedir para que os alunos copiassem do quadro no caderno as atividades de interpretação da fábula, logo após corrigi as atividades propostas anteriormente com a participação dos alunos;
Depois disso propor os alunos a montar através de imagens a fábula coletivamente para expor na sala de aula colorindo bem bonito as gravuras;
Então pedir para tentarem modificar a fábula apenas com a utilização do cartaz montado por eles no caderno (reconto); 
Por fim orienta-se os alunos a desenharem e escreverem uma fábula inventada ou que já tinham conhecimento em folha separada e os que quiserem podem ler a fábula e então expor as atividades no canto da sala.
 METODOLOGIA
Primeiramente leio de forma lúdica a fábula através de imagens com os alunos e então identificam o que é a moral da fábula, trabalhando com ele qual era o primeiro e último parágrafo, primeira e última palavra do texto, separação de sílabas das palavras e identificação de sílaba tônica das palavras, dos personagens do texto;
Em seguida na sala de vídeo mostrei aos alunos o vídeo da fábula e mostrei através do computador como pesquisa de forma correta as atividades propostas em sala de aula;
Logo após pedi para que copiassem do quadro no caderno as atividades de interpretação da fábula, entreguei a folha de xerox da fábula para eles e depois de terminarem, corrigi com eles todas as atividades; 
Depois oriento os alunos a colorirem as gravuras da fábula e montar um cartaz coletivamente do que foi lido e visto do texto e expor na sala de aula;
Após isso pedir então aos alunos para recontarem a história usando com base o cartaz montado por eles no caderno;
Por fim oriento os a elaborarem uma fábula que já conhecessem ou inventada e ilustrá-las e os que quiserem poderiam ler o texto para a sala e por fim expor os trabalho no canto da sala de aula. 
RECURSOS:
Folha de xerox, quadro de giz, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, tesoura, cola, folha avulsa, varal e pregador personalizado, canetinha, figuras que ilustrem a fábula, datashow e internet, cartaz.
AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
Avaliar o desenvolvimento dos alunos através da observação das atividades propostas durante a aula.
REFERÊNCIAS:
Atividade fábula - adrivivercomarte.blogspot.com
Vídeo fábula - www.youtube.com/watch?v=kckWCe6BkAA
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 
Nome da INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professora Edna Leite Lima 
Diretor (a): Cintia Patrício Olímpio Souza
Estagiário (a): Alefe Rodrigues Jacob
Professor Regente : Beatriz Maria Rodrigues Pinto
 Nível: Ensino Fundamental I
Data: 03/11/2019
Tema da aula: Gêneros textuais- História em quadrinhos, Convites e Relatório
OBJETIVOS:
Conhecer o gênero textual da história em quadrinhos e o convite e suas características;
Desenvolver nos alunos o conceito de abstração aprendendo a diferenciar uma situação imaginária;
Trabalhar a produção de texto de convites, relatório mostrando como diferenciá-los e com muita criatividade e desenvolver coordenação motora através dos desenhos de linhas retas para separa os quadrinhos da história em quadrinhos e o trabalho em equipe para montagem das falas da mesma.
CONTEÚDO 
Primeiramente ler a história em quadrinhos com os alunos e identificar o que significa a separação em quadrinhos da história e qual o intuito disso, identificar os personagens, o local onde se passa a história e o tempo onde o mesmo ocorre mostrar onde fica o título;
Em seguida
propor os alunos que copiem e respondam as atividades de interpretação da história em quadrinhos trabalhada, entregar a folha de xerox do texto da história em quadrinhos e depois corrigir as atividades com a participação dos alunos; 
Logo após mostrar as gravuras e pedir para que montem coletivamente uma história em quadrinhos com a utilização da mesma e inventem as falar dos personagens e o título e por fim expor a atividade na sala de aula;
Depois disso mostrar aos alunos e ler para eles um convite identificando com eles as principais características do mesmo como endereço, local, data, tema, que é o convidado e quem é a pessoa que convidada;
Então pedir a eles que copiem no caderno as atividades de interpretação do convite e as responda, entregar a eles uma folha de xerox com o convite, corrigir com os alunos coletivamente as atividade e depois propor a eles que em folha separada elaborem com a ajuda dos matérias disponíveis um belo convite que em seguida será exporto no fim da sala de aula; 
Por fim orienta- se os alunos a ajudarem a montar uma festa imaginária descrevendo os fatos de acordo com o que vão acontecendo para relatar o fim do projeto de gêneros textuais no caderno de português ensinando os mesmos como fazer um relatório e então fazer a surpresa de preparar com ele usando os matérias que pedi aos pais dos alunos previamente para montar e participar da festa dos gêneros textuais de verdade.
 METODOLOGIA
Primeiramente leio a história em quadrinhos com os alunos e identificamos o que significa a separação em quadrinhos da história e qual é o real intuito disso, identificando também os personagens dele, o local onde se passa a história e o tempo onde os fatos ocorre mostrando para os alunos onde fica o título;
Em seguida propor aos alunos que copiem do quadro no caderno de português as atividades de interpretação da história em quadrinhos e respondam a mesma e entrego a folha de xerox com a história em quadrinhos e por fim corrijo com a participação coletiva dos alunos as atividades;
Logo após pedi para que com as gravuras e os materiais disponíveis na mesa do professor os alunos montassem coletivamente uma história em quadrinhos inventado o título e as falas do personagem com bastante criatividade e expondo as mesmas no fim da sala de aula; 
Depois leio para os alunos um convite identificando assim com eles as principais características do mesmo como endereço, local, data, tema, que é o convidado e quem é a pessoa que convidada;
Após isso pedir então aos alunos que copiem no caderno as atividades de interpretação do convite e as responda, entregando a eles uma folha de xerox com o convite trabalha anteriormente, corrigindo após isso com os alunos coletivamente as atividade e por fim propor a eles que em folha separada elaborem com a ajuda dos matérias disponíveis um belo convite que em seguida será exporto no fim da sala de aula;
Por fim oriento os alunos a me ajudarem a montar uma festa imaginária descrevendo os fatos de acordo com o que vão acontecendo para poder relatar o fim do projeto de gêneros textuais no caderno de português ensinando assim a eles como fazer um relatório e então fazer a surpresa de preparar com eles usando os matérias que pedi previamente aos pais dos alunos para poder montar e participar da festa dos gêneros textuais que realmente ocorrer.
RECURSOS:
Folha de xerox, quadro de giz, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, tesoura, cola, folha avulsa, diferentes gravuras para montar uma história em quadrinhos, varal e pregador personalizado, canetinhas, régua, colas glitter, papel crepom e cartão, cartaz, balas, pirulitos, pipoca, caixa de som, luzes neon, bolo e salgados para a festa a fantasia para o fim do projeto.
AVALIAÇÃO E/OU FIXAÇÃO:
Avaliar todo o conhecimento e aprendizagem das crianças durante o projeto.
REFERÊNCIAS:
Atividade Convite - www.soescola.com
Atividade História em Quadrinhos - profhelena4e5ano.blogspot.com
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio serviu para contribuir com a formação do futuro pedagogo/docente, trazendo a realidade que e vivenciada em sala de aula o que proporciona contato direto com os alunos, em situações do cotidianas o que o ajuda na elaboração de sua prática docente.
Essa experiência serviu para aprender como as teorias de ensino e suas práticas pedagógicas, podendo assim entender que para praticar a arte de ensinar deve-se levar em consideração a realidade diária dos alunos, seus conhecimentos já adquiridos, seus familiares e cultura. 
O professor é um mediador no processo de ensino e aprendizagem devendo saber a importância do planejamento de forma antecipada de suas aulas, que é a base para uma boa prática docente em sala de aula, construindo assim uma vivência de sala de aula que serve para auxiliar no desenvolvimento dos seus alunos.
O estágio foi um momento de entender sobre a forma que o professor deve embasar as atividades e conteúdo que serão realizadas, com foco no aluno e em suas reais necessidades, colocando o mesmo no centro do processo de ensino e aprendizagem.
Durante a observação e regência, pode ter a oportunidade de se relacionar com diferentes alunos e professores, cada um com suas diferenças, o que serviu para fazer com que o aprendizado fosse muito mais rico, pois, a partir dessa experiência consegui ter a real noção da importância e necessidade de uma boa formação profissional do docente, para que ele se torne um educador capaz de desempenhar um trabalho que consiga exercer seu papel de formador de um cidadão crítico e reflexivo, capaz de transformar sua realidade e o mundo a seu redor. 
O estágio serviu para mostrar a falta de interesse por partes de alguns alunos e pais para com os estudo, o que reflete também no nível de aprendizagem dos alunos, na falta de disciplina e respeito pelo ambiente escolar e pelo trabalho bem estruturado do docente que muitas vezes acaba ficando desanimado com essa dinâmica e piorando ainda a situação, pode- se também as diferenças discrepante no nível de aprendizagem, escrita e leitura por parte aos alunos de uma mesma faixa etária e ano escolar. Por motivo se torna interessante trabalhar os gêneros textuais em suas mais diversificadas formar com o objetivo de trabalhar a escrita e leitura muito defasada da sala em que o estágio realizado e ao final do projeto e visível a animação e envolvimento dos alunos no dia a dia em sala de aula e também no interesse em aprofundar o estudo realizado durante o estágio o que foi bem relevante e satisfatório de ser constatado.
REFERÊNCIAS
adrivivercomarte.blogspot.com
chaodeestrelascassilandia.blogspot.com
misturadealegria.blogspot.com
profhelena4e5ano.blogspot.com
www.acessaber.com.br
www.educacaoetransformacao.com.br
www.espacoeducar.net
www.muitogostoso.com.br
www.soescola.com
- www.tudogostoso.com.br
www.youtube.com/watch?v=kckWCe6BkAA
ANEXOS
Atividade sobre o poema o caderno – 
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
6- E você, o que responderia para ele?
Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática
2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.
3- Copie completando.
Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.
4 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente
g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação
ATIVIDADE BILHETE –
 
ATIVIDADE CARTA - 
 
ATIVIDADE LENDA-
 Interpretação de texto
 1) Qual é a origem da lenda do Saci? 
2) Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique. 
3) Descreva o comportamento do Saci. 
4) Cite as travessuras do Saci. 
5) De que maneira o Saci se locomove? 6) O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário? 7) Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos? 
8) Qual é a marca registrada do saci ? 
9) Qual é o dia do saci? 
10) Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
 ( ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão
 ( ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais 
( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana
 ( ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes
ATIVIDADE DA FÁBULA-
1-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é: 
A()exibia. B()livrava. C( ) prejudicava. D( ) esborrachava.
2- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta: 
A( ) viver em paz. B( ) brigar para sempre. C( ) dividir os filés de rato. D( ) viver cada um no seu canto.
3- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( ) lentos. B( ) amigos. C( ) espertos .D( ) medrosos.
4- A raposa tornou-se aluna do gato para: 
 
A( ) distrair-se com ele. B( ) fazer as pazes com ele. C( ) brincar, pois se sentia sozinho. D( ) conseguir uma chance de devora-lo.
5- O plano da raposa fracassou porque ela: 
A()confiou demais em sua esperteza. B() era uma aluna desatenciosa. C() errou os pulos ensinados. D( ) agiu sem pensar.
ATIVIDADE HISTÓRIA EM QUADRINHOS-
1. A palavra claro, no segundo quadrinho, significa:
(a) o contrário de escuro.
(b) o contrário de pode.
(c) o mesmo que escuro.
(d) o mesmo que pode.
2. Mônica ficou aborrecida por quê:
(a) entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(b) implicou com o assobio do cebolinha.
(c) pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(d) respondeu apressadamente a pergunta.
3. Os três quadrinhos mostram Cebolinha
(a) caminhando na direção da escola.
(b) indo para uma escola de pintura.
(c) vestindo-se como um pintor de quadros.
(d) voltando alegremente da aula de música.
4. O primeiro e o terceiro quadrinhos indicam que o personagem está:
(a) assobiando uma melodia.
(b) pensando na nota da prova.
(c) atrasado para a aula de música.
(d) querendo ir embora depressa.
5. O ponto de interrogação em: “Monica, posso te pintar ?”  Indica que Cebolinha está:
(a) concordando.
(b) perguntando.
(c) afirmando.
(d) obedecendo
6. O texto que você leu é:
(a) uma fábula
(b) uma receita
(c) uma notícia.
(d) uma história em quadrinhos
7. Este texto é uma história em quadrinhos por que:
(a) emprega palavras pouco usadas e difíceis de entender.
(b) ensina a fazer uma pintura.
(c) combina imagens e palavras para contar uma história.
(d) repete muitas informações já conhecidas.
ATIVIDADE CONVITE.
PREZADO PROFESSOR, 
COMO NÃO HOUVE AUXÍLIO DO POLO, ENCAMINHO A FICHA DE ACOMPANHAMENTO.
QUANDO SOLICITEI A ASSINATURA (A MATERIÁ FOI LIBERADA NO DIA 21.10), A COORDENADORA NÃO IRIA COMPARECER AO POLO (DIA 08.11). FUI INFORMADO QUE EU PODERIA ENCAMINHAR A FICHA EM UMA DATA POSTERIOR.
DIANTE DO EXPOSTO, PARA NÃO CORRER O RISCO DE NÃO PODER SER AVALIADO, ENCAMINHO A PRESENTE FICHA PARA CONFERÊNCIA. NOTE QUE A ESCOLA MENCIONADA, ASSINOU CONFORME SOLICITADO.
COMO NÃO HOUVE AJUDA PELAS PARTES QUE DEVERIAM CUMPRIR TAL FUNÇÃO, PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE RECONSIDERE.
ATT.
ALEFE RODRIGUES JACOB.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando