Buscar

AD1- Psicologia organizacional

Prévia do material em texto

Aluno: Robson Alves Mendonsa
Matricula: 19113110181
Curso: Administração Pública
Polo: Bom Jesus do Itabapoana
AD1
Tendo em vista o que você já estudou sobre a importância da Psicologia Organizacional para a Gestão Pública, argumente sobre a contribuição da Teoria da Motivação para essa gestão.
Máximo duas laudas
Fazer as citações cabíveis, usando normas ABNT.
Desde já alertando que textos plagiados serão desconsiderados na correção.
Todo comportamento humano é gerado por alguma coisa que o motiva, isso é fato, mas será que sabemos realmente o que é motivação. Motivação vem do latim “motivu”, ‘que move’, de acordo com o dicionário da língua portuguesa motivação é “ato ou efeito de motivar; Série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento.
No meu ponto de vista a motivação é um dos principais pontos chaves para nossas vidas, é ela quem nos impulsiona a realizar toda e qualquer tarefa, seja ela no âmbito profissional ou pessoal, porém com base na afirmação de Frederick Hezberg (1923 - 2000), a motivação pode estar relacionada a dois aspectos:
· Extrínsecos
Quando vem de razões externas, como por exemplo: salários e benefícios. Segundo Herzberg, esta teoria evita apenas a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a elevam, não a mantém continuadamente. Por outro lado, quando são péssimos, provocam a insatisfação.
· Intrísecos
Quando temos prazer na atividade, vem de dentro. Sendo, portanto, controláveis pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, culminando com a autorrealização. Esses fatores (profundos e estáveis), quando ótimos, elevam à satisfação das pessoas.
Agora que já conhecemos um pouco sobre o que é motivação, vamos fazer uma pequena reflexão de como está a administração pública em nosso país, será que encontramos profissionais motivados para realização de suas tarefas, será que os mesmos estão desempenhando suas funções com oportunidade de promoção, de crescimento pessoal, de reconhecimento ou realização? Bom, pelo menos não é o que parece quando frequentamos repartições públicas, onde encontramos na maioria das vezes funcionários sem paciência, com pouca comunicação, sem ter prazer em estar no seu local de trabalho, e isso acontece por responsabilidade de quem faz a gestão pública, de gestores que por muita das vezes “jogam” servidores em qualquer setor, onde os mesmos não tem perfil para aquela tarefa, suas competências e qualidades são voltadas para outro setor, porém os gestores não conseguem observar esse detalhe, o que acaba ocasionado um funcionário mal humorado e sem motivação.
Precisamos pensar diferente para área pública, devemos tentar mudar o conceito forte Taylorista que predomina nessas organizações, quando nos referimos a funcionários motivados. Faz necessários incentivos para o funcionário público, um plano de carreira, uma política boa de formação, com treinamentos e desenvolvimento profissional, o que com certeza aumentaria os números de eficiência e eficácia no âmbito do serviço público.
Também os administradores públicos precisam compreender, que sua atribuição é muito maior do que simplesmente exercer uma tarefa com intuito de uma recompensa final. O servidor deve definir suas próprias metas pessoais e profissionais para estimular seu crescimento e, de modo consequente melhorar a imagem da administração pública do nosso país.
BIBLIOGRAFIA
https://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/Motiva%C3%A7%C3%A3o ACESSADO EM 10/03/2019
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=ne9qA SSADO EM 10/03/2019
https://www.webartigos.com/artigos/a-desmotivacao-cronica-no-trabalho-publico/157112 acessado em 11/03/2019

Continue navegando

Outros materiais