Buscar

Caso 7

Prévia do material em texto

Caso 7: Hugo, José e Armando assumiram uma dívida solidária no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) com Carlos. Diante do inadimplemento o credor Carlos propõe ação objetivando reaver o dinheiro e indica apenas Hugo no polo passivo. Atuando como advogado (a) de Hugo o que pode ser feito no caso concreto? Cabe alguma modalidade de intervenção de terceiros? Fundamente.
R: Sim, o chamamento ao processo, pois de acordo com o artigo 130, III do CPC é admissível chamamento ao processo requerido pelo réu dos demais devedores solidários quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da dívida em comum.
2ª Questão ( FCC / 2016 ) Com relação à Assistência considere: I. A assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre. II. Na assistência simples, sendo revel o assistido, o assistente será considerado revel também. III. Assistência simples obsta que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação ou renuncie ao direito sobre o que se funda a ação. IV. Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o juiz decidirá o incidente, sem suspensão do processo.
 De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em:
 a) I e IV.
 b) I, II e III.
 c) II, III e IV.
 d) II e IV.
 e) I e III.

Continue navegando

Outros materiais