Buscar

O jogo na educação fisica


Continue navegando


Prévia do material em texto

_
	22
O jogo na Educação Física
Em comparação à sociedade europeia, a discussão do lazer teve seu início tardio no Brasil, mas em ambos os casos o interesse pelo lazer foi impulsionado pelo lugar privilegiado que a questão do tempo livre assumiu, ou seja, as pessoas estavam mais interessadas em saber como a sociedade se comportava fora das obrigações diárias. Sendo assim, não demorou muito para os autores assumirem em seus trabalhos as práticas corporais como conteúdo das atividades de lazer e recreação.
As atividades relacionadas ao lazer podem ser classificadas em seis áreas fundamentais, entre elas:
 os interesses artísticos, 
os intelectuais, 
os manuais, 
os turísticos,
 os sociais e
 os físicos. 
Para Marcellino(1996, p. 18), "as práticas esportivas, os passeios, a pesca, a ginástica e todas as atividades onde prevalece o movimento, ou o exercício físico, incluindo as diversas modalidades esportivas, constitui o campo dos interesses físicos”. Esta divisão tem a finalidade de classificar as atividades para fins didáticos, pois muitas atividades podem apresentar características de dois ou mais grupos.
 Soares afirma que a Educação Física como uma área do conhecimento que sistematiza e desenvolve as manifestações da cultura corporal, como: ginástica, luta, dança, circo e esporte. os grupos que compõem as atividades de lazer corresponde às manifestações destinadas aos cuidados da Educação Física. Esta, por sua vez, sistematiza esses conteúdos para serem usados nos processos de ensino, vivência e aprendizagem.