Buscar

PLANO DE AULA -DIDÁTICA

Prévia do material em texto

Instituição: Univeritas
Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática 
Tutor: Wanderson Viana
Aluno: Carla Roberta Nascimento Santos
PLANO DE AULA
TURMA: Pré II
DISCIPLINA: Linguagem Oral e Escrita
CONTEÚDO: Nome próprio
OBJETIVOS DE ENSINO: 
· Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas situações do cotidiano;
· Reconhecer as letras do nome, bem como ser capaz de fazer a grafia, respeitando o sentido da escrita.
METODOLOGIA: Será realizada uma atividade lúdica (dança das cadeiras) com a utilização de crachás com o nome das crianças.
1º momento: Organizar as cadeiras e os crachás.
2º momento: Explicar para os alunos como será realizada a brincadeira.
3º momento: Com as cadeiras já organizadas e os alunos posicionados, colocar uma música para tocar e solicitar que andem em volta das cadeiras. Quando a música parar, os alunos deverão procurar o seu nome e sentar na respectiva cadeira. Quem ficar em pé sairá da brincadeira. Observação: O nome de um dos alunos ficará de fora, pois o número de cadeiras deve ser menor do que a de crianças. Na rodada seguinte, inclui-se o nome daquele que ficou de fora.
TEMPO: 1 aula (50 minutos)
RECURSOS: Cadeiras, crachás com o nome dos alunos, equipamento de som, pen drive com músicas.
AVALIAÇÃO: Será realizada durante o processo observando o desempenho e participação dos alunos na atividade.
Aprendendo com o Lúdico
O projeto foi aplicado em uma sala de Pré II, da Escola Municipal de Ensino Basico “Leny Bomtorin” pela professora responsável da sala com o auxílio de uma monitora.
Havia 19 crianças presentes. Os crachás foram colocados nas cadeiras posicionadas para a brincadeira e a professora explicou como aconteceria a atividade. Questionou se todos haviam entendido e começou a brincadeira.
Como as letras iniciais estavam destacadas com uma cor diferente do restante da palavra, acredito que tenha facilitado a identificação mais rápida.
Apenas três crianças aparentaram ter mais dificuldade, chamando a atenção, que precisariam de mais tempo para assimilação e memorização dos nomes.
Foi uma atividade interativa e muito divertida. Trabalhou-se em um só processo vários aspectos, como coordenação, equilíbrio, atenção (procurar o nome quando a música parava), discriminação auditiva, visual e agilidade.
No final da atividade todos estavam felizes brincando e aprendo.

Continue navegando