Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O  ovo é um alimento de origem animal, considerado um dos alimentos mais completos para a saúde chamado de alimento funcional, pois além dos nutrientes encontrados, ele apresenta efeitos benéficos ao organismo, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes, são consumidos pelos humanos a milhares de anos, constituindo casca do ovo, da clara do ovo e da gemas, as procuras mais comuns dos ovos, são pelos ovos de galinha.
A casca é a cobertura externa do ovo, formada fundamentalmente por carbonato de cálcio, a superfície é porosa e por sua vez coberta por uma fina película mucosa e representa entre 10 e 11 por cento do peso total do ovo.
A clara é composta de albúmen, trata-se de uma substância aquosa e viscosa, praticamente transparente e sem odor próprio, segregada por certas glândulas as aves possuem no oviducto, é rica em proteínas e é de alta digestão, representando de 55 a 60 por cento do total do ovo. Na clara podemos distinguir as duas partes, a parte interna, mais fluídica, e outra externa, mais rígida. Também existe uma pequena membrana na parte interior onde é unido a clara a gema.
A gema fica situada centralmente no interior do ovo e de forma esférica, é mais densa que a clara, e possui coloração amarela alaranjada, de intensidade variável, esta cor deve-se aos pigmentos naturais como xantofila e caroteno dissolvidos na gordura, representa de 20 a 31 por cento do peso total e nela concentra-se a parte mais gordurosa e calórica do ovo.
Os ovos são considerados habitualmente como alimento saudáveis, completos e de boa digestão, além de alto valor nutritivo, sua capacidade energética está em cerca de 160 calorias por cem gramas, sendo superior nos ovos de pata (189 calorias). Além de que seu preço é acessível e de boa relação custo/benefício, sendo rico em proteínas que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas, sendo a ovoalbúmina a proteína padrão, possuindo vitaminas do complexo B, A e D e se encontra localizada exclusivamente na gema, por serem vitaminas lipossolúveis.
Além de ser considerado um dos alimentos mais importantes para o desenvolvimento cerebral e da memória, o ovo possui colina, que é necessária para a formação de fosfolípides, componente de todas as membranas celulares, presente no ovo a colina e amina, favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central no feto e atribuem-se efeitos positivos sobre a memória; luteína e zeaxantina, ambas do grupo das xantofilas, relacionadas por algumas fontes como favoráveis na redução das cataratas.
O ovo também contém alguns sais minerais, porém convém demonstrar que a quantidade de ferro do ovo é relativamente baixa.
Outros componentes presentes no ovo é a colina, uma amina essencial que favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central no feto e atribuem-se efeitos positivos sobre a memória; luteína e zeaxantina, ambas do grupo das xantofilas, relacionadas por algumas fontes[5] como favoráveis na redução das cataratas.
Benefícios
· Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
· Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
· Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
· Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
· Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
· Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
· Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
· Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;
· Aliado da pele, unha e cabelo, pois ajuda a fortalecer;
· Da saciedade
Escolha, armazenamento e consumo do ovo
Para fazer a escolha correta dos ovos, primeiramente deve se observar a data de validade na embalagem do produto, em seguida é necessário higienizar os ovos, e seguidamente deve ser armazenados dentro da geladeira, nunca devem ser consumidos crus para evitar o risco de contaminação por Samonela, podendo ser consumido cozido, frito, mexido e dentre outras preparações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na prática realizada de ovos poché, foram observadas algumas diferenças entre as diferentes preparações, como cor, consistência e aparência.
O ovo poché preparado somente na água, apresentou uma característica menos consistente.
O ovo poché preparado com vinagre, apresentou mais consistência, e aparência como se fosse frito.
O ovo poché preparado com sal, apresentou uma consistência mais resistente e exposição da gema.
CONCLUSÃO
Dentre as três preparações realizadas, podemos observar em aula prática, que a que mais agradou sensorialmente e visualmente foi a pratica do ovo poché preparado com o sal, proporcionando maior exposição da gema, além de ter apresentado mais consistência, e observamos também que de todas as formas de preparar ovos, a mais saudável é a forma de ovo poché, pelo fato de não utilizar gorduras no preparo, e proporcionar uma dieta de controle de calorias.
REFERÊNCIAS 
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16918-ovo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_(alimento)
http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/ovo-um-alimento-muito-saudavel.html
https://minhasaude.proteste.org.br/confira-8-beneficios-do-ovo-para-a-sua-saude/

Mais conteúdos dessa disciplina