Buscar

RELATÓRIO GESTÃO ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Campus Virtual Cruzeiro do Sul 
Licenciatura em Pedagogia – EAD
6º Semestre
Aline Lores Santos Madeira 
RGM: 18156291
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR.
 Brasília
2019.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Nome da escola: CEF 01 do Varjão
Endereço: EPP Norte, Quadra 7, Lote 2, Varjão do Torto, DF
Cidade: Brasília-DF C E P: 71540-400
Fone: (61) 3901-7543
EMAIL: escolaclassevarjao@gmail.com
Dependência administrativa: Pública 
Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretária de Educação do Distrito Federal. 
Ano (s) e nível (eis) escolar (es) observado(s) : Coordenação Pedagógica
 
 Manhã – 0 7:00 à s 11:00 h; 
 Interme di ári o- 11:00 às 15 :00 h; 
 Tarde – 15:00 à s 19 :0 0h; 
 No i te – 19:00 às 23:00 h. 
A Escola conta hoje, 17 salas de aula, 01 sala multiuso, 04 salas para alunos em Tempo Integral, 01 sala para professores, 01 sala de Coordenação da Educação Integral, 01 sala com 2 ambientes, sendo um para Coordenação de Anos Iniciais e EJA e um para Supervisão Administrativa, 01 sala de direção com 02 ambientes, 01 sala para Secretaria, 01 biblioteca, 01 sala de informática, 01 cozinha com depósito, 01 espaço multiuso utilizado como refeitório para almoço do Integral, reunião de pais, atividades no horário de recreio e apresentações, 02 banheiros exclusivos para alunos (feminino e masculino), 01 banheiro para servidores, 02 banheiros para professores (masculino e feminino), 01 sala de servidores, 02 quadras de esporte cobertas, 01 parquinho de madeira para 1º e 2º ano, 01 galpão que atualmente é utilizado como depósito de cadeiras e mesas da Educação Infantil que não foram recolhidas pela SEEDF, após sua desativação no final de 2017, 01 sala para SOE - Serviço de Orientação Educacional, 01 sala de Recursos Generalista, 01 sala de Recursos - Altas Habilidades, 01 sala para equipe EEAA: pedagoga e psicóloga, 02 banheiros (masculino e feminino) para alunos de 1º ano, 01 estacionamento.
No inicio de 2019 a escola passou por pintura das paredes externas de todos os blocos, reparo de telhas, reforma dos murais externos e pintura de todo piso externo com recursos do PDAF. 
E na mesma época a SEEDF contratou a Empresa INFRAGTH para executar a troca de toda a fiação elétrica da escola, bem como a substituição das lâmpadas antigas por lâmpadas de led, a escola possui uma boa ventilação possui uma estrutura física adequada aos padrões de limpeza, organização dos espaços, conservação, distribuição dos alunos por sala.
 A distribuição dos alunos é de acordo com a idade e dessa forma indica qual período ele irá. Os recursos tecnológicos utilizados na instituição todos são novos e a escola visa da o melhor aos alunos e ensinam eles a conserva todos os imóveis do local. 
 
 	 
 	
INTRODUÇÃO 
O estágio supervisionado foi realizado na escola CEF 01 do Varjão, durante os dias 19 de agosto de 2019 á 16 de setembro 2019 no turno matutino, com duração de 100 horas. 
A escola atende cerca de 900 alunos sendo eles matriculados no ensino infantil e ensino fundamental, a escola conta com duas secretárias escolares, diretora, vice-diretora, 5 coordenadores pedagógicos, 3 porteiras, 2 Bibliotecárias e 4 auxiliares administrativos. 
O objeto central desse estágio é a gestão escolar, está diretamente relacionada à verificação da formação docente e do pedagogo no âmbito escolar tendo no dia a dia uma vivencia da prática. A metodologia que o professor desenvolve em sala de aula revela sua concepção de mundo, de sociedade, de homem, de escola e principalmente sua concepção de gestão escolar. Já o pedagogo é o profissional que tem como função organizar e articular o trabalho pedagógico no interior da escola, atuando diretamente com os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar. 
Entre os objetivos específicos estão: compreender os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; Refletir sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços). Analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar. 
Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação
Durante o período de realização do estágio supervisionado, pude vivenciar como a equipe administrativa desempenha suas atividades diárias, além de ter acompanhamento da diretora e da supervisora durante todos os processos envolvidos no período de realização da prática. 
Analisei o Projeto Político Pedagógico, onde verifiquei todas as informações pertinentes e que enfatizavam sobre a importância do trabalho em conjunto de todos que fazem parte da equipe administrativa e pedagógica. 
Acompanhei algumas reuniões que ocorreram na escola onde estavam presentes a diretora, as coordenadoras e os professores, uma delas era a entrega de boletins para pais e responsáveis pelos alunos, a cada fim de bimestre a escola realiza essa reunião para entrega de resultados das avaliações e fichas avaliativas contendo os conceitos e notas e observações sobre o desempenho do aluno no período, tendo em vista que uma oportunidade de diálogo e troca de informações entre família e escola.
A escola CEF 01 do Varjão promove ao final de cada bimestre o conselho de classe, no qual se avalia o trabalho administrativo, pedagógico, docente, quais foram os pontos positivos e negativos do bimestre, o que precisa ser reformulado, para melhor se adequar á realidade escolar. 
PERFIL DOS GESTORES
Realizei o estágio em gestão educacional participei das atividades realizadas pela equipe pedagógica da escola, acompanhei a diretora Luana pode observar a importância do diretor na escola, a diretora me acolheu bem, ela tem um bom relacionamento com os funcionários da escola, fiscalizar os horários de entrada e saída dos alunos, competente ela administra toda a escola.
A coordenadora Rosiana é bem atenciosa, mostrou ser uma pessoa competente e conhecedora do funcionamento pedagógico e gestor da escola, sempre atenta a tudo, ela busca a participação dos representantes dos diferentes setores da escola, acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, auxilia nas questões entre escola e a comunidade.
 A escola prioriza projetos que atendam as necessidades dos alunos e da comunidade escolar, levando em conta a importância e tomada de decisões baseadas na prática democrática. 
	O papel da escola, mais do que problematizar e inserir nos currículos os problemas pessoais que afetam os alunos, é também concentrar-se no trabalho com os conhecimentos científicos e a construção de valores éticos. É por meio do saber historicamente acumulado e do desenvolvimento da consciência individual e coletivas que os alunos adquirem uma nova visão de mundo e as “ferramentas culturas necessárias para intervir criticamente na sociedade”. 
A diretora da escola é comprometida comunidade e com a educação para a formação de alunos críticos atende ao cumprimento social do papel da escola: a socialização do conhecimento científico, tem uma visão clara do trabalho educativo; o exercício do ensino aprendizagem na sua total qualidade; a ampliação dos espaços e das ações democráticas.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS GESTORES 
Durante o estágio acompanhei alguns momentos o trabalho de gestão administrativa e com relação á organização, segundo o levantamento feito com a comunidade escolar, o trabalho vem sendo desenvolvido com qualidade e clareza de ações atendendo ás expectativas.
	Em relação ao trabalho da Coordenação Pedagógica ele tem sido feito de forma a dar suporte e apoio ao trabalho do professor, acompanhando
o planejamento, desenvolvimento das atividades, desempenho dos alunos, atendimento aos pais e responsáveis quando necessário.
 
	Em conversa com a Diretora ela falou sobre o planejamento pedagógico um programa para controlar os custos anuais da escola, sejam eles fixos ou variáveis. Com o orçamento na ponta do lápis os recursos serão aplicados de forma correta, é necessário acompanhar os pagamentos no dia a dia, controlando o chamado fluxo de caixa, se as suas contas estão organizadas, mas não sobra dinheiro no caixa, pelo menos agora tem a possibilidade de identificar para onde os recursos estão indo.
FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL
FOCO 1 - Coordenador Pedagógico
O PPP não é um simples papel engavetado que tem como finalidade cumprir as exigências estabelecidas pelo sistema de ensino. Vai muito mais além. Para VEIGA (1995, p. 13), o projeto busca um rumo, uma direção e [...] é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos no processo educativo. Falar de projeto político-pedagógico é falar de planejamento. 
O planejamento, em todas as áreas, é uma necessidade. Planejar é o contrário de improvisar. No terreno específico da educação, isto se torna essência para a realização de um bom trabalho. Ao planejarmos, antecipamos o que haveremos de realizar e, em consequência, agimos segundo o estabelecido. Para VASCONCELOS (2002, p. 34), planejar ajuda àquilo que se almeja (“relação teoria pratica”).
O coordenador pedagógico tem uma função essencial no planejamento escolar como articulador do diálogo e mediador das práticas pedagógicas. Por isso, ele deve estar atento às transformações que ocorrem no dia a dia, estabelecendo vínculos com a equipe. A ação educativa precisa envolver os demais sujeitos escolares e ser acompanhada pelo coordenador de forma interativa, por meio da observação da prática e dos momentos de estudo e reflexão.
Ele tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal é oferecer o suporte requerido para que o estudante aprenda da melhor maneira possível.
As funções de articulação desempenhadas pelo coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de alunos, os próprios estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico da escola. É ele quem tem a formação necessária e a responsabilidade de fazer a articulação demandada entre os atores e domínios envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
O coordenador pedagógico é também quem faz a ponte entre a família e a escola, discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional desempenha é o suporte ao docente de estudantes em situações específicas para aprender.
O atendimento à legislação educacional brasileira configura parte importante das atribuições do coordenador pedagógico. Além de auxiliar na elaboração e no desenvolvimento da estrutura e do funcionamento do currículo com base em suportes legais, ele deve atuar junto aos professores, bem como atender a alunos e a seus familiares pautando-se nos preceitos da legislação educacional.
Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática Segundo Novoa (2001,p.13), “a experiência não é nem formadora nem produtora. 
“É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação” com esse pensamento, ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável, pelo elo entre os envolvidos na comunidade educacional.
 A questão do relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder seu foco.
FOCO 2 – Diretor e a Gestão Democrática
O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Entre suas obrigações, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família-escola. Seu papel corresponde ao de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa.
 	Ele é de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar. Isto é, ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis.
	Toda escola precisa de equilíbrio em sua condução. O diretor é o responsável por tratar com igualdade os pilares administrativo, pedagógico e comunitário. 
	Ele precisa conhecer os pontos fracos e fortes da escola e decidir como os recursos financeiros serão empregados. Instalações adequadas, espaços limpos e organizados, objetos em bom estado, tudo isso está sob controle de quem dirige a instituição.
 Sim. Todas as decisões são tomadas com a participação da comunidade e do conselho escolar.
 	
Tendo em vista os problemas em relação à hierarquia das funções na uma vez que as partes podem confundir no que tange ao limite de suas funções dentro da instituição em 2019 ficou decidido que a gestão democrática seria instalada na escola por que a mesma permite a participação social, gera maior credibilidade em todas as partes do processo educacional, maior transparência e poder de voz nas tomadas de decisões.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 	O conhecimento adquirido foi uma experiência riquíssima, muito proveitosa, principalmente por poder me integrar junto com a equipe pedagógica do colégio. Durante o estágio pude observar as regras de convivência que o colégio tende a manter com seus estudantes os quais são a clientela principal. 
Durante o Estágio Supervisionado, o principal foco estava na Pedagoga, é quem coordena os trabalhos dentro do colégio e fazer com que a instituição em que desenvolva o seu trabalho seja um local organizado e produtivo, no qual tudo ocorra dentro de regras estabelecidas pelo Projeto Pedagógico. 
Entretanto, o colégio onde realizei o Estágio possui um caráter formador onde a educação é entendida como um processo formador e de aperfeiçoamento intelectual com o papel social de aprimorar valores e atitudes, desenvolvendo e despertando a curiosidade dos indivíduos. A atuação docente é feita por meio de um trabalho com valores e com o compromisso, respeito, responsabilidade e disciplina e contribuindo assim, para a formação desses sujeitos, para que tenham sucesso, respeitando a individualidade de cada um, principalmente na sociedade em que vivem. Nesse sentido a valorização da metodologia é fundamental, para a criação de educando mais crítica e reflexiva principalmente na contemporaneidade. 
BIBLIOGRAFIA REFERÊNCIAS 
 
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. ​Gestão educacional. ​Curitiba: InterSaberes,2012. 
MAIA, Benjamin Perez; Costa, Margarete Terezinha de Andrade. Projeto Político Pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2013
Romanoswshi, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Intersaberes 
ILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. ​Curitiba: Ibpex,2009. 
MAXIMINO, Damião. ​Não Pise Na Grama​. Disponível em: < www.damiaomaximino.com/2017/02/nao-pise-na-grama.html >. Acesso em 13 de março de 2018. 
SOUZA, Felipe de. ​O que é a Psicologia Inversa ou Reversa?
Funciona? 
Disponível em: 
<​www.psicologiamsn.com/.../o-que-e-psicologia-inversa-ou-reversa-ela-fu nciona.html​>. Acesso em: 20 de março de 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando