Buscar

psicoestimulantes e antidepressores - roteiro de estudos para a Nutrição com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Como agem os psicoestimulantes? Relacione efeitos terapêuticos e adversos aos neurotransmissores afetados por essas drogas.
Inibem recaptura e/ou aumentam liberação de dopamina e noradrenalina. Exceto no caso do tratamento do tda/h, quanto maior a ação na dopamina maiores os efeitos no comportamento e quanto maior a ação noradrenérgica maiores os efeitos adversos no coração e na PA. O tratamento do tda/h precisa de uma estimulação noradrenérgica, para estimular a região orbital frontal da córtex, que é o ‘freio’ do cérebro sobre comportamentos, e que deve ‘frear’ a dispersão da atenção para que consigamos focar a nossa atenção num determinado ponto. 
 
2. Por que as anfetaminas são anorexígenos? É recomendável utilizá-las com essa finalidade? Por que?
Porque estimulam o centro da saciedade. Não se recomenda o uso no emagrecimento porque o peso perdido retorna rapidamente, colocando o paciente no efeito sanfona, o que aumenta o risco cardiovascular. Além disso, existem os efeitos adversos cardiovasculares como hipertensão e taquicardia, e o alto potencial de abuso que pode levar à dependência.
 
3. .Usos terapêuticos e precauções relacionadas ao uso do metilfenidato.
Tda/h e narcolepsia. Precauções: pode aumentar a PA, produzir taquicardia e levar à dependência.
 
4. Compare psicoestimulantes de liberação imediata aos de liberação lenta, em termos de mecanismos de ação, indicações preferenciais de uso (criaças ou adolescentes/adultos) e efeitos adversos.
Formas de liberação imediata aumentam a dopamina na via da recompensa, instalando sensação de prazer e de poder, o que aumenta o risco de dependência. Em crianças essa sensação não tem como ser ‘entendida’, porque elas ainda não possuem um repertório emocional suficiente para identificá-la, e por isso as formas de liberação imediata podem ser usadas. As formas de liberação lenta devem ser usadas em adolescentes e adultos, já que não liberam a DA na via da recompensa. Ambas as formas, porque liberam NA, podem gerar hipertensão e taquicardia.
5. Esquematize ou explique, numa sinapse, como se instalam os sintomas da depressão e o motivo dos antidepressores levarem de 2a 3 semanas para instalarem seus efeitos plenos
Os sintomas decorrem de uma up regulation nos receptores, gerada por uma diminuição persistente na quantidade de monoaminas (DA, NA e 5HT) nas sinapses. As drogas devem aumentar persistentemente essas monoaminas e gerar down regulation dos receptores, para compensar a up, e isso leva de 15 a 20 dias.
 
6. Quais são e como agem as drogas de 1a escolha no tratamento da maioria das depressões?
Antidepressores ssri, que inibem a recaptura da serotonina (5HT) nas sinapses
7. Como se deve agir quando um antidepressor SSRI provocar anorgasmia e/ou ansiedade paradoxal?
Substituindo-se o ssri por um antidepressor sari, que antagoniza receptores de serotonina pós sinápticos, mas essas drogas são muito hepatotóxicas e não devem ser usadas a longo prazo. Podem-se também usar antidepressores nassa, que aumentam a liberação das 3 monoaminas, mas deve se observar os pacientes porque essas drogas aumentam o apetite e o peso.
8. Em que casos os antidepressores podem provocar comportamento agressivo?
Uso em pacientes não deprimidos clinicamente e interrupção brusca do uso do antidepressor

Outros materiais