Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 1 E 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere o trecho de texto:
 “ Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica, que coloca o corpo ereto com os pés unidos, membros superiores ao lado do corpo e as palmas olhando para a frente. ”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, A.J.C., SILVA, V.R. Planos e eixos e nomenclaturas de movimentos. <Https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/40699741/planos_e_eixos.pdf > Acesso em 01 out. 2020.
 
Levando em consideração o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Cinesiologia clínica de Brunnstrom, capítulo 1, sobre os movimentos de adução e abdução do ombro, identifique em qual plano ele ocorre assinalando a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Plano frontal
Você acertou!
A alternativa correta é a letra A. De acordo com o texto-base, os movimentos de adução e abdução de ombro são realizados no plano frontal. (Cinesiologia clínica de Brunnstrom, capítulo 1, página 6).
	
	B
	Plano transverso
	
	C
	Plano sagital
	
	D
	Plano horizontal
	
	E
	Plano posterior
Questão 2/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a passagem de texto:
“As células do músculo estriado esquelético possuem filamentos de actina e de miosina em abundância, e a sua organização faz com que se observem estriações transversais ao microscópio de luz, o que conferiu o nome estriado ao tecido”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. < http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/5Muscular.pdf> Acesso em 11 jan. 2019.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Histologia – unidade 2, sobre a organização da fibra muscular estriada esquelética, associe corretamente a camada de tecido conjuntivo a sua respectiva função no músculo esquelético:
1. Epimísio
2. Perimísio
3. Endomísio
(   ) Esta camada envolve cada feixe muscular, o qual é formado por um conjunto de fibras musculares.
(  ) Cada fibra muscular, isoladamente, é envolvida por esta camada de tecido conjuntivo.
(   ) Camada de tecido conjuntivo que envolve um conjunto de feixes musculares.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	2-1-3
	
	C
	2-3-1
Você acertou!
A alternativa correta é a letra C. De acordo com o texto-base, “Perimísio: Do epimísio saem septos delgados de tecido conjuntivo, que separam os feixes musculares e formam o que é chamado de perimísio. Endomísio: Cada fibra muscular, isoladamente, é envolvida pelo endomísio [...] Epimísio: As fibras musculares esqueléticas estão organizadas em grupos de feixes. O conjunto de feixes é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, chamado de epimísio [...]”. (Histologia, unidade 2, página 78).
	
	D
	3-2-1
	
	E
	3-1-2
Questão 3/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a passagem de texto:
“Os planos cardinais se dividem em frontal, sagital e transverso. [...] O plano sagital, anteroposterior ou AP bissecta o corpo de frente para trás, dividindo em metades simétricas direita e esquerda”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLOYD, R.T. Manual de cinesiologia estrutural. 19. Ed. – Barueri, SP: Manole, 2016. Página 5.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Cinesiologia clínica de Brunnstrom, capítulo 1, assinale a alternativa que apresenta um movimento articular realizado no plano sagital:
Nota: 20.0
	
	A
	Supinação de antebraço
	
	B
	Adução de ombro
	
	C
	Adução de quadril
	
	D
	Extensão de cotovelo
Você acertou!
A alternativa correta é a letra D. De acordo com o texto-base, “Os exemplos mais claros de movimentos articulares que ocorrem no plano sagital são definidos como flexão e extensão (pescoço, tronco, cotovelo e muitos outros), além de flexão dorsal e flexão plantar (tornozelo)”. (Cinesiologia clínica de Brunnstrom, capítulo 1, página 6).
	
	E
	Rotação de ombro
Questão 4/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“Apesar da similaridade existente entre as células que constituem os seres vivos, os organismos mantêm diferenças fundamentais em nível celular, podendo ser classificados em dois grandes grupos: os procariotos e os eucariotos”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETI, Maria Lúcia. A célula e seus constituintes moleculares. <http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/Z/ZAHA_Arnaldo/Biologia_Molecular_Basica_5ed/Lib/Cap_01.pdf> Acesso em 8 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Célula sobre as características das células eucariontes, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Presença de envoltório nuclear, moléculas  DNA lineares.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra E. De acordo com o texto-base, são características de células eucariontes: presença de envoltório nuclear, moléculas de DNA lineares e associadas a histonas e que se condensam em cromossomos no momento da divisão. (Célula, quadro 1.1 – comparativo entre procariontes e eucariontes, página 3).
	
	B
	Ausência de organelas membranosas e divisão por fissão.
	
	C
	Ausência de citoesqueleto.
	
	D
	Não realizam exocitose e endocitose.
	
	E
	Ausência de envoltório nuclear e DNA circular.
Questão 5/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere o trecho de texto:
“O núcleo, que caracteriza as células eucariontes, foi descrito em 1830 pelo botânico Robert Brown (1733-1858). Podemos afirmar que o núcleo alberga o material genético (DNA) das células eucariontes”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWAMBACH,C; CARDOSO, G. Biologia Celular. Curitiba: Intersaberes, 2017. Pág 46.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Célula sobre a organela celular denominada núcleo nas células eucariontes, assinale a alternativa correta:
Nota: 2
	
	A
	O núcleo é completamente isolado pelo envoltório nuclear, não sendo possível o transporte de substâncias entre citoplasma e núcleo.
	
	B
	O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear, também denominado carioteca, constituído por duas membranas separadas pelo espaço perinuclear.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra B. De acordo com o texto-base, “I. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear (ou carioteca), constituído por duas membranas separadas pelo espaço perinuclear. (Célula, página 18).
	
	C
	A membrana externa do envoltório nuclear é fragmentada não se associando à do retículo endoplasmático.
	
	D
	O tamanho do núcleo não é variável conforme o tipo de célula e sempre medem 30 µm.
	
	E
	Além do armazenamento do DNA, o núcleo também é responsável pela síntese de lipídios.
Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a passagem de texto:
“O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes, sendo constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas e interconectadas, que se comunica com o núcleo”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEJA-RJ. Membrana e organelas celulares. <https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/CN/Unidade03_Bio.pdf>  Acesso em 8 jan. 2019.
Considerando a passagem de texto e o texto-base Célula, sobre a organela celular denominada retículo endoplasmático, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Quando possui ribossomos associados a sua estrutura, o retículo endoplasmático recebe o nome de retículo endoplasmático liso.
	
	B
	Os ribossomos são pequenas partículas, responsáveis pela síntese de proteínas, que podem ser encontradas exclusivamente anexadas ao retículo endoplasmático.
	
	C
	O retículo endoplasmático liso contém enzimas para a síntese de lipídios, inclusive dos fosfolipídios da membrana celular e dos hormônios esteroides.
Você acertou!
A alternativa
Página12