Buscar

apol 2 curriculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para além de representar abordagens múltiplas sobre uma realidade que se procura olhar de um outro modo, a complexidade dos estudos educacionais críticos, onde se reconhecem contradições, significa a existência de lutas por ideias e práticas associadas a uma problematização constante daquilo que fazemos e naquilo em que estamos a participar. Sendo uma luta crítica e progressista também é um momento de transgressão, na medida em que [conforme Carlson e Apple], ‘é a capacidade de transgredir que nos pode conduzir a ganhos significativos no nosso entendimento’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: PACHECO, José Augusto. Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos.  Revista Portuguesa de Educação, 2001, p. 63. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/542/1/07JosePacheco.pdf>. Acesso em 20/12/2014.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base, por qual motivo as teorias crítica e pós-crítica (também conhecidas como teorias progressistas) são assim classificadas?
Nota: 20.0
	
	A
	Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade sociopolítica da educação.
Você acertou!
“Porque partem de uma análise crítica do sistema capitalista, dando ênfase à finalidade sociopolítica da educação, vislumbrando minimizar as desigualdades” (Livro-base, p. 90).
	
	B
	Porque criticam os sistemas político-educacionais e trabalham em prol da desigualdade social.
	
	C
	Porque combatem o sistema comunista e analisam criticamente as desigualdades sociais geradas por este.
	
	D
	Porque se servem da criticidade para promover o progresso da sociedade por meio de alianças políticas.
	
	E
	Porque criticam o sistema capitalista, mas enfatizam seu modelo de educação como correto.
 
Questão 2/5 - Currículo e Sociedade
Atente para a seguinte citação:
" [...] A influência francesa cede espaço para a influência americana, e, se antes era o 'saber histórico' que estava em foco, a partir de então, são as benesses do saber escolar e sua utilidade para a vida cotidiana que passaram a preocupar os teóricos e administradores da educação, norteando a definição dos conteúdos do ensino."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? São Paulo: EDUSF, 2002, p. 100.
De acordo com o livro-base e o trecho dado, qual o termo cunhado por Pedra (1997) e Moreira e Silva (1994) para denominar essa influência teórica advinda de outros países:
Nota: 20.0
	
	A
	Transferência transplantar de currículo.
	
	B
	Transferência ou transplante curricular.
	
	C
	Transferência ou transplante cultural.
Você acertou!
Muitos teóricos que estudam o currículo no Brasil, como Pedra (1997) e Moreira e Silva (1994), comentam sobre a influência de teorias de outros países na organização curricular nacional, denominando tal fato de transferência ou transplante cultural (Livro-base, p. 47).
	
	D
	Transferência ou transplante educacional.
	
	E
	Transplante Curricular.
Questão 3/5 - Currículo e Sociedade
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O pensamento curricular teve sua origem no Brasil a partir dos anos 20 e 30 do século XX, tendo como parâmetro diferentes teorias, principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional elitista e defendiam ideias progressistas. É importante ressaltar que, até então, os conteúdos escolares no Brasil tinham uma forte ligação com a concepção jesuítica do período colonial em relação à educação, ou seja, o currículo tradicional reinava de modo absoluto na primeira metade do século XX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 213. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
 O pensamento curricular no Brasil, de acordo com o livro-base da disciplina, passa a se desenvolver a partir de qual movimento educacional:
Nota: 20.0
	
	A
	Pedagogia Tecnicista
	
	B
	Teoria pós-crítica
	
	C
	Escola Nova
Você acertou!
É com o movimento da escola nova que o uso do método intuitivo ganhou força e é nesse marco [...] as primeiras iniciativas que utilizaram o termo currículo (Livro-base, p. 52).
	
	D
	Pedagogia crítico-reprodutivista
	
	E
	Pedagogia histórico crítica
Questão 4/5 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo:
"Embora a pedagogia tradicional tenha permeado os programas de ensino no Brasil até o início do século XX, fato que pode ser visto nas reformas educacionais e nas influências de outras ordens religiosas, não apenas a católica, também não podemos deixar de salientar que vários foram os formatos dessa mesma pedagogia entre a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a sociedade republicana."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: LIMA, Michele Fernandes. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 50.
Analise as sentenças abaixo relacionadas à Pedagogia Tradicional e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
 
I.  (   ) Cada formato da Pedagogia Tradicional possuía uma base diferente, igualando-se na metodologia utilizada.
II. (   ) Todos os formatos da Pedagogia Tradicional possuem em comum uma base.
III.(   ) A metodologia, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é a utilização de materiais didáticos e o aproveitamento dos alunos adiantados.
IV. (   ) A base, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é concretizada pela listagem de conteúdos. 
Agora, marque a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas II e IV são verdadeiras. Vários foram os formatos da Pedagogia Tradicional desde a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a sociedade republicana. Entretanto, a base era a mesma, concretizada, na "lista de conteúdos"[...] diferenciando-se apenas na metodologia adotada conforme os interesses da época (Livro-base, p. 50).
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/5 - Currículo e Sociedade
Considere o extrato de texto a seguir:
“Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=0>. Acesso em: 23/12/2014.
Levando em consideração o livro-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre Paulo Freire e sua proposta:
 
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, com vistas a formar um aluno que reflita sua realidade.
II. A politização ambicionada por Paulo Freire está relacionada à inserção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa
IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas. Paulo Freire propôs que a educação deveria ter uma postura politizadora, viabilizando aos educandos a compreensão crítica da realidade; seu método foi além do conteúdo oficial e se aproxima da realidade do aluno, sendo a prática pedagógica organizada com base na vivência do aluno. As afirmativas II e IV estão incorretas pois sua proposta não ambiciona a formação para o mercado de trabalho nem mesmo para a conformação social, mas sim visa que o educando após refletir sobre sua realidade haja sobre sua realidade (p. 87).
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais