Buscar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - TEORIA E PRÁTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201711127817)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional
		
	 
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
	
	A educação profissional, não integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
	 
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida pessoal;
	
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, não conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
	
	A educação não profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida pessoal;
	Respondido em 21/09/2019 14:39:05
	
Compare com a sua resposta: As origens de Trabalho e Educação se confundem. Por meio do trabalho o homem se forma, se educa, se constitui. Além disso, o mundo do trabalho vai direcionar os direcionamentos no mundo da educação escolar. A escola acaba se moldando a partir do que exige o mercado de trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201711127602)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise o texto abaixo como ponto de partida para a atribuição de sentido.
A Fábrica da Coca Cola que será instalada em Imperatriz em breve, será próxima ao Bairro de Vila Davi II, lado direito sentido Brasília. Nesta semana os Diretores da Fábrica fecharam negócio com o ex-deputado João Macedo na aquisição do terreno. A área adquirida pela Coca-Cola é de três mil metros quadrados; homens e maquinários já começaram a limpar a área. A instalação da fábrica da Coca, em Imperatriz, se deve ao empenho do governo do estado.
Disponível em:http://noticiadafoto.blogspot.com.br/2010/11/fabrica-da-coca-cola-sera-instalada.html Acesso em: 09/4/12
A partir da leitura empreendida e de seu conhecimento de mundo, você diria tratar-se de um sistema de produção:
		
	
	Para dar conta do consumo rígido.
	 
	Para dar conta do consumo de massa;
	
	Para dar conta do consumo flutuante;
	
	Para dar conta do consumo flexível;
	
	Para dar conta do consumo controlável;
	Respondido em 21/09/2019 14:28:47
	
Compare com a sua resposta: Segundo o receituário neoliberal, a economia só voltaria a crescer quando fossem abolidos os estímulos e as restrições impostas ao mercado. Nesse sentido, a cartilha neoliberal recomenda o combate aos mecanismos de intervenção e defende a eliminação das barreiras à livre movimentação de capital-dinheiro; a eliminação das políticas protecionistas às empresas, deixando os mercados de bens submetido à concorrência global; além da flexibilização das relações trabalhistas. Os neoliberais defendem a reconstituição do mercado, da competição e do individualismo, como argumentos básicos para as mudanças realizadas tanto no âmbito da política econômica, quanto nas políticas sociais. Propõem a eliminação da intervenção do Estado na economia, seja no que diz respeito ao planejamento mais sistemático, seja no que concerne à sua atuação enquanto produtor direto, através da desregulamentação das atividades econômicas e da privatização.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201711127545)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Kato: "Toda atividade produtiva envolve um risco de fracasso, que pode ser reduzido, mas jamais eliminando totalmente. Quem deve assumir o risco? O governo, o empresário ou o trabalhador?" (KATO, J. M.; PONCHIROLLI, O.O desemprego no Brasil e os seus desafios éticos. Revista FAE. Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n3/o_desemprego_no_brasil.pdf Acesso em:11 abril 2012).
A contração do emprego e a precarização apontam para o fato de que o crescimento econômico apresenta desigualdades. Sobre a noção e o discurso da empregabilidade em tempos de globalizado, poderíamos tecer algumas considerações:
I - Que há distorção no foco da questão, culpabiliza-se o indivíduo e não o sistema;.
II - Que os trabalhadores que buscam requalificar-se, protamente são absorvidos pelo mercado;
III - Que o crescimento econômico apresenta-se não includente.
Quando o fracasso é imputado ao trabalhador podemos inferir como sendo verdadeira a opção que apresenta as afirmativas:
		
	
	Apenas a I
	
	II e III
	
	I e II
	
	I, II e III
	 
	I e III
	
	
Compare com a sua resposta: Depende das condições de consumo, clima e das preferências do consumidor. Se compararmos café com refrigerante, por exemplo, teoricamente teríamos como fator decisivo o clima (quente ou frio) o gosto particular de cada consumidor ou mesmo dieta ou tolerância alimentar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711127568)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise o texto não verbal e o texto verbal como pontos de partida para a atribuição de sentidos .
 
 
A Fabrica da Coca Cola que será instalada em Imperatriz em breve, será próximo ao Bairro de Vila Davi II, lado direito sentido Brasília, nesta semana os Diretores da Fabrica fecharam negocio com o ex deputado João Macedo na aquisição do terreno.
A área adquirida pela Coca Cola é de três mil metros quadrados, homens e maquinários já começaram a limpar a área, a instalação da fabrica da Coca em Imperatriz, se deve ao empenho do governo do estado.
 
Disponível em:http://noticiadafoto.blogspot.com.br/2010/11/fabrica-da-coca-cola-sera-instalada.html Acesso em: 09/4/12
 
A partir da leitura empreendida, você diria se tratar de um sistema de produção:
 
		
	
	Para dar conta do consumo flutuante
	 
	Para dar conta do consumo de massa
	
	Para dar conta do consumo flexível
	
	    Para dar conta do consumo rígido.
	
	Para  dar conta do consumo controlável
	Respondido em 21/09/2019 14:36:25
	
Compare com a sua resposta:
Devem ser considerados corretos quaisquer aspectos apresentados a seguir:
a) superação de estratégias pragmáticas,  fragmentadas e instrumentais de formação. b) superação de uma visão de formação superficial, restrita, voltada apenas para a melhoria do desempenho das tarefas.
c) adoção de uma nova postura frente aos saberes, às práticas de ensinar e de aprender, aos procedimentos de organização curricular, aos procedimentos de avaliação e às estratégias de gestão, de modo a combater a dualidade da educação profissional brasileira.
d) articulação dos projetos de educação profissional a diferentes estratégias de escolarização.
e) organização de propostas formativas comprometidas com a ampliação das diferentes capacidades humanas, inclusive as de trabalho, de modo a promover a autonomia do trabalhador frente aos processos de trabalho.
f) desenvolvimento de propostas comprometidas com a socialização do saber sistematizado, com a apropriação crítica dos conhecimentos técnico-científicos que fundamentama vida do trabalhador na sociedade e no mundo do trabalho
g) implementação de propostas de educação profissional que sejam ao mesmo tempo técnicas e políticas, isto é, que preparem também para a participação social e política
h) definição de estratégias de formação inicial e continuada articuladas à ideia de construção de itinerários formativos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711127667)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Desde os tempos mais remotos o trabalho se configurou como atividade central para garantir a sobrevivência de nossa sociedade. Sua importância hoje se resume em três eixos principais:
I. O trabalho é uma das bases fundadoras da economia de qualquer sociedade;
II. É a origem da criação das categorias profissionais;
III. É um dos principais objetos de preocupação das políticas.
Estão CORRETAS as alternativas:
		
	 
	I, II e III;
	
	II e III;
	
	I e II;
	
	I e III;
	
	Nenhuma está correta
	Respondido em 21/09/2019 14:33:01
	
Compare com a sua resposta: Entre as principais capacidades exigidas do trabalhador se destacam: a capacidade de comunicar-se, a autonomia para resolver problemas, a criatividade, a liderança, o aperfeiçoamento contínuo.

Outros materiais