Buscar

APOL 2 PSICANALISE APLICADA A PSICOPEDAGOGIA NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação:
“Fundador dos centros de estudos psicopedagógicos na Argentina e no Brasil, entre os quais se destacam os do Rio de Janeiro, de Curitiba e de São Paulo, o educador Jorge Visca desenvolveu o que denominou de epistemologia convergente [...] com ênfase no sujeito e em seu processo de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRASSI, T.M. Psicopedagogia: Um olhar, uma escuta. Curitiba: Intersaberes, 2013 (Série Psicopedagogia), p. 107.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a Epistemologia Convergente de Visca, assinale a afirmativa que apresenta corretamente as três áreas que fundamentam a psicopedagogia:
Nota: 20.0
	
	A
	Holística – Psicogenética – Psicanálise
	
	B
	Psicanálise – Sociologia – Psicologia Social
	
	C
	Psicogenética – Psicanálise - Psicologia Social
Você acertou!
Comentário: A epistemologia convergente concebida por Visca está fundamentada na visão do indivíduo com um ser biopsicossocial, ou seja, nas abordagens da Psicanálise de Sigmund Freud que prevalece o aspecto biológico, a Psicogenética de Jean Piaget que está relacionada ao aspecto genético e sua relação com o meio e os aspectos da Psicologia Social de Pichon-Riviére que enfatiza a influência do meio no comportamento do indivíduo (livro base, p.17).
	
	D
	Gestalt – Psicologia Humanista – Psicanálise
	
	E
	Comportamentalista – Psicogenética – Psicologia Social
Questão 2/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a citação: 
“O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as ideias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente, à reprodução”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M DE L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 97. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre o desenvolvimento humano, o estágio em que ocorre a construção da autoestima e do valor social, por volta dos seis/sete anos, é:
Nota: 20.0
	
	A
	a fase genital.
	
	B
	a fase anal.
	
	C
	a fase fálica.
	
	D
	a fase oral.
	
	E
	a fase de latência.
Você acertou!
Comentário: A Fase da latência ocorre por volta dos seis a sete anos, nesta fase se dá a construção da autoestima e do valor social “Após a etapa fálica (edipiana), o desenvolvimento humano, por volta dos 6 ou 7 anos de idade, passa por uma fase de latência, em que tudo o que foi vivenciado anteriormente é recalcado, etapa que coincide com a escolarização e a socialização extrafamiliar. São características dessa fase a construção da autoestima e do valor social e a competição nos jogos com regras”. (livro-base, p. 190).
Questão 3/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a citação: 
“[...] a energia mental, num sentido construtivo ou destrutivo tenha como fonte primária o id, no desenvolvimento da personalidade ela estará a serviço de qualquer uma de suas partes. Assim, poderá ser utilizada tanto para a satisfação dos impulsos do id, como para alimentar as pressões do superego ou para fortalecer o ego na sua luta adaptativa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’ANDREA, F.F. Desenvolvimento da Personalidade: Enfoque Psicodinâmico. 9ª ed. São Paulo: Difel, 1982, p. 9. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a estruturação da personalidade, em que Freud propôs três componentes básicos da psique: o id, o ego e o superego, assinale a afirmativa que apresenta a definição correta do ego:
Nota: 20.0
	
	A
	Representa a tradição familiar e de todos os duradouros julgamentos de valores que se transmitiram de geração em geração.
	
	B
	É totalmente inconsciente e busca aplacar os desejos e exigências do superego.
	
	C
	Desenvolve-se a partir do id na tentativa de enfrentar a necessidade de reduzir a tensão e tomar consciência da própria realidade.
Você acertou!
Comentário: O Ego “desenvolve-se a partir do Id, à medida que o bebê toma consciência da própria identidade buscando aplacar as constantes exigências do Id” (livro-base, p. 73).
	
	D
	Desenvolve-se a partir do superego, atuando como um censor ou juiz sobre as atividades e pensamentos do id.
	
	E
	Pode ser associado a um rei cego cujo poder e autoridade são totais e cerceadores.
Questão 4/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia o seguinte trecho de texto:
“A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORFíRIO, Francisco. "Bullying"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019..
De acordo com a informação dada e conforme a vídeoaula 6 da disciplina Psicanálise aplicada à psicopedagogia sobre o bullying e o mal estar na escola, assinale a alternativa correta.
 
Nota: 20.0
	
	A
	O mal estar na escola possui sempre uma única causa, segundo Pichon Riviére.
	
	B
	À medida que o tempo vai avançando, o mal estar na escola se mantém constante.
	
	C
	No Brasil, inexistem casos de bullying nas escolas entre os estudantes.
	
	D
	O bullying se caracteriza pelas agressões físicas ou psicológicas sofridas por muitos estudantes.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra d). “No Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, que são alvos de piadas e boatos maldosos, excluídos propositalmente pelos colegas, que não são chamados para festas ou reuniões” (vídeoaula 3, Tema 2, 0’00’’ a 06’08’’).
	
	E
	A família deverá se manter isenta do mal estar na escola, pois não tem relação com o bullying.
Questão 5/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Pichon-Riviére coloca desde o início a necessidade de complementar a investigação psicanalítica com a investigação social, que orienta em uma tríplice direção: psicossocial, sociodinâmica e institucional. Aborda o homem concebendo-o em uma só dimensão, a humana; mas ao mesmo tempo concebe a pessoa como uma totalidade integrada por três dimensões: a mente, o corpo e o mundo exterior que integra dialeticamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PICHON-RIVIÉRE, E. Teoria do Vínculo. São Paulo: Martin Fontes, 2000, p. XI. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos, sobre grupo operativo é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	é uma técnica que visa ao trabalho individual.
	
	B
	procura negar qualquer tipo de mudança.
	
	C
	transmite informação com função de atender as necessidades individuais.
	
	D
	tem como meta preservar processos defensivos como perda e ataque.
	
	E
	sua meta é realizar um processo de aprendizagem econômico, baseado na crítica.
Você acertou!
Comentário: O grupo operativo é uma técnica de trabalho em grupo em torno de uma tarefa que tenha um objetivo comum a todos, [tem como meta principal, segundo Abduch “[...] o ato de apresentar um processo de aprendizagem econômico que pressupõe uma visão da realidade calcada na visão crítica o que possibilita uma apropriação desse entorno fundamentada no mesmo critério”
(livro base, p.106)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais